sábado, 22 de fevereiro de 2014

Ex-secretário da Educação de Acopiara e atual vereador no município é denunciado por desvios de recursos públicos

O programa Acopiara Urgente de hoje, na rádio Vale do Quincoê denunciou o vereador Vicente Júnior (PMDB). 

Vicente foi acusado de ter se beneficiado com desvios de recursos públicos na época que era secretário da Educação do Município. 

A denúncia dava conta que o ex-secretário usava servidores fantasmas para desviar o dinheiro da educação. Muitos desses funcionários nunca prestaram uma hora de serviço ao município. 

O esquema funcionava da seguinte forma: Vicente cedia os empregos aos interessados e muitos deles recebiam, por exemplo, salários superiores a R$ 1.500,00. 

Detalhe: o servidor fantasma ficava com duzentos ou trezentos reais e o restante era repassado em espécie ao ex-gestor. 

O Ministério Público de Acopiara está investigando o caso a partir de uma denúncia de um servidor que acabou se beneficiando do esquema e que não concordava com isso. 

Vicente Júnior pousa de paladino da moral e da razão perante a sociedade de Acopiara, inclusive chamando outras pessoas de sujas quando na verdade praticou todos esses delitos contra o dinheiro público. 

E mais: o patrimônio que Vicente Júnior fez ao longo dos últimos 7 anos (quando foi secretário) não condiz com a realidade de um secretário que ganhava a época, míseros R$ 3.500,00. 

A Receita Federal e outros órgãos de fiscalizações serão acionados para apurarem o patrimônio do ex-secretário da Educação e atual vereador de Acopiara Vicente Júnior.

Hoje tem bomba no programa Acopiara Urgente. Será divulgado o primeiro nome de vereador que desviava dinheiro público. O ouvinte vai saber como o esquema fraudulento funcionava.

Aprovação do governo Dilma cai de 43% para 39%, indica pesquisa Ibope

A taxa de aprovação do governo Dilma Rousseff caiu de 43% em dezembro para 39% neste mês, indicou pesquisa divulgada nesta sexta-feira (21) pelo site do jornal "O Estado de S.Paulo", que encomendou o levantamento ao instituto.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 141 municípios entre os últimos dias 13 e 17. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos – isso quer dizer que a aprovação do governo pode variar no intervalo entre 37% e 41%.

O histórico dos levantamentos realizados pelo Ibope para o jornal indica que a aprovação ao governo tem sofrido oscilações desde a onda de protestos de junho do ano passado. Em julho de 2013, o percentual dos que consideravam o governo Dilma "ótimo" ou "bom" caiu de 55% para 31%. No mês seguinte, o índice subiu para 38%. Em setembro, foi para 37% e, em novembro, para 39%.

Segundo a pesquisa, o governo obteve as melhores taxas de aprovação entre o eleitorado com mais de 55 anos (45%), escolaridade até a quarta série do ensino fundamental (50%) e renda de até um salário mínimo (49%) e as piores no eleitorado com menos de 24 anos (35%), escolaridade superior (26%) e renda de mais de cinco salários mínimos (34%).

Por região, a melhor aprovação está no Nordeste (51%), de acordo com o levantamento. As piores taxas estão no Sudeste (33%) e no Norte/Centro-Oeste (32%)

Os entrevistados também responderam ao Ibope sobre a realização da Copa do Mundo no Brasil – 58% são favoráveis e 38% contrários. Os que julgam que a Copa resultará em mais benefícios que prejuízos para o país são 43% e os que avaliam o contrário são 40%.

Atleta de 15 anos da seleção brasileira de canoagem morre afogada em SP

A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) divulgou no fim da tarde desta sexta-feira que a atleta Dienifer D’Avila Loreto, de apenas 15 anos e integrante da seleção nacional da categoria menor na modalidade velocidade, morreu no centro de treinamento da Academia Brasileira de Canoagem, por volta das 11h da manhã, quando treinava na Represa de Guarapiranga, em São Paulo. De acordo com um canoísta que preferiu não se identificar, Dienifer não sabia nadar muito bem, estava sem colete salva-vidas (o que não seria obrigatório) e desacompanhada de um técnico.

Segundo informações da assessoria de imprensa da CBCa, um caseiro de um imóvel vizinho ao CT viu uma menina se afogando, entrou na água para tentar socorrer Dienifer, mas não conseguiu salvá-la. Depois de 7 horas de buscas, o Corpo de Bombeiros encontrou o corpo da atleta no início da noite. O corpo de Dienifer ainda nao chegou ao Instituto Médico Legal (IML). A família da atleta já está a caminho de São Paulo.

Após saberem da notícia, a mãe, Nair, e a irmã mais velha, Katiucia, deixaram a cidade de Cachoeiras do Sul, no Rio Grande do Sul, em direção à capital paulista.

- Não sabemos ao certo o que aconteceu, mas a gente sente muito, estamos muito tristes. Ela cresceu aqui com a gente e estava em São Paulo só há dois meses. Estou muito abalado, tratava todas as meninas como filhas. Levar a dona Nair no aeroporto era o mínimo que eu podia fazer - contou Edson Machado, presidente da Associação Cachoeira de Canoagem e Ecologia, antigo local de treino de Dienifer no Sul.

A atleta era uma das esperanças da canoagem brasileira para os próximos anos. Em 2013, ela conquistou quatro medalhas no Campeonato Brasileiro cadete, para atletas até 16 anos, disputado em dezembro na raia da Universidade de São Paulo (USP).