terça-feira, 23 de agosto de 2011

Fernando Henrique Cardoso pede que PSDB apoie Dilma

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso está defendendo, em conversas com dirigentes do PSDB, que o partido apóie Dilma no combate à corrupção. Ele acha que o PSDB deve abandonar a posição articulista para criar uma CPI da Corrupção no congresso.

FHC discutiu o assunto com os governadores Geraldo Alckimin de São Paulo, e Antonio Anastasia de Minas Gerais. A recomendação foi passada para o senador Aécio Neves, principal nome para disputar as eleições presidenciais de 2014.

Na visão do ex-presidente, se o partido bombardear Dilma agora, ele vai torná-la refém dos setores mais atrasados de sua base de apoio no congresso. E também, reforçar Dilma pode diminuir a possibilidade da candidatura de Lula para a presidência em 2014.

Adolescente de 13 anos que morava em Várzea Alegre morre com suspeita de meningite

Um garoto de 13 anos que morava no município de Várzea Alegre morreu com suspeita de meningite em um hospital de Iguatu, na última sexta-feira, 19. Segundo informações do secretário de saúde de Iguatu, Joab Soares de Lima, o garoto estava internado no hospital particular São Vicente e apresentava sintomas da doença.

Antes do agravamento do quadro clínico, o adolescente esteve internado por cinco dias em um hospital de Várzea Alegre, tratando-se de uma provável amigdalite. Ainda de acordo com o secretário, a família do garoto, não vendo melhora em seu estado de saúde, decidiu levá-lo para uma consulta em um hospital particular.

O secretário relatou que o menino deu entrada no hospital São Vicente, em Iguatu, no mesmo dia em que morreu. Joab informou que, chegando à unidade, o garoto já estava em estado grave e seria transferido para Fortaleza, mas não houve tempo. Pouco tempo depois de chegar ao São Vicente, onde recebeu acompanhamento de neurologista, o jovem teve fortes convulsões e não resistiu. “Foi só o tempo de interná-lo”, disse o secretário.

Joab explica que o quadro clínico do garoto indicava meningite, mas o diagnóstico oficial ainda não saiu. Por precaução, segundo o secretário, pessoas que mantiveram contato direto com o adolescente - familiares e profissionais de saúde - receberam medicação à base de antibióticos.

A enfermeira-chefe do hospital São Vicente, Kilvia Moreira, informou que o garoto estava fazendo uso de antibióticos, o que pode ter “mascarado” o diagnóstico precoce da meningite. Nesta segunda-feira, uma equipe epidemiológica colheu uma amostra de líquido cefalorraquidiano do jovem. Segundo Kilvia, o material será transferido para Fortaleza, onde será feito novo exame para confirmar ou não a suspeita da doença.

Cinco morrem e bebê sobrevive em acidente na Bahia

Cinco pessoas morreram em um grave acidente entre uma carreta e um carro da prefeitura do município de Ourolândia, do norte da Bahia, por volta das 5h30 desta terça-feira (23), na BR-324, no município de Candeias, sentido Feira de Santana. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (Simões Filho), um bebê de sete meses sobreviveu.

A colisão ocorreu no Km 506, a 8 km do Posto Fiscal de Simões Filho. As vítimas foram identificadas como Neildes Francisca Santos, avó de Caique Pascoal Souza, Maiane Alves Santos e o motorista Inácio de Jesus. O bebê que sobreviveu era filho de Ana Paula Ramos Oliveira, que também morreu no acidente.

De acordo com o Hospital Municipal de Ourolândia, as vítimas viajavam a Salvador, onde fariam exames médicos. O motorista da carreta bitrem do Paraná, onde bateu o Fiat Uno de placa NTU-1728, sobreviveu. Equipes da PRF e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) estão no local.

Segundo a PRF, o bebê, único sobrevivente, foi levado para o Hospital do Subúrbio, em Salvador. Ainda não há informações sobre o seu estado de saúde.

Nova nota de R$ 100 é mais falsificada que as antigas

Em dezembro do ano passado, o Banco Central lançou a segunda família de cédulas do real. As notas, que possuem vários elementos de segurança, têm o objetivo de dificultar a ação dos falsificadores. Mas ao contrário do esperado, hoje, as novas notas são bem mais falsificadas do que as antigas, que já circulam no bolso dos brasileiros desde 1994.

Segundo dados do próprio Banco Central, para cada 4.446 notas originais de R$ 100 em circulação, entre janeiro e julho deste ano, uma nota falsa foi apreendida. Atualmente, é mais fácil encontrar uma nota falsa nova do que uma antiga, a proporção é de uma cédula falsa para cada 8.983 originais.

Timão descarta Adriano contra Fla e projeta estreia para outubro


Adriano ainda terá de aguardar um pouco mais para vestir a camisa do Corinthians pela primeira vez. Apesar de o Imperador viver a expectativa de estrear contra o Flamengo, dia 7 de setembro, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro, o departamento médico do Timão prefere ser mais cauteloso e entende que outubro seja o mês ideal para que ele faça sua primeira partida.

- Dentro das nossas previsões, o prognóstico não é para o dia 7. Ele ainda está no quarto mês de recuperação e em setembro começará o quinto. Em outubro, ele passa a ter a possibilidade de jogar – afirmou o fisioterapeuta Bruno Mazziotti.

O Corinthians não quis alimentar a esperança e divulgou uma nota dizendo que Adriano vem tendo uma boa recuperação, mas ainda sem uma previsão para ser relacionado. O mesmo aconteceu com o técnico Tite, que prefere aguardar pelos primeiros trabalhos do centroavante com bola no gramado para se posicionar.

Alexandre Pires é internado em Uberlândia

Alexandre Pires foi internado na tarde desta terça-feira (22) no hospital Santa Genoveva, em Uberlândia, Minas Gerais.

O cantor apresentava o quadro de Rabdomiólise – uma síndrome que se caracteriza por quebra muscular, com liberação de conteúdo intracelular na circulação sanguínea, o que pode gerar insuficiência renal.

A reportagem do iG Gente entrou em contato com o hospital e uma pessoa da família que acompanha o cantor disse que o quadro não é grave e que no momento ele está descansando. Alexandre, que tem shows no Chile marcados para sexta-feira (27) e sábado (28), vai cumprir normalmente a agenda. A data que o cantor terá alta não foi divulgada.

Assaltante tenta roubar padaria e fica entalado em uma grade

Na tentativa de assaltar uma padaria em Vitória, um assaltante, de 25 anos, ficou entalado na grade do estabelecimento. O crime aconteceu na madrugada desta segunda-feira (22), no bairro Jardim da Penha em Vitória. Os bombeiros precisaram ser chamados para serrar os ferros e retirar o homem.

Segundo a polícia militar, o rapaz subiu em uma árvore e usou um galho como trampolim pra chegar até o segundo piso da padaria. O homem foi flagrado com produtos da padaria. Ele estava com pacote de açúcar em mãos. O assaltante não conseguiu chegar à caixa registradora do estabelecimento.

Uma funcionária da padaria disse que foi fazer o café por volta das 4h e deu de cara com o homem agarrado na grade. Ela chamou a polícia e os bombeiros. O homem ficou muito ferido e precisou ser levado para o Hospital São Lucas, em Vitória. Quando tiver alta, ele vai ser levado para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) para prestar depoimento.

Em assembleia geral: professores estaduais decidem continuar a greve

Os professores estaduais grevistas decidiram, em assembleia geral, dar continuidade à greve, que já dura 21 dias. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (22), às 15h, no ginásio Paulo Sarasate.

Nesta terça-feira (23), os representantes da categoria vão se reunir com o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Roberto Cláudio. O objetivo é discutir uma possível intermediação do deputado em uma reunião entre a categoria e o governador Cid Gomes.

Próximos passos

De acordo com o presidente do Sindicato APEOC, Anízio Melo, os professores vão realizar vigília nesta quinta-feira (25), na sede da Assembleia Legislativa. Na próxima segunda-feira (29), os integrantes da categoria se reunirão em assembleia geral, no Ginásio Aécio de Borba, às 15h, para decidir os rumos da greve.
Reivindicação

A principal reivindicação da categoria é que a Lei Nacional do Piso Salarial repercuta em toda a carreira do magistério, em todos os níveis salariais.

ACEJI homenageia empresas e profissionais da comunicação de Iguatu


O radialista Pinheirinho foi um dos homenageados

O município do Cedro foi provisoriamente neste sábado, 20, a capital do jornalismo cearense. O VI Encontro de Jornalistas e Radialistas do Ceará, promovido pela Aceji (Associação Cearense de Jornalistas do Interior) em parceria com o Sincorce (Sindicato dos Correspondentes de Jornais e Emissoras de Rádio e Televisão do Ceará) teve o apoio da prefeitura local. “ Para mim foi uma honra ter este evento em nosso município, receber comunicadores que realizam um trabalho importante em suas cidades para nós do Cedro foi um momento impar e quero agradecer a todos que nos ajudaram a realizar tal evento de tamanha envergadura” disse o Prefeito João Viana.

Durante o encontro foram debatidos assuntos importantes, comunicação e Justiça além da apresentação do funcionamento do Grupo de Comunicação, Edson Queiróz. O momento também é especial para o encontro e homenagem de comunicadores.

Foi registrado  um desses encontros, entre dois grandes comunicadores, os radialistas Pinheirinho e Rubens Brasil. “ Conhecer o Pinheirinho é uma honra, uma das maiores audiências do Ceará e ter este momento ao seu lado é emocionante” disse o líder de audiência em Icó, Rubens Brasil.

“ Receber uma homenagem da ACEJI/SINCORCE para mim é emocionante e conhecer, além de rever amigos foi um sábado marcante na minha vida. Agradeço pelas palavras do Brasil que não o conhecia, mas já tinha ouvido falar do seu sucesso” declarou Pinheirinho.

Interiorizar e capacitar este é o pensamento do presidente da ACEJI, João Ferreira, “ temos que levar a mesma oportunidade para todos os jovens do Ceará em ter um curso de comunicação social nas proximidades da sua cidade no interior. Não podemos mais ficar apenas com estas ações na capital e estes encontros possuem o pensamento de debater, mas também de ganhar força com os comunicadores do interior que fazem a diferença no contexto geral da comunicação do nosso estado” declarou.

Três paulistas são achados mortos em casa de praia no Recife

Três paulistas foram encontrados mortos em uma casa de praia no Recife, na tarde desta segunda-feira (22). Os corpos, de dois homens e uma mulher, foram achados pelo caseiro da residência, que iniciaria uma obra no local. Segundo a Polícia Civil, o imóvel estava alugado havia cinco meses para o trio. Há suspeitas de que o crime tenha sido cometido por envolvimento das vítimas com o tráfico de drogas.

Segundo informações preliminares do Instituto de Medicina legal (IML), cada uma das vítimas pode ter sido morta com dez tiros nas costas e na cabeça. A data do crime ainda não estabelecida pela análise pericial, mas há indícios de que os corpos estavam em estado avançado de decomposição.