quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

ACOPIARA: Quem será o novo presidente da câmara?

A disputa pela presidência da câmara municipal de Acopiara, está cada vez mais intensa. Nos bastidores da política local o que mais se pergunta é quem será o novo presidente.

De um lado o vereador Wil Almeida, sobrinho do prefeito eleito, o mesmo afirma que não abre mão em hipótese alguma e que por ser sobrinho do prefeito eleito, merece a presidência.

Do outro lado, o vereador Jurdan Teixeira, busca apoio para conseguir a reeleição, mesmo sabendo que outros nomes fortes aparecem para concorrer ao cargo. 

Em torno dessas possíveis alternativas aparece o nome de Cicinho de Otaviano, que também almeja a patente, apesar de não ser parente do prefeito eleito. 

Enquanto isso, para população de Acopiara, só nos resta aguardar.

Chuvas atingem mais de 20 cidades do Ceará e reavivam esperanças

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, das 7h de ontem (13/12) até 7h desta quarta-feira (14/12), chuvas em 22 municípios do Ceará. A maior precipitação foi no município Caririaçu, integrante da Região Metropolitana do Cariri, com 38mm. Também no Cariri, logo em seguida, vem o município de Várzea Alegre com 31.4mm e Ipaumirim, que registrou 30 mm de chuva. Os registros trazem a esperança de mais chuvas no Ceará, que passa por uma crise hídrica sem precedentes, com açudes sem água, mata seca e cenário de aridez, principalmente no interior do Estado. 

A boa notícia também confirmou a previsão dos profetas da chuva, que observam plantas, animais, ventos, nuvens, estrelas, lua, segundo reza a tradição. Ontem (13), dia de Santa Luzia, os profetas começaram os ciclos de experimentos e tradições acerca da chuva no Estado. Segundo eles, os próximos ciclos seguem nos dias 20 de janeiro, São Sebastião, e no dia 19 de março, em comemoração ao dia de São José. 

A chuva registrada, segundo a Funceme, faz parte da pré-estação chuvosa no Ceará, período compreendido entre os meses de dezembro e janeiro, quando acontecem os primeiros registros de precipitações mais intensas no Estado. As chuvas de pré-estação são causadas normalmente pela atuação e posicionamento favorável dos Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN).

Esses sistemas meteorológicos são difíceis de prever em longo prazo (previsão climática com meses de antecedência) e por isso a Funceme orienta aos usuários que acompanhem diariamente a Previsão do Tempo. 

Próximos dias 

De acordo com a Funceme, há previsão de chuvas isoladas, nos próximos dias 15 e 16 de dezembro, no sul do Ceará, entre a madrugada e o início da manhã. No decorrer do dia, céu ficará parcialmente nublado em todo o Ceará.

TSE confirma vitória de prefeito eleito da cidade de Aiuaba no Ceará

Em nova decisão, ao julgar Embargos Declaratórios impetrados pela Coligação "Por uma Aiuaba para Todos", encabeçada pelo candidato Adalberto Feitosa, PMDB, o Tribunal Superior Eleitoral durante sessão realizada na noite desta terça-feira, 13, confirmou o resultado do último dia 16 de novembro, que por 5x2, deferiu o registro de candidatura de Marinez de Araújo Sales, PSD, que havia sido impugnada pela Justiça Eleitoral da 101ª zona e pelo Tribunal Regional Eleitoral. 

O advogado da coligação que perdeu as eleições em Aiuaba ainda solicitou a suspensão do julgamento, mais o Tribunal, por unanimidade, não conheceu dos embargos de declaração, nos termos do voto do Relator. Votaram com o Relator os Ministros Henrique Neves da Silva, Luciana Lóssio, Luiz Fux, Rosa Weber, Herman Benjamin e Gilmar Mendes (Presidente). Acórdão publicado em sessão. 

A decisão confirma o resultado das eleições do último dia 02 de outubro, quando o ex-prefeito Ramilson Moraes, PSD, derrotou o candidato da situação, Adalberto Feitosa, PMDB, com uma maioria de 1.290 votos, na disputa pela Prefeitura de Aiuaba. 

Ramilson recebeu 4.888 votos, contra 3.598 obtidos pelo adversário, em 45 urnas do município.

