quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Jovem de 21 anos é preso com crack, cocaína e uma arma


Ao tentar fugir da polícia em uma motocicleta o jovem Leandro Alexandre da Silva, de 21 anos, residente na Rua Formosa, 489 (Bairro Pio XII), terminou sendo preso. Quando notou a aproximação da viatura, ele abandonou a motocicleta e invadiu a residência de Maria das Dores Andrade Barbosa, de 50 anos, localizada na Rua Frei Ibiapina, 18 no mesmo bairro, buscando se esconder.

Na casa de Leandro, os PMs encontraram 50 gramas em pedras de crack e mais duas gramas de cocaína. Além disso, uma balança de precisão, uma arma bereta calibre 6.35 com oito cartuchos intactos, um cartucho calibre 38, cinco celulares, uma câmera digital, carregadores de celular e a moto Honda XR 250 Tornado de cor preta, ano 2006, e placa HXP-3055, inscrição do Ceará. Ele, a droga e os objetos foram levados para a 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil.

A polícia também prendeu um homem de 65 anos sob a acusação de estar molestando uma criança de apenas seis anos de idade. O fato aconteceu na Rua Padre Pedro Ribeiro, 1017 (Bairro Salesianos) e Acilon Dias do Nascimento foi detido por populares e entregue à polícia. Ele mora no Bairro limoeiro e estaria molestando a menor de iniciais J do N. N. quando foi levado para a Delegacia de Defesa da Mulher.

No mesmo horário a polícia apreendeu dois adolescentes, de 12 e a 14 anos, acusados de furto em um veículo. Foi na Rua José Andrade de Lavôr, em frente a Cagece (Bairro João Cabral). Segundo um jovem de 24 anos, residente no bairro Pirajá, a dupla, que mora no João Cabral, adentrou seu veículo Fiat Uno Mille de cor branca e levou um pendrive. Os dois foram surpreendidos pelo dono do carro que conseguiu dominá-los e entregá-los à polícia.

Descoberto planeta potencialmente habitável perto da Terra


Astrônomos americanos informaram nesta quarta-feira a descoberta de um planeta do tamanho da Terra e com condições de ser habitado em órbita de uma estrela próxima. O planeta, encontrado por astrônomos da Universidade Santa Cruz (UCSC), na Califórnia, e do instituto Carnegie de Washington, está localizado em uma "zona habitável" em órbita da estrela vermelha anã Gliese 581, o que significa que pode haver água em sua superfície.
A água líquida e a atmosfera são necessárias para que um planeta possa potencialmente ter vida, mesmo que não seja um lugar muito agradável para se viver, segundo os cientistas. Os pesquisadores determinaram que o planeta, batizado de Gliese 581g, tem uma massa de três a quatro vezes a da Terra e um período orbital de pouco menos de 37 dias.
Sua massa indica que provavelmente é um planeta rochoso com suficiente gravidade para possuir atmosfera, segundo Steven Vogt, professor de astronomia e astrofísica da UCSC e um dos chefes da equipe que descobriu o planeta.
Se Gliese 581g tiver uma composição rochosa parecida com a Terra, seu diâmetro seria de 1,2 a 1,4 vezes ao do nosso planeta. A gravidade na superfície seria igual ou um pouco maior à da Terra, o que significa que uma pessoa poderia andar a pé facilmente, segundo Vogt.
Gliese 581g foi descoberto por cientistas que trabalham no Lick-Carnegie Exoplanet Survey, que há 11 anos observam a estrela vermelha anã Gliese 581, localizada a apenas 20 anos-luz da Terra

Serra sinaliza mudanças na idade para aposentadoria se eleito

Diante de uma plateia de funcionários públicos, o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, afirmou nesta quarta-feira (29) que, se eleito, tem a intenção de promover uma reforma da Previdência, baseada na idade dos contribuintes. O tucano indicou também a necessidade de uma reforma tributária" em fatias, para não unir dez grupos diferentes contra o projeto".

