quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Homem é preso acusado de agredir companheira e ameaçar policiais em Iguatu

O pintor Orlando de Goes Nogueira, de 29 anos, foi preso nesta terça-feira, dia 02, acusado de agredir sua companheira na residência onde moram, situada no bairro João Paulo II, em Iguatu.

Tão logo a polícia deu voz de prisão ao acusado, Orlando tentou agredir os militares com um martelo, posteriormente com uma faca. O suspeito ainda tentou fugir, mas fora capturado alguns metros a frente.

Orlando de Goes foi levado à Delegacia Regional de Polícia Civil da cidade onde foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO por ameaça, desacato e resistência. Sua companheira não quis prestar queixa.

Em São Paulo, Marina tem 39%, Dilma, 23%, e Aécio, 17%, aponta pesquisa Ibope

Marina Silva (PSB) cresceu 4 pontos em uma semana e chegou a 39% das intenções de voto no Estado de São Paulo, aumentando sua vantagem sobre Dilma Rousseff (PT), que permanece com 23% entre os paulistas. É o que mostra nova pesquisa Ibope feita entre sábado e segunda-feira, para o Estado e a Rede Globo, sobre as disputas pelos governo estadual e presidencial em São Paulo.

O crescimento de Marina no eleitorado paulista se deu pelo menos em parte às custas de Aécio Neves (PSDB). O tucano foi de 19% para 17%. Outros dois pontos vieram dos eleitores que pretendem anular ou votar em branco (foram de 9% para 7%). Há também 10% de eleitores indecisos, e 4% se dividem entre os nanicos.

A pesquisa Ibope foi feita entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, em 87 municípios do Estado de São Paulo. Foram feitas 1.806 entrevistas face a face. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Resultados permitem algumas reflexões

Os resultados não devem estar distantes dos números a serem divulgados amanhã pelo Datafolha. A sinalização desses resultados permite algumas reflexões:

1 - as bancadas do PT e do PMDB serão muito reduzidas nas próximas eleições.
2 - o resultado das pesquisas, que poderão sair nas próximas 24 horas, pode provocar um novo acidente na campanha presidencial. O candidato Aécio Neves, preocupado com a situação econômica do país, fazendo com que a eleição se arraste por mais 60 dias, poderia precipitar o resultado em um turno só.

No Rio, Ibope aponta Marina, com 38%, Dilma, com 32%, e Aécio, com 11%

No Rio, a pesquisa pesquisa Ibope apontou que, entre os eleitores do estado, Marina Silva (PSB) tem 38% das intenções de voto, Dilma Rousseff (PT), 32%, e Aécio Neves (PSDB), 11%, na corrida para a Presidência da República.

No levantamento anterior, realizado em agosto, a candidata do PSB aparecia com 30%, atrás da presidente e candidata à reeleição pelo PT, que tinha 38%. Aécio manteve os 11%.

Pastor Everaldo (PSC) tem 2%. Brancos e nulos somam 10%, e outros 6% não sabem ou não responderam. Os candidatos Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), Levy Fidélix (PRTB), Luciana Genro (PSOL), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO), e Zé Maria (PSTU) somam, juntos, 1%.

Em Quixadá casal é morto por engano dentro de casa


Uma dona de casa e um carpinteiro foram mortos a tiros dentro da própria casa na tarde de ontem no município de Quixadá, no Sertão Central. De acordo com a Polícia, os autores dos disparos chegaram ao local em uma motocicleta. O alvo seria o filho de uma das vítimas e a mulher dele, que faziam uma visita aos familiares, quando foram surpreendidos pelos atiradores. Um adolescente foi apreendido.

O crime aconteceu na rua José Gabriel, no Bairro Renascer. Madalena Rodrigues da Costa, 36 anos, e o companheiro dela, Edwilson da Silva Sousa, 30, foram atingidos com um disparo de calibre 380 no tórax e morreram no local do crime.

Segundo informações da Polícia Civil de Quixadá, no momento em que o filho de Madalena e a companheira iam embora, foram surpreendidos pelos atiradores. Madalena e Edwilson também se refugiaram junto com o casal, dentro de casa. Mesmo com as portas fechadas, os bandidos resolveram atirar e atingiram as vítimas.

Madalena e Edwilson foram baleados e morreram. O filho de Madalena e a companheira saíram ilesos. Na casa havia também uma criança de dois anos que dormia no momento em que o crime acontecia.

Suspeitos

O casal sobrevivente foi levado à Delegacia onde afirmaram que o crime havia sido motivado por vingança. Os dois são apontados como suspeitos de um homicídio no mês de maio. Ao delegado Alexandre Ferraz, o casal disse que as vítimas os abraçaram para protegê-los dos disparos.

À noite, uma patrulha do Comando Tático Rural (Cotar) apreendeu um adolescente de 16 anos, apontado como um dos envolvidos no crime. Com ele, os policiais encontraram um revólver calibre 38. O jovem confessou ter participado da ação. Outros dois homens foram identificados e ainda são procurados.

Entre milagres e prioridades, Fla e Coritiba decidem vaga no Maracanã


Em um confronto eliminatório de dois jogos, o primeiro encontro invariavelmente determina o que será realizado no segundo. E foi isso que aconteceu no jogo de ida entre Flamengo e Coritiba pelas oitavas de final da Copa do Brasil. A vitória do Coxa por 3 a 0, semana passada, no Couto Pereira, indicou o caminho a ser seguido pelos clubes na revanche nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Maracanã. 

Para o Rubro-Negro, a missão se tornou extremamente complicada. Depois de derrotar o Vitória, domingo, em Salvador, e com o jogo contra o Grêmio, sábado, no Maracanã, o técnico Vanderlei Luxemburgo vem estudando a melhor forma de não desgastar os seus jogadores nessa sequência alternada entre Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Por isso, deve escalar um time misto, como aconteceu em Curitiba.

No ano passado, o próprio Flamengo passou por situação semelhante na Copa do Brasil, quando acabou conquistando o título, chegando a poupar jogadores em clássicos no Brasileiro. Em 2014, o clube carioca inverteu sua prioridade, pois chegou a ocupar a lanterna da principal competição nacional.

Vasco perde para ABC-RN e é eliminado da Copa do Brasil

Após empatar por 1 a 1 com o ABC na última terça-feira (26), em São Januário, o Vasco perdeu para o time potiguar por 2 a 1 nesta terça (2), na Arena das Dunas, e foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Os gols da partida foram marcados por Madson e Marlon, para o ABC, e Maxi Rodríguez, para o time carioca. Nas quartas de final, o ABC enfrenta o vencedor do confronto entre Cruzeiro e Santa Rita.

Polícia de Acopiara prende o principal acusado da morte do agricultor Dedé


A Polícia Civil de Acopiara através dos inspetores Lindemberg e Joel, efetuaram no início da noite de ontem (2) a prisão de Antonio Rogério Pedrosa de Mendonça, vulgo "Doca", suspeito de assassinar com um disparo de arma de fogo o agricultor Francisco José Feitosa de Matos, 46 anos, conhecido popularmente como "Dedé".

O crime ocorreu em abril desse ano no Distrito de São Paulinho em Acopiara. Dedé ainda foi socorrido ao Hospital, mas veio a óbito um dia depois. 

A prisão de Doca foi determinada pela Juiza Dr. Isabela Mendonça Alexandre de Freitas, respondendo pela 1º Vara da Comarca de Acopiara. O suspeito foi preso no Sitio Vicente município de Mombaça, localidade que fica na divisa com o município de Catarina.

A REAÇÃO COMEÇOU: Camilo Santana sobe 12 pontos e vantagem de Eunício cai de 28 para 10 pontos


A primeira pesquisa O POVO/Datafolha realizada após o início do horário eleitoral gratuito revela que o candidato Camilo Santana (PT) subiu 12 pontos percentuais na disputa pelo governo do estado e, hoje, tem 31% das intenções de voto. Apesar disso, Eunício Oliveira (PMDB), mantém-se na liderança, com 41% – seis pontos a menos do que o registrado na primeira pesquisa, divulgada em 14 de agosto.

O resultado mostra que, em três semanas, a vantagem de Eunício sobre Camilo caiu de 28 para 10 pontos. O desempenho da candidata do PSB, Eliane Novais, teve variação negativa, passando de 7% para 4% das intenções de votos. Ailton Lopes (Psol) também oscilou para baixo, saindo de 4% para 2%. Juntos, os adversários de Eunício somam 37%. Isso significa que, no limite da margem de erro da pesquisa – que é de três pontos, para mais ou para menos – abre-se a possibilidade de haver segundo turno no Ceará.

De acordo com a lei eleitoral, para vencer no primeiro turno o candidato precisa ter mais votos que a soma de todos os seus adversários. Pela margem de erro, se a eleição fosse hoje, Eunício teria entre 38% e 44%, enquanto seus concorrentes teriam entre 34% e 40%. 

Assim, a chance de a briga pelo governo se estender por duas etapas já não pode ser descartada.

Os dados correspondem à pesquisa estimulada (quando é apresentada ao eleitor uma lista com os nomes dos candidatos), na qual outros 8% dos entrevistados disseram votar em branco ou nulo e 15% revelaram não saber em quem irão votar.

Já na pesquisa espontânea, na qual o eleitor diz em quem pretende votar sem ver a lista com os nomes, Eunício marca 19% e Camilo aparece com 18%. O governador Cid Gomes (Pros), que não disputa a eleição, aparece com 2%. Ainda na espontânea, Eliane marca 1%; Ailton Lopes não pontua. Esse é o número que mostra o voto mais consolidado.

O peso do horário eleitoral 

O Datafolha retratou as intenções do eleitor após duas semanas de propaganda eleitoral na televisão e no rádio, iniciada em 19 de agosto. A comparação com a sondagem anterior mostra que o “palanque eletrônico” ajudou o eleitor a se decidir. 

Na pesquisa espontânea, o percentual de entrevistados que disseram não saber em quem vão votar caiu de 61% para 48%. A pesquisa O POVO/Datafolha foi realizada em parceria com a Folha de S. Paulo. 

O Datafolha ouviu 1.042 pessoas, em 41 municípios cearenses, entre os dias 1º e 2 de setembro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-00021/2014 e BR-00517/2014.

O POVO