sábado, 4 de setembro de 2010

Identificada quadrilha que assaltou BB

O objetivo da quadrilha que assaltou a agência do Banco do Brasil da cidade de Catarina (Região dos Inhamuns), na manhã da última quinta-feira, segundo apurou a Polícia, era atacar um carro-forte, que vinha de Acopiara. O blindado iria abastecer, o Banco do Brasil, a Caixa e o Bradesco. Um erro de cálculo dos próprios bandidos, conforme a Polícia, evitou o assalto ao carro-forte, que voltou da serra por conta de um caminhão Baú deixado pelos assaltantes atravessadona estrada .

A Polícia já identificou o chefe da quadrilha. Segundo o coronel PM Edward Azevedo, comandante da 2ª Companhia do 2° Batalhão em Iguatu, ele é conhecido como Silvinho.

O coronel Edward disse ao O POVO que cerca de 20 homens da PM estão promovendo diligencias em municípios dos Inhamuns e Região Centro-Sul para prender a quadrilha de Silvinho. Até ontem pela manhã, um Fiat abandonado pelos bandidos na comunidade de Baixa Grande, em Catarina, ainda se encontrava no patio externo da Delegacia do município. À tarde, o coronel Edward esteve em Catarina, onde conversou com alguns PMs envolvidos nas diligencias que visam a prisão da quadrilha.

Queda de pequeno avião mata 9 ocupantes na Nova Zelândia

Nove pessoas, incluindo quatro estrangeiros, morreram neste sábado (4) pela queda de um pequeno avião no qual viajavam para praticar paraquedismo no sul da Nova Zelândia, informou a polícia local.

A aeronave se incendiou logo após decolar de um aeroporto de Fox Glacier, cerca de 645 km ao sul de Wellington, a capital, explicou o sargento Allyson Ealam à televisão local.

Morreram no acidente o piloto, quatro neozelandeses e quatro turistas: um irlandês, um britânico, um alemão e um australiano.

Ealam disse que ainda não serão divulgados os nomes das vítimas, cujos corpos permanecerão no local do acidente até domingo, quando serão levados a um hospital para autópsia.

A polícia explicou que o avião é um modelo Fletcher, de motor de hélice, desenhado e fabricado na Nova Zelândia.

Aproximação de Mirian Sobreira com o candidato a governador Lúcio Alcântara repercute na região Centro Sul do Ceará


A grande aproximação entre Cid Gomes (PSB) e Agenor Neto (PMDB) tem causado grandes transtornos para o grupo de oposição  em Iguatu.

Tudo teve início com um grande carnaval denominado "Cid Folia" onde o prefeito de Iguatu fez um enorme movimento e arrancou de Cid Gomes grandes elogios.

No mesmo dia, o governador sentiu o efeito colateral desta ação, quando a candidata Mirian Sobreira e o seu marido, secretário-adjunto da Saúde do Estado Marcelo Sobreira, abandonaram o seu palanque  em evento realizado no município de Quixelô.

Na época, assessores de Cid Gomes afirmaram que “o clima ficou pesado” e perceberam que até bandeiras haviam sido queimadas.

Em Iguatu já existem especulações sobre uma possível virada por parte do grupo comandado por Marcelo e Mirian Sobreira para um apoio, discreto, ao candidato Lúcio Alcântara (PR).

Pelas ruas da cidade já se observa isto, um exemplo, é a pintura de um muro na vila Penha, onde a propaganda política de Mirian Sobreira está casada com a do candidato a governador Lúcio Alcântara.

Há quem diga que o relacionamento entre os Sobreira de Iguatu e os Ferreira Gomes de Sobral está cortado.
 
A pergunta que não quer calar é a seguinte: Após a divulgação da pesquisa divulgada quinta-feira (02), que coloca Cid Gomes com uma grande vantagem diante do segundo colocado, Lúcio Alcântara, este movimento dos Sobreira irá continuar?

Pescador é morto pelo pai com um golpe de faca

A Polícia da cidade de Acaraú (238Km de Fortaleza) está à procura do pescador João Batista Araújo, que, na tarde de ontem, assassinou a golpe de faca o próprio filho, o agricultor Francisco Leandro de Araújo, 20. De acordo com o depoimento da esposa da vítima, Ana Kelly Moura, que presenciou o crime, o marido estava assistindo à TV na casa do pai quando este chegou e indagou o que ele fazia ali. Ao tentar deixar a residência foi surpreendido com um golpe de faca no abdome.

"Ele caiu nos meus braços enquanto meu sogro fugia numa motocicleta levando a arma do crime", disse Ana Kelly em depoimento prestado ao delegado de Acaraú, Flávio Novaes.

Procurado

O crime foi praticado na localidade de Carrapateiras, no distrito de Aranaú. O jovem ainda chegou a dar entrada com vida no Hospital Municipal Moura Ferreira, mas faleceu minutos depois. A Polícia faz buscas à procura do acusado.

Iguatu ganha Programa de Resistência às Drogas

Foi implantado, nesta cidade, em solenidade realizada no pátio do Palácio da Microempresa, do Sebrae, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). Centenas de alunos das quatro primeiras escolas públicas municipais beneficiadas lotaram o local do evento demonstrando alegria de participarem do programa.

O tenente coronel, comandante da 2ª Cia Militar, sediada nesta cidade, Edvar da Rocha, falou sobre a importância deste projeto para o desenvolvimento da comunidade local na prevenção ao consumo de entorpecentes por crianças e adolescentes. "Esse programa é importante para a Polícia Militar e para a sociedade porque prioriza a prevenção. O nosso foco é a educação, e não apenas medidas ostensivas de combate e prisão".

O Proerd é realizado a partir de uma parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Iguatu, por meio da Secretaria de Educação. O programa trabalha ações preventivas e de orientação em sala de aula. Há um enfoque também para o combate à violência entre jovens. É um esforço cooperativo entre Polícia Militar, escola e família.

A ideia tem por base uma iniciativa educacional da Polícia Americana de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983. O projeto deu resultados positivos e, atualmente, está presente em mais de 40 países e em todos os estados do Brasil. O programa é, essencialmente, preventivo e consiste em um programa de 17 aulas semanais, ministradas por policiais militares fardados.

Ao final do curso é realizada uma formatura, na qual os estudantes fazem um juramento de se manterem longe das drogas e da violência e recebem o diploma de Aluno Proerd. "Esse projeto é um projeto inovador que vem dando certo ao orientar os alunos com ações preventivas contra a violência e o consumo de drogas", disse o soldado PM, Francisco Duarte. "Sabemos que a violência hoje está ligada diretamente ao uso de drogas".

Para o coronel Rocha, um dos maiores problemas a ser enfrentado pela sociedade é o crescimento do consumo de droga entre os jovens. "Precisamos alertar as crianças para dizerem não às drogas porque o caminho de volta é muito difícil", disse. No Ceará, o Proerd já foi implantado em 57 municípios.

Massas e biscoitos devem ter novo reajuste

Com o mercado internacional do trigo cada vez mais instável, produtos comuns na mesa do consumidor acabam passando por fortes reajustes. Já não bastasse o aumento de cerca de 19% nas massas e biscoitos em agosto, um novo reajuste está programado para estes produtos na segunda quinzena de setembro, em torno de mais 10%.

Para Abraão Sales, presidente do Sindicato das Massas e Biscoitos do Ceará (Sindmassas), o reajuste deve ocorrer em virtude de uma nova onda de aumento no trigo, previsto para a próxima semana. "Infelizmente estamos passando um momento de muito nervosismo no mercado internacional de trigo. Está havendo uma especulação muito grande. Aumento de 40% no trigo. Por consequência, os derivados do trigo estão subindo", explica Sales. Se o mercado de trigo persistir em rota de alta, a tendência é que novos aumentos nos produtos ocorram. Mas para Sales, o repasse do reajuste para o consumidor não deve ser imediato . Não temos condições de repassar esse aumento. "A partir do dia 15 de setembro, provavelmente vamos sofrer outro reajuste em torno de mais 10%. O cenário internacional é muito crítico, muito nervoso. Todo o trigo utilizado para a fabricação dos derivados é importado". O cereal ainda é cotado na bolsa de valores em Boston, nos EUA.

Macarrão

O produto mais afetado pelos reajustes ocasionados pela inquietação no mercado de trigo são as massas, em especial o macarrão. "Esses serão os mais atingidos pelo aumento, pois utilizam praticamente 100% de farinha de trigo para a sua industrialização. O macarrão é quem deve sofrer um reajuste mais imediato", revela Sales.

Momento difícil

O consumidor é atingido com o aumento do preços de massas e biscoitos, mas o produtores também já contabilizam perdas. De acordo com o presidente do Sindmassas, o cenário tem se mostrado complicado para a indústria desse setor no Ceará. "Com certeza, o volume produzido está sendo menor. Pela primeira vez esse ano estamos estocando. Tem empresas dando férias coletivas para os funcionários", revela Sales.

De acordo com o presidente, esse é o momento do Governo de Estado e a Secretaria da Fazenda (Sefaz) chegar mais junto aos produtores para que se equilibre o mercado. "Precisamos de algum tipo de incentivo para regular esse mercado. Seria a hora do Governo nos dar a mão", argumenta o líder empresarial do setor.

Por conta do aumento dos preços, o setor de produção de massas e biscoitos no Ceará se encontra em momento de preocupação. "O setor está realmente muito deficitário e que precisa de ajuda", afirma Sales.

Pão acompanha

Outro produto que também é diretamente atingido pelo aumento do trigo no mercado internacional é o pão. De acordo com o Sindipan (Sindicato das Panificadoras e Confeitarias do Estado do Ceará), o consumidor pode encontrar o produto em torno de 17% mais caro.

As panificadoras da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), aos poucos, já estão repassando o aumento para o consumidor final, no entanto os valores ainda andam longe da elevação de 17% que foi projetada pelo segmento.

Nova majoração

10% É A PROJEÇÃO aproximada de novo aumento nos produtos, que deve ocorrer a partir do dia 15 de setembro. Alta é justificada pelo nervosismo do mercado internacional

SE A MODA PEGA:Falso mendigo fatura R$ 5.000 por mês


Procurando um bom emprego? Um britânico de 31 anos encontrou a solução: ser mendigo profissional.

Daniel Terry tem casa e recebe uma ajuda semanal de cerca de R$ 210 do governo. Mas ele resolveu fingir que era sem-teto e foi pedir dinheiro na rua, com um colchão e um cobertor.

Sabe quanto ele lucrou em um ano? R$ 62.417,86.

E isso dá mais de R$ 5.000 por mês.

Segundo o jornal Daily Mail, quando o governo descobriu, no entanto, ele foi multado em R$ 266.

Mega-Sena paga R$ 90 milhões neste sábado


A Mega-Sena vai sortear R$ 90 milhões neste sábado (4). O valor é o maior prêmio da história da loteria e supera em quase 6% a estimativa inicial de R$ 85 milhões. As apostas para o concurso 1.211 podem ser feitas até as 19h do sábado em qualquer casa lotérica do país e o jogo simples, de seis números, custa R$ 2.

O prêmio de amanhã só não é maior do que o da Mega da Virada, que é uma edição especial da loteria paga no somente no fim do ano. Em 2009, esse sorteio especial pagou 144,9 milhões.

Na semana passada, a Mega-Sena acumulou porque nenhum apostador acertou as dezenas 03, 07, 09, 10, 31 e 34.

A estimativa da Caixa Econômica Federal é de receber cerca de 90 milhões de apostas para o concurso de amanhã. O sorteio será feito às 20h em Santa Rosa de Viterbo, no interior de São Paulo.

Dilma tem 51%, e Serra, 27%, aponta pesquisa Ibope


A candidata Dilma Rousseff (PT) lidera a disputa pela Presidência da República, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (3). A petista tem 51% das intenções de voto contra 27% de José Serra (PSDB) e 8% de Marina Silva (PV).

Os demais candidatos não alcançaram 1% das intenções de voto. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo".

O Ibope fez também a simulação do segundo turno entre os candidatos do PT e do PSDB. Dilma tem 55%, enquanto Serra registra 33%. Os brancos e nulos somam 6% e, os indecisos, 5%.

O instituto de pesquisa também apresentou como os eleitores avaliam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os que consideram o governo ótimo ou bom somam 77%, enquanto outros 18% consideram regular e 4% ruim ou péssimo.

Para o levantamento, foram realizadas 3.010 entrevistas, em 204 municípios, de 31 de agosto a 2 de setembro. O registro no TSE foi feito sob o protocolo número 27597/2010.