A meningite já levou a óbito 14 pessoas, somente neste ano, em todo o Estado, de acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). Em relação ao ano passado, que teve quatro mortes, esse número mais do que triplicou, atingindo um aumento de 250%. Desses falecimentos, 12 foram em Fortaleza, um em Maranguape e outro no município de Moraújo.
A quantidade de casos também aumentou. Em 2010 foram registradas 31 pessoas com a doença. Neste ano, a quantidade já chegou a 51. Com isso, o número cresceu 64%.
Dos casos de meningite registrados em 2011 no Ceará, 34 (66,66%) são na Capital. Camocim e Pacatuba tiveram três cada um. Os municípios de Maracanaú e Quixeramobim tiveram duas pessoas infectadas com doença, em cada. Além desses, foi registrado um caso em Ibiapina, Moraújo, Paramoti, Maranguape, Eusébio, Jaguaribe e também em Iguatu.
Inflamação
A meningite é uma doença expressa pela inflamação na meninges, que são as membranas que revestem o cérebro e também a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias ou por vírus e fungos. A maioria das ocorrências registradas são de meningite bacteriana. Os casos mais letais são provocados pelas variações B e C do tipo meningocócica, causada por bactérias.
A doença tem distribuição mundial e sua expressão epidemiológica depende de diferentes fatores, como o agente infeccioso, a existência de aglomerados populacionais, características socioeconômicas dos grupos populacionais e também do ambiente.
Quando acometido pela doença, o paciente precisa ficar em isolamento durante as primeiras 24h de tratamento, período após o qual é eliminado o risco de transmissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário