sábado, 23 de outubro de 2010

Frente fria provoca chuva no interior no estado

A chuva intensa na madrugada deste sábado (23) deixou interditadas as principais vias de acesso à zona rural de municípios da região Norte do Estado. Só em Graça, a 300 km de Fortaleza, foram registrados 215 milímetros.

A tempestade começou às 18h30 da última sexta e só terminou por volta das 3h30min. A força da água destruiu pontes e arrastou tratores.
Os açudes sangraram e os alunos de escolas municipais precisaram passar a noite em galpões no Centro da cidade.

Na última sexta, uma Frente Fria que se deslocou da Bahia para o Oceano Atlântico atingiu Milagres (132 mm), Barro (103 mm) e Baixio (63 mm).
São precipitações isoladas que não caracterizam o início da estação chuvosa, segundo a Funceme.

Campanha da candidata Dilma Rossef (PT) entra em crise após denúncias sobre dossiês

O ex-secretário nacional de Justiça Romeu Tuma Jr. afirmou à Folha que o advogado Pedro Abramovay, seu ex-colega no ministério e atual secretário nacional de Justiça, reclamou diversas vezes do que considerava ser a pior parte do seu trabalho --fazer dossiês. "Ele vivia dizendo que era um saco ter de fazer esses dossiês." 

A revista "Veja" afirmou ontem que Abramovay disse a Tuma Jr. que as ordens para confecção de dossiês partiam da ex-ministra da Casa Civil e atual candidata à Presidência, Dilma Rousseff, e do chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho.
De acordo com a reportagem, Abramovay disse a Tuma Jr.: "Não aguento mais receber pedidos da Dilma e do Gilberto Carvalho para fazer dossiês. (...) Eu quase fui preso como um dos aloprados". 

A revista não traz informações se os dossiês supostamente encomendados por Dilma e Carvalho foram efetivamente produzidos nem sobre quais temas tratariam. 

Por meio da Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto, Gilberto Carvalho negou ter pedido confecção de dossiês para o advogado. 

GRAVAÇÃO
 
Tuma Jr. disse ontem à Folha suspeitar que a conversa com Abramovay tenha sido gravada pela Polícia Federal por meio de escuta ambiental, feita com gravadores instalados no seu gabinete no Ministério da Justiça. 

Ele diz não saber se a gravação foi autorizada pela Justiça. Segundo Tuma Jr., esses diálogos não fazem parte da transcrição do inquérito que a PF instaurou para investigá-lo sob suspeita de ter ajudado chineses ilegais a obter vistos no Brasil. 

Abramovay foi secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça até abril deste ano. Deixou o cargo para disputar um posto no escritório das Nações Unidas para o Combate ao Crime e Drogas, em Viena. Mas acabou no lugar de Tuma Jr., quando ele foi demitido do cargo em junho. 

Cinco mortes violentas em oito dias no Cariri


Um total de cinco homicídios foi registrado desde o último sábado até hoje na região do Cariri, sendo dois em Juazeiro do Norte e os outros em Crato, Caririaçu e Antonina do Norte. Foram quatro a tiros de revólver e um a pauladas. O roteiro das mortes violentas começou no sábado, por volta das 16h30min, em um bar na esquina das ruas São Jorge e São Luiz, no Centro de Juazeiro.

O vendedor Luiz Fernando Ferreira da Silva, de 29 anos, que residia na Rua Dr. Diniz, foi morto e duas pessoas saíram feridas durante um tiroteio praticado por quatro indivíduos que trafegavam em duas motos. No domingo, o borracheiro José Edilson Fernandes Pereira, de 53 anos, foi morto à bala no bairro Batateiras em Crato. No tiroteio duas pessoas saíram lesionadas após uma discussão em família no interior de um bar. 

Na madrugada de domingo, em Caririaçu, José Marcos Santos Silva, de 25 anos, foi lesionado à faca no pescoço e alvejado com dois tiros de revólver na cabeça por dois indivíduos que trafegavam em uma moto quando ia para casa. Na terça-feira, às 19 horas, na Rua João Marcelino (Bairro Pio XII) em Juazeiro, José Rosivaldo Alexandre de Lima, de 25 anos, foi morto a tiros por vingança. Ele teria tentado assassinar Fábio Calcinha na tarde de sábado e terminou morto.

Na quinta-feira, em Antonina do Norte, o agricultor Francisco Ferreira Arrais, de 64 anos, o “Chico da Glória”, residente no Sitio Logradouro, foi morto a pauladas por dois indivíduos que deviam ao mesmo. Ele 
estava em casa quando os dois chegaram batendo a porta e terminaram matando-o. Um deles já foi preso e é acusado de um homicídio no mês de setembro naquela cidade.

Após animar militantes, PT teme prejuízo

Os coordenadores da campanha de Dilma Rousseff informaram ontem que a tarefa de incendiar a militância no segundo turno em busca de votos dos indecisos e da ocupação das ruas e praças cumpriu seu papel. Agora, tentam controlar o fogo por acreditar que novos episódios de tumulto, como o do Rio, na quarta-feira, em que objetos foram atirados no adversário tucano José Serra, podem tirar votos da candidata.

