quinta-feira, 12 de março de 2015

Acopiara realiza Dia ‘D’ de vacinação contra HPV neste sábado, 14


Começou no dia 9 de março a aplicação da primeira dose da vacina contra papilomavírus humano – HPV, para as adolescentes de 9 a 11 anos de idade. A meta é vacinar 80% desse público-alvo.

O HPV é a 3ª causa de mortes por câncer no Brasil. A vacina é importante para a prevenção do câncer de colo de útero, bem como para a redução da incidência e mortalidade por essa doença.

A Prefeitura de Acopiara, por meio da Secretaria da Saúde, elaborou uma estratégia de vacinação que acontecerá novamente nas escolas públicas e particulares e unidades básicas de saúde – UBS’s. Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação e o documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. A segunda deve ser tomada seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.

Procure saber na sua escola qual será o dia da vacinação e neste dia a adolescente deverá levar a sua caderneta de vacinação para que seja registrada a dose aplicada.

É importante lembrar as meninas de 11 a 13 anos que só tomaram a primeira dose no ano passado também podem aproveitar a oportunidade de se prevenir e procurar um posto de saúde ou falar com a coordenação da escola para dar prosseguimento ao esquema vacinal. Isso também vale para as meninas que tomaram a primeira dose aos 13 anos e já completaram 14. A proteção só é garantida com a aplicação das três doses.

A Secretaria da Saúde comunica que a Unidade Básica de Saúde ao lado do terminal rodoviário, PSF Rodoviária, ficará aberta neste sábado dia 14 de março, das 8h às 14h, para quem optar receber a dose da vacina na unidade de saúde.

Adolescente, agende este compromisso para sua proteção contra o câncer do colo de útero.

Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário