segunda-feira, 29 de novembro de 2010

IBGE divulga dados oficiais do Censo 2010 em Acopiara

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados finais do Censo 2010. A população de Acopiara em 10 anos aumentou 8%, saltando de 47113 em 2000 para 51171 em 2010. Conforme o levantamento, atualmente são 51171 habitantes.

Governo vai prorrogar redução de IPI para construção civil

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou hoje (29) a prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para materiais de construção por mais um ano. A desoneração venceria em 31 de dezembro deste ano, mas será renovada até o fim de 2011.

A desoneração foi uma das medidas tomadas em abril de 2009 para combater a crise financeira internacional. O desconto do imposto engloba 45 itens da chamada “cesta básica da construção”.

“Vamos prorrogar a desoneração do IPI para produtos da construção civil. Estamos preparando as medidas e isso entra em vigor dia primeiro de janeiro. Os produtos que já estão desonerados continuarão, vamos prorrogar por mais um ano”, disse o ministro em discurso para empresários durante o 9º Congresso Brasileiro da Construção – Construbusiness 2010.

A construção foi um dos setores beneficiados pela série de desonerações e outras medidas fiscais que o governo adotou para contornar efeitos internos da crise financeira internacional de 2008.

Mantega disse que o estímulo à construção civil será mantido no governo da presidenta eleita Dilma Rousseff e que o setor continuará tendo papel importante no crescimento da economia. “É um setor que teve um crescimento excepcional, que vem gerando muitos empregos, é um dos polos de crescimento mais ativo da economia brasileira hoje. E contribui para a formação de capital fixo, que é investimento”.
O ministro reafirmou a necessidade de cortes de gastos públicos e disse que a equipe econômica já está trabalhando em “um forte programa de redução de gastos” para diminuir a participação do Estado na economia e abrir espaço para a iniciativa privada.
“Quando a economia está bem, o Estado pode diminuir sua presença, gastando menos, porque o setor privado dá conta dos investimentos. Agora é o momento de nos retiramos e darmos espaço ao setor privado”.

Paracetamol pode estar ligado a alergias e asma em crianças

O uso do paracetamol em crianças pode estar ligado ao desenvolvimento de alergias e asma mais tarde em suas vidas, segundo um estudo. Mas maiores pesquisas são necessárias para esclarecer essa descoberta, e os benefícios do paracetamol para controlar a febre ainda são maiores que o potencial para o desenvolvimento posterior de alergias, disse Julian Crane, professor da Universidade de Otago, em Wellington, Nova Zelândia, autor do estudo.

"O problema é que o paracetamol é dado livremente às crianças", disse. "Existem muitas provas sugerindo que algo está acontecendo aqui. Não está completamente claro, esse é o problema."

O relatório, publicado na revista Alergia Clínica e Experimental, é baseado no Estudo Cohort em Asma e Alergia, da Nova Zelândia, que investigou o uso de paracetamol em 505 crianças na cidade de Christchurch e 914 crianças entre 5 e 6 anos de idade na mesma cidade para ver se desenvolviam sinais de sensibilidade para asma ou alergias.

"A maior descoberta foi que crianças que usam paracetamol antes dos 15 meses de idade (90%) tinham mais de três vezes maior probabilidade de se tornarem sensíveis a substâncias alérgicas e duas vezes mais probabilidade de desenvolver asma aos 6 anos em relação às crianças que não usam paracetamol", disse Crane, em comunicado.

"No entanto, ainda não sabemos por que isso ocorre. Precisamos de testes clínicos para ver se essas associações são causais ou não, e esclarecer o uso dessa medicação." Mas as descobertas mostram um risco maior para aqueles com graves sintomas de asma. Ele disse que na falta de outras opções e estudos confirmando uma ligação causal, o paracetamol deveria continuar sendo usado por enquanto. "Se eu tivesse um filho com febre, eu lhe daria paracetamol", acrescentou.

Censo aponta que população do Brasil é de 190.732.694 pessoas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira o resultado do Censo 2010: o País tem população de 190.732.694. O número foi estabelecido para a 1º de agosto deste ano, data de referência da pesquisa.

No início do mês, o IBGE havia divulgado dados iniciais da pesquisa. O número, relativo à pesquisa feita até 31 de outubro, apontava população de 185,7 milhões.
Em comparação com o Censo 2000, ocorreu um aumento de 20.933.524 pessoas. Esse número, conforme o instituto, demonstra que o crescimento da população brasileira no período foi de 12,3%, inferior ao observado na década anterior (15,6% entre 1991 e 2000). O Censo 2010 mostra também que a população é mais urbanizada que há 10 anos: em 2000, 81% dos brasileiros viviam em áreas urbanas, agora são 84%.
Foram quatro meses de coleta e supervisão de dados. Trabalharam no processo, segundo o instituto, 230 mil pessoas, sendo 191 mil recenseadores.

Diferenças regionais
A região Sudeste segue sendo a região mais populosa do Brasil, com 80.353.724 pessoas. Entre 2000 e 2010, perderam participação as regiões Sudeste (de 42,8% para 42,1%), Nordeste (de 28,2% para 27,8%) e Sul (de 14,8% para 14,4%). Por outro lado, aumentaram seus percentuais de população brasileira as regiões Norte (de 7,6% para 8,3%) e Centro-Oeste (de 6,9% para 7,4%).
Entre as unidades da federação, São Paulo lidera com 41.252.160 pessoas. Por outro lado, Roraima é o Estado menos populoso, com 451.227 pessoas. Houve mudanças no ranking dos maiores municípios do País, com Brasília (de 6º para 4º) e Manaus (de 9º para 7º) ganhando posições. Por outro lado, Belo Horizonte (de 4º para 6º), Curitiba (de 7º para 8º) e Recife (8º para 9º) perderam posições.

Homens e mulheres
Os resultados mostram que existem mais 3,9 milhões de mulheres a mais que homens no Brasil, ou seja, há 95,9 homens para cada 100 mulheres. Em 2000, para cada 100 mulheres, havia 96,9 homens. A população brasileira é composta por 97.342.162 mulheres e 93.390.532 homens. Entre os municípios, o que tinha maior percentual de homens era Balbinos (SP). Já o que tinha maior percentual de mulheres era Santos (SP).

Centenários
O Censo 2010 apurou ainda que existiam 23.760 brasileiros com mais de 100 anos. Bahia é a unidade da federação a contar com mais brasileiros centenários (3.525), São Paulo (3.146) e Minas Gerais (2.597).

Domicílios recenseados
Segundo o IBGE, foram visitados 67,6 milhões de domicílios e ao menos um morador forneceu informações sobre todos os moradores de cada residência. A partir do dia 4 de novembro, o IBGE realizou um trabalho de supervisão e controle de qualidade de todo material coletado, em conjunto com as Comissões Censitárias Estaduais (CCE) e das Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGE,) em todas as 27 Unidades da Federação e nos municípios brasileiros.

Do total dos 67,6 milhões de domicílios recenseados, os moradores foram entrevistados em 56,5 milhões de domicílios. Foram classificados como fechados 901 mil domicílios, em que não foi possível realizar as entrevistas presenciais, mas havia evidências de que existiam moradores. Nesses casos, o IBGE utilizou uma metodologia para estimar o número de pessoas residentes nesses domicílios fechados. A metodologia consiste em atribuir a cada domicílio fechado o número de moradores de outro domicílio, que havia sido inicialmente considerado fechado e depois foi recenseado. A escolha foi aleatória, levando em conta a unidade da federação, o tamanho da população do município e a situação urbana ou rural.

O Censo Demográfico encontrou ainda 6,1 milhões domicílios vagos, ou seja, aqueles que não tinham morador na data de referência, mesmo que, posteriormente, durante o período da coleta, tivessem sido ocupados. Prédios em construção, casas colocadas à venda (ou de aluguel) e abandonadas são exemplos de domicílios vagos. Os domicílios de uso ocasional, que somaram 3,9 milhões, são aqueles que servem ocasionalmente de moradia, usados para descanso de fins de semana, férias ou outro fim. Já o número de domicílios coletivos (hotéis, pensões, presídios, quartéis, postos militares, asilos, orfanatos, conventos, alojamento de trabalhadores, etc) foi de 110mil. Em 2000, do total de 54,2 milhões de domicílios, 45 milhões eram ocupados, 528 mil fechados, 6 milhões vagos e 2,7 milhões de uso ocasional.

Iniciado em 1º de agosto de 2010, os 191 mil recenseadores percorreram os 5.565 municípios brasileiros e as entrevistas implicaram no recenseamento da população por meio de três métodos: entrevista presencial, questionário pela Internet e, por fim, a estimação do número de moradores em domicílios fechados.

Prefeitura de Caucaia lança moeda 'Potiguara'

A Prefeitura Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, lança nesta segunda-feira (2) a moeda “Potiguara” com valor equivalente ao real.
A nova moeda poderá ser utilizada por consumidores e comerciantes cadastrados do Parque Potira e deve facilitar e incentivar a movimentação comercial do bairro.
O lançamento marca a abertura da 1ª Semana do Empreendedorismo de Caucaia que acontece até a próxima sexta-feira (03).
Durante o evento, também serão ministradas palestras por técnicos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE), com o objetivo de esclarecer a importância da formalização dos microempresários e detalhar o atendimento da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Secretaria de Segurança nega possível vinda de traficantes ao Ceará

Em nota oficial divulgada nesta segunda-feira (29), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) negou que tenha recebido qualquer informação oficial sobre a possível vinda de traficantes do Rio de Janeiro para o Estado.

O anúncio da SSPDS veio após divulgação de matéria no Tribuna da Bahia que alertava os órgãos de segurança dos Estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte sobre a provável fuga de chefes do tráfico de drogas, após ocupação do Complexo do Alemão, no último domingo (28).

Ainda segundo a nota da Secretaria, as autoridades policiais do Rio de Janeiro não enviou, até agora, nenhuma relação de nomes de foragidos.

MUNDO À FORA:Jogador é sequestrado, morto e desmembrado na Guatemala

O corpo de Carlos Mercedes Vásquez, jogador do Deportivo Malacateco na primeira divisão da Guatemala, foi encontrado neste domingo na cidade de Malacatán, na fronteira com o México. Vásquez foi sequestrado na sexta-feira e assassinado, informam as agências internacionais.

O atleta, 27 anos, teve seu cadáver desmembrado e dividido em cinco sacos plásticos. Junto ao corpo, encontrado em uma ponte, a mensagem "por meterse con la mujer de otro" ("por se envolver com a mulher dos outros").

Vásquez foi raptado quando saía do hotel onde sua equipe estava concentrada. As autoridades da Guatemala ainda não confirmam detalhes da investigação, mas a descoberta do corpo foi oficializada por Brayan Jiménezez, presidente da Federação Nacional de Futebol da Guatemala. À imprensa do país, Jiménez classificou o caso como "lamentável".

Apesar do crime, a Guatemala não suspendeu a rodada do final de semana, que teve um minuto de silêncio antes de cada jogo. O Malacateco recebeu o Suchitepéquez e venceu por 1 a 0, com gol de Rudy Chacón aos 32min do segundo tempo.

Abertas inscrições para acordos trabalhistas no TRT

A Justiça do Trabalho do Ceará está recebendo inscrições de advogados e partes envolvidas em processos trabalhistas que tenham interesse em realizar um acordo durante a Semana Nacional de Conciliação. Para participar, é preciso procurar a Vara do Trabalho ou o Tribunal e solicitar a inclusão de seu processo na pauta da Semana, que ocorrerá entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro. A solicitação também pode ser feita utilizando o site do Tribunal .

Os pedidos serão analisados pela Vara do Trabalho ou pelo Tribunal e, em seguida, a outra parte será notificada para comparecer à audiência de conciliação. Coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Semana Nacional de Conciliação tem como objetivo oferecer às partes de um processo métodos alternativos e céleres de resolução de conflitos.

Fonte:TRT/CE

Clientes vão poder consultar na internet preço de pacotes bancários

Os clientes dos bancos poderão consultar a partir de quarta-feira (1º) a relação dos pacotes oferecidos pelas instituições às pessoas físicas e suas tarifas. São 72 pacotes dos 13 maiores bancos do país.

"Antes, o consumidor podia, além de consultar, comparar as 46 tarifas mais utilizadas por pessoas físicas cobradas dos bancos, bem como verificar os pacotes padronizados criados pelo Banco Central. Agora, poderá fazer pesquisas em universo mais amplo [...]. Com acesso a mais informações, os clientes poderão consultar pacotes a partir de determinados parâmetros, tais como valores", informa a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Atualmente, os clientes têm acesso ao Star (Sistema de Divulgação de Tarifas e Serviços Financeiros), que foi lançado há três anos e pode ser acessado pelo www.febraban-star.org.br. A ideia é trazer um recurso adicional ao sistema.

A página também permitirá buscas por pacotes a partir da palavra-chave usada para designar uma variação do produto, como "especial".

Segundo o diretor-adjunto de Produtos de Financiamento da Febraban, Ademiro Vian, a ferramenta cria um mecanismo de concorrência no setor que pode beneficiar os consumidores.

Acidente com vítima fatal em Acopiara

Ness Domingo ( 28 ) por volta das 19:20 horas, aconteceu um acidente de transito, ocorrido na CE 060, em frente ao Posto Lages, na saída para a cidade de Mombaça/CE, zona urbana de Acopiara/CE.

O acidente teve como vítima a pessoa de Rogerio Rodrigues de Sousa, 25 anos, solteiro, gari, residente na Vila Esperança, Acopiara-CE, o qual, no momento do ocorrido, conduzia uma motocicleta, marca Honda, modelo CG 150 Titan, cor vermelha, ano 2010, de placa NQY 3889, quando esta veio a colidir frontalmente com um automóvel, marca FIAT, modelo UNO MILLE WAY, cor vermelha, ano/modelo 2010/2011, de placas NUU 4376, registrado em nome de Maria Helena Ferreira de Sousa, Iguatu-Ce, veículo este que evadiu-se do local após envolver-se no acidente, sendo localizado minutos depois pelo policiamento, na Av. Farias Brito, o qual estava abandonado nos fundos de uma igreja evangélica.

O motociclista não usava capacete e sofreu uma forte pancada na cabeça, sendo socorrido e encaminhado para o Hospital Julia Barreto, naquela urbe, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito logo após dar entrada naquela unidade hospitalar. Que foi acionado o Rabecão para conduzir o corpo para o IML da cidade de Iguatu/CE. O policiamento encontra-se diligenciando, no sentido de identificar e localizar o condutor do automóvel envolvido no sinistro em questão.

Governo negocia compra de novo avião presidencial

O governo negocia a aquisição de um avião maior e mais caro que poderá servir à presidente eleita, Dilma Rousseff, e a seus sucessores. O Aerodilma, caso seja adquirido mesmo com o cenário de contenção de gastos do governo, deverá ser um aparelho europeu da Airbus -um modelo de reabastecimento aéreo A330-MRTT, equipado com área VIP presidencial e assentos normais. O avião custa até cinco vezes os US$ 56,7 milhões (R$ 98 milhões na sexta-feira) pagos em 2005 pelo Aerolula, um Airbus-A319 em versão executiva. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Justificar tal despesa seria complicado, como foi em 2005, e seria fonte certa de desgaste para Dilma, que até onde se sabe não foi informada sobre a ideia. A nova compra está sendo camuflada por uma necessidade real. A Força Aérea Brasileira (FAB) precisa substituir seus dois aviões grandes de reabastecimento. São os antigos Sucatões presidenciais, versões com quase 50 anos de uso do vetusto Boeing-707. Por falta de condições, foram excluídos do último grande exercício aéreo da Força Aérea Brasileira.

Farmácias começam a reter receita de antibióticos

Pacientes que precisam comprar medicamentos antibióticos devem deixar uma via da prescrição médica na farmácia. As novas regras começaram a valer no domingo (28), seguindo resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que foi publicada em outubro.

Antes, era necessário apresentar a receita médica. Desde domingo, entretanto, os medicamentos só devem ser vendidos com a apresentação de duas vias da prescrição -- uma delas ficará no estabelecimento. A mesma norma já é usada na venda de remédios psicotrópicos, chamados de "tarja preta".

