sábado, 4 de setembro de 2010

Iguatu ganha Programa de Resistência às Drogas

Foi implantado, nesta cidade, em solenidade realizada no pátio do Palácio da Microempresa, do Sebrae, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). Centenas de alunos das quatro primeiras escolas públicas municipais beneficiadas lotaram o local do evento demonstrando alegria de participarem do programa.

O tenente coronel, comandante da 2ª Cia Militar, sediada nesta cidade, Edvar da Rocha, falou sobre a importância deste projeto para o desenvolvimento da comunidade local na prevenção ao consumo de entorpecentes por crianças e adolescentes. "Esse programa é importante para a Polícia Militar e para a sociedade porque prioriza a prevenção. O nosso foco é a educação, e não apenas medidas ostensivas de combate e prisão".

O Proerd é realizado a partir de uma parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Iguatu, por meio da Secretaria de Educação. O programa trabalha ações preventivas e de orientação em sala de aula. Há um enfoque também para o combate à violência entre jovens. É um esforço cooperativo entre Polícia Militar, escola e família.

A ideia tem por base uma iniciativa educacional da Polícia Americana de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983. O projeto deu resultados positivos e, atualmente, está presente em mais de 40 países e em todos os estados do Brasil. O programa é, essencialmente, preventivo e consiste em um programa de 17 aulas semanais, ministradas por policiais militares fardados.

Ao final do curso é realizada uma formatura, na qual os estudantes fazem um juramento de se manterem longe das drogas e da violência e recebem o diploma de Aluno Proerd. "Esse projeto é um projeto inovador que vem dando certo ao orientar os alunos com ações preventivas contra a violência e o consumo de drogas", disse o soldado PM, Francisco Duarte. "Sabemos que a violência hoje está ligada diretamente ao uso de drogas".

Para o coronel Rocha, um dos maiores problemas a ser enfrentado pela sociedade é o crescimento do consumo de droga entre os jovens. "Precisamos alertar as crianças para dizerem não às drogas porque o caminho de volta é muito difícil", disse. No Ceará, o Proerd já foi implantado em 57 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário