quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Governo diz que pagará bolsa mensal a famílias de bebês com microcefalia


O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome informou nesta quarta-feira (27) que mães de crianças diagnosticadas com microcefalia podem se inscrever no Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

O auxílio tem o valor de um salário mínimo por mês e é normalmente concedido a idosos com mais de 65 anos que não recebem aposentadoria e a pessoas diagnosticadas com um algum tipo de deficiência. 

Desde o fim do ano passado, milhares de casos de microcefalia começaram a ser registrados no país. O governo aponta o mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue e da febre chikungunya, como responsável por transmitir o zika vírus, responsável pela microcefalia em bebês. 

Conforme o Ministério do Desenvolvimento Social, o pagamento do BPC corresponde a um salário mínimo e só pode recebê-lo quem possui renda per capita familiar inferior a um quarto de salário mínimo, atualmente em R$ 220. 

Segundo o MDS, o benefício também só é pago a quem for atestado pelo INSS com algum tipo de deficiência (que é o caso da microcefalia) e quando a família comprovar que tem dificuldades financeiras. 

O BPC, no caso das crianças com microcefalia, é pago ao responsável pela criança, geralmente um dos pais. Se o menor de idade não tiver um responsável legal, um juiz deverá determinar quem receberá os recursos. 

O benefício foi criado em 2007, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No comunicado em que anunciou a aplicação do BPC a casos de microcefalia, o MDS não divulgou o orçamento do programa previsto para este ano.

Prefeito Luna Neto investe na melhoria de acesso a zona rural de Jucás (CE)


O prefeito Luna Neto, continua fazendo de sua administração um verdadeiro canteiros de obras em Jucás (CE). 

Nesta semana ele iniciou os serviços de alargamento da parede do açude localizado na Água Fria, que liga várias comunidades as sedes dos distritos de Canafistula e São Pedro. 

A obra vai beneficiar várias pessoas, estudantes e principalmente os donos de veículos que enfrentam dificuldades por conta do acesso ruim nesta época de inverno. 

Luna Neto disse para a reportagem do blog que está utilizando recursos próprios do município para executar o trabalho.