"Eu, particularmente, toda a questão previdenciária eu quero refazer no Brasil de maneira realista, que funcione", disse o presidenciável. "Eu prefiro mexer muito mais na idade do que na remuneração. Essa é uma questão importante, mas há algo que temos de examinar com a abertura, para fazer uma coisa séria. Do contrário, nós ficamos com um pé em cada canoa nessa matéria".

Mais tarde, questionado por jornalistas, o ex-governador de São Paulo afirmou que seus comentários sobre o assunto foram "apenas ênfase", e que é favorável à aposentadoria integral para funcionários públicos. "[Mas] também não precisam se aposentar com 40 e poucos anos", afirmou. 

Atualmente, homens têm direito à aposentadoria integral se comprovarem 35 anos de contribuição previdenciária, contra 30 anos das mulheres. Para se aposentar por idade, homens e mulheres precisam ter, respectivamente, 65 e 60 anos - para os trabalhadores rurais são necessários 60 anos completos para homens e 55 para mulheres.

O tucano, segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto, não defendeu nenhuma idade específica para promover mudanças na Previdência se for eleito. "Tem que examinar as leis", disse ele, que se comprometeu a ter "diálogo com as entidades para formular mais eficiente". O encontro foi promovido pelo Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado).

Justiça rejeita denúncia contra Tiririca por suposto analfabetismo

A Justiça Eleitoral de São Paulo rejeitou a denúncia oferecida pelo Ministério Público Eleitoral contra o palhaço Tiririca (PR) por causa do suposto analfabetismo do candidato.

O juiz Aloísio Sérgio Rezende Silveira, se baseou no entendimento do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), durante o processo de registro de candidatura, de que não não havia qualquer causa de inelegibilidade, inclusive quanto à instrução mínima.

Na decisão, o juiz afirma que, "a legislação eleitoral, desde a Constituição Federal até os atos infralegais, não exige que os candidatos possuam mediano ou elevado grau de instrução, mas apenas que tenham noções rudimentares da linguagem pátria, tanto que é preceito do próprio Estado democrático de Direito a pluralidade / diversidade, buscando-se evitar, inclusive, a formação de um elitismo no corpo dos membros dos poderes legislativo e executivo."

O promotor Maurício Antonio Ribeiro Lopes, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, queria fazer um teste de escrita e leitura com o candidato.

Vesgo e Silvio, do 'Pânico na TV', se afastam após desentendimento


De acordo com a coluna Telinha, do jornal Extra, o desaparecimento da dupla Vesgo e Silvio no Pânico na TV, questionada por muitos fãs da atração, não é somente uma estratégia da produção.
Rodrigo Scarpa e Wellington Muniz, intérpretes dos personagens e que atuam há sete anos juntos, passaram a se desentender em várias ocasiões. Além disso, os artistas passaram a rejeitar os humoristas nas entradas dos eventos.

jovem não acha destinatário de droga e entrega mochila à PM


Um adolescente de 16 anos que transportava maconha na mochila entregou a droga à polícia quando não encontrou quem deveria receber a encomenda. Ele viajou de Foz do Iguaçu para Curitiba (PR), onde chegou na manhã desta quarta-feira. O jovem ligou para um número fornecido pela pessoa que seria a responsável por receber a droga. Quem atendeu a ligação disse que não tinha nada a ver com a história.
O jovem então resolveu procurar a Polícia Militar (PM) ainda na Rodoferroviária de Curitiba. Ele mostrou a mochila, na qual estavam 17 tabletes de maconha, sendo que cada um tinha cerca de 400 gramas. Os policiais militares até se assustaram com a atitude do adolescente de levar a droga até eles e informar o que havia acontecido.
O garoto foi encaminhado pelos policiais militares até a Delegacia do Adolescente, onde ele será ouvindo ainda hoje. A polícia agora quer saber quem enviou o adolescente para Curitiba com a droga.

