sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Óbitos por meningite aumentam 250% no CE

A meningite já levou a óbito 14 pessoas, somente neste ano, em todo o Estado, de acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). Em relação ao ano passado, que teve quatro mortes, esse número mais do que triplicou, atingindo um aumento de 250%. Desses falecimentos, 12 foram em Fortaleza, um em Maranguape e outro no município de Moraújo.

A quantidade de casos também aumentou. Em 2010 foram registradas 31 pessoas com a doença. Neste ano, a quantidade já chegou a 51. Com isso, o número cresceu 64%.

Dos casos de meningite registrados em 2011 no Ceará, 34 (66,66%) são na Capital. Camocim e Pacatuba tiveram três cada um. Os municípios de Maracanaú e Quixeramobim tiveram duas pessoas infectadas com doença, em cada. Além desses, foi registrado um caso em Ibiapina, Moraújo, Paramoti, Maranguape, Eusébio, Jaguaribe e também em Iguatu.

Inflamação

A meningite é uma doença expressa pela inflamação na meninges, que são as membranas que revestem o cérebro e também a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias ou por vírus e fungos. A maioria das ocorrências registradas são de meningite bacteriana. Os casos mais letais são provocados pelas variações B e C do tipo meningocócica, causada por bactérias.

A doença tem distribuição mundial e sua expressão epidemiológica depende de diferentes fatores, como o agente infeccioso, a existência de aglomerados populacionais, características socioeconômicas dos grupos populacionais e também do ambiente.

Quando acometido pela doença, o paciente precisa ficar em isolamento durante as primeiras 24h de tratamento, período após o qual é eliminado o risco de transmissão.

Homem tenta matar mulher a facadas por ter votado em candidato diferente

Um homem tentou matar a própria esposa a facadas na noite desta quinta-feira, 15, na localidade do sítio Descida, zona rural de Jardim, a 540 quilômetros de Fortaleza. O crime teria sido motivado pelo fato da vítima ter votado no candidato que venceu a eleição extraordinária do município, enquanto que o acusado votou no que perdeu.

De acordo com informações da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, Antônio Gomes Neto, 58, desferiu sete golpes de faca em sua mulher, Luzimar Cardoso Lustosa, 61.

Ainda segundo a Polícia, o acusado tentou suicídio aplicando um golpe com a mesma faca na própria garganta. Ele foi encaminhado à delegacia, onde foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio. A vítima foi conduzida ao hospital do município e se encontra estável.

Agricultor tem pescoço degolado após colidir com uma cerca de arame em Pedra Branca

O acidente aconteceu no sitio Dois Rios, 05 KM de distância do distrito de Mineirolândia, no município de Pedra Branca. Conforme os policiais a denúncia chegou por populares afirmando que havia acontecido um acidente de trânsito fatal.

Conforme as informações da Polícia Militar a redação do portal Revista Central, o agricultor José Teixeira Vieira, 52 anos, natural de Mombaça, residente no bairro Bela Vista em Mineirolândia, trafegava em sua moto Titan de cor azul, de placa HVU-2266, quando perdeu o controle da mesma e veio a colidir com uma cerca de arame farpado e teve o seu pescoço degolado. O Homem morreu na hora.

Pai de santo mata cliente por dívida de R$ 1 mil

O pai de santo Eraldo Luiz de Araújo, de 33 anos, foi preso na manhã desta quinta-feira (15) acusado de matar uma cliente, e amiga, por dívida de R$ 1 mil. O crime foi planejado friamente. Na segunda (12), Eraldo comprou uma caixa de Rivotril, um tranquilizante de tarja preta e, na terça (14), ligou para Isabel Bernardo dos Santos marcando um encontro.

Na quarta (15), ele foi na casa dela, no bairro Padre Roma, em Jaboatão dos Guararapes, e, durante uma distração, colocou 15 gotas do medicamento na bebida da vítima. Quando ela adormeceu, ele a enforcou com uma corda de nailon que havia levado. Antes de sair da casa, o acusado ainda furtou três frascos de perfume fechados e um aparelho de celular.

O corpo de Isabel foi encontrado por uma amiga na manhã desta quinta-feira (15). Populares viram o pai de santo saindo da casa de Isabel e ele foi preso em casa, no bairro de Vila Rica, também em Jaboatão dos Guararapes. Em depoimento na Delegacia de Jaboatão dos Guararapes, Eraldo confessou o crime. Ele foi autuado por homicídio triplamente qualificado e furto. De acordo com a delegada responsável pelo caso, Patrícia Domingos, o suspeito teria feito três trabalhos espirituais para a vítima. Desde maio deste ano, ele cobrava o pagamento, mas ela dizia que estava sem dinheiro.

Carteiros orientam população para formas alternativas de recebimento das faturas


A greve dos trabalhadores dos Correios não tem data prevista para terminar. Por conta disso, o Sindicato dos Trabalhadores da categoria, o Sintect-CE, alerta a população para que antecipe e procure, antes das datas de vencimento, formas alternativas de recebimento das faturas, para evitar cobrança de juros e multas.

Algumas alternativas são pela internet, fax, depósitos bancários ou se dirigir diretamente à sede da empresa.

Segundo a presidente da Sintect, Lourdinha Félix, a greve não pretende prejudicar a população e sim reivindicar por melhores condições de atendimento. Além disso, a categoria luta pela realização de concurso público, para ter “mais funcionários comprometidos e que honrem o lema e a camisa dos Correios, que é servir bem a população” completou Lourdinha.

Estudante morre após cair de caminhão “pau de arara” em Boa Viagem

O estudante Adalberto Xavier Félix, 12, morreu no início da tarde desta quinta-feira (15), após cair de um caminhão “pau de arara” que servia como veículo de transporte escolar em Boa Viagem, no Sertão Central. O garoto foi encaminhado ao Hospital Municipal mas já chegou sem vida, uma hora após a queda.

Em depoimento, o motorista Ânderson Luiz Santos da Silva disse ao delegado Joanildo Leonardo que o estudante sentou na grade da carroceria, que cedeu e ele não teve como se segurar. O titular da delegacia Municipal de Boa Viagem disse que o condutor do veículo está muito transtornado com o acidente.

Adalberto Félix residia no distrito de Pitombeira dos Beneditos e estudava em uma escola localizada no distrito de Águas Belas. A maioria dos alunos de escolas públicas é transportada em caminhões “pau de arara”. Isso ocorre principalmente na zona rural devido às condições precárias das estradas, quase todas carroçáveis. Os ônibus de transporte escolar atendem basicamente aos estudantes que residem na zona urbana de Boa Viagem.

Esse é o segundo caso de acidente fatal envolvendo transporte escolar no interior do Estado. Na última terça-feira (13), na localidade de Lagoa Vermelha, na zona rural de Jaguaruana, um garoto de cinco anos perdeu a vida depois que a motocicleta pilotada pela mãe dele foi colhida por um ônibus que fazia transporte para a prefeitura daquela cidade.

Homem é preso por abusar sexualmente de cunhada de 12 anos

Um homem foi preso, nesta quinta-feira (15), acusado de abusar sexualmente de uma criança de 12 anos, no bairro Pedrinha, em Ipu, município do Ceará. O acusado, José Airton Alves Duarte, de 56 anos, é cunhado da vítima.

A polícia suspeita de que ele abusava da menina desde que ela tinha 10 anos de idade. Testemunhas afirmam que outras oito pessoas também abusavam da garota, que teve filho há menos de um mês. O delegado de Ipu, Miguel Sales, vai abrir inquérito para investigar o caso.