quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Detentos da Cadeia de Tianguá fazem rebelião na madrugada

Detentos da Cadeia Pública do município de Tianguá, na Serra da Ibiapaba, fizeram uma rebelião durante toda a noite da terça (8) e a madrugada desta quarta-feira (9). Segundo a polícia, o motivo da confusão teria sido a rixa entre presos de diferentes celas.

Os detentos atearam fogo em colchões e equipamentos e incendiaram completamente a cela de número 5, de acordo com informações repassadas pelos inspetores da Cadeia ao Jangadeiro Online. Por conta da rebelião foi preciso chamar reforço policial para controlar os detentos da unidade.

Na manhã desta quarta-feira (9), a rebelião já foi controlada totalmente, e a situação na Cadeia é considerada estável. Por conta do incidente, os cerca de 60 presos, divididos nas seis celas da unidade, ficaram sem o banho de sol e sem a visita de parentes que aconteceria nesta quarta-feira.

Bebê que recebeu leite na veia morre em SP

Um bebê morreu na manhã desta terça-feira (8), sob suspeita de ter recebido leite via intravenosa (na veia) no Hospital Municipal Maternidade Professor Mario Degni, no Rio Pequeno, zona oeste de São Paulo.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde disse que a auxiliar de enfermagem envolvida no caso foi demitida da unidade. A pasta instaurou inquérito administrativo para apurar todos os procedimentos adotados. Em um trecho, a nota afirma: "a SMS lamenta a morte do bebê e informa que a direção do hospital permanece à disposição da família para quaisquer esclarecimentos adicionais aos que já foram dados."

A mãe da vítima será ouvida no 51º Distrito Policial, que investiga o caso. Ninguém foi detido até o momento.

Asteroide não causou nenhum efeito perceptível na Terra, afirma Nasa

O asteroide 2005 YU55 atingiu nesta terça-feira (8), às 21h28 (horário de Brasília), uma distância de cerca de 325 mil quilômetros da Terra, menos que o caminho que nos separa da Lua. A Nasa garante, contudo, que a influência gravitacional dele não causou nenhum efeito perceptível sobre nosso planeta, de nenhuma maneira.

O asteroide, que tem cerca de 400 metros de uma ponta à outra, passa com regularidade perto de Vênus, da Terra e de Marte, mas não chega tão próximo de nós há pelo menos 200 anos.

A última vez que um corpo celeste tão grande chegou tão perto de nós foi em 1976, mas, na época, os astrônomos não previram o fenômeno. A próxima visita de um asteroide desse tamanho está prevista para 2028.

Bebê que havia sumido é encontrado no Ceará


A mulher acusada de comprar uma criança em Teresina, no Piauí, juntamente com um ex-deputado, foi presa, em Fortaleza por agentes do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIP). Depois de capturar Gleide de Carvalho Ribeiro, 28, na Avenida Borges de Melo, durante a noite da última segunda-feira (7), os policiais descobriram onde o bebê, que havia sido entregue pela mãe, estava escondido. O caso estava sendo investigado pelas polícias do Ceará e do Piauí depois que a mãe biológica se arrependeu e procurou a Polícia.

Número de casos cresce 49%, mas SMS descarta surto no Ceará

O número de casos de catapora tem aumentado nos últimos meses no Ceará. Entre julho e outubro, houve um aumento de 97 para 145 casos registrados por mês em Fortaleza, o que representa 49%. E os números estão abaixo dos valores reais, pois a notificação da doença não é obrigatória, por não apresentar maiores riscos à saúde. Em 2011, foram 805 casos notificados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mas o órgão descarta surto da doença.

Segundo o gerente da Célula de Vigilância Epidemiológica da SMS, Antônio Lima, é natural que o número de casos aumente no segundo semestre. Isso se deve a diminuição das chuvas e aumento do calor, favorecendo a proliferação do vírus varicella-zoster. Na Capital, foram 97 casos em julho; 98, em agosto; 120, em setembro; e 145, em outubro.

O primeiro sintoma da doença é o surgimento de bolinhas vermelhas por todo o corpo, que evoluem para pequenas vesículas e bolhas. O infectado também apresenta febre, coceira e, eventualmente, cansaço, mal-estar, dores de cabeça e no corpo e perda do apetite.

Após apresentar os primeiros sintomas, a pessoa deve procurar um posto de saúde. Os casos mais graves são encaminhados ao Hospital São José. “Normalmente, o avanço é benigno e não apresenta grandes riscos”, afirma Antônio Lima. Quem já contraiu a doença, fica imunizado pelo resto da vida. Para aliviar as coceiras, podem ser dados banhos com água boricada e permanganato de potássio.

Festa no Canindé: Lusa empata com o Sport e é campeã da Série B


Depois de 38 anos, o torcedor da Portuguesa pôde soltar o grito de "É campeão". Com um empate de 2 a 2 num belíssimo jogo contra o Sport, no Canindé, a Lusa coroou campanha irrepreensível e conquistou, por antecipação, o título da Série B do Campeonato Brasileiro.

A Portuguesa foi a 72 pontos, dez a mais que o Náutico. Como faltam apenas três rodadas, o time rubro-verde não pode mais ser alcançado. O empate mantém o Sport na luta por uma vaga na Série A - com 52 pontos, três a menos que o Bragantino, novo integrante do G-4.