terça-feira, 16 de setembro de 2014

Prefeito se irrita e Eunício administra crise em Crato

O candidato da Coligação Ceará de Todos ao Governo do Estado, Eunício Oliveira (PMDB), dedicou, nas últimas 24 horas, telefonemas para contornar um princípio de rebelião do prefeito do Crato, Ronaldo Matos, que se recusou a participar de uma caminhada, no centro da cidade, nessa segunda-feira (15), ao se sentir preterido em relação ao adversário e ex-prefeito Samuel Araripe (PP), durante a mobilização de militantes em apoio a Eunício e ao candidato do PSDB ao Senado, Tasso Jereissati.

Eunício não compareceu à caminhada, que seria aberta com partidários de Samuel Araripe saindo da Praça Siqueira Campos, e aliados de Ronaldo partindo da Praça da Sé. O evento estava programado com a presença de Tasso e Eunício, mas o peemedebista não compareceu, gerando desânimo entre os grupos que o apoiam.

A ideia inicial era para os dois grupos saírem simultaneamente das Praças Siqueira Campos e da Sé, criando um volume maior de campanha quando as duas alas se juntassem com os candidatos da Coligação Ceará de Todos. A queda de braço, porém, fez o ex-prefeito Samuel Araripe largar na frente, puxando o candidato do PSDB ao Senado, enquanto, na outra Praça – a da Sé, Ronaldo ficou aguardando sinalização do coordenador da campanha Gaudêncio Lucena.

Ao saber que o ex-prefeito Samuel Araripe estava sendo prestigiado, Ronaldo se irritou, deixou a bandeira de lado, expôs a insatisfação para aliados e não participou da caminhada com o ex-governador e tucano Tasso Jereissati. Com a crise, Eunício caiu em campo para contornar a insatisfação de Ronaldo.

Aluna da rede municipal de ensino em Acopiara vai representar o município em Olimpíada

E quem também tem motivos de sobra para comemorar é a aluna Maria Nádia, 7º ano "A" da escola João Moreira Barros, pertencente a rede municipal de ensino. 

Ela foi classificada para a etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, com o gênero: Memórias Literárias, com o texto - Meu Dia.

Adolescente é morto a tiros após ver o filho recém-nascido no Hospital São Lucas em Juazeiro do Norte-CE


Um homicídio foi registrado por volta das 15h30min desta terça-feira na Rua São Jorge perto do cruzamento com a Rua do Seminário (Bairro São Miguel) em Juazeiro do Norte. O adolescente José Pedro Cavalcante da Silva, de 16 anos, residia na Rua São Damião no bairro Santa Tereza, para onde seguia após ver o filho recém-nascido no Hospital e Maternidade São Lucas.

Ele pilotava uma motocicleta Honda Twister 250 e não percebeu que estava sendo perseguido por dois homens numa Honda Biz de cor escura. Nas imediações do Posto BT Petróleo, o garupeiro sacou um revólver e passou a efetuar os disparos quando se aproximaram do menor e sem qualquer discussão. Pedro foi alvejado com três tiros, sendo dois no peito esquerdo e caiu da moto.

Imediatamente, o assassino apanhou o veículo da vítima e fugiu do local a exemplo do seu comparsa. A polícia foi acionada e a primeira viatura a chegar foi da FTA Carro comandada pelo Sargento R. Alberto que comentou sobre a idéia inicial de um latrocínio sem descartar, também, a tese da execução sumária. O SAMU fica no outro quarteirão e uma ambulância foi lá, mas o garoto já tinha morrido se constituindo no terceiro homicídio do mês de setembro e o 111º do ano em Juazeiro.

Centro de Especialidades Médicas do Bairro Moreira está passando por ampla reforma


Atendendo pedido do vereador Lindomar Rodrigues, o prefeito Dr. Vilmar autorizou o trabalho de reforma do Centro de Especialidades Médicas do Bairro Moreira. 

As obras estão avançadas e os serviços devem ser concluídos em 90 dias. O prédio estava completamente destruído e o piso cedendo dificultando muito a vida dos pacientes.

A Prefeitura Municipal de Acopiara através da Secretaria da Saúde está investindo com recursos próprios nesta adequação de instalações a quantia de R$ 145.976,75.

Estudante é morto durante tentativa de assalto em Fortaleza


Um estudante foi morto durante uma tentativa de assalto na Barra do Ceará. O crime ocorreu na noite da última segunda-feira (15), na Avenida Roberto Kennedy.

A vítima, Antônio Alisson Batista, 20, saiu de casa para a escola, mas foi abordado por um homem de bicicleta, de acordo com testemunhas.

O irmão de Alisson disse à reportagem que o jovem trabalhava como mecânico e estudava à noite em um colégio na Barra do Ceará. Ele sempre reclamava de assaltos frequentes na área e já havia sofrido outras abordagens no trajeto até a escola.

Alisson levou um tiro no tórax e ainda foi socorrido por populares a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ele foi encaminhado ao Instituto Doutor José Frota (IJF), Centro, mas não resistiu aos ferimentos.

Ainda de acordo com familiares, o velório do estudante ocorre ainda nesta terça-feira (16) e os parentes aguardam a chegada do corpo na igreja localizada na Rua Larga, Barra do Ceará.

Programa Integração AABB Comunidade de Acopiara é destaque no site nacional do programa


A publicação foi marcada pela realização do tradicional arraia da Integração, onde a sociedade em geral participou de forma direta e indireta do evento. 

Educandos e educadores fizeram a noite mais brilhante do sertão, a integração entre os participantes demonstrou prazer e alegria de uma das tradicionais festas nordestinas. Aguardamos o próximo ano, para que possamos novamente animar e resgatar a cultura de nosso povo.

Programa Integração AABB Comunidade - Acopiara-CE.

Caminhoneiro é preso fumando maconha enquanto dirigia no Ceará

O motorista de um caminhão, com placas da Paraíba, foi preso, na noite de segunda-feira (15), em Milagres, a 475 Km de Fortaleza. Ele foir flagrado consumindo maconha enquanto conduzia o veículo.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF-CE), além da maconha, foram encontrados comprimidos do medicamento forte com o motorista.

Segundo a PRF-CE, a ação aconteceu por volta das 19h15, no km 478 da BR-116. Policiais rodoviários federais realizavam fiscalização de rotina quando o condutor, 45 anos, realizou uma manobra perigosa com o caminhão colocando em risco a vida de um dos policiais que estava no local.

Prisão

Conforme a polícia, o veículo foi interceptado, e durante a abordagem foi identificado que o caminhoneiro estava consumindo um cigarro de maconha. Além disso, ainda foram encontrados 15 comprimidos do medicamento forte ao lado do motorista dentro do veículo. Segundo relato dos policiais, o condutor apresentava alterações psíquicas.

O condutor foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Juazeiro do Norte. Ele foi enquadrado no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e no artigo 28 da Lei 11343/06.

Ex-prefeito de Acopiara , na torcida contra o pagamento do Garantia Safra

Agricultores de Acopiara, estão se mobilizando para dizer não a qualquer candidato que seja apoiado pelo ex-prefeito de Acopiara.

O motivo seria a má fé do ex-prefeito de Acopiara, em desejar que os agricultores não recebessem o seguro Garantia Safra.

A direção do blog foi procurada por muitos agricultores, que apreensivos procuraram saber informação sobre o pagamento desse seguro. Em contato com o prefeito de Acopiara, Dr. Vilmar, ele nos informou que o Garantia Safra, vai ser pago sim a todos aqueles agricultores que estão aptos a receber o benefício.

Parece que não deu certo a torcida negativa do ex-prefeito, em não querer que esse benefício fosse pago a quem tanto precisa. 

Iguatuense mata bandido e deixa outro ferido, após sequestrarem sua família


Poucas pessoas sabem desta, mas no último dia 10 de setembro, aconteceu uma tentativa de sequestro a uma família iguatuense no Rio de Janeiro, que terminou com um suspeito morto e outro preso após troca de tiros com policiais militares.De acordo com o Batalhão de Operações em Vias Especiais (BPVE), a família escapou ilesa.

Após sermos procurados por dezenas de internautas conseguimos a informação que confirma a notícia, todas as vítimas envolvidas são de Iguatu, o pai “herói” é um empresário que mora há vários anos no Rio de Janeiro.