Termina na quinta prazo para pedir segunda via do título de eleitor


Termina nesta quinta-feira (30) o prazo para requerer a segunda via do título eleitoral. A partir desta eleição, é obrigatório apresentar dois documentos para votar. Além do título, o eleitor deve portar documento oficial com foto.A exigência está prevista na lei 12.034/2009, conhecida como a minirreforma eleitoral. Antes da mudança, era possível votar ou somente com o título ou somente com o documento de identificação. O objetivo foi reduzir irregularidades como um eleitor votando no lugar de outro.Para obtenção da segunda via é preciso comparecer a qualquer cartório eleitoral munido de documento oficial com foto. Só pode obter a segunda via quem já era eleitor ou fez o pedido do título até 5 de maio, quando foi finalizado o cadastro eleitoral de 2010. Os documentos oficiais aceitos pela Justiça Eleitoral, tanto para retirar a segunda via do título como para votar, são: documento de identidade, identidade funcional, carteira profissional, carteira de motorista, certificado de reservista ou passaporte. A Justiça Eleitoral destaca que certidões de nascimento ou de casamento não são aceitas.
O prazo para retirar a segunda via já foi prorrogado - inicialmente era 23 de setembro - e a previsão é de que não haja nova prorrogação. Na maioria das situações, a reimpressão é feita na hora. Por lei, os cartórios têm até o sábado, dia 2, para entregar a segunda via para quem fez a requisição dentro do prazo.
No dia da eleição

Além da exigência de dois documentos para votar, a minirreforma também proíbe dentro da cabine de votação o uso de telefones celulares, máquinas fotográficas e filmadoras.

Polícia mata seis supostos assaltantes de banco em estrada na Bahia

Seis supostos assaltantes de bancos foram mortos na madrugada desta quarta-feira (29), na entrada de Feira de Santana (108 km de Salvador), durante uma ação realizada por policiais civis e militares. Somente este mês, em duas operações semelhantes, 11 suspeitos de integrar quadrilhas especializadas em assaltar agências bancárias e dos Correios principalmente em cidades do interior da Bahia foram mortos pela polícia.

De acordo com o capitão Márcio Mazza, por volta das 3h30 desta madrugada, policiais suspeitaram de três carros que estavam parados nas imediações de um parque localizado às margens da BR-324, estrada que liga Salvador a Feira de Santana, o segundo maior município da Bahia. Mazza disse os supostos assaltantes começaram a atirar quando os policiais se aproximaram para fazer a abordagem.

Houve troca de tiros e todas as seis pessoas que estavam nos veículos foram atingidas e levadas para o Hospital Clériston Andrade, mas morreram antes do atendimento médico. Segundo a polícia, dentro dos três carros foram encontrados coletes à prova de balas, um fuzil, uma metralhadora, revólveres e máscaras. A SSP (Secretaria da Segurança Pública) informou que as ações policiais no interior da Bahia foram intensificadas nos últimos meses para combater os assaltos a bancos, prédios públicos e agências dos Correios.

No começo deste mês, outros cinco supostos assaltantes de bancos foram mortos pela polícia em Simões Filho (região metropolitana de Salvador). Segundo a SSP, as vítimas eram investigadas havia três meses e pretendiam assaltar uma agência bancária no sul da Bahia quando foram surpreendidos em uma ação de rotina na BR-324.

Silvio Santos fala em deixar de apresentar programas este ano


O apresentador e empresário Silvio Santos, 79, confidenciou a um amigo, esta semana, que está cansado de gravar programas e que, se depender de sua vontade, pretende deixar o vídeo no final deste ano. A ideia de Silvio seria continuar no comando do SBT por mais algum tempo, mas abandonar os programas.

Pessoas próximas a ele ouvidas, no entanto, duvidam que ele cumpra a promessa (leia mais abaixo).

A esse amigo, Silvio disse que está disposto a aproveitar a vida sem ter obrigações de gravar, e que está um tanto cansado da disputa encarniçada por ibope entre emissoras. No ano passado, o SBT sofreu um grande ataque da Record a seu quadro de funcionários --o maior ataque que se tem notícia em 60 anos de TV. Entre outras perdas, Silvio viu partir sua principal "cria", Gugu Liberato.

Atualmente Silvio passa de dois a três dias por semana nos estúdios do Complexo Anhanguera gravando os quadros do "Programa Silvio Santos".

Funcionários do SBT ouvidos duvidam que ele dê cabo à promessa. Um dos motivos seria o fato de o ibope de seu programa dominical estar em alta. Silvio ainda briga semanalmente pelo 2º lugar em audiência. No último fim de semana, pior exemplo, marcou 11 pontos de média e 13 de pico.

No próximo dia 12 de dezembro o carioca Silvio completa 80 anos --quase 50 à frente de programas de TV. Nesse tempo ele já foi "dono" do domingo da Globo e teve 2 TV´s: a antiga TVS e a Record, em sociedade com Paulo Machado de Carvalho Filho, que morreu no último dia 14.

Por exigência da legislação, teve de abrir mão de uma delas. Assim, em dezembro de 1989, ele e Carvalho Filho venderam a Record para Edir Macedo, em um negócio que ainda é cercado de mistérios e "lendas".

Salitre-CE: Adolescente de 16 anos tenta matar pai e tio no Sítio Barreira

Uma dupla tentativa de homicídio foi registrada por volta das 15 horas desta terça-feira no Sítio Barreira, zona rural do município de Salitre, na região do Cariri. O adolescente de iniciais C. H da S., de 16 anos, foi apreendido pouco tempo após tentar matar a golpes de faca o seu próprio pai e um tio. Ao todo, foram sete facadas, sendo três no abdomem do seu pai, José Adalberto da Silva, de 44 anos, e as outras quatro no tórax e nas costas do tio, Jacó José da Silva, de 38 anos.

Quando notaram a confusão na casa de Jacó, populares avisaram a polícia dando que o garoto estava armado com uma faca. Imediatamente, os Cabos Bento e Souza e o Soldado Viana se deslocaram até lá em uma viatura. Quando chegaram, as vítimas já haviam sido socorridas para o hospital local e, posteriormente, até o Hospital São Francisco de Crato. A polícia aproveitou para diligenciar até apreender o rapaz autor das lesões corporais.

Segundo o Subtenente Henrique Teixeira, Comandante do Destacamento de Salitre, ainda não se sabe o motivo que levou o menor a tentar contra a vida do seu pai e o irmão dele. A única informação é que houve muita discussão e já vinha se arrastando por alguns momentos até a percepção do adolescente armado investindo contra seus parentes. Foi quando a polícia foi acionada, porém o rapaz já havia lesionado os dois.

São Paulo e outros quatro Estados liberam bebidas no dia da votação

O Estado de São Paulo não terá a chamada "lei seca" eleitoral --proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos-- no próximo dia 3. 

A Secretaria de Segurança prometeu, porém, reforçar o policiamento no dia do pleito. Em 2008, a medida também não vigorou. 

Outros quatro Estados (RJ, RS, SC e BA), também abandonaram a "lei seca". 

Já em nove unidades da federação ela vale: DF, MG, ES, CE, PE, RN, MS, AC e RR. 

No TO, em MT e em RO, a definição está a cargo de juízes eleitorais em cada município. 

Os outros Estados não informaram ou ainda não decidiram se terão a "lei seca".

Os horários de vigência da proibição variam em cada local. As portarias, em geral, não impedem que o eleitor beba em casa.

Homem mata o irmão ao flagrá-lo com sua esposa

Em Itapipoca, um homem matou o irmão, após o flagrar mantendo relação sexual com a esposa dele.

O agricultor Antônio Venâncio de Lima, de 33 anos, atingiu Henrique Vicente de Lima, de 50 anos, com golpes de foice. A vítima morreu na hora.

A mulher, Maria Elisângela Alves de Sousa, de 32 anos, foi ferida na cabeça, mas passa bem. O acusado fugiu após o crime.