A ideia é determinar aos comandos das campanhas nos Estados que controlem as tropas de choque. "Nossa orientação é para que todo mundo não abandone as ruas, mas aja na maior calma. Não aceite provocações e também não as faça", disse o secretário de Comunicação do PT, deputado André Vargas, um dos coordenadores da campanha.

Já o presidente do PT e coordenador geral da campanha, José Eduardo Dutra, informou ter conversado com os presidentes dos diretórios regionais. Ouviu deles que o clima entre os militantes "é muito bom". Dutra disse que recomendou a todos para que orientem os militantes "a evitar provocações".

A decisão de pedir calma à militância foi tomada pelos coordenadores da campanha da ex-ministra por causa dos resultados das três últimas rodadas de pesquisas de três institutos - todos com considerável vantagem para a petista Dilma Rousseff. Nem os dirigentes da campanha esperavam estancar a queda da candidata em tão pouco tempo. As pesquisas que a campanha faz diariamente davam um resultado um pouco mais apertado do que o que tem aparecido nas pesquisas realizadas pelos institutos.

Na avaliação dos dirigentes, Dilma saiu-se bem do episódio do Rio, quando militantes do PSDB e do PT se enfrentaram e objetos foram jogados na cabeça de José Serra - o que o levou até a se submeter a uma tomografia computadorizada para ver se não havia algo mais sério.

Fator Erenice

Os dirigentes da campanha de Dilma acreditam ainda que conseguiram se livrar da maldição de Erenice Guerra - a ex-ministra da Casa Civil envolvida num escândalo de tráfico de influência no governo em favor do filho Israel -, que na opinião deles tirou votos da petista no primeiro turno.

Eles consideram que deu certo a estratégia de esconder o episódio Erenice e levar o PSDB a explorar a questão do aborto. 

SP: menino em janela de ônibus morre ao bater cabeça em poste

Um acidente nessa sexta-feira (22) com um ônibus escolar em Nazaré Paulista (SP) deixou uma criança de 11 anos morta. O menino, que voltava de uma escola no bairro Vicente Nunes, brincava com o corpo para fora da janela quando bateu a cabeça em um poste.
No coletivo, estavam quatro adultos e 27 crianças. A rua é estreita e o trânsito é nos dois sentidos. Em depoimento à polícia, o motorista disse que desviou de um carro e acabou passando próximo ao poste. A mãe da criança cobrou a presença de um monitor no veículo. O condutor foi autuado por homicídio culposo, mas pagou fiança e vai responder em liberdade. A empresa de ônibus não se pronunciou.

Porteiro morre após estuprar a própria filha

Dois anos seguidos de abusos sexuais e estupro contra uma adolescente de 14 anos vieram à tona na última quinta-feira (21). A jovem ´Ana´ (nome fictício) quebrou o silêncio sobre a violência sexual que sofria por parte do próprio pai. Anteontem, o acusado do crime, José Ferreira de Freitas, 34, porteiro, morreu depois de ter sido linchado por moradores do bairro Padre Andrade, que ficaram indignados com os abusos que ele praticava contra a filha mais velha.

Desde os 12 anos, ´Ana´ era ameaçada pelo pai quando este, bêbado, a explorava sexualmente. No último dia 8, a violência teve o seu ápice. José levou a filha para um matagal e a estuprou por quase três hora.

Durante uma briga entre o acusado e a esposa, os vizinhos souberam que o pai abusava da filha e decidiram linchá-lo. Ferido, O porteiro ainda foi levado para o IJF-Centro, em estado grave, mas faleceu quatro dias depois. Ontem, depois da morte do pai, a garota narrou para a Polícia o drama que passou.

Chacina deixa três mortos e um ferido no Jereissati II

Três pessoas mortas e uma ferida. Este foi o resultado da ação de bandidos armados de pistola, no começo da noite de ontem, no Conjunto Jereissati II, no limite entre os Municípios de Maracanaú e Pacatuba.

Segundo a Polícia, inicialmente, os três acusados dirigiram-se até uma residência, situada na Avenida 12, no Conjunto Jereissati II, em Maracanaú, em um Gol vermelho. Conforme o relato de testemunhas, dois deles desceram com pistolas em punho e perguntaram: "Cadê o aleijado?"
A pessoa que os bandidos procuravam era Ronaldo Sousa Rio, 38, o ´Toni´, paraplégico por conta de um atentado a bala. Como não obtiveram resposta dos demais ocupantes da casa, atiraram na perna da doméstica Antônia Farias do Nascimento, e a golpearam com várias coronhadas.

Em seguida, mataram outro filho dela, Edson Juciê Farias do Nascimento, 20. O trio, liderado por um homem identificado apenas pelo apelido de ´Ném´, procurou por ´Toni´ em outros cômodos, até encontrá-lo na sala. Efetuaram vários disparos de pistolas calibres 380ACP e Ponto 40 (0.40) em ´Toni´ , que morreu na hora. Depois, fugiram em direção à Rua 66.

No segundo endereço, eliminaram Raimundo José de Lima,22. A vítima estava em sua bicicleta quando foi executada com tiros na cabeça. De acordo com a Polícia, ´Ném ´ e os comparsas cometeram os crimes para vingar a morte do irmão dele, que teria sido executado por ´Toni´. As outras duas vítimas também estavam sendo ameaçadas pelo bando de ´Ném ´.

Ex-servente de pedreiro é condenado a 10 anos de prisão por roubar celular

Um ex-servente de pedreiro foi condenado a 10 anos de prisão por roubar um celular com uso de arma. A decisão foi do juiz, Narciso Alvarenga, da 8ª Vara Criminal de Belo Horizonte (MG).

Segundo a denúncia do Ministério Público, o ex-servente de pedreiro Wanderson Roberto dos Santos Pereira, abordou um rapaz e o perguntou as horas. Logo depois, o acusado exigiu que o jovem lhe entregasse o telefone celular, mas a vítima reagiu e tentou escapar. Wanderson conseguiu segurar a vítima e desferiu vários socos nele, usando um "soco inglês". O rapaz foi atingido na cabeça e no braço.

Ainda segundo a denúncia do MP, depois de agredir o homem, Wanderson tentou fugir com o celular da vítima, mas foi abordado por policiais militares que o prenderam em flagrante.

Diante do juiz, o acusado negou seu envolvimento nos fatos, dizendo que apenas passava pelo local quando foi perseguido pela polícia. Porém, as quatro testemunhas ouvidas, dentre elas, a própria vítima, reconheceram e confirmaram que Wanderson era o autor do crime. Além dos depoimentos, o magistrado também considerou como prova o fato de o celular ter sido encontrado na posse do acusado no momento de sua prisão.
Narciso Alvarenga considerou que o acusado é "tendente à prática delitiva, tendo em vista a maneira como o crime foi cometido e a frieza durante o interrogatório". A condenação pelo roubo foi agravada pelo uso de arma e pela reincidência.

Vettel estraga festa de Alonso no fim e é pole pela nona vez na temporada

Cronômetro zerado. Fernando Alonso liderava a superpole desde sua primeira volta com boa vantagem sobre os rivais. Parecia que a festa seria da Ferrari, mas os dois carros da RBR, equipe que dominou a maioria dos treinos classificatórios na temporada 2010, conseguiram abrir suas voltas a dois segundos do fim do tempo. E não deu outra: com uma volta excepcional, Sebastian Vettel marcou 1m35s585, baixou quase dois décimos do espanhol da Ferrari, e cravou sua nona pole position do ano, de quebra a primeira do circuito de Yeongam, que recebe o primeiro GP da Coreia do Sul.

E Alonso sequer conseguiu a segunda posição. Webber roubou o lugar na primeira fila com uma volta menos de um décimo pior que a do companheiro de RBR, que ampliou seu domínio em treinos classificatórios, com 14 poles em 17 GPs. O espanhol da Ferrari foi relegado ao terceiro posto, o que pode acabar sendo bom para ele. Em uma pista muito empoeirada, ele vai sair pelo lado emborrachado, enquanto o líder do Mundial de Pilotos estará na sujeira. O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, conseguiu a quarta posição. A largada será às 4h (de Brasília) deste domingo, com transmissão ao vivo da Rede Globo.

Confira o grid de largada do GP da Coreia do Sul, em Yeongam:


1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m35s585
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m35s659
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m35s756
4 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m36s062
5 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m36s535
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m36s571
7 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m36s731
8 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m36s824
9 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m36s950
10 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m36s998

Eliminados na segunda parte do treino classificatório:

11 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m37s620
12 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m37s643
13 - Nick Heidfeld (ALE/Sauber-Ferrari) - 1m37s715
14 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m37s783
15 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m37s853
16 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m38s594

Eliminados na primeira parte do treino classificatório:

17 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m38s955
18 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1m40s521
19 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1m40s748
20 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m37s799 (punido em cinco posições)
21 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1m41s768
22 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - 1m42s325
23 - Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth) - 1m42s444
24 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 1m43s283

Mega-Sena sorteia R$ 23 milhões neste sábado

A Mega-Sena pode pagar, neste sábado (23), o prêmio de R$ 23 milhões para quem acertar as dezenas da faixa principal da loteria. O sorteio do concurso 1.225 acontece às 20h (horário de Brasília).

Apesar de ter havido ganhador no concurso 1.224, que pagou um prêmio de R$ 13 milhões para uma aposta de Carapicuíba (SP), a Caixa Econômica Federal afirma que já existia um grande valor acumulado para o concurso de final 5, por conta da arrecadação da extração 1.220, que pagou R$ 119 milhões a um apostador do Rio Grande do Sul.

As apostas para o sorteio deste sábado devem ser registradas até as 19h (horário de Brasília) no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Já em estados do Norte e Nordeste, onde não há horário de verão, o apostador deve se programar e registrar o seu volante até as 18h, no horário local. O custo da aposta mínima, com seis dezenas, é de R$ 2.

Com os R$ 23 milhões aplicados na poupança, segundo a Caixa, seria possível garantir uma renda mensal de aproximadamente R$ 133 mil.