Wanderveld Sudário da Silva, 50, que foi rendido com a mulher Tereza Cristina Sudário da Silva Guedes, 44 e a filha Bruna Guedes Sudário, 22, na entrada da empresa deles, as vítimas foram colocadas no banco traseiro do carro da família.

Ao ver uma patrulha do Batalhão de Polícia em Vias Especiais (BPVE), na Avenida Brasil, na Fazenda Botafogo, o empresário, em um ato de desespero, jogou a mulher e a filha para fora do carro e se atracou com os bandidos. A arma disparou acidentalmente e Anderson, que dirigia o veículo foi atingido. Ele ainda tentou fugir correndo, mas morreu poucos metros depois. Também ferido, Alisson foi alcançado e levado para o Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, onde está internado sob custódia. Um revólver calibre 38 foi apreendido.

Antes do confronto, os criminosos rodaram com eles por várias favelas do Complexo do Alemão, Favela da Galinha, depois seguiram pela Linha Amarela e acessaram a Avenida Brasil, onde faziam várias ameaças às vítimas, inclusive de violentar sexualmente a filha do casal.

“Apontaram a arma para nossas cabeças e diziam que iriam mexer com a ‘princesinha do papai’. Ameaçaram me violentar e queriam levar todos para um cativeiro. Foram momentos de terror e de pânico”, disse ainda assustada a filha do casal, Bruna Guedes.

De acordo com o delegado da DH, André Leiras, os bandidos estavam nervosos e inseguros no momento em que mantinham a família refém. Segundo ele, Alisson será indiciado por roubo majorado tentado pelo emprego de arma de fogo, concurso de agentes e restrição de liberdade da vítima.

Veja o vídeo do SBT sobre a ação:

Médica se recusa a atender policial armado em Mulungu


Uma médica que trabalha no hospital de Mulungu no Maciço de Baturité, se recusou a aplicar uma injeção em um soldado da Polícia Militar por ele estar portando uma arma de fogo. O fato ocorreu nesta segunda-feira (15/09), dentro de um hospital público, e virou assunto nas redes sociais com protestos e comentários acerca da polêmica sobre o uso da arma de fogo em locais públicos e particulares.

O soldado foi até o hospital para tomar uma injeção, mas a médica informou que só iria atendê-lo se deixasse a arma em outro local. O motivo seria o constrangimento causado pela presença de uma pessoa armada dentro do consultório. O comandante da área foi até o local e pediu explicações acerca do caso.

A médica divulgou o seguinte depoimento nas redes sociais; “Meu direito de me recusar a atender um paciente em uma situação que me deixe desconfortável. Armas versus o direito e o dever de portar a arma dele em serviço. Pedi ao policial para deixar a arma com algum colega e pelo semblante não gostou, mas voltou sem a arma. Daqui a pouco entra o comandante que me interroga sobre o motivo e respondi que me deixava extremamente desconfortável, daí só entendia que dois homens grandes na minha frente e um deles interrogando o motivo do meu desconforto e tentando me convencer que estão a serviço da gente e da população. Eu sei, mas não muda o fato que eu fico nervosa e o coração vai a mil. Depois do interrogatório e discurso atendi o policial sem a arma”, publicou no Facebook.

A médica não pretende mais comentar sobre o caso, pois não se trata de um problema referente ao porte de arma, mas referente a uma questão pessoal de ficar desconfortável com a arma de fogo dentro de um ambulatório pequeno.

Segundo informações do Relações Públicas da Polícia Militar do Estado do Ceará, tenente-coronel, Fernando Albano, o comando da PM poderá se pronunciar sobre o caso nesta terça-feira (16).

O sindicato informou que a médica tem o direito de não atender um policial armado, não sendo um caso de urgência. E também relatou que os profissionais da saúde se sentem inseguros, pois existem casos de pacientes que entram armados e tentam pressionar os médicos por se sentirem prejudicados em relação ao atendimento da unidade hospitalar ou por não obterem atestado médico.

Falta de motivação deixa campanha de candidato a deputado invisível em Acopiara


Na tentativa de movimentar a fraca e desmotivada campanha do candidato a Deputado Estadual, Ricardo Almeida, os assessores da campanha mandaram algumas pessoas para as ruas de Acopiara, mais o que se pôde observar foi o total descrédito por parte do povo acopiarense, inclusive essa tentativa de fazer esse movimento virou até motivo de chacota na terra do lavrador.


Pelo visto a coisa vai de mal a pior para as bandas de lá, já que a campanha do candidato Dr. Sarto, apoiado pelo prefeito Dr. Vilmar só cresce.

É nisso que dá, quem já teve a oportunidade de fazer e não fez, o povo despreza.

Bonner é apontado como o pivô da queda de Patricia Poeta no JN


A versão oficial da Globo de que já estava previsto que Patricia Poeta ficaria apenas três anos como apresentadora do Jornal Nacional não foi digerida nos bastidores da própria emissora. Para jornalistas da Globo, Patrícia não saiu do JN; ela caiu. E todos os dedos apontam para William Bonner como o principal articulador da queda de Poeta, que, especula-se na emissora, deverá comandar um programa vespertino de variedades em 2015.

Nos bastidores da Globo, é notório que Bonner nunca digeriu o fato de ter que aceitar Poeta como colega de bancada, em 2011, no lugar de Fátima Bernardes. Poeta, segundo essa versão dos fatos, não foi uma escolha de Bonner.

Na Globo, há quem enxergue um processo de fritura de Patricia Poeta, que fez Bonner mero coadjuvante durante a Copa do Mundo. Coincidentemente, sua saída do JN foi anunciada nove dias depois de vazar a notícia de que ela está comprando um apartamento de R$ 23 milhões em Ipanema, bairro nobre do Rio.

O problema não é o valor do imóvel. Mas o vendedor: George Sadala, nome que o noticiário político relaciona à CPI do bicheiro Carlinhos Cachoeira e a oposição ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, coloca na "Gangue dos Guardanapos".

Tasso Jereissati admite possível derrota de Aécio Neves

Líder nas pesquisas de intenções de voto para uma vaga no Senado pelo Ceará, o tucano Tasso Jereissati admite que o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, dificilmente reverterá o quadro e conseguirá chegar ao segundo turno da disputa. Em sua avaliação, contudo, caso Marina Silva (PSB) saia vitoriosa da disputa presidencial, PSDB e PMDB não permitirão que seus "melhores quadros" integrem o futuro governo.

"Esse é um erro grave que a Marina está fazendo. Ela não vai conseguir sair pinçando e destruindo os partidos. Porque se fizer isso, acaba com a estrutura partidária", afirmou, fazendo referência a seu partido e ao PMDB como siglas que poderiam apoiar projetos, no Legislativo, mas não integrar diretamente o governo do PSB. "A lógica que ela quer pode ser aplicada em cima de um projeto. Mas, fazendo uma misturada geral, tirando de um ou de outro, ela vai destruir o Parlamento. Isso é perigosíssimo e nós sabemos no que dá", afirmou Jereissati.

Em entrevista à Agência Estado, Tasso afirmou que a dificuldade de Aécio em firmar sua candidatura se deve ao "terremoto" no cenário eleitoral causado pela morte de Eduardo Campos (PSB), mas reconheceu que seu partido não consegue convencer o eleitorado de que pode promover as mudanças de que o país precisa. Ressalta, porém, que a eleição ainda está indefinida e que "tudo pode acontecer".

Comitê eleitoral de Camilo Santana, é assaltado em Iguatu

O comitê de campanha do candidato a governo do Estado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Camilo Santana, foi assaltado por dois homens armados que levaram R$ 3 mil, no final da tarde desta segunda-feira, dia 15, segundo a Polícia Militar.

De acordo com o chefe do comitê de Iguatu, o dinheiro seria destinado ao pagamento das pessoas que trabalham na campanha. Além da quantia em espécie, os criminosos levaram o celular do coordenador da campanha.

A polícia militar realizou diligencias no intuito de prender os acusados, mas até o fechamento desta matéria ninguém havia sido capturado ou preso. O comitê fica localizado na Avenida Perimetral, em Iguatu.

Dilma tem 36% e Marina, 27%, aponta Vox Populi

A presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) tem 36% das intenções de voto no primeiro turno, segundo pesquisa Vox Populi/Rede Record, divulgada na noite de ontem.

