segunda-feira, 2 de maio de 2016

Assalto a carro forte deixa município de Quixadá, sem dinheiro nos caixas eletrônicos


A população da cidade de Quixadá, passou o final de semana sem dinheiro. A ação criminosa que resultou no assalto ao carro-forte da empresa Prosegur, na manhã da última sexta-feira (29), deixou a cidade sem nenhum tostão sequer.

Quem precisou fazer saque nos caixas eletrônicos, encontrou um pedido de desculpas. A expectativa é de que o abastecimento de dinheiro nos postos de auto atendimento dos bancos seja feito na manhã desta segunda (2).

O malote com o valor que seria usado abastecer a cidade de Quixadá, foi levado por cerca de seis homens armados com fuzis, que explodiram o cofre do carro-forte. A ação aconteceu no município de Ibaretama, no distrito de Triunfo. Os vigilantes da empresa foram feitos reféns. A quantia subtraída não foi revelada.


As imagens mostram cápsulas intactas 7.62 mm, revelando que os bandidos usavam fuzil AK-47, uma as armas de maior letalidade usadas em combates.

As fotos mostram o carro-forte por outros ângulos, dando uma dimensão ainda maior dos estragos provocados pela explosão.

Moradores de Icó fazem manifestação contra retirada d´água do açude Lima Campos


Moradores do Distrito de Lima Campos, município de Icó, realizaram protesto nesse último final de semana ateando fogo em pneus na parede do açude Lima Campos e impedindo a entrada de carros pipa. Segundo os organizadores do protesto, cerca de 170 carros pipa estavam levando água do açude Lima Campos diariamente para os municípios paraibanos de Cajazeiras e Sousa. 

O trabalho dos pipeiros começava pela madrugada levando água do açude que é gerenciado pelo Dnocs. Segundo os organizadores a população não está querendo negar água aos irmãos paraibanos, porém o açude está perdendo grande volume com esses abastecimentos, o que em breve causará consequências. 

O objetivo do protesto foi chamar atenção das autoridades para o desperdício exagerado da guarda, bem como apurar denúncias de sua venda na Paraíba.

Começa vacinação do rebanho contra a febre aftosa no Ceará


A partir desta segunda-feira (02/05), os produtores rurais, criadores de gado bovino e bubalino podem adquirir a dose da vacina contra a febre aftosa nas lojas credenciadas pela Agência de Defesa Agropecuária (Adagri). 

A vacinação do rebanho segue até o próximo dia 31 de março e a meta do Estado do Ceará é superar o índice de 95% do rebanho vacinado, como determina o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). 

O coordenador estadual da Campanha de Vacinação contra a febree aftosa, Joaquim Sampaio, destaca a importância da vacinação para manter a sanidade do rebanho do Estado e dos produtos de origem animal. 

O Estado do Ceará é reconhecido internacionalmente como livre de aftosa com vacinação e com isso pode exportar os produtos de origem bovina para países da Europa, África, Ásia e América Central e do Norte, como explica Joaquim Sampaio. 

Quem deixar de vacinar dentro do prazo pode sofrer as sanções previstas na legislação, além de ficar impedido de transportar e comercializar os animais e produtos até que a situação esteja regularizada. 

A campanha estadual de vacinação acontece sempre em parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura (SEAPA) e as prefeituras municipais, além da Ematerce, dos Sindicatos Rurais e da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (FAEC).