segunda-feira, 28 de abril de 2014

Entrega da declaração do Imposto de Renda termina na quarta-feira

Os contribuintes que ainda não acertaram as contas com o Fisco precisam correr. Termina nesta quarta-feira, 30, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Segundo o balanço mais recente da Receita Federal, cerca de 16,2 milhões de contribuintes haviam entregado o documento até as 17h da última sexta-feira, 25, o que equivale a 60% dos 27 milhões de declarações esperadas neste ano.

A entrega vai até as 23h59 do dia 30. Se o contribuinte não entregar a declaração até o fim do prazo, será multado em R$ 165,74 ou 20% sobre o imposto devido, prevalecendo o maior valor.

O programa gerador está disponível na página da Receita Federal na internet desde 26 de fevereiro, mas a transmissão dos formulários começou em 6 de março, assim como a liberação do aplicativo que permite o preenchimento da declaração em tablets e smartphones.

Eleitor tem até o dia 7 de maio para tirar título, informa TSE

O eleitor que pretende tirar o título pela primeira vez ou pedir a transferência do documento para outro estado tem até o dia 7 de maio para fazer os pedidos à Justiça Eleitoral. O prazo também vale para pessoas com deficiência solicitarem transferência para seções adaptadas. O primeiro turno das eleições será no dia 5 de outubro.

Para resolver as pendências, basta procurar o cartório eleitoral mais próximo. Para quem vai tirar o título pela primeira vez, é preciso levar documento oficial com foto, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar, no caso dos homens, maiores de 18 anos.

Para transferir o domicílio eleitoral para outra cidade, o eleitor deve apresentar um documento oficial de identificação com foto, o título de eleitor e um comprovante de residência. Algumas regras também devem ser observadas, como não ter pendências com a Justiça Eleitoral, morar no endereço atual há mais de três meses, ter tirado o primeiro título ou ter feito a última transferência do documento há pelo menos um ano.

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também é possível fazer o pré-atendimento, até o dia 2 de maio, antes de procurar os cartórios. O eleitor pode acessar a página Título Net, do TSE, ferramenta disponível para agilizar atendimento final, feito nos cartórios eleitorais. Após preencher os campos de identificação, o usuário deve comparecer ao cartório com a documentação exigida para concluir o atendimento e receber o documento.

Cid trata Eunício como se não houvesse perspectiva de rompimento

A tradicional festa de Jesus, Maria e José, realizada neste sábado (26) em Tauá, na região dos Inhamuns, reuniu os principais personagens das eleições deste ano no Ceará.

Entre os destaques o encontro do governador Cid Gomes e o senador Eunício Oliveira. Ao lado do vice-governador Domingos Filho (Pros), do vice-prefeito Gaudêncio Lucena (PMDB), deputados federais e estaduais, e lideranças políticas, Cid tratou Eunício como se não houvesse perspectiva de rompimento da aliança.

Ao ser questionado sobre o encontro com o Eunício no Palácio da Abolição, Cid disse à imprensa que acompanhava o evento que Eunício não lhe deu prazo para definição, mas informou ao senador que não poderia firmar nenhum compromisso, pois teria que consultar o partido para qualquer decisão.

Lula é hospitalizado em São Paulo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi hospitalizado na noite deste sábado (26), em São Paulo, após sofrer uma forte crise de labirintite.

A informação foi divulgada na página oficial de Lula no Facebook na tarde de domingo (27). 

"O paciente realizou exames que apresentaram resultados dentro da normalidade e foi liberado para a realização de suas atividades normais. As equipes médicas que o acompanharam são coordenadas pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho e Milberto Scaff", afirma a nota.

Lula já está em casa, na cidade de São Bernardo do Campo (SP). 

O perfil do presidente também divulgou uma entrevista dada por ele à RTP, de Portugal, que foi transmitida por televisão e rádio. 

Quando perguntado sobre o julgamento do mensalão, Lula disse que o processo teve "80% de decisão política e 20% de decisão jurídica". Sobre as dúvidas de sua possível candidatura ao Governo Federal nas próximas eleições, ele garantiu: "vou ser cabo eleitoral da Dilma, vou pra rua fazer campanha pra Dilma".

Tornados deixam mortos nos EUA


Uma série de tornados atingiu Arkansas e Oklahoma, nos Estados Unidos, na noite deste domingo (27), deixando um rastro de destruição e mortos, informam as agências internacionais de notícias.

Segundo os serviços de emergência dos dois estados, pelo menos 17 mortes já foram confirmadas.

O Departamento de Gestão de Emergências do Arkansas informou que 15 pessoas morreram em consequência dos tornados, enquanto um funcionário da Agência de Gestão de Emergências de Oklahoma anunciou a morte de duas pessoas no estado.

Equipes de emergência trabalhavam nos escombros de algumas cidades afetadas em busca de sobreviventes. A previsão meteorológica adverte para a formação de novos tornados.

O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês) advertiu sobre uma grave ameaça climática, com alto risco de tormentas elétricas severas e tornados para a madrugada desta segunda-feira (28) no Arkansas. Um tornado ainda pode chegar ao sul do estado de Missouri.