quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Vídeo mostra leão atacando tratador

No dia 9 de setembro de 2010 foram divulgadas imagens do ataque de um leão a um tratador em Las Vegas, nos Estados Unidos. Um casal em lua-de-mel filmava os felinos do Hotel MGM Grand quando registrou o ataque ao funcionário. 

Veja o vídeo

O leão, que parecia estar relaxado, partiu de repente para cima do homem e depois com a ajuda de um colega, que tentou dissuadir o animal da briga, o tratador conseguiu fugir. 

Serra se irrita e ameaça deixar entrevista em programa de TV


Em gravação do programa Jogo do Poder, da CNT, o candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, se irritou com perguntas sobre a quebra de sigilos de tucanos e pesquisas e ameaçou deixar a entrevista.
O candidato disse que eles "estavam perdendo tempo falando daqueles assuntos", enquanto podiam dar ênfase aos programas de governo dele. Após a apresentadora Márcia Peltier citar que a quebra de sigilo teria acontecido em 2009, antes do anúncio das candidaturas à presidência, Serra subiu o tom: 
- Que antes da candidatura, Márcia? Nós estamos gastando tempo aqui precioso, estamos repetindo os argumentos do PT, que você sabe que são fajutos, estamos perdendo tempo aqui.

Márcia tentou contemporizar, mas não conseguiu acalmá-lo. "A candidata do PT virá aqui?", perguntou. Após a afirmativa de Márcia, ele retrucou: "então, pergunta para ela".
"Agora nós vamos falar sobre programas", tentou prosseguir a apresentadora. Neste momento, Serra levantou-se e ameaçou sair do estúdio. Tentando arrumar o fio do microfone, disse: "eu não vou dar essa entrevista, você me desculpa".
Márcia insistiu dizendo que eles falariam de programa de governo, mas ele se manteve firme. "Faz de conta que eu não vim". "Mas porquê, candidato?", disse, ainda sentada. "Porque não tem nada a ver com pergunta, não é um troço sério. (...) Apaga aqui". "O que o senhor quer que apague?", perguntou Márcia. "Apague a TV pra gente conversar".
Márcia pediu que as câmeras fossem desligadas e as luzes do estúdio apagadas, mas Serra continuou falando: "porque isso aqui está parecendo montado". "Montado para quem? Aqui não tem isso", defendeu a jornalista.
O candidato voltou a reclamar da pauta das perguntas - que até então, havia se fixado nos acessos fiscais e sobre as pesquisas. "Me disseram que eu ia falar de política e economia".
Depois de conversar reservadamente com Márcia e o apresentador Alon Feuerwerker, Serra voltou ao estúdio e respondeu a questionamentos sobre economia, saúde e saneamento básico.
Ao final da gravação, Serra foi questionado pelos jornalistas que estavam no local sobre sua irritação. O candidato negou ter se irritado e afirmou que apenas estava "com estômago ruim" porque não tinha tomado café da manhã.

Garota de 17 anos assume ter matado pai a marretadas em SC


Uma adolescente de 17 anos confessou ter matado o pai a marretadas e incendiado o corpo em São José, município localizado na região metropolitana de Florianópolis (SC).
O crime ocorreu em fevereiro, mas somente na terça-feira a Polícia Civil localizou a ossada que seria de Gilberto Vilar de Souza, 52 anos. A jovem assumiu o crime e alegou que seria vítima de constantes agressões por parte do pai. Como não houve flagrante, acabou liberada após prestar depoimento. Além de atingir o pai com uma marreta, ela contou que ateou fogo no corpo antes de enterrá-lo.
A Polícia Civil realizou uma reconstituição na manhã desta quarta-feira e ainda investiga a possibilidade de outra pessoa ter participado do crime. A ossada da vítima foi localizada em meio a um matagal, distante cerca de 1 km dos fundos da casa da adolescente. Como o local é de difícil acesso e a jovem teria que ter arrastado o corpo, os investigadores acreditam que alguém pode tê-la ajudado.
Denúncias anônimas fizeram a polícia chegar até a jovem, que morava com o pai em um sobrado. O irmão da garota, que residia em outra casa, não teria desconfiado do desaparecimento de Gilberto.

