segunda-feira, 10 de março de 2014

Incêndio no Shopping RioMar em Fortaleza


Um incêndio atinge as obras do shopping RioMar na tarde desta segunda-feira, 10, no bairro Papicu, em Fortaleza. Ainda não se sabe se há vítimas no local. 

Uma fumaça preta sai das janelas de um dos prédios e pode ser vista de longe. O Corpo de Bombeiros deslocou viaturas ao local. Informações preliminares dão conta que o fogo começou em um ar condicionado. 

Este foi o quarto incêndio em cinco dias em Fortaleza. O primeiro ocorreu no último dia 5,  no supermercado Assaí. O segundo atingiu um prédio em construção no Centro, no último sábado, 8. Também nesta segunda, a Linha Sul do metrô foi suspensa após um vagão pegar fogo.

 

Reunião entre Dilma, Eunício e Temer termina em silêncio

A primeira reunião de Dilma Rousseff com Eunício Oliveira, Michel Temer, Renan Calheiros e Eduardo Braga acabou sem que os participantes expressassem suas observações sobre o que foi debatido.

Renan, Eunício e Braga deixaram o Palácio do Planalto pela garagem, sem dar uma palavra sobre o que foi conversado, e seguiram rumo à residência oficial de Renan para contabilizar as perdas e ganhos, se é que houve.

Prefeitura de Acopiara e Sebrae capacitarão empreendedores individuais


Sabe-se que aprender sempre é um bom negócio e conhecimento nunca é demais. Pensando assim a Prefeitura de Acopiara em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizarão capacitações direcionadas aos empreendedores individuais com oficinas do Sebrae Empreendedor Individual (SEI).

As oficinas do SEI Planejar, Sei Comprar, SEI Vender e SEI Controlar o meu dinheiro acontecerão de 1 a 4 de abril no Centro Social, próximo a Igreja Matriz, das 19h as 22h.

Participe, agora é a vez dos empreendedores individuais de Acopiara. Inscrições na Secretaria de Agricultura de Acopiara. 

Informações: (88) 9468.8386 e 9637.7402.

Ator que viveu noivo de Marquezine, capota o carro no Rio de Janeiro


O ator Guilherme Leicam capotou com o carro na madrugada de domingo, na Estrada dos Bandeirantes, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. O acidente aconteceu na altura do número 7.217, e, segundo a assessoria do artista, ele não sofreu ferimentos.

Leicam, de 23 anos, estava voltando do camarote da Brahma, na Marquês de Sapucaí, onde assistiu ao Desfile das Campeãs, na companhia de amigos.

- Ele deixou a mãe em casa de táxi e pegou o carro. Quando seguia para casa sozinho, capotou, mas não ficou ferido – informou a assessora do ator, Piny Montoro.

Segundo informações de um policial que não quis se identificar, o artista saiu do local com um amigo que chegou após um telefonema.

Guilherme Leicam deu vida ao Laerte na novela “Em família” em sua segunda fase, e atuou como par romântico de Luiza (personagem de Bruna Marquezine).

No mês passado, após o fim do namoro da atriz com o jogador Neymar, o artista foi apontado como affair de Bruna.

Iniciada nesta segunda-feira (10), vacinação contra HPV em Acopiara

 
A partir desta segunda-feira (10), a Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria de Saúde e Ministério da Saúde, começa a ofertar a vacina contra o HPV. 
 
Com o tema Toda menina e toda mulher precisam de proteção, também acontecem em parceria com a Secretaria de Educação, palestras explicativas com pais sobre a importância da imunização. 
 
A vacina que previne o câncer de colo de útero tem como público-alvo meninas de 11 a 13 anos. Cada menina deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. Após a primeira dose, que inicialmente é aplicada inclusive nas escolas, a segunda deverá ocorrer em seis meses e a terceira, 60 meses após a primeira dose (5 anos) nas unidades de saúde. Lembrando que é necessário levar o cartão de vacinação. 
 
A vacina tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.

Réus do mensalão serão transferidos para um novo presídio


Os réus condenados na Ação Penal 470, o mensalão, serão transferidos para o presídio federal ao lado do complexo da Papuda. A infraestrutura será concluída em dezembro deste ano. Na nova cadeia, os mensaleiros irão ocupar celas individuais, numa ala especial para autoridades (ex-mandatários e condenados por crime do colarinho branco).

A ala não é apenas capricho para poderosos, mas necessidade: desde a condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a Papuda chegou a abrigar até nove ex-deputados. Como a tendência da Justiça é apertar o cerco a corruptos, políticos ou empresários, a demanda por vaga tende a aumentar na nova unidade.

Segundo a assessoria do Departamento Penitenciário Nacional, serão “208 celas para regime ordinário e 12 celas para RDD, todas individuais, com cama e móveis de concreto e instalações sanitárias”. As celas terão 7,4 m².

Atualmente, na Papuda ex-mandatários dividem cela bem menor.São eles: José Dirceu, João Paulo Cunha, Bispo Rodrigues, Valdemar da Costa Neto, Romeu Queiroz, Pedro Henry, Pedro Correa e Natan Donadon. Além do ex-dirigente petista Delúbio Soares.

Também condenado, José Genoino, com problemas cardíacos, cumpre prisão domiciliar. Na Papuda permanecem cinco mensaleiros ex-parlamentares, porque Queiroz foi transferido para Belo Horizonte, Correa para unidade em Pernambuco, e Henry para Mato Grosso.

Revisão de benefícios do INSS começa a ser paga nesta semana

Aposentados e pensionistas da Previdência Social que ganharam ações de revisão de benefícios na Justiça Federal e tiveram os atrasados liberados pelos juízes em janeiro vão embolsar o dinheiro a partir desta semana.

Os atrasados correspondem às diferenças mensais que deixaram de ser pagas pelo INSS nos últimos cinco anos. O valor máximo dos atrasados é de 60 salários mínimos, que é o limite de pagamento definido pelo Juizado Especial Federal, onde os processos foram julgados.

A data exata do repasse do dinheiro ao segurado depende de cada Tribunal Regional Federal, que trabalha com calendário próprio.

O dinheiro vai ser depositado na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil. O aposentado recebe a correspondência da Justiça sobre o pagamento dos atrasados e onde será feito o crédito.
O segurado pode consultar o site do TRF de sua região, para saber se teve o processo incluído nesse lote. O endereço é Trf5.Jus.Br.

Eunício e Renan Calheiros se reúnem com Dilma nesta segunda-feira

A presidente Dilma Roussef recebe na manhã desta segunda-feira (10) o senador Eunício Oliveira e o presidente do Senado Renam Calheiros (PMDB), onde o principal tema em discussão será a reforma ministerial que motivou troca de farpas entre integrantes da legenda e do PT nos último meses.

A reunião é a primeira agendada para acontecer hoje com integrantes da cúpula do PMDB. Dilma ainda receberá o presidente da Câmara, Henrique Alves e o presidente em exercício do partido, senador Valdir Raupp.

A idéia de Dilma e tentar esvaziar a reunião da bancada do PMDB da Câmara, prevista para hoje, quando deve ser discutida a convocação de uma convenção extraordinária que pode, inclusive, analisar a aliança do partido com o governo petista.

Mãe mata as três filhas a facadas na Itália


Três irmãs de origem albanesa, com idades de 14, 10 e 3 anos, foram mortas a facadas pela própria mãe na comuna de Lecco, no norte da Itália. Suas identidades não foram reveladas.

A mãe confessou o crime durante interrogatório na manhã deste domingo (9). De acordo com o tenente coronel Rocco Italiano, a albanesa de 37 anos afirmou estar desesperada e sozinha. O pai das crianças estava viajando na Albânia durante os crimes.

A mulher utilizou duas facas para cometer o crime. A polícia acredita que as crianças menores foram mortas enquanto dormiam e a mais velha estaria acordada, pois apresentava ferimentos de defesa.

Quando chegou ao local do crime, a polícia encontrou a albanesa fora da casa, suja de sangue e em aparente estado de choque. Ela estava ferida nas mãos e foi levada ao hospital e em seguida à delegacia.

Vacinação contra o HPV começa hoje em todo o país

Meninas de 11 a 13 anos começam a ser imunizadas hoje (10) contra o papiloma vírus humano (HPV), principal causador do câncer de colo de útero. A orientação do Ministério da Saúde é que a primeira dose seja oferecida nas escolas (públicas e particulares), mas a vacinação também poderá ser feita em postos de saúde de todo o país.

A meta do governo é vacinar 80% do público-alvo, formado por 5,2 milhões de meninas. A vacina distribuída na rede pública previne contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo.

Para se imunizar é preciso apresentar o cartão de vacinação ou um documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar o esquema de proteção, sendo a segunda aplicada depois de seis meses, e a última, cinco anos após a primeira.

Em 2015, a vacina contra o HPV será oferecida para meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, para as de 9 anos.

O câncer de colo de útero tem a terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, atrás apenas do câncer de mama e do câncer de cólon e reto.

Jovem advogada Juazeirense morre em acidente na BR 116 em Jaguaribe-CE


A advogada Keily Augusta Machado Braga, 25 anos, morreu após uma colisão lateral entre o Fiat Uno que dirigia e um caminhão. O acidente aconteceu na tarde desse domingo (09), no trecho da BR-116 que fica entre Jaguaribe e Icó na localidade conhecida como Mateu, Km 283. Keily ficou presa às ferragens e não resistiu aos ferimentos.

Keily era filha do casal Laudimar Lira Mendes Braga e Madalena de Lourdes Alves Machado Braga. Laudimar por muitos anos foi proprietário da concessionária Araripe Honda em Juazeiro do Norte e franqueado da Localiza.

O corpo da advogada foi recolhido pelo rabeção para o IML da cidade de Iguatu onde foi necropsiado e transladado para o centro de velório Anjo da guarda em Juazeiro do Norte.

Miséria

Professora é reconhecida pela Justiça como filha de José Alencar


Nesta semana, a Justiça de Minas Gerais deu mais uma vitória a uma mulher que diz ser filha do ex-vice-presidente José Alencar. Uma herança milionária está em jogo. A família de Alencar vai recorrer.

Em uma cidade do interior de Minas Gerais, mora uma professora que pode receber uma herança milionária. Um outro personagem importante dessa história viveu parte da juventude em Caratinga, em Minas Gerais: o ex-vice-presidente da República José Alencar. Há 13 anos, um processo na Justiça aproximou os dois mineiros.

Um processo de paternidade que teve um avanço importante nesta semana. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais reconheceu Rosemary de Morais, de 58 anos, como filha legitima do político morto em 2011. E a decisão aconteceu mesmo sem nenhum exame de DNA.

Rosemary soube que seria filha de Alencar quando tinha 43 anos. A história foi contada pela mãe dela, Francisca Nicolina de Moraes, ao mostrar fotos da família do então candidato ao Senado.

“No jornal havia fotos do Josué (filho de José Alencar). E ela me mostrou: ‘Está vendo essa foto? Essa foto aqui é do seu irmão’. Eu falei: ‘Meu irmão? A senhora tem filho com outro homem?’. Ela disse: ‘Não. O pai dele que é seu pai’”, lembra a professora Rosemary Morais.

Na época, o então vice-presidente comentou o caso em uma entrevista ao apresentador Jô Soares.

“Se ela for minha filha, ela obviamente será recebida de braços abertos. Nunca fiz nada contra ninguém na minha vida. Ela não pode fazer isso contra mim. Agora, eu não vou, por exemplo, deixar que os próprios tribunais, como falam, que precisa haver indício”, disse Alencar em entrevista a Jô Soares.

Flamengo vence Botafogo, fatura a Taça Guanabara e elimina o rival


Com seus titulares, o Rubro-Negro mostrou sua força e venceu o Botafogo, todo reserva, por 2 a 0, na noite deste domingo, no Maracanã, com gols de Gabriel e Léo. Com duas rodadas de antecedência, o time flamenguista, com 34 pontos, não pode mais ser alcançado e é campeão do primeiro turno, eliminando o rival Alvinegro da disputa da semifinal.

Além de encorpar sua galeria de troféus, o Flamengo conquista importante vantagem. Jogará sempre por dois empates na fase final do Carioca, que só começará no dia 26 de março, com as semifinais. Foi a 20ª vez que o Rubro-Negro conquistou a Taça Guanabara, sendo o maior vencedor.

Para ficar com a taça neste domingo, o Fla, primeiro, contou com o tropeço do Fluminense, que empatou com o Duque de Caxias mais cedo. Depois, fez sua parte, levando a sério o clássico e escalando quase todos os titulares. Exceções foram André Santos e Elano, com dores musculares. O time dominou praticamente todo o jogo e não sofreu sustos. Na quarta, no Maracanã, às 22h, enfrentará o Bolivar, pela terceira rodada da Taça Libertadores.

- Essa conquista mostrou a força do elenco. O Botafogo se planejou da mesma forma e não venceu os jogos. Nós atuamos várias vezes com o time reserva, e vencemos a maioria das partidas - disse o goleiro Felipe após o jogo.