terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Ceará tem 19 casos de síndrome Guillain-Barré, que causa paralisia

O Ceará registra 19 casos da síndrome Guillain-Barré em 2015, doença que causa paralisia. O principal sintoma é uma fraqueza intensa nas pernas. De acordo com o Ministério da Saúde, pode existir uma relação dessa doença com o vírus da dengue e da zika. 

Na semana passada, exames realizados em um bebê do Ceará comprovou a realação enrte o zika vírus a microcefalia, que tem 25 casos investigados e nove confirmados no estado. O número de casos da síndrome é relativo ao período de janeiro a maio deste ano, última atualização da Secretaria da Saúde do Ceará. A síndrome Guillain-Barré é uma doença neurológica rara, que não tem causa definida, mas pode ser associada a doenças virais. Ela causa fraquezas ascendentes e paralisias flácidas, que costumam começar pelos membros inferiores e podem atingir as vias respiratórias. 

De acordo com informações do Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem 35 procedimentos para tratamento da síndrome, entre diagnósticos, clínicos, cirúrgicos, de reabilitação e medicamentos. A zika foi identificada a partir de fevereiro de 2015 após diversas ocorrências de casos de uma doença com sinais e sintomas que se assemelham a dengue, mas com características clínicas diferentes como manchas na pele e febre de baixa intensidade. Além do Ceará, a doença ocorreu também em outros estados do Nordeste, como Bahia e Paraíba. 

O tratamento da doença é feito de duas formas, por antecipação e manejo do combate aos sintomas das doenças associadas à SGB, e pelo tratamento da progressão dos sinais e sintomas visando menor tempo de recuperação e minimização de déficit motor. Não há necessidade de tratamento de manutenção fora da fase aguda da doença. 

O tratamento específico da SGB tem como o principal objetivo acelerar o processo de recuperação, diminuindo as complicações associadas à fase aguda e os déficit neurológicos residuais a longo prazo.

ISSO É COISA DE BRASIL: Detentos recusam almoço e mil refeições vão parar no lixo


A foto acima, tirada por um agente penitenciário tem causado muita revolta nas redes sociais. Se trata de aproximadamente 1 mil refeições sendo jogadas na lata do lixo. Era o almoço que os detentos se recusaram a comer depois de terem alguns pedidos de regalias negados pela direção do instituto. As marmitas, avaliadas em cerca de R$ 4,8 mil, foram descartadas na área de contêineres de um dos pavilhões. Não dava tempo de contatar uma entidade que pudesse receber os alimentos como doação. 

O protesto começou depois que os presidiários de um pavilhão ficaram sabendo que não poderiam ter fogões elétricos dentro das celas para fazerem as próprias refeições. Os detentos costumam criticar a qualidade e a falta de variedade do cardápio. 

Além disso, eles queriam o aumento da quantidade de visitantes por detento. Hoje é permitida a entrada de 3 pessoas por dia de visita, e a solicitação era e que esse número aumentasse para 6. Outras reivindicações teriam sido feitas, como um freezer por pavilhão, a entrada de R$ 20 por visitante e bebedouros nas celas.

Deputados batem boca no Plenário da Assembleia na discussão sobre aumento de impostos


O clima esquentou, na manhã desta terça-feira, na Assembleia Legislativa do Ceará. Por conta ainda da polêmica aprovação do projeto de lei que permitirá ao governo do estado elevar as taxas de IPVA e ICMS, a partir de janeiro de 2017, os deputados Ferreira Aragão (PDT), da bancada governista; e Doutora Silvana (PMDB), da oposição, trocaram fortes acusações. 

Ferreira Aragão se pronunciou primeiro, buscando se explicar pelo fato de ter votado a favor da elevação dos impostos. Em sua fala, ele teria dito que a deputada Silvana “de vez em quando faz uma coisinhas boas”, se referindo à colega de parlamento que teria postado em seu Face os nomes dos deputados que votaram pela elevação dos tributos. 

Ferreira foi m ais além e disse que, “sempre que for agredido, iriei me defender. Isso é a legítima defesa”, argumentou. Imediatamente após sua explanação, a deputada peemedebista solicitou ao presidente da sessão, deputado Tim Gomes (PHS), uma “questão de ordem” para rebater as palavras do deputado-radialista. 

Ignorante? 

Em tom forte e de desabafo, a deputada Doutora Silva rebateu as críticas de Aragão. Segundo ela, o pedetista foi infeliz ao tentar lhe atingir, quando quis “criar uma defesa” por ter votado contra aos anseios da população cearense. “Estou aqui cumprindo o meu dever. Não gastei um centavo comprando voto e cumpro meu dever como deputada”. 

Aragão foi à réplica, afirmando que Silvana foi “ignorante” e que ela se equivocou quando, na verdade, ele tentou elogiá-la. 

O bate-boca entre os dois políticos só terminou quando o presidente da sessão encerrou os tempos concedidos aos dois deputados e mandou retirar dos anais da sessão a palavra “ignorante”, pronunciada por Ferreira contra Silvana, substituindo-a pela expressão “menos elegante”.

Servidores do HGF realizam manifestação e ameaçam paralisar atividades

Os servidores do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) protestam, na manhã desta terça-feira, 1°, contra o atraso de salários, que segundo eles, estão pendentes desde outubro. O ato ocorre um dia após denúncias de falta de insumos no HGF e no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), que emitiu comunicado avisando que transplantes deixarão de ser feitos e os serviços serão reduzidos até atingir 50% da capacidade. Caso os manifestantes não obtenham o pagamento dos salários, as atividades podem ser paralisadas na unidade. 

Os servidores, que são técnicos de laboratório, técnicos de enfermagem e enfermeiros, também afirmam estão sem receber vale-transporte para o deslocamento até o trabalho. O protesto teve início às 7 horas da manhã, em frente à unidade, no bairro Papicu. Por volta das 8h40min, os servidores iniciaram caminhada até a sede do Ministério do Trabalho, no Centro, onde vão reivindicar uma reunião com a direção do HGF e com a Secretaria de Saúde. 

Segundo a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Saúde do Estado do Ceará (Coosaúde), mais de 90% dos funcionários do HGF são cooperados. A assessoria do hospital ainda não se pronunciou sobre a paralização.

Ossada encontrada no RN pode ser de torcedor do Fortaleza


O desaparecimento de um cearense pode ter sido elucidado pela Polícia neste fim de semana, em Assu, interior do Rio Grande do Norte. Uma ossada humana encontrada próxima à Rodovia BR-304 é a chave para desvendar o mistério. O material foi localizado por um agricultor, na manhã do último domingo (29), no Sitio Espinheirinho, localizado próximo ao Posto de Zé da Volta, entre os municípios de Assu e Mossoró.

Os restos mortais estavam em um matagal, distante aproximadamente 700 metros da pista, segundo informações do jornal ´O Mossoroense´, de Mossoró. Ao visualizar a ossada humana, o homem acionou a Polícia. Equipes do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) do Rio Grande do Norte foram ao local. Segundo relatos dos policiais, junto à ossada estava uma bermuda jeans.

Em um dos bolsos da vestimenta, foi encontrada uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em nome de Francisco Wellington da Silva Patrício, de 22 anos de idade. Segundo o perito criminal Otávio Domingos, que atendeu a ocorrência, a causa da morte era "impossível de identificar no local" dado o avançado estado de desintegração dos ossos.

O material seguiu para ser periciado e deverá passar por exames e testes de DNA para identificação. A Delegacia Especializada em Homicídios (DEHOM), da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, iniciou as investigações. Até o fechamento desta edição, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE) não havia sido contactada pelos órgãos de segurança do Rio Grande do Norte.

Conforme as investigações, Francisco Wellington estaria desaparecido desde 30 de março deste ano. Ele fazia parte de uma caravana de torcedores que foi ao Recife acompanhar uma partida do Fortaleza contra o Sport, pela Copa do Nordeste. No retorno para casa, o ônibus que levava os torcedores cearenses fez uma parada no trecho da Rodovia BR-304, entre Mossoró e Assu. De acordo com relatos de testemunhas que também estavam no veículo, retornando de Recife, o homem abandonou o coletivo durante a pausa feita para o lanche e não mais foi visto.

Duas prisões por violação da lei Maria da Penha em Iguatu e Acopiara

Duas pessoas foram detidas pela Polícia Militar, em Iguatu e Acopiara, no Centro-Sul cearense, por violação da lei Maria da Penha. As informações fazem parte do boletim policial do 10º Batalhão de Polícia Militar. 

No início da tarde da última segunda-feira (30), a polícia foi informada que um homem fazia ameaças a uma mulher no bairro Fomento, em Iguatu. Após a confirmação das ameaças, Manuel Bandeira, de idade não revelada, foi preso por uma composição da PM. O acusado foi conduzido até a Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu. Manuel foi autuado por infringir a lei Maria da Penha. 

