segunda-feira, 10 de março de 2014

Réus do mensalão serão transferidos para um novo presídio


Os réus condenados na Ação Penal 470, o mensalão, serão transferidos para o presídio federal ao lado do complexo da Papuda. A infraestrutura será concluída em dezembro deste ano. Na nova cadeia, os mensaleiros irão ocupar celas individuais, numa ala especial para autoridades (ex-mandatários e condenados por crime do colarinho branco).

A ala não é apenas capricho para poderosos, mas necessidade: desde a condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a Papuda chegou a abrigar até nove ex-deputados. Como a tendência da Justiça é apertar o cerco a corruptos, políticos ou empresários, a demanda por vaga tende a aumentar na nova unidade.

Segundo a assessoria do Departamento Penitenciário Nacional, serão “208 celas para regime ordinário e 12 celas para RDD, todas individuais, com cama e móveis de concreto e instalações sanitárias”. As celas terão 7,4 m².

Atualmente, na Papuda ex-mandatários dividem cela bem menor.São eles: José Dirceu, João Paulo Cunha, Bispo Rodrigues, Valdemar da Costa Neto, Romeu Queiroz, Pedro Henry, Pedro Correa e Natan Donadon. Além do ex-dirigente petista Delúbio Soares.

Também condenado, José Genoino, com problemas cardíacos, cumpre prisão domiciliar. Na Papuda permanecem cinco mensaleiros ex-parlamentares, porque Queiroz foi transferido para Belo Horizonte, Correa para unidade em Pernambuco, e Henry para Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário