terça-feira, 23 de agosto de 2011

Adolescente de 13 anos que morava em Várzea Alegre morre com suspeita de meningite

Um garoto de 13 anos que morava no município de Várzea Alegre morreu com suspeita de meningite em um hospital de Iguatu, na última sexta-feira, 19. Segundo informações do secretário de saúde de Iguatu, Joab Soares de Lima, o garoto estava internado no hospital particular São Vicente e apresentava sintomas da doença.

Antes do agravamento do quadro clínico, o adolescente esteve internado por cinco dias em um hospital de Várzea Alegre, tratando-se de uma provável amigdalite. Ainda de acordo com o secretário, a família do garoto, não vendo melhora em seu estado de saúde, decidiu levá-lo para uma consulta em um hospital particular.

O secretário relatou que o menino deu entrada no hospital São Vicente, em Iguatu, no mesmo dia em que morreu. Joab informou que, chegando à unidade, o garoto já estava em estado grave e seria transferido para Fortaleza, mas não houve tempo. Pouco tempo depois de chegar ao São Vicente, onde recebeu acompanhamento de neurologista, o jovem teve fortes convulsões e não resistiu. “Foi só o tempo de interná-lo”, disse o secretário.

Joab explica que o quadro clínico do garoto indicava meningite, mas o diagnóstico oficial ainda não saiu. Por precaução, segundo o secretário, pessoas que mantiveram contato direto com o adolescente - familiares e profissionais de saúde - receberam medicação à base de antibióticos.

A enfermeira-chefe do hospital São Vicente, Kilvia Moreira, informou que o garoto estava fazendo uso de antibióticos, o que pode ter “mascarado” o diagnóstico precoce da meningite. Nesta segunda-feira, uma equipe epidemiológica colheu uma amostra de líquido cefalorraquidiano do jovem. Segundo Kilvia, o material será transferido para Fortaleza, onde será feito novo exame para confirmar ou não a suspeita da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário