segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Inscrições para o Sisu estão abertas a partir desta segunda-feira


Os estudantes que querem concorrer a uma vaga de ensino superior em instituições públicas podem se inscrever a partir desta segunda-feira, 6, no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet e irão até o dia 10. Podem se inscrever no Sisu quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e não tirou nota zero na redação.

Clique aqui para fazer sua inscrição.

O estudante vai precisar do número de inscrição e da senha no Enem. Quem estiver sem esses dois números pode recuperá-los no site do exame. O estudante concorre às vagas disponíveis no Sisu com as notas no Enem, mas não é preciso tê-las em mãos no momento da inscrição. Quando o candidato insere no site o número de inscrição e a senha, o Sisu recupera, automaticamente, as notas obtidas no exame.

Ao se inscrever no Sisu, o participante pode escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência. É possível mudar essas opções durante todo o período de inscrição. 

O candidato também precisa definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas à lei federal de cotas ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições. Pela lei federal de cotas, as instituições devem reservar pelo menos 25% das vagas do Sisu para alunos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.

Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com essa informação.

Uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. A nota de corte é a menor para ficar entre os potencialmente selecionados. Ela é apenas uma referência para auxiliar o candidato a monitorar sua inscrição e não é garantia de seleção para a vaga ofertada.


Clique aqui para ver as opções de curso.


Durante o período de inscrição, o candidato pode consultar a classificação parcial na opção de curso escolhido em seu boletim na página do Sisu. Essa classificação é apenas uma referência e pode ser vista pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições.

Ao final do período de inscrição, será divulgada a lista de selecionados e o boletim de acompanhamento irá trazer a classificação e o resultado final. O candidato que não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso nas chamadas regulares e aquele selecionado na segunda opção poderá aderir posteriormente à lista de espera. 

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 de janeiro e o da segunda, no dia 27. Para mais informações, acesse o site do Sisu

Oito pessoas são mortas no interior do Ceará durante o fim de semana


O Comando de Policiamento do Interior (CPI) registrou, durante todo o fim de semana, oito homicídios no interior do Ceará. Desses, cinco foram registrados apenas no domingo, 5, nos municípios de Russas, Tianguá, Sobral e Iguatu. Além disso, um cadáver foi encontrado em Iguatu neste domingo.

O corpo de homem carbonizado foi encontrado por volta das 10 horas da manhã no município de Iguatu. Outros dois dos crimes de domingo foram registrados em Russas. Em Tianguá, 335,8 km de Fortaleza, um jovem de 23 anos morreu a bala enquanto caminhava pela cidadem por volta das 19h20min.

Ricardo da Conceição Rodrigues foi surpreendido por dois homens armados, com capacetes, que efetuaram disparos contra ele. Os criminoso fugiram em uma moto preta e Ricardo morreu no local. 

Tiroteio em Sobral



O último homicídio registrado no domingo, 5, ocorreu em Sobral, 250,3 km de Fortaleza, por volta das 23 horas. A Polícia foi acionada para atender um tiroteio na cidade e quando chegou ao local constatou dois homens baleados, identificados como Antônio Jaime Lopes, 24 anos, e José Dilson Lopes, 24 anos. Segundo informações de testemunhas, homens armados efetuaram os disparos contra as vítimas fugiram em uma moto preta. 

José Dilson morreu no local e Antônio encontra-se internado no hospital de Sobral. No local do crime, foram encontradas 11 cápsulas de arma calibre 380 e uma moto Honda Fan, que apresentava queixa de roubo. O crime está sendo investigado pela Polícia, que aguarda mais informações com Antônio Jaime.

Morre aos 66 anos cantor Nelson Ned


O cantor Nelson Ned morreu na manhã de ontem, aos 66 anos, devido a complicações de um quadro de pneumonia que o levou a ser internado no Hospital Regional de Cotia no sábado. Seu corpo foi cremado na noite de ontem no Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.
No sábado, ele havia dado entrada na instituição com um quadro de infecção respiratória aguda, pneumonia e problemas na bexiga.

Nelson Ned d´Ávila Pinto nasceu em Ubá, em Minas Gerais, em 2 de março de 1947.

Nos anos 60, iniciou a carreira como cantor romântico e gravou discos que repercutiram, inclusive, na América Latina, uma vez que cantava também em espanhol. Sua primeira gravação foi em 1960, pela Polydor, com a música “Eu Sonhei que Tu Estavas tão Linda”, de Lamartine Babo e Francisco Matoso.

Seu maior sucesso é a canção “Tudo Passará”, de 1969. Essa música teve mais de 40 regravações. Entre seus hits, estão também “Tamanho não é Documento”, “Não Tenho Culpa de Ser Triste”, “Caprichoso”, “Será, Será” e “Se eu Pudesse Conversar com Deus”.

Durante a década de 1970, foi rotulado como fazendo parte de um lado “brega” da MPB, ao lado de nomes como Reginaldo Rossi, Odair José, Moacyr Franco, Waldick Soriano e Agnaldo Timóteo. Segundo o cantor, ele só não foi parte da Jovem Guarda porque era “anão e feio”.

Em 1996, Ned lançou a biografia “O Pequeno Gigante da Canção”, referência à sua condição de anão. Ele mede 1,12 m de altura. O apelido foi dado ele pelo ator Paulo Gracindo.

O artista sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 2003 Como consequência da doença, perdeu a visão de um olho e precisou se locomover com a ajuda de uma cadeira de rodas, além de enfrentar diabetes, hipertensão arterial e foi diagnosticado também com Mal de Alzheimer em fase inicial.
Na década de 1990, tornou-se evangélico e passou a catar músicas gospel.


Com 45 milhões de cópias de discos vendidos em todo o mundo, Ned foi o primeiro latino-americano a vender 1 milhão de discos no mercado dos EUA.