Confira probabilidades de acertar a Mega-Sena de R$ 61 milhões

A Mega-Sena pode pagar, nesta quarta-feira (29), o prêmio acumulado de R$ 61 milhões para quem acertar as dezenas da faixa principal da loteria. O sorteio do concurso 1.218 acontece às 20h (horário de Brasília). A bolada é, segundo a Caixa Econômica Federal, a terceira maior do ano e a quarta maior da história da Mega-Sena, em concursos regulares.

Quem quer concorrer pode registrar apostas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer casa lotérica do país. O preço da aposta simples, com seis dezenas, é R$ 2. Para a aposta simples, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é, segundo a Caixa, de 1 em 50.063.860.

Se aplicado na poupança, o prêmio de R$ 61 milhões renderia cerca de R$ 360 mil por mês. O valor também é suficiente para financiar um projeto de chuva artificial por 5 mil horas em áreas de seca.

Mais um e-mail falso circulando em nome da Justiça Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta aos eleitores e, em especial, aos internautas, que mais um e-mail falso está sendo repassado em nome da Justiça Eleitoral. Desta vez, a mensagem seria de um juiz eleitoral, convocando mesários para trabalhar nas eleições do próximo domingo (3). A falsa mensagem traz link para acesso a um suposto edital de convocação que, na verdade, é um vírus que pode danificar o computador.

O TSE reitera que não envia e-mails aos eleitores, nem mesmo para comunicar pendências ou cancelamento de títulos. A Corte Eleitoral também não autoriza qualquer instituição a fazê-lo. A única exceção são e-mails em resposta a dúvidas encaminhadas ao TSE. Dessa forma, caso o eleitor receba e-mail em nome da Justiça Eleitoral, a mensagem deve ser apagada.

Esta já é a segunda mensagem falsa detectada pelo TSE desde o último final de semana. No sábado (25) e domingo (26) o tribunal alertou os eleitores sobre a mensagem falsa informando que o eleitor estaria com pendências junto à Justiça Eleitoral e que, por isso, seu título de eleitor poderia ser cancelado.

Bancários de 24 Estados e do DF entram em greve nesta quarta-feira

Os bancários de 24 Estados e do Distrito Federal decidiram entrar em greve a partir de hoje por tempo indeterminado. Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), os bancários rejeitaram a proposta de reajuste de 4,29% feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Veja aqui a lista de Estados e municípios que aderiram à paralisação.

Os bancários pleiteiam aumento de 11%, elevação na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), vale-refeição, vale-alimentação, auxílio-creche e pisos maiores, além de auxílio-educação. "Com os lucros de R$ 21,3 bilhões obtidos somente por cinco bancos no primeiro semestre deste ano, é possível o atendimento das demandas da categoria e garantir melhor qualidade de vida", afirmou em nota Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.

A Fenaban (Federação Nacional de Bancos) afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que espera uma contraproposta dos bancários e que já propôs reajuste “partindo” da reposição de 4,29% [inflação do período]. Os bancos afirmam que os trabalhadores do setor têm uma das maiores médias salariais do país, de R$ 4.111, jornada de trabalho reduzida, de seis horas diárias (30 horas semanais), com semana de cinco dias, enquanto a jornada legal para outras categorias é de 44 horas semanais.

Segundo o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, que aderiu à greve, existem 460 mil bancários no Brasil, sendo que 130 mil estão na base de SP.

Histórico e alternativas

Em 2009, os bancários iniciaram uma greve também no final de setembro. A paralisação durou 15 dias, mas a greve na Caixa Econômica Federal foi estendida e durou 28 dias no total.

A Fenaban indica como alternativas para pagar as contas e fazer operações o atendimento via caixas eletrônicos ou pela internet. Para pagar contas é possível recorrer também a correspondentes não bancários, como casas lotéricas, agências dos Correios e outros estabelecimentos comerciais credenciados

Menina é acusada de matar homem suspeito de pedofilia

Dois adolescentes, entre eles uma menina de 14 anos, estão sendo julgados, em Londres, pelo assassinato de um homem acusado de pedofilia.

Robert Daley, 45 anos, foi morto com cinco facadas no dia em que a promotoria decidiu não levar adiante as acusações de abuso sexual contra ele.

Depois de descobrir que Daley não seria julgado pelos crimes, uma de suas supostas vítimas - a menina de 14 anos -, e um rapaz da mesma idade teriam ido até o apartamento dele, em Stockwell, no sul de Londres. Daley foi encontrado morto pouco depois.

Tanto a jovem como o rapaz, ambos hoje com 15 anos, negam a acusação de assassinato. Eles não podem ser identificados por causa da idade.

Ciro troca insultos com Roberto Pessoa e debate quase termina em agressão

O debate entre os candidatos ao governo do Ceará na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo no estado, quase terminou em agressão física na madrugada desta quarta-feira (29).

Após o término do programa, o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), coordenador da campanha à reeleição de seu irmão, Cid Gomes (PSB), trocou xingamentos com Roberto Pessoa (PR), coordenador da campanha de Lúcio Alcântara (PR) ao governo e prefeito do município de Maracanaú.

O atrito se deu quando Cid foi questionado pela imprensa, logo após sair do estúdio, sobre o vídeo em que aparece com a família em viagem à Nova York. Na filmagem, divulgada semana passada, Cid aparece ao lado do irmão Ciro Gomes numa limusine e num jatinho em passeio pela cidade americana. O vídeo vem sendo amplamente explorado na televisão pela oposição, que aponta suposto uso de verba pública para custear o passeio.

"Sempre que viajei de férias, quem pagou minhas despesas fui eu. Sempre que viajei a trabalho, quem pagou foi, naturalmente, o Estado. Se o senhor tem alguma acusação, faça na justiça", afirmou o governador para Alcântara durante o debate. No confronto anterior, em debate promovido pela Folha e pela Rede TV!, a mesma pergunta foi motivo de pesadas acusações entre os adversários.

Enquanto Cid negava mais uma vez a acusação, assessores das duas candidaturas começaram a trocar xingamentos. Ciro chamou Roberto de "vagabundo" e "bandido" e foi acusado de "ladrão" e "mentiroso" pelo coordenador da campanha adversária. Houve empurra-empurra e assessores de ambas as candidaturas agiram para evitar um confronto físico.

Aos berros, assessores da campanha adversária perguntaram para Cid sobre o "aviãozinho" do passeio, em alusão à paródia de forró usada como trilha sonora de parte da filmagem. "Aviãozinho é a casa do caralho", xingou Ciro Gomes.

"Ouvi falar de uma baixaria enorme aqui fora", afirmou o candidato ao governo Marcelo Cals (PSDB), que estava no estúdio no momento da confusão. Lúcio Alcântara, que também não presenciou o embate, saiu em defesa do coordenador de sua campanha.

"Eu não conheço o teor da confusão, mas o coordenador da minha campanha é um homem sério, é uma pessoa correta, é um homem que tem uma vida pública no estado e não aceita desaforo", disse o ex-governador.

DATAFOLHA

Pesquisa Datafolha divulgada nesta semana mostrou uma queda de 6% nas intenções de voto de Cid Gomes (PSB), que continua com chances de vencer no primeiro turno. Cid, que tinha 58% na pesquisa dos dias 9 e 10 de setembro, aparece com 52% no levantamento realizado entre os dias 23 e 24 de setembro. Ao mesmo tempo, Lúcio Alcântara (PR) oscilou de 16% para 20% e Marcos Cals de 8% para 10%.

Marcelo Silva (PV) e Soraya Tupinambá (PSOL) têm 1%. O candidato Francisco Gonzaga (PSTU), que apresentava 1% na pesquisa anterior, não pontuou, assim como Maria Natividade (PCB). Indecisos somam 12%.