sábado, 19 de fevereiro de 2011

Polícia investiga se policiais do Ronda participaram de `pega´

Duas viaturas do Ronda do Quarteirão se envolveram num acidente, neste sábado (19), em Fortaleza.

De acordo com populares, eram 6h da manhã, quando as viaturas 1125 e 1035 colidiram na rua Carmélia, no bairro Cristo Redentor.

Segundo testemunhas, os veículos estavam em alta velocidade e que os policiais costumam trafegar assim pela via.

Por pouco, um dos carros não invadiu a casa da aposentada Lourdes Albuquerque.

"Um perigo, porque 6h da manhã, as pessoas vêm sempre andando aqui pelo pé da calçada. Se tivesse vindo uma pessoa, teria morrido", alertou a moradora.

Policiais não quiseram falar

As viaturas foram recolhidas, mas apesar de ninguém ter saído ferido, nenhum policial envolvido no acidente quis falar sobre a ocorrência.

O comandante do Ronda do Quarteirão, coronel Gomes Filho, disse que a perícia já foi realizada no local do acidente e que o caso será investigado.

Sobre as denúncias de que os policiais das viaturas participavam de um "pega", o comandante disse que vai apurar a informação.

Se for comprovado que o acidente foi causado por imprudência dos policiais, todos serão punidos.

Agricultor é assassinado, a golpes de faca e enxada, pelo tio em Salitre

O agricultor Antônio Arnaldo da Silva, 29, foi assassinado, a golpes de enxada e faca, pelo tio dele, Francisco Emídio Pereira, 40, que também é trabalhador rural. Ele foi preso em flagrante. A tragédia familiar ocorreu nessa sexta-feira (18), na localidade de Lagoa dos Crioulos, em Salitre.
De acordo com as investigações preliminares, o motivo do crime de morte foi passional. A vítima estaria tendo um caso amoroso com a tia, esposa de Emídio Pereira. Na delegacia, o acusado confirmou porque descobriu tudo.

IBVG seleciona o prefeito Agenor Neto entre os gestores mais eficientes do Brasil


O Instituto Brasileiro de Verificação da Gestão (IBVG) entregou no último dia 10 de fevereiro deste ano, prêmios para os Melhores Prefeitos e Prefeitas do Brasil que se destacaram no ano de 2010. A solenidade foi realizada no Hotel Massis Five Stars, na cidade de São Paulo.

O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, mais uma vez recebeu o prêmio de reconhecimento pelos excelentes resultados alcançados pela sua administração em diversas áreas, onde são incluídas avaliações ao programa de administração, a seriedade, idoneidade e transparência da administração municipal, através do gerenciamento responsável dos recursos públicos.

Além de Iguatu, ainda foram contemplados os prefeito de Piquet Carneiro (Expedito do Nascimento), de Morada Nova (Glauber Castro) e de Aurora, Adailton Macedo.

O bom desempenho do prefeito Agenor Neto como administrador público já lhe rendeu vários prêmios. Na lista dos 30 melhores prefeitos do Ceará, premiação realizada pela PPE – Publicidade, Promoções e Eventos, durante os últimos seis anos o seu nome sempre aparece em destaque.

Outro prêmio veio por meio de uma Menção Honrosa em 2008, na categoria Destaque Nacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social, cedido pelo Instituto BIOSFERA e pelo Instituto Brasileiro de Estudos Especializados - IBRAE. Em 2009, o mesmo Instituto (Biosfera) lhe agraciou com o diploma e a Medalha de Destaque Nacional em Planejamento Urbanístico e Paisagístico.

A premiação foi entregue durante o URBVERDE (Seminário Nacional de Urbanismo, Paisagismo e Arborização Urbana), realizado no mês de maio na cidade do Rio de Janeiro. No ano passado, por ocasião do 7º Seminário Binacional de Gestão Pública Municipal, realizado em Seixas, Portugal, novamente o prefeito Agenor Neto recebeu uma honraria pelo trabalho desenvolvido nas áreas ambiental, financeira e de melhoria dos serviços básicos à população.

Para justificar o sucesso como prefeito, Agenor Neto sempre destaca o grande zelo com a coisa pública, respeitando e investindo de forma correta o dinheiro público e valorizando, acima de tudo as pessoas. "Sou um homem temente a Deus e peço todos os dias para que ele ilumine as minhas decisões como administrador deste município. É por isso que nós temos alcançado esse grande sucesso", afirmou.

Acidente de trânsito ocorrido em Acopiara provoca a morte de operador de máquinas

Um acidente de trânsito ocorrido ontem, por volta de meia-noite, no bairro Moreira, em Acopiara, CE 060, provocou a morte do operador de máquinas Francisco das Chagas Fabiano Andrade, 37 anos. 

A vítima morreu após colidir a sua motocicleta com outra.

Mais duas pessoas ficaram feridas neste acidente, no caso, José Rosimar V. Andrade, 30 anos e a esposa da vítima fatal Maria Neide Moreira Ricardo, 38 anos. 

Ambos foram transferidos em estado grave para Fortaleza.

Prefeito Agenor Neto se reúne com o vice-governador Domingos Filho para discutir a necessidade de criação de duas varas judiciárias para Iguatu


Com uma demanda de cerca de 6 mil processos acumulados na 1ª Vara da justiça e mais de 5 mil processos criminais e 8 mil execuções fiscais aguardando despacho na 2ª Vara, além da falta de servidores, são problemas que tem contribuído para o congestionamento da justiça e causado grande preocupação aos juízes e promotores que fazem parte da Comarca de Iguatu.

Diante de uma situação de tamanha gravidade e preocupado com o acesso à Justiça, principalmente daqueles mais necessitados, o prefeito Agenor Neto, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Ednaldo Lavor e dos vereadores Bandeira Júnior e Jarim, esteve na manhã desta sexta-feira (18), numa audiência com o vice-governador Domingos Filho, para tratar do assunto. 

Na reunião o prefeito Agenor Neto explicitou todas as dificuldades que vem sendo enfrentadas pela justiça local, e solicitou do vice-governador o seu empenho junto ao Tribunal de Justiça do Estado, para que seja agilizada a implantação de mais duas varas judiciárias para esta comarca.

Agenor Neto tem ressaltado que a luta pela ampliação do número de varas judiciárias para esta cidade já se arrasta há mais de uma década, e que há aproximadamente oito anos, quando exercia o mandato de deputado estadual, promoveu uma reunião com juízes, promotores, advogados e outros parlamentares para debater a reivindicação. "Realizamos visita à presidência do Tribunal de Justiça na época e solicitamos o pleito", frisou o prefeito. "Infelizmente, o tempo passou e ainda não houve a implantação de uma terceira vara, e agora já temos necessidade de uma quarta", avaliou.
 
Iguatu Notícias via Blog do Lindomar Rodrigues

Vereadores trocam tapas e socos durante reunião no Maranhão

Vereadores da cidade interiorana de Codó, a 300 km de São Luís, no Maranhão, se desentenderam durante uma reunião e partiram para a agressão. A briga foi registrada por um equipe de TV,que filmou o momento em que os parlamentares se desentendem e trocam tapas e socos, derrubando o mobiliário do local. A briga só acabou depois que pessoas que assistiam à reunião apartaram os agressores.

Jovem agricultor é morto a golpes de enxada e facão

Três meses após, um novo um homicídio é registrado no Sítio Lagoa dos Crioulos na zona rural de Salitre, município localizado na região do Cariri. Por volta das 13 horas, o agricultor Antonio Arnaldo da Silva, de 29 anos, que morava naquela localidade, foi assassinado a golpes de enxada e facão tendo morte imediata. Os motivos ainda são desconhecidos, mas a polícia já prendeu o principal suspeito.

Cerca de quatro horas após o crime, o também agricultor Francisco Emídio Pereira, de 40 anos, que também mora na Lagoa dos Crioulos, foi preso ali mesmo e autuado em flagrante na Delegacia de Polícia Civil de Campos Sales. Antes, a polícia já havia adotado outras providências como a convocação da perícia criminal e o rabecão que trouxe o corpo para ser necropsiado no IML de Juazeiro do Norte.

VIOLÊNCIA – No dia 14 de Novembro de 2010 ou pouco mais de três meses e na mesma localidade, Genival dos Santos Nascimento, de 26 anos, mais conhecido como Gago, foi morto com uma facada na garganta. Ele participava de uma festa dançante no Sítio Lagoa dos Crioulos quando foi surpreendido pelo golpe desfechado por uma pessoa identificada apenas por Gilmar, residente no Sítio Chapadinha em Salitre. Gago residia na Rua Pereira Filgueira (Bairro Batalhão) em Campos Sales e já tinha várias passagens pela polícia.

Jovens apresentam paranormalidade

 Estudantes de outra escola pública do Interior do Ceará estão sofrendo os mesmos sintomas de paranormalidade registrados entre jovens na Escola Pública Eduardo Barbosa, no Município de Itatira, em junho do ano passado. Desta vez, alunas da Escola de Ensino Fundamental e Médio Tomaz Nunes, situada no Distrito de Monte Castelo, na zona rural de Choró, outro Município do Sertão Central, entraram em transe na sala de aula e a caminho de casa, no transporte escolar.

Algumas delas confirmam a experiência. Outras se recusam a comentar sobre o fenômeno. Os casos surgiram há uma semana. Conforme relatos dos colegas, sete delas passaram praticamente pela mesma experiência. Uma das adolescentes, Arnilaine Batista Sousa, de 15 anos, ainda está com os membros inferiores parcialmente paralisados.

"Milita", como é tratada pela família, disse que os primeiros sintomas foram dor de cabeça, no estômago, tremores no corpo e tontura. Praticamente os mesmos relatados pelas alunas de Itatira. De acordo com a estudante, os médicos não deram explicação para a doença súbita. Mesmo encorajada pelas colegas, ainda está muito assustada.

Sangram mais dois açudes no Ceará

Mais dois açudes sangraram no Estado. De acordo com o Governo, o Açude Prazeres, no município de Barro e o Açude Rosário, em Lavras da Mangabeira, registraram sangria na tarde de quinta-feira (17). Os dois reservatórios pertencem a Bacia do Salgado.

Este ano quatro açudes já sangraram: o Tijuquinha, que foi o primeiro, no município de Baturité, na Bacia Metropolitana e o Pau Preto, localizado em Potengi, na Bacia do Alto Jaguaribe. Desses, apenas o Tijuquinha parou de sangrar, no dia 7 de fevereiro.

Dos 134 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), o acúmulo de água encontra-se com 11.073.814672m³, dos 18.147.205.325m³ da capacidade total do Estado. O reservatório mais próximo de sangrar é o Quixeramobim, na Bacia do Banabuiú, que está com acúmulo de 94,10% da sua capacidade.

Casos de dengue hemorrágica aumentam em 50% no Estado

Aumentou em mais de 50% os casos de dengue hemorrágica no Ceará. De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde (Sesa), divulgado nesta sexta-feira (18), foram contabilizados nesta semana 14 novos registros da doença, enquanto na semana passada nove casos foram confirmados.

Os casos de dengue comum aumentaram 40%. Na última semana foram registrados 1.810 casos. E agora, 2.559 pessoas foram infectadas pelo mosquito Aedes Aegypti.

O levantamento da Sesa foi feito em 107 municípios cearenses.

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 5 milhões neste sábado

A Mega-Sena pode pagar, neste sábado (19), o prêmio acumulado de R$ 5 milhões para quem acertar as dezenas da faixa principal da loteria. O sorteio do concurso 1.259 acontece às 20h (horário de Brasília).

Os volantes devem ser registrados até as 19h (horário de Brasília), em qualquer casa lotérica do país. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 2, segundo a Caixa Econômica Federal.

Ainda de acordo com a Caixa, se aplicado na poupança, o prêmio renderia cerca de R$ 30 mil por mês.

Horário brasileiro de verão termina neste sábado

O horário brasileiro de verão, em vigor desde 17 de outubro de 2010, termina à meia-noite deste sábado (19) para domingo (20). Relógios de moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ser atrasados em uma hora. O horário de verão é adotado em dez estados do país e no Distrito Federal.

A medida, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), visa reduzir a demanda por energia elétrica em horários de pico por meio do aproveitamento da luz solar. Por isso, o período escolhido para o horário de verão no Brasil, assim como em outros países no hemisfério sul, é o segundo semestre, entre a primavera e o verão, quando os dias são mais longos.