Marina Silva, do PSB, está na segunda colocação com 27%. Já o tucano Aécio Neves aparece com 15% das intenções de voto. Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (Psol) têm 1% cada. Votos em branco e nulos somam 8% e os indecisos chegam a 12%. Apesar da vantagem de Dilma no primeiro turno, o levantamento mostra que Marina está um ponto percentual acima da petista na simulação de segundo turno. Marina aparece com 42% e Dilma com 41%.

O resultado significa empate técnico entre as duas candidatas. Votos em brancos e nulos são 11% e os indecisos, 6%.

O levantamento fez também uma simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio.

Neste cenário, a petista aparece com 47% contra 36% do tucano. Nesse cenário, votos em branco e nulos chegam a 12%. Já os indecisos somam 5%.

A pesquisa ouviu 2 mil eleitores em 147 municípios do País, entre 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00632/2014.

Dois bandidos e um policial mortos em tentativa de assalto no Maranhão


Um tiroteio deixou um policial militar e dois suspeitos de assalto mortos no último domingo (14), na Feira da Liberdade, em São Luís – Maranhão - de acordo com informações da Polícia Militar. Morreu o soldado Clenildo Souza Gomes, integrante do Grupo Tático Móvel (GTM) do 1º Batalhão da PM, e os suspeitos identificados apenas como Caíque e "Acerola". 

Um terceiro suspeito, identificado como "Bruno Pretinho", está foragido. Segundo a PM, Clenildo estava de férias e fazia bico como segurança na feira. 

O soldado trabalhava em um açougue quando os dois homens chegaram para assaltar o local. Ao perceber a presença do policial, os suspeitos teriam começado a atirar contra ele, que foi atingido e, mesmo baleado, conseguiu revidar e matar dois. 

O suspeitos morreram no local. Segundo a polícia, eles faziam parte de uma facção criminosa de São Luís. O soldado chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu a caminho do Hospital Municipal de Urgência e Emergência Clementino Moura, o Socorrão II.

Candidata a deputada estadual Mirian Sobreira sofre nova derrota, agora, no TSE


Após ter a sua candidatura de deputada estadual barrada pelo TRE - Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Mirian Sobreira voltou a ter nova derrota, desta vez, junto ao TSE - Tribunal Superior Eleitoral. 

O mandado de segurança impetrado por ela foi negado impedindo-a de concorrer a uma vaga para a Assembleia Legislativa.

A decisão assinada pelo ministro Henrique Neves da Silva, é datada de 11 de setembro de 2014 e foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico.

Mirian Sobreira teve seu registro de candidatura impugnado a partir de uma ação movida pelo Ministério Público Eleitoral. 

Na época, o TRE entendeu que Mirian Sobreira infringiu a Lei quando recebeu de forma irregular a doação de 10% da renda da empresa Laboratório de Análises Clínicas Dr. Manoel Carlos de Gouveia Ltda. Vale salientar, que a Lei só permite a doação de 2% do valor da renda para pessoa jurídica.

Mirian Sobreira ainda vai tentar se manter na disputa através de um Habeas Corpus.

Tremor atinge a capital do Japão

Um terremoto de 5,6 graus de magnitude estremeceu o centro do Japão, inclusive Tóquio,  nesta terça-feira (16) sem que se tenha informado danos nem emitido um alerta de tsunami.

A Agência Meteorológica do Japão indicou que o terremoto aconteceu às 12h28 locais (0h28 de Brasília) com seu epicentro no sul da região de Ibaraki, cerca de 44 quilômetros ao nordeste de Tóquio. O hipocentro se situou a cerca de 50 quilômetros de profundidade, segundo a agência.

O terremoto alcançou uma intensidade de 5 inferior na escala japonesa fechada de 7 graus (centrada nas zonas afetadas mais que na intensidade do tremor) nas províncias de Ibaraki, Tochigi, Gunma e Saitama.

Segundo a televisão pública 'NHK', o terremoto não produziu nenhum dano, mas o serviço de trem-bala entre Tóquio e as cidades de Koriama e Odawara foi suspenso para revisar a segurança das vias.
Por outra parte, não se registrou nenhum tipo de anomalia nas usinas nucleares das províncias afetadas, inclusive a Fukushima Daichi.