quarta-feira, 2 de maio de 2012

Inscrições para o vestibular da URCA vão até o dia 10 deste mês

Terminam no próximo dia 10 as inscrições para o vestibular da Universidade Regional do Cariri (URCA), que pode ser feito através do site. A expectativa, segundo a coordenação da CEV é que mais de sete mil alunos se inscrevam para concorrer as vagas dos 16 cursos da URCA.

As provas acontecem nos dias 30 de junho e 1º de julho, das 13h às 17h, nas cidades de Brejo Santo, Campos Sales, Juazeiro do Norte, Mauriti e Missão Velha. No dia 30 de junho, serão aplicadas as provas de Física, Química, Biologia, História e Geografia; dia 1º de julho, acontecem as provas de Matemática, Língua Portuguesa/Literaturas Brasileira e Portuguesa, Língua Estrangeira, Redação em Língua Portuguesa. Entre as obras literárias indicadas para o vestibular estão Os Brunzundangas, de Lima Barreto; Dizem Que os Cães Veem Coisas, de Moreira Campos; Fuga Pela Clarabóia, de Francisco de Freitas Leite e Matozinho Vai à Guerra, do escritor caririense, José Flávio Vieira.

Ao acessar o site da Urca, o aluno deve preencher o requerimento eletrônico com todos os dados requisitados. Após este processo, ele deve gerar e imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento em qualquer agência do Banco do Brasil. A relação dos candidatos que tiverem inscrição indeferida será divulgada no dia 18 de maio, pelo site da Urca

Para fazer sua inscrição Cliqui aqui

Crianças desaparecem em Caucaia

Quatro crianças desapareceram no Conjunto São Miguel, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com a polícia, os meninos saíram de casa na última segunda-feira (30) e ainda não retornaram.

Os pais dos meninos informaram que eles tinham costume de ir brincar na lagoa do Tabapuá, outra localidade do município. Segundo a polícia, a faixa etária dos meninos é de 9 e 10 anos de idade.

A mãe de um dos meninos que falou que o filho já tinha desaparecido outra vez.

Jovem é lesionado no olho e seu algoz deixa faca encravada no interior do Ceará

Uma tentativa de homicídio foi registrada na manhã desta quarta-feira no município de Caririaçu e, por enquanto, o caso está envolto em mistério. Por volta da 06h30min deu entrada no Hospital Geraldo Lacerda Botelho daquela cidade o jovem Iranildo Pereira dos Santos, de 28 anos, com uma faca encravada no seu olho direito. Ele mora no Bairro Pernambuquinho e a polícia ainda não tem maiores detalhes pela necessidade de priorizar a vida humana.
 
É que após receber os primeiros socorros em Caririaçu, Iranildo foi transferido para exames no Hospital Regional do Cariri em Juazeiro e, posteriormente, até o Santo Antonio de Barbalha. A informação é que o mesmo encontra-se internado na UTI daquele hospital e seu estado de saúde é considerado grave. O rapaz chegou ao hospital de Caririaçu com a lesão e derramando bastante sangue, mas consciente segundo o diretor do Nery Soares.
 
Outra  informação  é que  a  vítima chegou em uma camionete D-20 de placas não anotadas. Já a transferência para  o  HRC  foi feita pelo  enfermeiro chefe  daquele   hospital, João  Kyor. O Subtenente  Demóstenes está diligenciando na busca de informações que serão repassadas à Delegada de Caririaçu, Kamila Brito.

Brasileiros são presos no Paraguai por suspeita de matar três irmãos

Três brasileiros da mesma família foram presos na terça-feira (1º) em Cidade do Leste, noParaguai, suspeitos da morte de três irmãos paraguaios que estavam desaparecidos desde domingo (29). De acordo com a Polícia Nacional do Paraguai, as vítimas, de 19, 21 e 25 anos, saíram para pescar, entraram em uma propriedade que pertence a família brasileira e foram mortos.

Os corpos foram encontrados por volta da 13h de terça, flutuando em um rio no distrito de San Cristóbal, a 124km de Cidade do Leste, fora da propriedade dos brasileiros.
Os irmãos moravam juntos com os pais na Colonia 3 de Mayo, no distrito de San Cristóbal. A mãe deles procurou a polícia na segunda-feira (30), para informar o desaparecimento dos filhos. Eles saíram de casa na tarde de domingo (29) em duas motocicletas para ir pescar e não voltaram.

Prisão
Após encontrar os corpos, a polícia suspeitou que o crime havia sido cometido pelos brasileiros donos da propriedade em que os jovens foram pescar. 

Os brasileiro de 35 anos, o pai dele, de 53, e o tio, de 59, estão presos em Santa Rita, no Paraguai, a cerca de 130 km de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. A polícia paraguaia informou, na manhã desta quarta-feira (2), que nenhum advogado ainda se apresentou para defender os brasileiros.

Sargento da PM é encontrado morto dentro de um saco em Fortaleza

Um sargento da Polícia Militar foi encontrado morto dentro de um saco plástico na manhã desta quarta-feira (2), no Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo informações da 2ª Companhia do 5º Batalhão da PM, unidade a que pertencia a vítima, as causas do crime ainda estão sendo investigadas.

Segundo a polícia, nenhuma hipótese foi descartada. De acordo com os exames preliminares da perícia, o sargento foi morto por volta das 20h de terça-feira (1º) no mesmo local onde foi encontrado, na rua Paulo Amaral, na localidade de Santo Antônio. Ao lado do corpo estava uma moto padronizada de moto táxi de propriedade da vítima. Segundo a PM, o sargento utilizava a moto para realizar serviços extras.

O saco, de acordo com a polícia, foi usado para esconder o corpo. A vítima era casada e tinha dois filhos.

Paraíba vai inaugurar universidade pública dentro de cadeia

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai inaugurar uma extensão do campus universitário no Presídio Regional do Serrotão, em Campina Grande. Este será o primeiro caso de um campus dentro de uma penitenciária brasileira. O objetivo é que inicialmente sejam implantados os cursos de letras, história e matemática. A obra, que teve investimento de R$ 1,3 milhão da universidade, tem previsão para ser entregue em maio. 

Atualmente o presídio comporta cerca de 1,6 mil detentos, entre homens (96%) e mulheres (4%). Um complexo foi construído para abrigar salas de aula onde o preso poderá ser desde alfabetizado até diplomado no terceiro grau. No ano passado, a presidente Dilma sancionou uma lei que reduz a pena de detentos que estejam estudando e trabalhando. A cada três dias dedicados às atividades, um dia é subtraído do tempo a ser cumprido. Os detentos que forem soltos antes de se formar poderão continuar seus estudos na universidade.

Comerciante e sargento da PM sãp executados no Ceará

O duplo assassinato ocorreu na cidade de Maranguape. A Polícia Civil trabalha com duas linhas de investigação

A Polícia encontrou na cena do crime a carteira funcional do sargento PM Keple Miranda de Oliveira, 73, que estava na Reserva Remunerada. Há suspeita de que ele foi executado somente porque testemunhou a morte do comerciante.

Um jovem, provavelmente adolescente, matou, a tiros, o comerciante Celson Paulo de Souza, 42, e o terceiro sargento, reformado, da Polícia Militar, Keple Miranda de Oliveira, 73.

O crime ocorreu no começo da tarde de ontem, dentro de uma padaria e mercadinho localizados na Rua Capitão Manoel Bandeira, 786, esquina com a Rua Antônio Marques Abreu, no Centro de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

A Polícia descartou a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte), tendo em vista que não foi anunciado assalto.

Oito presos fogem da cadeia pública de Tauá-CE

Oito presos fugiram da cadeia pública de Tauá, a 345 quilômetros de Fortaleza, nesta terça-feira (1º), segundo o administrador da unidade prisional, Taumaturgo Andrade. De acordo com ele, os presos cavaram um buraco na parede por volta de 11h30, no momento em que é realizado o banho de sol. "A polícia veio só abrir para para o banho de sol e saiu. A minha orientação é que só é para fazer o banho de sol quando há policial. Nesse caso teria de ser encerrado o banho de sol", afirmou.

O pátio onde é feito o banho de sol é vizinho a um terreno baldio, separado apenas por um muro de tijolo simples, segundo o Taumaturgo. Além disso, ele afirma que o agente do Pró-Cidadania, programa do governo para reforçar a segurança em municípios do interior, que faz a segurança na guarita da cadeia, também não compareceu ao trabalho nesta terça-feira, feriado do dia do trabalho.

Seca castiga pecuaristas e agricultores na região dos Inhamuns

O inverno Irregular na região dos Inhamuns está obrigando criadores de gado a se desfazerem de seus rebanhos em troca de quantias irrisórias. A falta de apoio do Governo Federal preocupa não só os pecuaristas como os agricultores que também sofrem com a seca na região.

Os principais municípios atingidos são os de: Independência, Parambú, Quiterianópolis e Tauá. De acordo com o correspondente Alverne Lacerda “ Existem medidas anunciadas mas a seca dos Inhamuns, não é de doze meses, é de dois anos, estamos praticamente com três anos de invernos irregulares“.

Vasco inicia hoje mata-mata contra o Lanús

O Campeonato Carioca já faz parte do passado para o Vasco. Eliminado após a derrota para o Botafogo na final da Taça Rio, o time da Colina volta toda sua atenção para a competição mais importante do semestre: a Libertadores. Nesta quarta, a equipe faz sua estreia na fase mata-mata do torneio, contra o Lanús-ARG. O jogo de ida das oitavas de final será disputado em São Januário, a partir das 21h50m (horário de Brasília).

Ingressos para o duelo: onde comprar O clima em São Januário não é pesado, apesar da tristeza com a derrota para o Botafogo. Em entrevistas, tanto jogadores quanto o técnico Cristóvão Borges fizeram questão de enfatizar que a equipe já está desligada do Estadual e que espera compensar a eliminação com uma boa vitória sobre o time argentino para deixar bem encaminhada a classificação para as quartas de final.

Suspeito de chacina receberia R$ 50 mil para matar fazendeiro, diz polícia

Um dos três suspeitos presos por participação na chacina de Doverlândia, a 413 quilômetros de Goiânia, disse em depoimento que receberia R$ 50 mil pelo crime. A informação é da delegada-geral da Polícia Civil de Goiás Adriana Accorsi.

Detido na cidade onde o crime aconteceu, o jovem de 23 anos confessou a participação na morte de sete pessoas, degoladas em uma fazenda no último sábado (28). O alvo era o dono da propriedade e as outras pessoas acabaram mortas para evitar testemunhas.

Com ele, a polícia encontrou um revólver usado para imobilizar as vítimas, a espingarda do proprietário rural assassinado e as roupas sujas de sangue usadas por ele no dia do crime. Adiana Accorsi disse que ele conhecia o fazendeiro e o filho assassinados.

Após ser preso, o jovem apontou como responsável pela "oferta" um dos homens presos em Frutal (MG), durante o velório das vítimas. De acordo com a delegada, ele chegou a ser transferido para Goiânia, mas foi levado de volta para Doverlândia para ajudar a esclarecer os fatos.

Acidente deixa uma vítima fatal em Acopiara-CE

Um trágico acidente aconteceu no final da noite dessa teça-feira(01) e resultou na morte de um jovem de 19 anos.
O acidente aconteceu no bairro moreiras, nas proximidades do posto Rufino. Uma Belina de placas HVC – 3315, inscrição de Acopiara, vinha com sentido moreiras – centro, quando  sobrou em uma curva e veio a capotar, colidindo em seguida com o muro de uma residência, tendo como vítima fatal um dos ocupantes, o jovem Plácydo Oliveira Lima, 19 anos, residente na rua Eduardo Gurgel Valente no centro  de Acopiara.

Segundo informações, o jovem Plácydo vinha como carona e o veículo era conduzido por Antonio Roberlânio Ferreira de Lima, 22 anos, residente no bairro Nova Acopiara, que não sofreu ferimentos.

A viatura do Ronda do Quarteirão teve no local e fez todo procedimento até a chegada do carro da perícia que conduziu o corpo do jovem para o IML de Iguatu.

As informações dão conta de que os rapazes estavam bebendo em uma churrascaria no bairro moreiras. 

 vítima fatal - Plácydo Oliveira Lima