sábado, 19 de novembro de 2016

Helicóptero da PM cai na Zona Oeste do Rio e quatro policiais morrem

Um helicóptero do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar (GAM) caiu próximo à Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, no começo da noite deste sábado (19). Quatro policiais militares que estavam na aeronave morreram na queda. O helicóptero caiu no começo da Avenida Ayrton Senna, perto do acesso à Linha Amarela. A identidade dos PMs mortos ainda não foram informadas pela corporação. 

A informação da queda foi confirmada pelo coordenador de Comunicação Social da Polícia Militar, Major Ivan Blaz. Durante o dia, a região foi palco de intensos tiroteios quando, mais cedo, policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Cidade de Deus trocaram tiros com criminosos. 

De acordo com Blaz, "tudo indica que o helicóptero fez um pouso forçado". Na região, desde cedo o Comando de Operações Especiais (COE) da PM - Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Choque e GAM - estava no local dando apoio à UPP local. 

A Lamsa, concessionária que administra a Linha Amarela, pediu que motoristas evitassem a região. Mais tarde, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou às 19h52 que foram interditados os dois sentidos da Linha Amarela, na altura da Cidade de Deus, e trechos da Av. Ayrton Senna, da altura do Via Parque ao acesso à Cidade de Deus, devido a uma operação policial. 

A Delegacia de Homicídios da Capital (DH) foi ao local para apurar as circunstâncias da queda da aeronave. Além disso, informou que a Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) foi acionada e está prestando apoio. De acordo com a Polícia Civil, diligências estão sendo feitas.

Vídeo da aeronave depois da queda:

Vasco perde para o Criciúma e depende da última rodada para subir

Era o dia do acesso à Primeira Divisão. Toda a delegação cruz-maltina, contando com dirigentes do alto escalão, viajou a Santa Catarina para presenciar o momento esperado em toda a temporada. Se o Vasco vencesse o Criciúma, já estaria garantido na Série A de 2017. 

Não foi o que aconteceu. Fazendo jus ao segundo semestre modorrento, a equipe de Jorginho não teve boa atuação no Heriberto Hülse e foi derrotada pelo adversário, que já não tem nenhuma pretensão na tabela, por 1 a 0. 

Agora, o Vasco está na quarta colocação da tabela e precisa vencer o Ceará na 38ª e última rodada para não depender de outros resultados e subir à Série A. 

Para o Criciúma, nada muda: ocupa o nono lugar e não tem chances de classificação ou rebaixamento. A equipe catarinense enfrenta o Paysandu, no Curuzu, em Belém, sexta-feira (25), às 20h30 (de Brasília). O jogo do Cruz-Maltino acontecerá em São Januário, no Rio de Janeiro, sábado (26), às 17h30 (de Brasília).

Homem em cadeira de rodas mata ex-mulher com barra de ferro e se mata em seguida em Fortaleza

Um crime cruel agitou a capital cesrense nesta-feira (18), no bairro Pici, em Fortaleza. Um cadeirante, identificado como Pedro Cipriano da Costa, de 60 anos, matou sua ex-companheira, Maria de Fátima Alves Lisboa, de 39 anos e em seguida  cometeu suicídio.

De acordo com informações, ele utilizou uma barra de ferro para cometer o homicídio. Mesmo separados e sem qualquer tipo de relacionamento, segundo vizinhos, o homem não aceitava o fim do relacionamento e morava na mesma casa da ex-mulher, desde quando teve as pernas amputadas, há cerca de um ano, devido a diabetes. 

Os quatro filhos do casal, todos menores, também moravam no imóvel, localizado na Rua Pernambuco, onde aconteceu o crime.

De acordo com informações, o homem era extremamente ciumento e mesmo sendo cadeirante, agredia constantemente a ex-mulher. Maria de Fátima, por sua vez, tinha retomado os estudos e planejava sair de casa com os filhos.

Idoso tira a própria vida ao se jogar de ponte no Ceará

Um homem cometeu suicídio na manhã deste sábado, 19, ao pular da ponte do Riacho Araibú, localizada no Bairro de Fátima, em Russas/CE. 

A vítima, tratava-se de Vaderir Lima da Silva, de 63 anos que residia na rua João Maciel Pereira. O mesmo cometeu suicídio ao pular de uma altura de aproximadamente 15 metros, tendo morte imediata. O fato aconteceu por volta das 06ns. da manhã deste sábado. 

Segundo informações de populares, o homem trafegava a pé pela ponte, quando resolveu se jogar do local. 

É desconhecido o que motivou o suicídio, apenas comentários de populares de que o Sr. Vaderir ultimamente vinha sofrendo com problemas de depressão. 

Polícias militares foram acionados e o corpo foi encaminhado para o IML da cidade.

