quinta-feira, 12 de março de 2015

Com sistema unificado, Fies terá número limitado de vagas

O Fies, maior programa de financiamento estudantil no Brasil, terá mudanças em sua concessão de recursos. Atualmente, quase 2 milhões de alunos integram o programa.

Um novo sistema unificado on-line será o responsável por limitar a quantidade de financiamentos que serão concedidos em cada curso e faculdade. A diferença é que atualmente não existe nenhum limite divulgado para a concessão destas vagas. Nenhum critério foi anunciado oficialmente ainda, mas o governo Dilma já busca estratégias em meio à crise orçamentária.

Já neste ano, alguns obstáculos, como um teto para as mensalidades, vêm dificultando as inscrições em algumas instituições. A previsão, segundo o jornal Folha de S. Paulo, é de que uma mudança geral no Fies seja aplicada no segundo semestre de 2015.

Em entrevista ao jornal, o secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Claúdio Costa, contou que a decisão de criar um sistema unificado para o Fies baseado no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) já foi tomada. Desta forma, a verba do Orçamento será a primeira regra para definir a quantidade de vagas no programa.

Também serão levados em conta os critérios de qualidade, que levarão em conta a nota dos cursos, e proporcionalidade, que irá analisar a quantidade de alunos que já pediram financiamento para determinado curso.

Despesas

Em 2010 o total de alunos beneficiados pelo Fies era de 76 mil, número que passou para 1,9 milhão em 2014. Já os custos do Governo Federal pularam de R$ 1 bilhão para R$ 14 bilhões.

O aluno que se increve no programa tem as mensalidades custeadas pelo governo em uma insituição privada. Logo após a formatura, o valor gasto é restituído aos cofres da União.

O Ministério da Educação reconheceu que parte das mudanças também são devidas as restrições orçamentárias no país. A partir de agora, a União fará oito pagamentos às faculdades em 2015, não 12 como fazia anteriormente.

Banda Municipal de Acopiara está com inscrições abertas para novos músicos


Se você gosta de música, quer aprender a tocar um instrumento e sonha em fazer parte da nossa Banda Municipal Eduardo Gurgel Valente de Acopiara, essa é a sua chance.

A Prefeitura de Acopiara está abrindo uma oportunidade para aqueles que querem ser músicos e têm 12 anos de idade ou mais. Começaram as inscrições para aulas gratuitas de música no Núcleo de Artes da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude.

O maestro da Banda, Washington Luiz, informa que os interessados poderão se cadastrar das 8h às 14h na Cultura. “As aulas acontecerão as quartas e quintas-feiras com duas opções de horários onde o aluno pode escolher pela manhã ou à tarde, conforme o tempo disponível de cada um”.

A Secretaria comunica aos novos músicos que já receberam instrumentos, para também retornem aos estudos. Após ingressar na Banda Municipal o músico recebe uma bolsa em dinheiro. Para se inscrever, é necessário levar uma cópia do RG, CPF e comprovante de residência. Os menores de idade só poderão se cadastrar com autorização dos pais ou responsáveis.

Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação

Acopiara realiza Dia ‘D’ de vacinação contra HPV neste sábado, 14


Começou no dia 9 de março a aplicação da primeira dose da vacina contra papilomavírus humano – HPV, para as adolescentes de 9 a 11 anos de idade. A meta é vacinar 80% desse público-alvo.

O HPV é a 3ª causa de mortes por câncer no Brasil. A vacina é importante para a prevenção do câncer de colo de útero, bem como para a redução da incidência e mortalidade por essa doença.

A Prefeitura de Acopiara, por meio da Secretaria da Saúde, elaborou uma estratégia de vacinação que acontecerá novamente nas escolas públicas e particulares e unidades básicas de saúde – UBS’s. Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação e o documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. A segunda deve ser tomada seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.

Procure saber na sua escola qual será o dia da vacinação e neste dia a adolescente deverá levar a sua caderneta de vacinação para que seja registrada a dose aplicada.

É importante lembrar as meninas de 11 a 13 anos que só tomaram a primeira dose no ano passado também podem aproveitar a oportunidade de se prevenir e procurar um posto de saúde ou falar com a coordenação da escola para dar prosseguimento ao esquema vacinal. Isso também vale para as meninas que tomaram a primeira dose aos 13 anos e já completaram 14. A proteção só é garantida com a aplicação das três doses.

A Secretaria da Saúde comunica que a Unidade Básica de Saúde ao lado do terminal rodoviário, PSF Rodoviária, ficará aberta neste sábado dia 14 de março, das 8h às 14h, para quem optar receber a dose da vacina na unidade de saúde.

Adolescente, agende este compromisso para sua proteção contra o câncer do colo de útero.

Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação

Manifestação contra Dilma define nível de insatisfação


A manifestação de partidos de oposição e entidades não-governamentais, marcada para o próximo domingo em capitais e cidades brasileiras, medirá o nível de insatisfação popular dos brasileiros com o Governo da presidente Dilma Rousseff. A manifestação terá gritos contra a política econômica, marcada, nesse início do segundo mandato de Dilma, por medidas que atingem o bolso das empresas e dos trabalhadores.  O pedido de impeachment, também, entra na pauta de domingo.

Os principais líderes dos partidos de oposição, como o tucano Aécio Neves, estão céticos em participarem dos protestos. Cauteloso, Aécio acompanhará as manifestações. Admite, porém, a possibilidade de se engajar aos protestos.

O Palácio do Planalto acompanha a mobilização e a análise é que, se a manifestação for expressiva, a crise política poderá ganhar nova dimensão com mais pressões dos aliados do Governo no Congresso Nacional. O PMDB, principal parceiro do PT e do Governo, espera o estouro da boiado – mais insatisfação popular, para colocar em pauta na Câmara e no Senado projetos que agradam aos brasileiros e irritam o Palácio do Planalto.

Os articuladores políticos do Governo chegaram a classificar o tímido panelaço durante o pronunciamento da presidente Dilma Dousseff, na noite de domingo, em cadeia nacional de rádio e televisão, como protesto da elite, dos ricos. Se as manifestações de domingo ganharem nova dimensão, com a presença de trabalhadores e lideranças comunitárias nas ruas, o discurso do Palácio do Planalto, será reavaliado.

Uma das estratégias dos organizadores da manifestação é dar um cunho popular aos protestos. Em um vídeo distribuído por rede social entre fiéis, o pastor e apresentador de TV, Silas Malafaia, convoca a população para as manifestações pró-impeachment da presidente Dilma Rousseff programadas para domingo.

“Vamos todo mundo para a rua neste domingo”, diz no vídeo de 42 segundos, o presidente da Assembleia de Deus Vitória em Cristo. “Vamos protestar”. Malafaia é aliado do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e trabalhou por sua eleição para o comando da Casa.

Cunha é desafeto do Palácio do Planalto e acusa a Procuradoria Geral da República de ter agido politicamente com o governo para incluí-lo na lista de pedidos de investigação entregue pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao STF (Supremo Tribunal Federal) por suposto envolvimento no esquema de corrupção da Petrobrás.

“Olha a vergonha: uma lista de um procurador que isenta todo mundo do Poder Executivo. Quer dar um atestado de idiota ao povo brasileiro”, afirma o pastor.

“Queremos a justiça, toda essa quadrilha, seja do Executivo, do Legislativo, toda essa raça na cadeia. Vamos para rua protestar, que é um direito nosso”, afirma Malafaia para encerar dizendo “Deus abençoe a todos”.

Taxista de 24 anos é morto a tiros no Bairro Mondubim, em Fortaleza

Um taxista foi morto, no fim da tarde desta quarta-feira (11), no Bairro Mondubim, em Fortaleza. De acordo com a Polícia Militar, o caso aconteceu na Rua Doutor Humberto Rodrigues. A polícia disse que o taxista de 24 anos estava em uma corrida com três homens quando foi baleado com dois tiros na cabeça.

Já baleado, conforme a polícia, ele perdeu o controle do veículo e bateu em um muro. Apesar de os objetos da vitima não terem sido levados, a polícia está trabalhando com a possibilidade de latrocínio. Os três suspeitos conseguiram fugir. Até a manhã desta quinta-feira (12), ninguém preso.

De acordo com a Polícia, o taxista não possuía antecedentes criminais. Ele morava no município de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, onde também prestava serviços como motorista de táxi. A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar o caso.

Flamengo muda camisa, vira jogo com gols de reservas e derrota o Volta Redonda


O Flamengo entrou em campo com sua terceira camisa, a Papagaio de Vintém. Não deu certo nos 45 minutos inicias, quando o time foi para o intervalo perdendo para o Volta Redonda, na noite desta quarta, no Maracanã. Talvez por superstição, já que desde 1995 nunca venceu com o uniforme, voltou com o tradicional número 1, rubro-negro, para a segunda etapa. Com gols de Paulinho e Alecsandro – este aos 40 minutos, virou e venceu por 2 a 1, chegando à vice-liderança do Carioca.

O triunfo levou o Flamengo aos 20 pontos, em segundo lugar. O time, no entanto, ainda pode ser ultrapassado na rodada por Vasco (20), Fluminense (18) e Madureira (17), que jogam na quinta-feira. 

Mas, para o Fla sair do G-4, os três teriam de vencer, com o Madureira goleando por quatro gols o Friburguense. O Volta Redonda, que almejava entrar no grupo dos quatro, fica em sétimo, com 16. O Botafogo lidera com 22.

Hospital Geral volta a ser patrimônio do povo de Acopiara


O Hospital Geral Suzana Gurgel do Vale de Acopiara voltou para a população do município em forma de patrimônio. 

Na tarde de hoje (11) o prefeito Dr. Vilmar recebeu da Justiça de forma oficial a unidade de saúde. Inclusive, o promotor de Justiça da comarca de Acopoiara, Dr. Naelson Júnior conheceu as instalações do hospital.

Desde que foi fechado em 2010 a reabertura do hospital passou a ser um dos maiores sonhos da comunidade acopiarense.

O prefeito já disse que a partir de segunda-feira contará com uma equipe para providenciar a limpeza parcial do prédio. 

Ele garante que o estabelecimento vai passar por um verdadeiro processo de transformação na sua estrutura física e de equipamentos a partir de uma parceia com o Governo do Estado. 

Prefeitura de Acopiara começa trabalho de recuperação total do Bairro Nova Acopiara


A Prefeitura Municipal de Acopiara através da Secretaria de Obras e Infraestrutura continua recuperando a pavimentação do bairro Nova Acopiara. Os trabalhos foram iniciados há uma semana e devem ficar concluídos nos próximos oito dias.

O serviço está sendo executado graças a um pedido do vereador Lindomar Rodrigues que tem cobrado insistentemente do prefeito Dr. Vilmar obras e benefícios para todas as comunidades da sede urbana e rural do município.

As valas no bairro Nova Acopiara foram abertas há mais de 5 anos pela ex-administração que enganou o povo com um saneamento que não existe. 

O ex-prefeito conseguiu, inclusive, tapear os técnicos da FUNASA que acreditavam existir nos buracos a tubulação do saneamento.

Mesmo correndo o risco de ser questionado pelo MPF, o prefeito Dr. Vilmar autorizou a execução dos serviços. 

O saneamento do bairro Nova Acopiara está sob investigação Federal e existe um procedimento para que o ex-prefeito devolva o dinheiro gasto com os serviços não realizados.

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 26 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena do concurso de número 1.685, realizado nesta quarta-feira (11), em Osasco (SP). 

O próximo concurso da Mega-Sena, que acontece no sábado (14), terá prêmio acumulado em R$ 26.000.000,00.

As dezenas foram: 03 - 18 - 31 -39 - 46 - 51

A quina teve 134 acertadores, que levaram o prêmio de R$ 21.565,46 cada um. Além disso, houve 7.584 ganhadores na quadra, que rende R$ 544,33