quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Número de casos cresce 49%, mas SMS descarta surto no Ceará

O número de casos de catapora tem aumentado nos últimos meses no Ceará. Entre julho e outubro, houve um aumento de 97 para 145 casos registrados por mês em Fortaleza, o que representa 49%. E os números estão abaixo dos valores reais, pois a notificação da doença não é obrigatória, por não apresentar maiores riscos à saúde. Em 2011, foram 805 casos notificados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mas o órgão descarta surto da doença.

Segundo o gerente da Célula de Vigilância Epidemiológica da SMS, Antônio Lima, é natural que o número de casos aumente no segundo semestre. Isso se deve a diminuição das chuvas e aumento do calor, favorecendo a proliferação do vírus varicella-zoster. Na Capital, foram 97 casos em julho; 98, em agosto; 120, em setembro; e 145, em outubro.

O primeiro sintoma da doença é o surgimento de bolinhas vermelhas por todo o corpo, que evoluem para pequenas vesículas e bolhas. O infectado também apresenta febre, coceira e, eventualmente, cansaço, mal-estar, dores de cabeça e no corpo e perda do apetite.

Após apresentar os primeiros sintomas, a pessoa deve procurar um posto de saúde. Os casos mais graves são encaminhados ao Hospital São José. “Normalmente, o avanço é benigno e não apresenta grandes riscos”, afirma Antônio Lima. Quem já contraiu a doença, fica imunizado pelo resto da vida. Para aliviar as coceiras, podem ser dados banhos com água boricada e permanganato de potássio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário