sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Rio de Janeiro registra 43 casos da superbactéria KPC em 2010

O Rio de Janeiro registrou, entre janeiro e outubro deste ano, um total de 43 casos notificados de pacientes infectados pela superbactéria KPC nos hospitais públicos e privados do Estado. O número corresponde a um aumento de 35% em relação ao ano passado, quando foram notificados 32 casos da infecção.

Segundo o superintendente de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Secretaria estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, cerca de 70% do total ocorreu nos últimos dois meses. Ainda de acordo com Chieppe, também foram notificados três casos de óbitos em pacientes que estavam internados em estado grave por alguma outra doença e apresentavam resultado positivo para KPC.

De acordo com Chieppe, está sendo feita uma investigação no local de cada óbito para se estabelecer uma relação entre a morte e a bactéria. Esse estudo deve ser concluído até meados de novembro, segundo o superintendente.

Quadrilha de clonadores de cartão é presa em Boa Viagem

Três homens e uma mulher foram capturados por volta do meio-dia no km 208 da BR-020, em Boa Viagem, Sertão Central do Ceará, nesta sexta-feira, 29. Eles são acusados de integrar uma quadrilha de clonadores de cartão, um deles já possui cinco mandados de prisão. Em ação da Polícia Rodoviária Federal, foi apreendido com o bando um notebook com instruções de como clonar cartões, além de celulares, diversos cartões de crédito, identidades falsas e outros documentos.

O grupo se deslocava de Crateús para Fortaleza em um carro modelo corsa classic, com placas NQN-8045, do Ceará, quando foram abordados por agentes da PRF que fizeram buscas no veículo. As quatro pessoas foram encaminhadas para a Delegacia de Boa Viagem. Policiais rodoviários federais estão na delegacia neste momento para fazer a contabilização do material apreendido.

Médico e líder político Vilmar Félix Martins ao vivo no programa Acopiara Urgente

O médico e líder político Vilmar Félix Martins confirmou para este sábado (30), uma entrevista exclusiva ao programa Acopiara Urgente na rádio Vale do Quincoê.

Dentre os assuntos a serem abordados pelo médico, um deles, é em relação a crise estabelecida na saúde no município de Acopiara.

Para ele a cidade enfrenta problemas seríssimos neste setor que pode inclusive comprometer o futuro da população.
A entrevista será comandada por esse blogueiro e pelos radialistas Pinheirinho e Ozemar Rodrigues a partir de meio-dia, deste sábado (30).

Vítima de lesão à faca morre quase um ano depois

Neste domingo completaria um ano que Erenildon Santos Ferreira, de 21 anos, foi lesionado a golpes de faca. Na última quarta-feira, dia 27 de outubro, ele morreu na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Santo Inácio. O rapaz residia na Rua Capitão Coimbra, 204 (Bairro Pirajá) e, constantemente, vinha se submetendo a cuidados médicos.

Nos últimos dias o seu estado de saúde se agravou em virtude dos ferimentos no local atingido pelas facadas. Erenildon foi levado às pressas por familiares até o Hospital Tasso Jereissati e, depois, até o Hospital Santo Inácio direto para a UTI, onde faleceu momentos após dar entrada. Ele foi alvejado com os golpes de faca no dia 31 de outubro do ano passado.

Com este homicídio, dobra o número de assassinatos em Juazeiro do Norte se comparado com o mês anterior quando foram mortas quatro pessoas. Neste mês de outubro, oito pessoas já foram vítimas de homicídio chegando a um total de 60 no decorrer do ano.

Lavras da Mangabeira-CE: Escopetas, fuzis, pistolas e dinamite no assalto ao Banco do Brasil de Lavras

Um verdadeiro arsenal de guerra se juntou com a ousadia de um bando formado por 10 homens, visando assaltar a agência do Banco do Brasil do município de Lavras da Mangabeira. Na madrugada dessa sexta-feira, eles dinamitaram o setor de caixas automáticos em busca de dinheiro. Por volta das 3 horas o bando chegou armado com escopetas, fuzis e pistolas 9 milimetros quando se utilizou de um dinamite para a prática do assalto explodindo a repartição que acolhe os caixas eletrônicos.

Ainda não há informações sobre o montante de dinheiro levado pela quadrilha que fugiu em dois veículos na direção da Paraíba. As marcas da ousada ação ficaram por todas as partes. No momento da explosão, duas pessoas foram usadas como escudo humano enquanto parte da quadrilha detonava os caixas eletrônicos. Pelo menos três deles foram destruídos, mas há informações de que a grana roubada não era a esperada porquanto os caixas não haviam sido abastecidos ontem como deveria.

Outra coisa inesperada pela quadrilha era o reforço policial que já se encontra na cidade por conta da eleição deste domingo. Os reféns foram logo libertados e com a chegada da polícia houve troca de tiros. Há informações de que o bando usava balaclava e coletes à prova de bala. Uma caminhoneta usada pelos assaltantes foi atingida, mas ainda não se tem notícia de que algum bandido tenha saído lesionado.

Segundo testemunhas um veículo Pajero de cor preta passou pela madrugada no município de Ipaumirim na direção do vizinho estado da Paraíba. Pouco tempo após o assalto, um Ford Ecosport de cor prata e a placa fria MNV-3918, inscrição de João Pessoa (PB), provavelmente usado na ação, foi encontrado abandonado. Sua placa verdadeira é MNF-7375, da Paraíba e pertence a um Delegado de Polícia Civil de João Pessoa. O mesmo foi tomado de assalto na última terça-feira.

Mano convoca Gaúcho e Neymar

Ronaldinho Gaúcho está de volta. Nesta sexta-feira, no Hotel Intercontinental, em São Conrado, Zona Sul do Rio de Janeiro, o técnico Mano Menezes confirmou o retorno do apoiador do Milan à Seleção Brasileira no amistoso contra a Argentina, no dia 17 de novembro, em Doha, no Qatar. Além do jogador, o atacante Neymar, do Santos, também foi novamente lembrado pelo treinador. A outra novidade é o apoiador Douglas, do Grêmio.

Neymar é outro que retorna à Seleção. Após ficar fora dos amistosos contra o Irã (3 a 0), em Abu Dhabi, e diante da Ucrânia (2 a 0), em Derby, na Inglaterra, por problemas disciplinares no Santos, o jogador ganhou uma nova oportunidade de Mano Menezes. O atacante é tido como um dos pilares do processo de renovação da Seleção após a Copa do Mundo da África do Sul.


Confira a lista de convocados por Mano Menezes:


Goleiros:

Victor (Grêmio)
Jefferson (Botafogo)
Neto (Atlético-PR)

Laterais:

Daniel Alves (Barcelona)
Rafael (Manchester United)
Adriano Corrêa (Barcelona)
André Santos (Fenerbahçe)

Zagueiros:

Thiago Silva (Milan)
David Luiz (Benfica)
Alex Costa (Chelsea)
Réver (Atlético-MG)

Volantes:

Lucas (Liverpool)
Ramires (Chelsea)
Sandro (Tottenham)
Jucilei (Corinthians)

Meias:

Douglas (Grêmio)
Philippe Coutinho (Inter de Milão)
Ronaldinho Gaúcho (Milan)
Elias (Corinthians)

Atacantes:

Robinho (Milan)
Alexandre Pato (Milan)
André (Dínamo de Kiev)
Neymar (Santos)

Ataques a animais são avaliados por ufólogos

O mistério sobre o ataques as ovelhas na zona rural do Município de Cruz, distante 90km de Sobral, ainda continua sem explicação. Pelo menos é o que contam os agricultores que tiveram alguns animais que sofreram anomalia com ataque e acabaram morrendo.
Uma equipe do Centro Sobralense de Pesquisas Ufológicas (CSPU) esteve na região entre os municípios de Cruz e Bela Cruz, para ouvir relatos de pessoas das localidades onde os animais foram atacados. "Descartamos qualquer possibilidade do ataque ter sido ocasionado por outro animal, pelo fato das ovelhas mutiladas não apresentarem sinais de que tenham lutado para evitarem o ataque", disse o presidente da CSPU, Jacinto Pereira.

O material coletado junto aos animais vitimados será objeto de pesquisa e foi tema central do encontro realizado na noite de ontem em Sobral, com integrantes do CSPU, que fizeram um estudo nas ovelhas, nos ambientes onde os exemplares eram criados, bem como dos fatos ocorridos na região onde exatos 25 animais, dentre ovinos, caprinos e um bovino, apareceram sem os olhos.

Os relatos dos criadores são fundamentais para a busca de desvendar o mistério. No entender dos pesquisadores do Centro, trata-se de casos de crueldade praticada com instrumentos cirúrgicos de altíssima precisão.
"Nos animais que ainda não foram sacrificados, percebe-se que o corte para a extração do globo ocular foi realizado com um instrumento muito aviado, pelo fato de ter cortado parte do crânio do animal e ter deixado o fibramento do tecido ósseo exposto", destaca Jacinto Pereira. Nas delegacias de Polícia de Cruz e Bela Cruz, até o fim da tarde de ontem, não havia registros de Boletins de Ocorrências (B.O.) comunicando o ataque e morte desses animais.

O fato dos animais terem alguns ferimentos na parte lombar, não configura ataque de animais como guaxinim, tamanduá, cachorro, raposa, carcará ou até mesmo onça não identificam os ataques. Cada animal citado, tem uma peculiaridade em seus ataques a outros animais ou a presas.

A análise da equipe constatou também que os animais não perderam sangue e não apresentaram aspecto de luta contra os agressores. Na avaliação dos criadores, isto também não pode ser tratado como um surto ou epidemia de uma doença qualquer.

Pagamento mínimo de cartão terá limite

Governo e bancos adotarão medidas para padronizar e limitar a quantidade de tarifas cobradas nos cartões. Também vão promover uma ofensiva contra o pagamento do valor mínimo das faturas.

Apesar de meses de debate e a expectativa de que o assunto fosse discutido ontem, na reunião do Conselho Monetário Nacional (CNM), os ministros da Fazenda, Guido Mantega, do Planejamento, Paulo Bernardo, e o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles adiaram mais uma vez a regulação sobre a cobrança de tarifas pelas administradoras de cartões.

Novas regras

A ideia do governo é unificar as tarifas de alguns serviços cobrados de forma separada e com nomes que variam de acordo com o cartão. A padronização deverá incluir a taxa de anuidade dos cartões, englobando o valor sobre benefícios oferecidos e custos dos programas de fidelidade.
Caso o consumidor não queira pagar por alguns serviços, terá que pedir um cartão diferente. Também está em discussão a criação de um cartão com serviços simplificados.

A tarifa de anuidade será menor e o cartão dará direito a compras apenas no Brasil com exigência de pagamento integral do valor utilizado na data do vencimento. Nesse caso, será vedado o pagamento mínimo.

A modalidade de crédito rotativo - em que o cliente paga só um valor pequeno das compras realizadas e deixa o restante para o mês seguinte com a incidência de juros - é alvo do novo conjunto de recomendações que será divulgado nos próximos dias pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços às empresas do setor. Segundo Denilson Molina, consultor da associação, os bancos não poderão mais estimular essa modalidade. Propagandas do tipo "faça a gestão financeira do seu orçamento com o pagamento mínimo" serão vedadas, explicou.

28% das vítimas de AVC são reincidentes

Dos pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), em Fortaleza, entre junho de 2009 e junho deste ano, 28% já haviam tido o problema uma vez. O dado faz parte de um estudo que será divulgado, hoje, pelo coordenador do Comitê Estadual de AVC da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), neurologista João José Carvalho, por ocasião do Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Segundo João José, a pesquisa integra o Programa de Atenção Integral e Integrada ao AVC no Ceará. O projeto prevê uma série de diretrizes, traçadas há quase cinco anos, no sentido de reduzir as mortes e o número de pacientes com problemas ocasionados pela doença, no Estado. Hoje, revela, são registrados 20 mil novos casos de AVC, por ano, no Ceará. Destes pacientes, 1/4 morre, 1/4 fica severamente incapacitado, 1/4 fica moderadamente incapacitado e 1/4 fica levemente incapacitado ou sem nenhum sequela. Uma das primeiras ações do Programa foi a realização de um estudo epidemiológico da situação, na Capital, para que fossem detectadas informações referentes a quesitos como público mais atingido e a que condições os casos mais se relacionam.

O médico ressalta que, apesar do nome sugerir um acidente, não existe AVC sem fatores de risco. "Pessoas sem pressão alta, diabetes, que não fumam, não bebem em excesso e não são sedentárias nunca terão um AVC", garante. "Portanto, o problema é previsível e, desta forma, pode ter seus efeitos minimizados com acompanhamento".

João José ressalta, ainda, que o Acidente Vascular Cerebral ocupa o topo da lista entre as principais causas de morte, em todo o Brasil. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) registram que mais de cinco milhões de pessoas morrem todos os anos devido ao AVC. No Brasil, este número é de aproximadamente 100 mil, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Deste total, 26,6 mil óbitos ocorrem na região Nordeste. O Ceará contabiliza em torno de 4.500 óbitos anuais.

Mãe encontra corpo do filho na piscina da residência

A morte de uma criança, de 4 anos de idade, trouxe comoção para os moradores da cidade de Ubajara, na Serra da Ibiapaba (312Km de Fortaleza). O garoto Matheus Marques de Sousa brincava em casa numa área, quando caiu na piscina e afogou-se.

A mãe dele, Mirian Edna Marques, fazia as tarefas da casa quando, por volta das 11 horas, encontrou o corpo do filho boiando na piscina. Acreditando que ainda poderia salvar o filho, levou o garoto para o Hospital Santo Antônio, que fica no mesmo bairro onde a tragédia aconteceu, mas o menino chegou ali sem vida.

A casa onde Mateus Marques afogou-se fica no bairro Monte Castelo, área nobre da cidade. A residência pertence a uma irmã de Edna Marques que mora em Fortaleza e que havia lhe cedido o imóvel para ela morar com dois filhos.
 
O corpo do garoto foi encaminhado para IML de Sobral, onde, depois de examinado, foi liberado para sepultamento. Vizinhos informaram que a mãe tinha medo de que um dia isto acontecesse.

Assaltos e tiroteio com a polícia deixa dois lesionados

Uma manhã de tensão viveu a população do município de Arneiroz em virtude da troca de tiros entre policiais militares e bandidos e a correria no centro da cidade. Por volta das 08h30min desta quinta-feira, três indivíduos fortemente armados chegaram em duas motocicletas dispostos a promoverem uma espécie de arrastão em estabelecimentos comerciais.

Os alvos iniciais foram uma farmácia e um mercadinho que ficam praticamente vizinhos. Quando notaram a ação do bando, populares ligaram para a polícia que chegou imediatamente ao local. Acuado, o trio resolveu fazer reféns para evitar a prisão quando os PMs cercaram a área e solicitaram reforço. O clima de tensão aumentou com a troca de tiros. Preocupados com os reféns, os policiais passaram a negociar com o trio a liberação dos mesmos.

Os entendimentos resultaram na prisão de dois indivíduos identificados como sendo Antonio Oliveira Bahia, de 21 anos, e Cícero da Silva Noronha, de 24 anos, mais conhecido como Cícero Onça. Ambos são do município Parambu, sendo que Antonio é fugitivo da Cadeia Pública de Tauá para onde foi levado de volta. Seu comparsa não teve a mesma sorte, pois saiu gravemente ferido no tiroteio e teve que ser levado às pressas para o IJF (Instituto José Frota) de Fortaleza.
Segundo o radialista e nosso colaborador naquela cidade, Diomar Araújo, o Soldado Garcia se feriu ao ser atingido por um disparo do próprio rifle que manuseava. A bala pegou de raspão na cabeça, porém o mesmo está bem e ficou internado apenas para observação médica. O terceiro elemento conseguiu fugir a pé sendo identificado como Francisco Férrer Feitosa.

Em poder do trio, os PMs conseguiram apreender uma espingarda calibre 12, um revólver calibre 38 e uma pistola da marca taurus, além de dois aparelhos celulares, R$ 1,2 mil em dinheiro, R$ 250,00 em cheque e as duas motocicletas. A Honda Broz de cor preta ostenta placa de Quiterianópolis, enquanto a moto Yamaha possui placa de Araguaína(TO).

Tremores de terra voltam a assustar moradores da Zona Norte do Estado

Um tremor de terra assustou os moradores de Sobral e Meruoca esta semana. O tremor de 2.6 graus na escala Richter foi registrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O abalo atingiu a Zona Norte do Ceará, epecificamente nas localidades de São Francisco, no distrito de Jordão (Sobral) e de Santo Antônio dos Camilos (Meruoca).

De acordo com o laboratório de sismologia da UFRJ, o tremor foi por volta das 10h14, da última terça-feira (26). Os moradores relataram não ter sentido o abalo, mas ouviram o barulho. Os coordenadores da pesquisa afirmam que desde janeiro de 2008 os tremores começaram a afetar a região.

O último tremor de terra que assustou os moradores foi registrado exatamente um ano antes da ocorrência desta semana, dia 26 de outubro de 2009. Na ocasião, a proporção foi maior e os abalos chegaram a 2,8 na escala Richter. Geralmente, estes fenômenos só causam danos a partir de 3,5, mesmo assim a população do local está preocupada, já que os abalos têm se mostrado mais constantes.

Justiça determina construção de abrigo para crianças e adolescentes em Acopiara

O juiz de Direito titular da 1ª Vara da comarca de Acopiara, Antônio Cristiano de Carvalho Magalhães, deferiu, no dia 26, uma ação civil pública por ato de improbidade impetrada pelo Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça Daniel Isídio de Almeida Júnior, determinando que o Município de Acopiara apresente, no prazo de oito meses, o projeto de construção, inicie, conclua as obras de construção do abrigo na modalidade Casa-Lar para crianças e adolescentes em estado de risco e apresente termo de entrega da obra, com imediata entrada em funcionamento.

Em seu despacho, o magistrado impôs multa mensal no valor de R$ 20 mil, limitada a R$ 200 mil, sem prejuízo de eventual e cumulativo de bloqueio de valores se não houver o cumprimento da obrigação de fazer após o prazo assinado, em favor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos e Coletivos do Estado do Ceará. Segundo o juiz, a fixação de multa diária e bloqueio de valores do erário são medidas de apoio inerentes ao procedimento executivo, cujo objetivo precípuo é garantir a obtenção mais pronta possível do bem da vida que se busca com o provimento judicial.

De acordo com a petição inicial, o Promotor de Justiça havia pedido liminar, requerendo que o réu fosse compelido a incluir em orçamento do ano de 2009 previsão para construção do referido abrigo. A liminar foi concedida, mas o município ofereceu contestação. Para o juiz, a questão de mérito dispensou a produção de prova em audiência, promovendo o julgamento antecipado da causa. Com efeito, o magistrado pode e deve exercer juízo crítico e aceitar como suficientes as provas documentais apresentadas, dispensando outras, quando a tendência é que a lide seja julgada antecipadamente.
Ante o princípio constitucional da prioridade absoluta que diz ser “dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”, argumentado por Daniel Isídio, o juiz condenou o município a incluir em orçamento previsão orçamentária necessária e suficiente para garantir a criação, existência e manutenção de abrigo na modalidade Casa-lar nos moldes e requisitos exigidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para crianças e adolescentes em situação de risco, com um mínimo de 15 vagas e com obediência, no funcionamento, bem como equipá-lo e lotá-lo com o corpo de profissionais mínimos (coordenador, psicólogo, assistente social, educador residente e auxiliar de educador).

Mãe tenta salvar criança e morre atropelada no RS

Uma mulher de 20 anos morreu depois de tentar salvar o filho de um atropelamento, em Dilermando de Aguiar (RS), na quinta-feira (28). Segundo a Brigada Militar, o menino passava em frente a um ônibus e a mãe se jogou para evitar o atropelamento. O coletivo acabou batendo na jovem. A criança não sofreu ferimentos graves.

O motorista teria dito que não viu a mãe e a criança e se assustou ao ouvir o impacto da colisão. A jovem deve ser enterrada nesta sexta-feira (29).

Rede Globo promove debate com candidatos à Presidência

A Rede Globo realiza nesta sexta-feira (29) debate com os candidatos à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).
O último debate da campanha ocorrerá na Central Globo de Produção, no Rio de Janeiro. A mediação será do jornalista William Bonner. A transmissão começa logo após a novela "Passione".

Os candidatos responderão a perguntas formuladas por eleitores indecisos, que estarão na plateia. O instituto de pesquisas Ibope foi responsável pela seleção dos participantes, oriundos de diferentes estados do país.

A definição das perguntas seguiu a segunte dinâmica: na véspera do debate, cada eleitor indeciso formulou cinco perguntas, individualmente e por escrito, sobre temas de interesse nacional definidos pela produção.

Os temas são: saúde, educação, meio ambiente, políticas sociais, previdência, investimento em infraestrutura, política econômica, agricultura, saneamento, política externa, corrupção, transportes, desemprego, segurança, habitação, funcionalismo público, impostos, legislação trabalhista e energia.
De um total de 400 perguntas, foram selecionadas as 12 mais representativas de cada tema. As questões não serão específicas ou dirigidas a um dos dois candidatos.

Malafaia acusa Macedo de usar dízimo para promover pornografia

 

Na segunda parte do vídeo-resposta do pastor Silas Malafaia a Edir Macedo, o líder religioso da Assembleia de Deus Vitória em Cristo acusa o  bispo da Igreja Universal do Reino de Deus de receber "milhões do governo", alegando que ele foi "comprado para defender Dilma".

Malafaia afirma ainda que Macedo "usa o santo para financiar o profano", ao acusar o bispo Macedo de injetar "bilhões" do dinheiro do dízimo "para promover pornografia, adultério, homossexualismo e sensualidade" - numa referência à programação da TV Record, da qual Macedo é dono.

Com dois do maestro Conca, Flu vence o Grêmio e se isola na liderança


No confronto do líder contra o time sensação do segundo turno, melhor para o mais regular durante todo o Brasileirão. Melhor para quem tem Conca, fortíssimo candidato a craque da competição. Com dois gols do argentino, o Fluminense venceu o Grêmio por 2 a 0, no Engenhão, nesta quinta-feira, e abriu três pontos de vantagem para o Corinthians e o Cruzeiro, pelo menos até sábado. Mas ainda que a Raposa vença o Grêmio Prudente e iguale os 57 pontos e 16 vitórias, é pouco provável que Tricolor perca a liderança, devido à enorme diferença no saldo gols: 20 contra 11 dos mineiros.

Com a derrota e o fim da invencibilidade de nove partidas, o Grêmio praticamente dá adeus ao sonho do título: tem 47 pontos, em nono lugar, e agora luta pelo menos para se classificar à Taça Libertadores.

Na próxima rodada, o Fluminense tem mais um confronto contra gaúchos: encara o Inter na quarta-feira, às 19h30m, em Porto Alegre. Nos mesmos dia e horário, o Grêmio visita o Goiás.

AINDA ONTEM:

ATL-GO 1 X 1 CEARÁ
SÃO PAULO 2 X 1 ATLÉTICO PR