Homem morre em motel e acompanhante foge em seguida

Um homem de 35 anos, técnico de refrigeração, morreu ao sair de um motel da Zona Sul de Teresina. De acordo com a polícia ele não apresentava marcas de agressão. A suspeita é de que tenha acontecido uma morte natural. A morte teria ocorrido por volta das 5h30 deste sábado (19), quando funcionários do estabelecimento chamaram a polícia que atendeu a ocorrência. 

Uma equipe da Delegacia de Homicídios esteve no local. De acordo com o delegado Humberto Mácola, após análise do ambiente do crime, possivelmente se tratou de um mal súbito, gerado por um ataque cardíaco. O técnico de refrigeração de 35 anos foi encontrado morto na garagem da suíte, fora do carro. 

“A vítima não tinha espumamento na boca e as pupilas estavam dilatadas. Os funcionários do motel relatam que ele pediu a conta e quando foram limpar o quarto ouviram ele gritando, como se estivesse passando mal”, relatou o delegado Humberto Mácola. 

Ainda de acordo com a polícia, o homem teria sofrido um mal súbito na garagem do quarto. “Ao chegar à garagem, a funcionária imaginou que ele estivesse bêbado, mas verificou que ele já não apresentava mais os batimentos cardíacos”, completou o delegado. 

A mulher que acompanhava a vítima se evadiu do local, possivelmente após a morte. A Delegacia de Homicídios, responsável pelas investigações, já está de posse das imagens das câmeras de segurança do motel. O delegado Humberto Mácola garantiu que ela será identificada em pouco tempo para prestar depoimento. 

A perícia criminal foi acionada e fez as primeiras investigações do crime. O corpo do homem foi enviado ao Instituto de Medicina Legal (IML), a esposa e demais familiares fizeram o reconhecimento.

Homem é encontrado morto dentro de casa na vila Escuro em Acopiara

Populares da vila Escuro, em Acopiara, acionaram a polícia na manhã de hoje (19) para fazer o registro de um achado de cadáver no interior de uma residência localizada vizinho a quadra da Vó. 

O corpo seria de um homem identificado como Neto Safoneiro. As primeiras informações apontam para morte natural. O rabecão do IML de Iguatu foi acionado para fazer a remoção do corpo e a devida necropsia.

Agricultor morre queimado em fogo de broca no Ceará

Prática comum no sertão cearense, a queima de roçado para preparar o solo para a próxima lavoura fugiu ao controle do agricultor Francisco José da Silva, de 63 anos, que acabou morto. 

O corpo dele foi encontrado por volta das 18 horas da última sexta-feira (18), na localizada de Paixões, zona rural de Novo Oriente, a 389 km de Fortaleza. 

A Polícia Militar na região confirmou o ocorrido, que foi atendido pela Polícia Civil. A informação foi dada pela filha da vítima. Ela contou que o fogo se propagou em velocidade muito rápida, cercando Francisco, o qual teve o corpo carbonizado parcialmente.

Quadrilha de assalto a bancos é desarticulada no Ceará e vereador está envolvido

Uma quadrilha que realizava assaltos a bancos foi desarticulada e presa na última sexta-feira (19), em Guaraciaba do Norte, a 338 Km de Fortaleza. 

Inicialmente, autoridades do Comando Tático Rural (Cotar) receberam a informação que uma quadrilha havia realizado assalto a um banco no município de Castelo, no Piauí; o mesmo grupo pretendia realizar um assalto na região da serra da Ibiapaba, no Ceará. 

Já em Guaraciaba do Norte, os policiais do Cotar abordaram um veículo Audi A3, com placas de Juiz de Fora (MG). No carro havia cinco homens e, segundo o major Rodrigues, comandante do Cotar, o grupo apresentava atitudes suspeitas, os elementos estavam nervosos, sem documentação. 

Conforme o major Rodrigues, junto com a Polícia Civil do Ceará, os suspeitos foram identificados. Os membros do grupo são todos de estados diferentes e possuem envolvimento com assalto a bancos dentro e fora do Ceará. Ainda de acordo com o comandante, o grupo foi trazido para Fortaleza onde as medidas serão tomadas. 

Vereador envolvido 

Dois suspeitos do Rio de Janeiro foram identificados como Daniel Belmiro José Rodrigues, foragido da Casa de Privação Provisória da Liberdade Desembargador Adalberto Barros Leal de Oliveira, em Caucaia; e Rodrigo Honorato Alves, foragido do presídio de Bangu, no Rio de Janeiro. 

Nos celulares da dupla foram encontradas mensagens de áudio com um vereador da cidade de Nova Russas, identificado como José Roberto Alves da Costa. Segundo o Cotar, nas conversas os criminosos estavam fazendo um levantamento para realizar um assalto a carro-forte na BR-222 na região de Aprazível. 

Segundo o Cotar, a função do vereador José Roberto era realizar a logística da quadrilha. Os outros suspeitos do grupo foram identificados como Roberto Oliveira dos Santos, natural de Minas Gerais, e Giliardo Gomes da Silva, de Russas.

