segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Vereador é preso por infração a Lei Seca em Iguatu


No início da manhã deste domingo uma composição da PM abordou o vereador de Iguatu, Joaquim Ribeiro, que é conhecido popularmente por “Joaquim do Pezão “ com sintomas de embriagues ao volante e conduziram o parlamentar para a Delegacia Regional de Iguatu. 

Segundo o Delegado Jeferson Lopes que é o plantonista neste final de semana e que concedeu uma entrevista ao radialista Pinheirinho ao vivo na Rádio Liberdade 870 AM, o vereador acusado de infringir a Lei Seca terá que pagar uma fiança, “ após ser abordado pelos militares que perceberam os sintomas de embriaguez, ele foi conduzido para o posto da PRE onde se negou a fazer o teste do bafômetro, mas ao chegar aqui determinei a sua prisão e o pagamento de uma fiança no valor de R$ 2.500,00 além de apresentar a sua certidão negativa”, destacou o delegado durante a entrevista. 

Os militares  falaram sobre a ação, “ havia acontecido um acidente de trânsito na região do Fomento, quando saímos do local percebemos uma movimentação estranha de um veículo que estava nas proximidades e fomos abordar o motorista que foi identificado por Joaquim Ribeiro que é o vereador, nós percebemos os sintomas de embriagues e decidimos fazer o procedimento”, argumentou um dos militares que estavam na Delegacia Regional.

Medicamentos podem ficar até 20% mais caros com perda de descontos


O preço dos medicamentos pode ficar até 20% mais caro para o consumidor neste final de ano. Após o governo ter autorizado reajuste médio de 5,68% em abril, os preços agora sobem porque os fabricantes vêm, reduzindo os descontos que ofereciam às farmácias. 

Segundo fabricantes, a alta do dólar pressiona os custos de produção, então os descontos são cortados para manter as margens de lucro. Em levantamento informal feito em farmácias, O GLOBO encontrou descontos de 15% a 30% em medicamentos genéricos de uso contínuo, como a Atovarstatina, usada para baixar o nível de colesterol. 

Para o cliente que leva mais de três caixas do medicamento, o desconto sobe para 40%.

Combate ao mosquito transmissor do vírus Zika requer mobilização nacional

A presidenta Dilma Rousseff disse nesse sábado (5) que o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus Zika, relacionado a casos de microcefalia em 16 estados brasileiros, é a principal medida para lidar com o problema e requer uma grande mobilização da sociedade em todo o Brasil.

 “É importante que a sociedade perceba que esta é uma ação de guerra contra o mosquito, não é um dia nacional. A ação precisa ser cotidiana e permanente, até que a gente chegue à vacina contra o Zika”, disse. “A sociedade tem que se mobilizar para acabar com todos os processos que levam à água parada. O combate é contra a reprodução do mosquito, que precisa de água parada e temperatura elevada para procriar.”

As declarações foram feitas no Recife logo após reunião com os ministros da Saúde, Marcelo Castro, da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, além do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e prefeitos de municípios nordestinos afetados pelo grande aumento de casos de microcefalia.

A presidenta enfatizou que o Brasil é o primeiro país a ter que lidar com o problema e que ogoverno vai incentivar pesquisas em busca da imunização. “Não é algo que tenha uma literatura e uma experiência internacional. Há estudos da Organização Mundial da Saúde, mas somos o grande e primeiro caso. Por isso, a dedicação de todos os pesquisadores vai ser muito importante”, disse.

Dilma apontou ainda a necessidade de tratar as pessoas que tiveram a doença e informá-las sobre os riscos que do vírus Zika. “Também vamos aumentar os exames de tomografia e de sangue para termos clareza de fato sobre a relação entre o vírus Zika e a microcefalia”, disse.

A presidenta também informou que haverá uma reunião com todos os governadores e as associações de prefeitos em Brasília, na próxima terça-feira (8), para tratar da questão e articular medidas nacionais.

Aliados já admitem início de processo de cassação contra Eduardo Cunha

Enquanto estimula o impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não descuida de seu próprio futuro. Ele já foi avisado por aliados que no Conselho de Ética dificilmente escapará da admissibilidade do processo que pode lhe cassar o mandato. Com obstrução e pedidos de vista, Cunha e seus aliados vem conseguindo adiar a votação da cassação no Conselho de Ética, mas nesta segunda-feira (07/12), o órgão volta a se reunir e pode votar o relatório de Fausto Pinato (PRB-SP), que aponta indícios suficientes para a ampliação da investigação contra o peemedebista. 

O cálculo do presidente da Câmara e de oposicionistas que voltaram a lhe dar chance de respirar depois que ele encaminhou a abertura do processo de impeachment leva em consideração o tempo: no conselho, já lhe disseram interlocutores do DEM e do PSDB, será impossível reverter os votos de Betinho Gomes (PSDB-PE) e de Nelson Marchezan Júnior (PSDB-RS). O DEM também garantiu que seu representante, Paulo Azi (BA), vai se posicionar pela admissibilidade. 

No entanto, calculam aliados de Cunha, a chance de sobrevivência estaria no próprio plenário. Por essas avaliações, uma vez aprovado o impeachment, os ânimos seriam outros, o que facilitaria a defesa de Cunha. Mas ninguém assume a estratégia claramente. 

 — No Conselho de Ética, a votação será pela admissibilidade. Mas não posso adiantar um processo que tem outras etapas pela frente. As denúncias contra ele são fortes, mas é preciso ver sua defesa — afirmou o líder do DEM, Mendonça Filho (PE). 

Marchezan Júnior afirma que nem ele nem Betinho facilitarão a vida de Cunha no conselho, mas observa que o impeachment pode mudar o cenário mais adiante. 

— O caminho de Dilma e de Cunha está muito difícil. Há provas documentais contra ele. Posso falar por mim e pelo Betinho que o nosso critério será técnico — garantiu o tucano. — Esse nível de negociação (de livrar o presidente da Câmara da cassação em plenário) talvez até aconteça. Não é descartável. Mas, pelo que temos hoje, não condená-lo seria difícil. Ainda há espaço, porém, para ele provar mais adiante que as acusações são falsas.

Jovem morre após ser atropelada e arrastada por carro-pipa em acostamento na PB


Uma jovem de 22 anos morreu na manhã deste domingo (6) após ser atropelada por um caminhão-pipa na rodovia estadual PB-293, no trecho que liga as cidades de Brejo do Cruz e São Bento, no Sertão paraibano. Outra pessoa não identificada ficou ferida e foi socorrida para o hospital de São Bento. 

De acordo com o delegado Anderson Fontes, testemunhas informaram, que a jovem e a outra pessoa que ficou ferida estavam paradas no acostamento quando foram atropeladas pelo caminhão-pipa. A jovem que morreu chegou a ser arrastada pelo veículo por alguns metros. 

Segundo foi informado ao delegado, a jovem estava voltando para São Bento depois de sair de uma festa na cidade de Brejo do Cruz e havia parado no acostamento para urinar. O caminhão-pipa também bateu em um carro Uno Fiat que estava estacionado no acostamento, mas ninguém que estava no veículo ficou ferido. 

Ainda segundo o delegado, o motorista do caminhão-pipa chegou a parar para prestar socorro às vítimas, mas depois evadiu do local antes da chegada da polícia.

Idosa de 73 anos foi estuprada em Barbalha


Uma senhora de 73 anos de idade e iniciais D.R.C, foi vítima de estupro na madrugada deste domingo (6) no Sítio Macaúba, Zona Rural de Barbalha. O fato ocorreu na casa da senhora e o agressor foi apontado como o namorado da sobrinha/cuidadora da vítima, Maria das Graças. 

Segundo contou a acompanhante da vítima, o homem, que ela identificou como Naná, teria ido até a residência das duas para encontrar com Maria das Graças. Durante a visita ele acabou atacando à senhora de 73 anos e a molestado sexualmente. Maria das Graças disse ainda que o agressor teria lhe ameaçado de morte, caso ela contasse o ocorrido para alguém. 

Após a prática do ato, o acusado teria fugido e só então a polícia foi acionada. Uma equipe da 2° Companhia de Polícia esteve no local e diligenciou nas redondezas, mas o homem não foi encontrado.