quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Teto do auditório da EMATERCE/Iguatu, inaugurado há oito meses desaba


Nessa quarta-feira,19 de agosto, os funcionários da EMATERCE em Iguatu passaram por um susto ao chegarem na sede da entidade. Por volta das 05h o teto do auditório que foi construído e inaugurado há apenas oito meses, simplesmente desabou.

Os representantes da entidade na regional acionaram a sede em Fortaleza que enviou um engenheiro para observar de perto a destruição. No local não havia ninguém, por isto não houve feridos, mas nesta quinta-feira,20,  o auditório iria receber cerca de 40 pessoas que iriam acompanhar uma palestra.

A empresa responsável pela construção é de Pernambuco, e já foi avisada sobre o ocorrido e seus representantes estarão em Iguatu nas próximas horas.O engenheiro Pedro Eugênio Freitas enviado pela EMATERCE irá produzir um relatório e apresentar a direção da entidade.

Inauguração

A empresa responsável além de construir o auditório, reformou dois prédios na sede da EMATERCE/Iguatu. No dia da inauguração, dia 26 de dezembro, participaram do momento o ex-secretário  de desenvolvimento agrário, Nelson Martins, o ex-presidente da EMATERCE, José Maria Pimenta, além de várias lideranças políticas e comunitárias da cidade e região

Câmara aprova redução da maioridade penal em segundo turno

O Plenário aprovou, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição 171/93, que diminui a maioridade penal de 18 para 16 anos. A proposta obteve 320 votos a favor e 152 contra. A matéria será enviada ao Senado.

De acordo com o texto aprovado, a maioridade será reduzida nos casos de crimes hediondos – como estupro e latrocínio – e também para homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.

Em julho, o texto foi aprovado com o voto de 323 deputados na forma de uma emenda apresentada pelos deputados Rogério Rosso (PSD-DF) e André Moura (PSC-SE). Houve 155 votos contra.

A PEC excluiu da proposta inicialmente rejeitada pelo Plenário na mesma semana os crimes de tráfico de drogas, tortura, terrorismo, lesão corporal grave e roubo qualificado entre aqueles que justificariam a redução da maioridade.

Pela emenda aprovada, os jovens de 16 e 17 anos deverão cumprir a pena em estabelecimento separado dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e dos maiores de 18 anos.

20 DE AGOSTO: Dia do maçom


Muitos mistérios envolvem os maçons e os rituais maçônicos. Mas, esta data foi escolhida para celebrar o importante papel que esta "sociedade secreta" teve para um dos momentos históricos mais importantes do país: a Independência do Brasil.

Origem do Dia dos Maçons 

De acordo com a história maçônica, no dia 20 de Agosto de 1822 aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria "Comércio e Artes" e "União e Tranquilidade", na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, o Irmão Gonçalves Ledo teria feito um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano. 

A ideia de Gonçalves foi aprovada por todos os irmãos naquela reunião e registrada na ata do Calendário Maçônico no 20º dia, do 6º mês do ano da Verdadeira Luz de 5.822. Esta data, convertida para o calendário gregoriano (o que é usado na maioria dos países ocidentais), seria equivalente ao dia 20 de Agosto de 1822. 

Teria sido por impulso da sociedade maçônica que o Príncipe Regente Dom Pedro I teria proclamado a Independência do Brasil no dia 7 de Setembro de 1822 (menos de um mês depois da grande reunião no Rio de Janeiro). 

A data oficial foi oficializada no artigo 179 da Constituição do Grande Oriente do Brasil, tornando o dia 20 de Agosto o Dia do Maçom Brasileiro.