Estudante foi morto com vários tiros na cabeça em Crato no Cariri

O adolescente Wesley da Silva Ribeiro, de 16 anos, que era apelidado por “Tiquim” e residia na Rua Pedro Vilar, 193 no Conjunto Nossa Senhora de Fátima (Bairro Mutirão) em Crato, foi executado a tiros na cabeça. 

O crime aconteceu por volta das 22 horas na Rua Saturnino Candeia naquele bairro e o menor se encontrava com sua namorada. Ela contou aos policiais que o estudante foi executado por dois homens que chegaram em uma motocicleta. 

Um deles desceu do veículo e, já de arma em punho, passou a atirar na cabeça do rapaz sem qualquer discussão. Profissionais de saúde do SAMU estiveram no local e apenas constataram o óbito. Este foi o terceiro homicídio do mês de novembro em Crato e o 59º do ano no município. 

O último tinha ocorrido quarta-feira, dia 16, quando João Natanael Marinho da Silva, de 22 anos, o “Natan”, bebia no Bar do Galego na Rua Lavras da Mangabeira (Seminário) e foi executado com 16 tiros de pistola.

Homem morre vítima de choque na vila Transual em Acopiara

O plantão de polícia registrou por volta das 6 horas da manhã de hoje na vila Transual, em Acopiara, uma morte por descarga elétrica. A vítima foi Valmir Ferreira Rodrigues, 55 anos. 

Segundo informações ele tentava consertar uma bomba d'água que estava submersa num açude e acabou sendo eletrocutado. 

O rabecão do IML de Iguatu foi acionado para fazer a remoção do corpo para ser necropsiado.

CEARÁ: Bandido morre na cadeia e estado vai ter que pagar 100 mil de indenização

O Estado do Ceará deve pagar R$ 100 mil de indenização moral para família de preso morto na Cadeia Pública do Município de Morada Nova (a 161 km da Capital). A decisão é do juiz auxiliar Sérgio Augusto Furtado Neto Viana, em respondência pela Comarca. 

Para o magistrado, “não há dúvidas quanto à responsabilidade civil objetiva do Estado do Ceará decorrente da violação do dever de zelar pela integridade física do pai do requerente [filho]”. Também afirmou que “o preso teve contato com instalações elétricas em mau estado de conservação, tendo a administração estadual falhado no seu dever de guarda e assistência ao genitor do autor”. 

De acordo com os autos (nº 10526-66.2015.8.06.0128), a vítima estava cumprindo pena na cadeia pública e foi encontrado morto. Na declaração de óbito, foi detectado que ele morreu em decorrência de choque elétrico. 

Alegando que o filho passou a enfrentar problemas psicológicos e financeiro com a perda do pai, em agosto de 2015, a mãe entrou com ação na Justiça. Pleiteou indenização por danos morais e materiais. 

Na contestação, o ente público defendeu que a família da vítima não demonstrou nos autos a culpa alegada. Disse ainda que, em relação aos danos materiais, não ficou comprovado que a morte do pai interferiu na renda, já que ele estava preso. Por isso, solicitou a improcedência da ação. 

Ao julgar o caso, o magistrado destacou que “não subsiste dúvidas quanto ao fato de que a morte do pai do promovente ocorreu quando estava sob a guarda do Estado do Ceará, sem ter sido provocada por causa natural humana”. 

Ressaltou ainda que “a Constituição Federal estabelece, como direito fundamental, o respeito à incolumidade física e moral das pessoas que se encontram sob custódia do Estado”. Com relação à reparação material, o juiz informou ser incabível a condenação, “uma vez que no corpo exordial não há fundamentação sobre em que consistiram tais danos, bem como se o falecido exercia profissão regular ou provia os sustento do filho”.

Juiz nega pedido de prisão para mulher que matou criança de 12 anos em Fortaleza

A mulher que atropelou e matou uma criança na Avenida Godofredo Maciel, no bairro Maraponga, no último dia 23 de outubro, vai responder em liberdade por homicídio doloso. Nesta sexta-feira (18), a Justiça do Ceará negou o pedido de prisão temporária de Ana Paula Rodrigues Muniz, que colidiu seu veículo com a bicicleta do menino Kaic Roniele, de 12 anos, arrastando o corpo por 200 metros e fugindo sem prestar socorro. 

Ainda em outubro, a Polícia definiu que Ana Paula assumiu o risco de matar Kaic e pediu sua prisão temporária. A Justiça entendeu, no entanto, que ela poderá responder em liberdade, até por ter se apresentado espontaneamente à delegacia no mesmo dia do incidente. 

A defesa de Ana Paula alega que ela não parou para prestar socorro à vítima "porque não percebeu o que tinha ocorrido". Ainda assim, ela vai responder por homicídio doloso com dolo eventual (quando assume o risco de matar) e por omissão de socorro, segundo o delegado Renê Andrade, do 5º DP (Parangaba). A pena máxima pelos dois crimes é de 24 anos de prisão.