Comerciante é morto por adolescentes em Massapé

Um comerciante de Massapê foi morto durante um assalto na madrugada desta quarta-feira, por volta de 3 horas da madrugada. 

Segundo informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI), os jovens, ambos de 16 anos, chegaram armados e anunciaram o assalto. O comerciante, Francisco Soares Alexandrino, 36, reagiu à abordagem e foi atingido por dois tiros na altura do tórax e não resistiu.

Os adolescentes foram apreendidos com dois revólveres calibre 38.

Horário de Verão começa em 17 de outubro


O Ministério de Minas e Energia informou nesta quarta-feira (15) que o horário de verão terá início em 17 de outubro deste ano e se estenderá até 20 de fevereiro de 2011.
O governo lembrou que o decreto presidencial número 6.558/2008 determina que a temporada para ajustar os ponteiros do relógio deve ter início no terceiro domingo do mês de outubro, prolongando-se até o terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente.
"A norma possui o objetivo de conscientizar a população em relação ao aproveitamento da luz natural, além de estimular o uso, de forma racional, de energia elétrica. Na prática, o adiantamento do horário em uma hora diminui o carregamento nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição, de forma que, o atendimento em épocas de maior consumo ocorra com maior eficiência", informou o Ministério de Minas e Energia, por meio de nota.
O horário de verão é válido para as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país. Em todas as regiões onde foi aplicada a medida contabilizou-se uma redução média na demanda de aproximadamente 5%, acrescentou o governo.
Norte e Nordeste
Sobre a não aplicação do horário de verão nos estados do Nordeste e Norte, o Ministério de Minas e Energia lembra que experiência demonstrou que a aplicação do horário de verão é mais efetiva quando abrange "regiões geo-elétricas mais definidas". Acrescenta que a opção pela aplicação nas regiões Sul e Sudeste/Centro Oeste justifica-se pelos "melhores resultados alcançados", e por se constituírem estes mercados na maior parte da carga do país.
"A sua aplicação nos submercados Norte e Nordeste não foi recomendada devido aos pequenos benefícios estimados nas avaliações do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS", acrescenta o governo. Os fundamentos de aplicação do horário de verão, segundo o Ministério de Minas e Energia, mostram que "quanto mais próximo aos trópicos tal aproveitamento é mais intensivo e quando se afasta destes e se aproxima da linha do Equador, se reduz o aproveitamento, tendo em vista a menor intensificação da luz natural ao longo do dia, no verão".

Encerramento da festa da Padroeira de Acopiara


A festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,Padroeira do município de Acopiara,que começou dia 05 de Setembro, se encerrará hoje dia 15 com uma grande procissão apartir das 18:30 pelas principais ruas da cidade terminando com grande missa na Igreja matriz,transmitida ao vivo pela Rádio Vale do Quincoê.

A festa da padroeira de Acopiara como já é tradição, contou com a grande participação do povo de fé desse município,trazendo até pessoas de outras cidades.

Esse ano o tema central foi: Com Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Rumo ao Jubileu Diocesano PARÓQUIA DE ACOPIARA. 

Crescimento no Nordeste faz faltar mão de obra em SP

Ao mesmo tempo em que os investimentos da construção civil e do varejo no Nordeste estão proporcionando à região taxas de crescimento do emprego com carteira assinada acima da média brasileira, também acabam contribuindo para a escassez de mão de obra em São Paulo.

Os Estados nordestinos concentraram mais de 34% das vagas criadas pelo setor da construção no País nos últimos 12 meses. Já as redes varejistas aceleram o ritmo de expansão na região, aproveitando a evolução do consumo das classes C e D, mais sensíveis aos ganhos do salário mínimo e dos programas de distribuição de renda.

Segundo levantamento da LCA Consultores, feito a pedido da Agência Estado, das cerca de 333 mil vagas formais criadas entre julho de 2009 e 2010, mais de 114 mil foram geradas nos Estados nordestinos, representando mais de um terço dos postos.

“Os ganhos reais do salário mínimo e o crescimento do Nordeste têm aumentado o dinamismo da economia local, reduzindo o fluxo de trabalhadores para outras regiões, aumentando os investimentos e ampliando a gama de oportunidades”, diz o economista da LCA, Fábio Romão. No Brasil, enquanto o setor ampliou no período em 16,6% as vagas formais, no Nordeste o crescimento atinge 30,5%.

Dificuldade para preencher vagas subiu até 30%

Com os investimentos dos últimos anos se ampliando no Nordeste, organizações dos setores da construção civil e dos supermercados vêm observando uma falta cada vez maior de mão de obra, sobretudo em São Paulo. Parte é creditada à redução do fluxo migratório. “Estamos tendo dificuldades para preencher o aumento de 20% a 30% previsto para as vagas do fim do ano”, diz o presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), João Galassi. Ele relata casos em que supermercadistas estão abrindo mão de contratar trabalhadores com ensino médio e ocupando as vagas com pessoas com apenas o ensino fundamental.

No caso da construção civil, o cenário é parecido com o do varejo e os representantes do setor defendem uma ação conjunta das empresas com o governo para investir em qualificação dos trabalhadores. “O Bolsa-Família é outro fator que tem impacto nesse cenário. Muita gente tem optado por não aceitar o emprego com carteira assinada quando o salário ultrapassa o limite de renda por pessoa, porque perderia o benefício”, diz Claudio Bernardes, vice-presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi-SP), acrescentando que os programas de distribuição de renda também contribuem para que os nordestinos não deixem a região.

Migração

Para o professor do instituto de economia da Unicamp Claudio Dedecca, as transformações econômicas observadas nos Estados nordestinos nos últimos anos estão reduzindo a “pressão pela migração” para outras regiões do País. “O crescimento da renda dessa população abriu novas perspectivas para investimentos e retomada de projetos estratégicos. Pela primeira vez, as empresas estão esbarrando na falta de profissionais”.

Romão, da LCA, ressalta que os ganhos reais do salário mínimo produzem um efeito maior sobre o consumo na Região Nordeste, porque quase metade da população recebe um salário mínimo por mês. Em todo o Brasil, essa média é de 29%, conforme os últimos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).
Ele destaca que, especialmente, a construção civil tem apresentado uma forte evolução na formalização de postos de emprego. “O aumento do crédito e da distribuição de renda tem um impacto muito positivo no Nordeste”, diz.

Blog do Lindomar Rodrigues mostra desempenho em outros países


Aos poucos o blog do Lindomar Rodrigues vai ganhando espaços, até então, considerados impossíveis por quem trabalha na área.

Internautas de vários países como os Estados Unidos, por exemplo, já acompanham as informações postadas neste espaço como mostra o gráfico acima.

Hoje, este blog, é considerado uma das principais ferramentas de comunicação do Ceará, muitas das vezes, servindo de fonte de matérias para programas radiofônicos e até mesmo televisivos.
É muito provável que até o final deste ano o blog atinja a marca de 1 milhão de acessos.

Caravana da TV Verdes Mares em Acopiara


A equipe da TV Verdes Mares essa semana visita o centro sul do estado. Nessa quarta-feira (15), a cidade visitada é Acopiara, que tem como desafio o combate ao desmatamento. Alguns projetos estão sendo implantados no município.

Localizada no sertão cearense, Acopiara fica a 345 km de Fortaleza. A produção agrícola ainda é a maior fonte de renda lá. Acopiara significa ‘aquele que cultiva a terra’. Grande parte da vegetação é formada por caatinga. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, Acopiara é o município onde mais se desmata no Ceará. As causas são as queimadas, a ampliação da área para a plantão de milho e abertura de campos de pastagem para a criação de gado.

Para encontrar alternativas de convivência com o semi-árido sem destruir, algumas experiências estão sendo colocadas em prática. No município, 15 jovens são treinados no programa que quer prevenir e controlar as queimadas.

Os voluntários acreditam que o trabalho não vai ser fácil, mas sabem que é preciso mostrar para os agricultores alternativas de preparo de solo.

Em um viveiro estão sendo cultivadas 10 mil mudas. São aroeira, timbaúba, sabiá e outras plantas típicas da caatinga. Elas vão ser utilizadas para reflorestar o campo e a cidade.

Um exemplo de alternativa para conscientizar pelo fim do desmatamento pode ser encontrado em uma propriedade que fica no Sitio Boa Água, há 30 quilômetros de Acopiara. Lá, a preocupação não é somente com a criação de gado e sim com o manejo sustentável da caatinga.

A propriedade fica na região de Trussu.. O produtor rural Estácio Arrais mantém a criação de gado e preserva o solo e árvores da caatinga. Ele diz que não precisa fazer queimadas, apenas abre pequenos espaços, planta capim e aproveita estercos e forragens. Assim, os animais engordam e a caatinga continua preservada.

Dessa forma, Acopiara vai encontrando alternativas para novas experiências sem destruir a natureza.

Mortes no interior são parte do 'novo cangaço', diz secretário de segurança

O secretário de segurança pública do Ceará falou, nesta terça-feira (14), sobre a onda de violência que tem assolado o interior do Estado.

Segundo Roberto Monteiro, esse é um fenômeno que está sendo nacionalmente chamado de "novo cangaço", mas que pode ser combatido com ação mais ostensiva da polícia. A respeito dos crimes cometidos nessas localidades, ele garante que as investigações estão adiantadas.

"Esse é um fenômeno que a Secretaria Nacional de Segurança Pública já examinou em todo o interior do Nordeste e que até já tem uma nova denominação, que é 'novo cangaço', porque guarda uma semelhança muito grande com os cangaceiros do início do século XX", explicou Roberto Monteiro.

"É um tipo de fenômeno que tem de ser encarado com inteligência, analisar quem são essas pessoas. Muitas delas são até de outros Estados", completou o secretário de segurança do Ceará.

Mulher é assassinada com uma faca cravada no peito


Viciada em crack e acusada da prática de furtos na Zona Oeste da Capital, Maria das Neves Rocha de Sousa, 25 anos, foi assassinada no fim da manhã de ontem com uma faca cravada em seu peito esquerdo.

O crime aconteceu por volta das 11h30, na Rua Dom Quintino, bairro Pirambu. Segundo testemunhas, a vítima caminhava na calçada quando um homem, ainda não identificado pela Polícia, a golpeou com a faca no peito.

De acordo com uma adolescente que viu quando a agressão ocorreu, Maria das Neves caminhou alguns metros e caiu na calçada do número 238 daquela rua, onde fica localizado o Centro Educacional Maranatá.

Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 8 milhões


A Mega-Sena vai sortear nesta quarta-feira (15) o prêmio acumulado de R$ 8 milhões, no concurso 1.213, segundo estimativas da Caixa Econômica Federal.

O valor do prêmio estava em R$ 4 milhões no último sábado (11), mas ninguém acertou as seis dezenas sorteadas: 03, 11, 26, 34, 45 e 53.

Um total de 111 apostadores acertou a quina, e cada um levou R$ 14.827,50. Outras 6.156 pessoas fizeram a quadra, que receberam R$ 381,93.

As apostas podem ser realizadas até as 19h (horário de Brasília) desta quarta-feira. A aposta mínima, de seis números, custa R$ 2.