quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Caravana da TV Verdes Mares em Acopiara


A equipe da TV Verdes Mares essa semana visita o centro sul do estado. Nessa quarta-feira (15), a cidade visitada é Acopiara, que tem como desafio o combate ao desmatamento. Alguns projetos estão sendo implantados no município.

Localizada no sertão cearense, Acopiara fica a 345 km de Fortaleza. A produção agrícola ainda é a maior fonte de renda lá. Acopiara significa ‘aquele que cultiva a terra’. Grande parte da vegetação é formada por caatinga. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, Acopiara é o município onde mais se desmata no Ceará. As causas são as queimadas, a ampliação da área para a plantão de milho e abertura de campos de pastagem para a criação de gado.

Para encontrar alternativas de convivência com o semi-árido sem destruir, algumas experiências estão sendo colocadas em prática. No município, 15 jovens são treinados no programa que quer prevenir e controlar as queimadas.

Os voluntários acreditam que o trabalho não vai ser fácil, mas sabem que é preciso mostrar para os agricultores alternativas de preparo de solo.

Em um viveiro estão sendo cultivadas 10 mil mudas. São aroeira, timbaúba, sabiá e outras plantas típicas da caatinga. Elas vão ser utilizadas para reflorestar o campo e a cidade.

Um exemplo de alternativa para conscientizar pelo fim do desmatamento pode ser encontrado em uma propriedade que fica no Sitio Boa Água, há 30 quilômetros de Acopiara. Lá, a preocupação não é somente com a criação de gado e sim com o manejo sustentável da caatinga.

A propriedade fica na região de Trussu.. O produtor rural Estácio Arrais mantém a criação de gado e preserva o solo e árvores da caatinga. Ele diz que não precisa fazer queimadas, apenas abre pequenos espaços, planta capim e aproveita estercos e forragens. Assim, os animais engordam e a caatinga continua preservada.

Dessa forma, Acopiara vai encontrando alternativas para novas experiências sem destruir a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário