terça-feira, 1 de maio de 2012

Dia do Trabalho

Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.

Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para, assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.

Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.

Vereadora do Piauí tomaposse com apenas 1 voto


Depois de o mandato da vereadora Raimunda Costa dos Santos ser cassado por infidelidade partidária quando saiu do PSDB para o PSB, na cidade de Coivaras, localizada a 68 km de Teresina, capital do Piauí, a vereadora Constância Melo Carvalho (PMDB), 80 anos, que teve apenas um voto, foi empossada em seu lugar.
 
Segundo o presidente da Câmara de Vereadores de Coivaras, Carlos Alberto Lustosa Araújo (PSDB), Constância foi vereadora por três vezes. Ela chegou a registrar a candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas desistiu de fazer campanha após a morte do filho, que era seu coordenador no pleito. O único voto que recebeu foi dela mesma. O município de Coivaras tem nove vereadores e a posse, no último dia 23 de abril, chamou atenção no município.

Homem pede para baixar som e é lesionado com uma facada nas costas

Um homem identificado como Antonio Miranda da Costa, de 32 anos, foi lesionado com um profundo golpe de faca na altura das costas. O fato ocorreu nesta segunda-feira (30) em Camocim, quando a vítima foi pedir para seu vizinho, um homem identificado apenas como Otávio, baixar o volume do som que estava usando em sua residência, pois estava incomodando sua esposa e filho.
 Esse foi o motivo para Otávio partir para cima da vítima e desferir um profundo golpe de faca nas costas.  
 
A vítima foi socorrida para o hospital Murilo Aguiar onde ficou internado para obsevação.Os policiais fizeram diligências no sentido de capturar o acusado mais ainda não lograram êxito.

Ceará tem mais de 50% de perca na safra de milho e feijão

O Estado do Ceará já tem mais de 50% de perda de milho e feijão devido à seca. O levantamento foi feito até metade do mês de abril pelo Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias do Ceará (GCEA), do IBGE, conforme informou o secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins. Ele esteve participando do lançamento estadual de cisternas de placas, em Juazeiro, no fim de semana. "Esta é a maior seca dos últimos 40 anos, generalizada no Nordeste", afirmou, complementando que o levantamento feito até 15 de abril aponta perda de 50% do feijão e 57% do milho.

Amanhã, o governador do Ceará, Cid Gomes, fará o lançamento do Comitê Integrado de Combate à Seca em solenidade no auditório do Comando Geral do Corpo de Bombeiros a partir das 9 horas. O ato contará com a presença do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, do coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Hélcio Queiroz, de secretários de Estado e representantes de entidades públicas e privadas ligadas ao setor agropecuário.

A expectativa é de que Cid Gomes, por ocasião do lançamento do comitê, assine o decreto estadual reconhecendo situação de emergência, que ontem foi elaborado pela Casa Civil do Estado. Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, sete municípios encaminharam para o órgão decretos de situação de emergência. Foram eles: Boa Viagem, Choró, Ibaretama, Iracema, Milhã, Quiterianópolis e Solonópole. "Nesta semana, outros Municípios vão elaborar os seus decretos e há 30 cidades que já nos apresentaram demandas semelhantes", explicou o coordenador da Cedec, coronel Hélcio Queiroz. A legislação atual dá autonomia aos Municípios e permite que os prefeitos baixem o decreto de emergência e façam o encaminhamento direto para a Secretaria Nacional de Defesa Civil, mas convém encaminhar cópia para a Cedec para que o órgão tenha monitoramento da situação. "Essa é a orientação que fazemos para os prefeitos", disse coronel Queiroz.

Ministério Público pede indisponibilidade dos bens de ex-deputado estadual

O Ministério Público do Estado do Ceará ajuizou ação civil pública de ressarcimento por danos ao erário público contra Francisco Marcelo Sobreira, ex-deputado estadual, com pedido liminar para decretar a indisponibilidade de bens do político, até o montante de R$ 98.395,80, visando ao ressarcimento dos prejuízos causados ao erário.

O documento é assinado pelos promotores de Justiça, Francisco das Chagas da Silva, Leydomar Nunes Pereira, Alexandre Paschoal Konstantinou e Aureliano Rebouças Júnior.

Denúncia
 
A ação originou-se de representação contra o ex-deputado estadual Francisco Marcelo Sobreira, noticiando que nos anos de 2005 e 2006, uma senhora tinha seu nome constante na listagem de servidores do então gabinete do deputado estadual Francisco Marcelo Sobreira, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, sem nunca ter prestado um dia de serviço e sem nunca nem ter sido consultada ou informada de tal função-emprego.

Assessores fantasmas
 
No decorrer das investigações, segundo o Ministério Público, ficou constatado que Francisco Marcelo Sobreira contratava assessores fantasmas para trabalhar no seu gabinete, causando dilapidação e apropriação de dinheiro público, ocasionando enriquecimento ilícito e prejuízo ao erário público, fato que motivou o ajuizamento de ação, visando o ressarcimento dos valores indevidamente percebidos pelo promovido.

Justiça decide que operadoras não estão obrigadas a instalar bloqueadores em presídios

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), através da 3ª Câmara Cível, decidiu que as empresas de telefonia móvel Tim Nordeste, Claro e Oi, não estão obrigadas a instalar bloqueadores de sinais em presídios do Estado.
O Ministério Público (MP/CE) havia ajuizado ação civil pública contra as operadoras requerendo que instalassem bloqueadores de sinais, ou outra medida técnica adequada, nas unidades prisionais do Estado.
O objetivo seria impedir a comunicação por telefone celular de dentro das unidades. O órgão ministerial alegou que “a permissividade na utilização desses aparelhos por presos, certamente, é o foco de propagação de ações ilícitas e estímulo à formação de quadrilhas e organizações criminosas”.

Dois suspeitos de chacina em GO são presos em Frutal, Minas Gerais

Três homens foram presos, nesta segunda-feira (30), suspeitos de participar da chacina em Doverlândia, no sul de Goiás, no último sábado (28). Dois deles acabaram detidos em Frutal (MG), no Triângulo Mineiro, durante o velório de duas das sete vítimas mortas degoladas. A informação é da delegada de Frutal, Débora Mariani Jardim.
Na noite desta segunda, os dois suspeitos detidos em Minas prestavam depoimento na Delegacia de Frutal. A delegada Débora disse ter registrado autos de prisão em flagrante contra os suspeitos. Apesar de ter se passado mais de 24 horas após as mortes, ela alega que o crime ainda estava em estado de "perseguição", e, nesse tipo de caso, o flagrante pode ser efetuado.

Além dos dois suspeitos em Frutal, investigadores goianos prenderam um homem em Doverlândia, nesta tarde, segundo a delegada geral da Polícia Civil do estado, Adriana Accorsi. Um quarto envolvido estaria foragido.
   
Confissão 
De acordo com o delegado de Iporá, município próximo a Doverlândia, Vinícius Batista da Silva, a pessoa detida confirmou participação nas mortes. A polícia descartou a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte).