sábado, 26 de novembro de 2011

Justiça proíbe lançamento de livro que aponta suposta homossexualidade de Lampião

O juiz Aldo Albuquerque, da 7ª Vara Cível de Aracaju (SE), proibiu a publicação e comercialização do livro “Lampião – o Mata Sete” de autoria do juiz aposentado Pedro de Morais. A ação judicial foi movida pela família do “rei do cangaço”, que se sentiu ofendida porque, em um dos capítulos, ele é apontado como homossexual e sua companheira Maria Bonita, como adúltera.

No livro, o autor afirma que o Virgulino Ferreira, o Lampião, mantinha uma relação homoafetiva com um cangaceiro chamado Luiz Pedro, que também seria namorado de Maria Déia, a Maria Bonita, o que formaria triângulo amoroso.

Ainda no livro, o autor questiona a paternidade de Lampião em relação à única filha do casal, Expedita Ferreira Nunes, 79 anos. Segundo a obra, Lampião teria sido atingido por um tiro na genitália em 1922, o que lhe teria incapacitado de procriação.

A decisão judicial foi expedida ontem (24), momentos antes do lançamento do livro, que ocorreria em uma livraria de Aracaju. Assim, o autor está proibido de divulgar e comercializar o livro em qualquer parte do país. Pedro Morais poderá apenas se defender quanto ao conteúdo da obra.

Segundo o advogado da família, Wilson Winne, a ação judicial foi fundamentada na violação da privacidade. “Direito de liberdade de expressão tem um limite. Essa obra viola a invasão de privacidade. Ele é uma pessoa histórica. Quando se fala de Lampião, é da parte histórica. Que ele era violento, pistoleiro, herói ou bandido, mas neste caso atinge a honra da família. Está interferindo na vida da pessoa, de sua família”, argumentou.

Policiais civis devem ter corte salarial

Aproximadamente 200 policiais civis deverão ter seus vencimentos deste mês descontados. A informação foi divulgada ontem pelo Sinpoci, sindicato que representa a categoria. Em greve desde o dia 15 deste mês, os profissionais souberam que os descontos são motivados por faltas ao ambiente de trabalho.

Dirigentes da entidade sindical disseram que não receberam nenhum documento oficial por parte do Governo do Estado em relação a esse assunto. A secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) declarou, por meio da assessoria de comunicação, que não promove descontos nos salários, apenas informa a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) a frequência dos seus servidores.

Os policiais civis estão sendo orientados pela assessoria jurídica do sindicato a apanhar seus extratos bancários com os lançamentos futuros e levar à sede do Sinpoci. Lembrando que descontos nos salários foram feitos no primeiro momento da greve, em julho passado, alguns se anteciparam e já ontem foram ao banco apanhar os extratos, comprovando que receberão salários reduzidos.