A prescrição médica para antibióticos terá dez dias de validade e deverá estar em letra legível e sem rasuras. Além disso, precisa informar o nome do medicamento ou da substância prescrita sob a forma de Denominação Comum Brasileira (DCB), dosagem ou concentração, forma farmacêutica, quantidade e posologia; nome completo do paciente; nome do médico, registro profissional, endereço completo, telefone, assinatura e marcação gráfica (carimbo); identificação de quem comprou o remédio, com nome, RG, endereço e telefone; data de emissão.

No verso da receita, a farmácia deve anotar a data, quantidade e número do lote do remédio.
Embalagem

Na embalagem e no rótulo dos medicamentos contendo substâncias antimicrobianas deve constar, obrigatoriamente, na tarja vermelha, em destaque a expressão: "Venda sob prescrição médica - Só pode ser vendido com retenção da receita". A mesma frase deve constar com destaque na bula dos medicamentos. Os fabricantes de remédios terão o prazo máximo de 180 dias para adequação quanto à embalagem, rotulagem e bula.

Farmácias e drogarias poderão vender os antibióticos que estejam em embalagens sem as novas regras desde que fabricados dentro do prazo determinado. O descumprimento das determinações constitui infração sanitária "sem prejuízo das responsabilidades civil, administrativa e penal cabíveis".
O telefone da Anvisa para fazer denúncias de estabelecimentos que não estejam cumprindo a lei é o 0800 642 97 82.

Após bebedeira menor mata seu primo com um facão em Luís Correia


Joaquim Gabriel de Morais de 21 anos natural da cidade do Rio de Janeiro - RJ, foi morto na madrugada deste domingo (28) de novembro, na cidade de Luis Correia com golpes de facão, era possível ver um corte profundo no lado direito do pescoço, o autor do crime é primo dele o menor de iniciais E.S.L. de 17 anos que confessou o crime na delegacia.

O menor contou alguns detalhes do crime “ nós estávamos bebendo aí ele me estranhou, ele estava com outro lá, aí eles me bateram eu fui em casa peguei o facão e furei ele ” contou o menor, acrescentando que ele matou para se defender.

Testemunhas que estavam próximo do local, disseram que após matar o primo, o menor ligou para uma das amigas que estavam na casa onde eles moravam próximo da orla marítima, informando que havia matado o primo e que se ele sobrevivesse a mataria depois.

A policia chegou até o local do crime através de denuncias anônimas, o delegado Francisco Mendes informou que o crime teria acontecido por volta das 02 horas da madrugada deste domingo após uma bebedeira entre os envolvidos e outras pessoas, “ ele confessou aqui que matou o primo dele, por ele ser menor ele será entregue agora a justiça que tomará as decisões corretas ” disse Mendes.

O corpo de Joaquim foi levado para o Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba, no carro do corpo de bombeiros, onde aguarda para ser liberado.

Lula terá direito a oito funcionários quando deixar a Presidência


Quando entrar para o grupo dos ex-presidentes da República, a partir de janeiro do próximo ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda poderá contar com oito funcionários públicos a seu dispor.

A lista de itens aos quais os ex-presidentes têm direito inclui quatro seguranças e dois motoristas treinados pelo Gabinete de Segurança Institucional, além de dois carros oficiais. Lula, assim como os outros que o antecederam, também terá outros dois assessores. Todos os funcionários são custeados pela Presidência da República e lotados na Casa Civil e receberão gratificações além de seus salários básicos.

Os presidentes não recebem nenhum tipo de pensão quando deixam o cargo. Em caso de morte, contudo, as viúvas têm direito a uma pensão equivalente às das viúvas de ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O valor é o mesmo do salário de um ministro do Supremo, atualmente R$ 26.723,13, e é vitalício. A viúva não poderá acumular esse rendimento com nenhum outro tipo de pensão pago pela União, podendo escolher com qual ficará, se for o caso.

Ao todo, dois decretos presidenciais e um do Congresso Nacional regulamentam os benefícios aos quais os presidentes da República têm direito quando deixam o cargo. O primeiro, de 1986, do Congresso, promulgado pelo então presidente do Senado José Fragelli. O segundo decreto foi assinado pelo então presidente Fernando Collor de Melo, em janeiro de 1992. O último decreto foi do presidente Lula, em 2008. Todos eles se complementam e redundam na regulamentação dos mesmos benefícios.

O Brasil tem atualmente quatro ex-presidentes da República vivos: José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. Todos eles participam ainda ativamente da vida política do país. Os dois primeiros são senadores da República, sendo Sarney presidente do Senado Federal. Itamar Franco também venceu as últimas eleições para a Casa Legislativa e assume o cargo de senador a partir de janeiro. Apesar de não exercer nenhum cargo eletivo, Fernando Henrique Cardoso atuou com seu partido, o PSDB, nas últimas eleições presidenciais.

FORTALEZA:15 mortos no fim de semana

Subiu ontem para 1.648 o número de assassinatos na Grande Fortaleza neste ano. Somente no fim de semana foram registrados mais 15 homicídios, no período compreendido entre as 18 horas da última sexta-feira e às 23 horas de ontem (horário de fechamento desta página). Entre os crimes de morte, dois deles tiveram mulheres como vítimas. Os casos ainda não foram esclarecidos.

A sequência de homicídios começou ainda na noite de sexta-feira, quando, por volta de 19h55, Antônio Bruno Mendes Carneiro foi assassinado, a tiro, na Vila Socorro, na localidade de Urucutuba, em Caucaia. Já às 23h28, Deivson Pereira Ricardo acabou sendo assassinado misteriosamente no ´Território da Paz´, no Bom Jardim.

Morre o ator canadense Leslie Nielsen

O ator Leslie Nielsen morreu neste domingo (28) aos 84 anos em um hospital de Fort Lauderdale, no estado americano da Flórida. O canadense teria morrido de complicações devido a uma pneumonia.
Segundo um comunicado emitido por seu agente, John Kelly, o artista morreu em um hospital local por causa de complicações derivadas de uma pneumonia.
Seus familiares pedem ao público que, em vez de enviar flores, remetam doações em seu nome a organizações beneficentes.

Previamente Doug Nielsen, sobrinho do ator, comentou a uma rádio local que o ator tinha permanecido hospitalizado durante 12 dias e que sua situação piorou nas últimas 48 horas. Segundo disse, Nielsen morreu rodeado por sua família e amigos às 17h30 hora local.

Tartá marca, Flu derrota o Palmeiras e fica a uma vitória do bicampeonato


Foi difícil, dramático, sofrido. Em muitos lances, a bola parecia não querer colaborar. Em outros, o goleiro Deola era o inimigo. Mas, como a próprio torcida do Fluminense grita, o “time de guerreiros” das Laranjeiras fez a sua parte, derrotou o Palmeiras de virada por 2 a 1 na Arena Barueri e pôs a mão na taça do Campeonato Brasileiro. Foi aos 68 pontos, um a mais do que o vice-líder Corinthians, e, para conquistar o título, precisa de uma vitória no próximo domingo, contra o já rebaixado Guarani, no Engenhão.

Do lado palmeirense, só lamentações. Após a desastrosa eliminação na Copa Sul-Americana na quarta-feira, o time foi obrigado a conviver com a revolta da torcida. Ela ofendeu o atacante Dinei, autor do gol que abriu o placar em Barueri, e o goleiro Deola, que fez grandes defesas durante a partida. A indignação era tamanha que, quando os jogadores entraram em campo para o aquecimento, foram para a metade do campo onde só havia torcedores do Fluminense na arquibancada. Logo depois, quando o Tricolor das Laranjeiras entrou em campo, surgiram os primeiros gritos de “campeão, campeão”.

RESULTADOS DA RODADA

Ceará 1 x 1 Atlético-PR Castelão

Guarani 0 x 3 Grêmio Brinco de Ouro
Flamengo 1 x 2 Cruzeiro Raulino de Oliveira
Atlético-GO 1 x 1 São Paulo Serra Dourada
Internacional-RS 1 x 1 Vitória-BA Beira Rio
Corinthians 2 x 0 Vasco Pacaembu
Palmeiras 1 x 2 Fluminense Arena Barueri
Botafogo-RJ 3 x 1 Grêmio-SP Engenhão
Avaí 3 x 2 Santos Ressacada
Atlético-MG 3 x 1 Goiás Arena do Jacaré