Pai que matou filha de 21 anos em São Paulo, foi preso em Crato no Ceará

Uma jovem de 21 anos foi enforcada e morta pelo próprio pai na cidade de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, em maio de 2013. Segundo parentes da vítima, o motivo teria sido ciúmes do namorado da garota. O homem, que fugiu após o assassinato, tem outros dois filhos menores, que ficaram sob os cuidados de parentes. 

Ele teria levado os dois filhos para a escola e na volta, teria se desentendido com a filha. A briga resultou na morte da jovem. O tio da estudante disse que o pai não estava de acordo com o namoro da filha, pelo fato de o rapaz ser casado. 

Prisão no Crato 

Um denúncia anônima através do WhatsApp da PM do Crato, dava conta de um homem de comportamento muito estranho que estaria residindo na rua Edilson Sucupira, 61, no bairro Sossego, na cidade do Crato-Ce. 

Uma equipe da PM foi escalada para fazer campana nas imediações do endereço e lograram êxito na prisão de Francisco, que bastante nervoso abriu o jogo e confessou o crime que chocou a cidade de Mogi das Cruzes-SP. 

O criminoso será recambiado para São Paulo, nas próximas horas cumprindo mandato de prisão expedido pela justiça daquele estado em Maio de 2013.

Grupo atira contra polícia e ataca agência bancária em Ibaretama, no Ceará

Bandidos explodiram na madrugada desta quarta-feira (14), um banco em Ibaretama, no Sertão Central. Segundo informações da Polícia Militar, cerca de seis homens participaram da ação. 

A polícia informou que uma parte do grupo atirou contra o destacamento da Polícia Militar, enquanto os outros bandidos, explodiam o banco. Em seguida os homens fugiram. 

A polícia fez buscas na região e encontrou o carro usado no crime incendiado na localidade de Pedrical e segue nesta manhã as buscas pelos bandidos. 

Os policiais disseram que o grupo não conseguiu levar nenhum dinheiro.

ACOPIARA: E agora José?

O que se comenta nos quatro cantos da cidade é que o prefeito eleito de Acopiara, será diplomado nesta sexta-feira(16) e tomará posse na prefeitura dia 1° de janeiro de 2017. 

Até aí tudo bem, mas segundo o que se comenta na Terra do Lavrador, em virtude de problemas de saúde e por não ter condição de enfrentar a pressão da população que quer o emprego prometido, o mesmo passará o comando para uma de suas filhas. 

Esse é apenas um dos primeiros capítulos da novela " Acopiara, Lages te espera".

Ministro do TSE só votará processo de cassação da chapa Dilma Temer em 2017

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Herman Benjamim, confirmou nesta terça-feira (13) que não apresentará este ano seu voto no processo que pod elevar à cassação da vitoriosa chapa de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) nas eleições 2014. 

Segundo o ministro, o processo vem seguindo um ritmo nem "exageradamente rápido nem exageradamente lento". 

"Por razões do próprio desenvolvimento do processo, não será possível eu apresentar o meu voto antes do término do nosso ano judiciário. O ano judiciário termina segunda-feira e a perícia ainda não está concluída", disse Benjamin, ao falar do trabalho da perícia que analisa o material obtido com a quebra do sigilo bancário das gráficas que prestaram serviços à campanha de Dilma e Temer. 

Se o plenário do TSE cassar a chapa Dilma-Temer ainda neste ano, serão convocadas eleições diretas, ou seja, cabe à população definir o novo presidente da República. Com o anúncio de Benjamin, o processo ficará para 2017 e, caso o TSE decida cassar a chapa, serão convocadas eleições indiretas para escolher o sucessor de Temer no Palácio do Planalto.

Homem que matou o pai e feriu irmão com golpes de foice é morto em cadeia pública de Baturité

O agricultor Antônio Erivaldo da Silva Gomes, 20 anos, acusado de ter assassinado o próprio pai e lesionar gravemente um irmão com golpes de foice, na última quinta-feira (8), em Baturité, foi morto na tarde desta terça-feira (13), numa cela da cadeia pública daquele município. 

A polícia ainda está apurando os detalhes a respeito deste crime.