No início da tarde dessa segunda-feira (30), no Sítio Bom Lugar, em Acopiara, denúncias anônimas informavam que um homem armado fazia ameaças a sua esposa com uma faca. O agricultor Francisco Carlos, de 34 anos, natural de Saboeiro, ameaçava sua companheira Sandra Teixeira, de 40 anos. Francisco foi detido e conduzido pela polícia até a Delegacia de Polícia Cilvil de Acopiara.

Bandidos invadem velório e queimam corpo de adolescente em Redenção

Um vídeo que se espalhou pelas redes sociais mostra mais uma cena de violência e a ousadia de bandidos no Interior cearense. O fato ocorreu na madrugada de sábado último (28), no Município de Redenção (51Km de Fortaleza) e mostra quando desconhecidos invadem uma CSA onde ocorria um velório e ateiam fogo no caixão com o corpo de um jovem. 

O caso aconteceu no bairro Boa-Fé, na periferia de Redenção, onde estava sendo velado o corpo do adolescente identificado como Marcos Alessandro Arcelino da Silva, conhecido pelo apelido de “Praiano”. Ele foi morto em um confronto com a Polícia Militar, na madrugada anterior, na localidade de Faís, distrito de Serra do Vento, na zona rural de Redenção. 

“Praiano” foi morto numa troca de tiros com policiais militares dentro de uma residência onde estava escondido juntamente com sua namorada, a jovem Jardeline Alexandre. Ela também morreu no confronto com a PM< assim como mais três homens identificados como Raimundo Nonato Coelho de Andrade, Pedro Antônio do Nascimento e Manoel Alves de Sousa.

Veja o vídeo:

Atraso na folha de pagamento atingirá 70% das prefeituras

Pelo menos 70% das prefeituras cearenses já informaram que não vão poder pagar em dia o salário do mês de dezembro aos seus servidores. A falta de recursos para cumprir a folha, que é acrescida com o 13º mês, obrigará os gestores a efetuar o pagamento somente em janeiro do próximo ano. 

A informação é do presidente da Associação dos Prefeitos e Municípios do Ceará (Aprece), Expedito José do Nascimento, que fez um levantamento junto aos gestores municipais, sobre as administrações mais afetadas pela crise financeira. 

O presidente da Aprece informou que a restrição do caixa para pagar o funcionalismo envolve não apenas as pequenas cidades como também as médias. "Fizemos um levantamento por amostragem dentre 20 municípios pequenos e médios e o resultado é que não há como pagar o 13º mês e dezembro no mesmo mês. Com isso, algumas cidades serão levadas a deixar para o próximo ano", disse Expedito.

Cunha ameaça impeachment caso não receba apoio de petistas


Segundo o jornal 'Folha de S. Paulo', o PT estaria sinalizando apoio para salvar o mandato de Eduardo Cunha, após o presidente da Câmara afirmar que deflagraria o processo de impeachment contra Dilma Rousseff caso o partido não considerasse rever sua posição. 

A afirmação teria sido feita durante reunião com o vice-presidente Michel Temer. Cunha estaria apenas aguardando o posicionamento dos três petistas que integram o Conselho de Ética na Câmara, onde corre um processo para a cassação do peemedebista. No total, são 21 integrantes no colegiado, onde ficará decidido a continuidade ou não do processo. 

Fausto Pinato (PRB-SP) fez o relatório que pede pela continuidade. O esperado é que os votos dos três petistas sejam cruciais no resultado da votação no Conselho, que se reúne nesta terça-feira (1º). Ainda de acordo com a Folha, a bancada petista se reuniu com os ministros Ricardo Berzoini, da Secretaria de Governo, e Jaques Wagner, da Casa Civil, para definir o posicionamento da legenda. 

O Planalto estaria com receio de que uma instabilidade na Câmra, além da que já ocorre no Senado, dificulte a votação da meta fiscal de 2015 e da prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU), o que poderia deixar a crise política mais forte. 

Um dos integrantes do Conselho de Ética, o deputado Zé Geraldo (PT-PA) falou sobre a instabilidade na Câmara. "Temos apenas 20 dias para votar o Orçamento, então temos que analisar o que significará a nossa posição no conselho", afirmou. Alguns ministros acreditam, no entanto, que a pressão da opinião pública pode levar os petistas a votarem a favor da continuidade do processo de cassação de Cunha.