segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Sem agência bancária, cidade do Piauí cria banco local e moeda própria


Isolada dos maiores centros comerciais do Piauí, a cidade de São João do Arraial, a 253 km de Teresina, criou um banco local para contornar a falta de serviços bancários. Criado em dezembro de 2007, o "Banco dos Cocais" possibilitou o desenvolvimento econômico da região com a circulação de uma moeda própria, o "cocal".

Dados do Banco Central mostram que, dos aproximadamente 5,6 mil municípios brasileiros, 233 (68 deles no Piauí) não contam com dependências bancárias, ou seja, não têm nem mesmo lotéricas, caixas eletrônicos ou postos de atendimento. No caso das agências bancárias, 1.900 municípios do país não oferecem o serviço.

Emancipado em 1996 de Matias Olímpio, São João do Arraial não possuía agência bancária, o que obrigava os moradores a se deslocar até Esperantina, Região Norte do estado, a 20 km de distância. "Era difícil para se locomover, pagar uma conta e receber o pagamento. Sempre ficávamos dependendo de ir a outra cidade até mesmo para comprar roupa e alimentação, já que o comércio aqui era escasso", diz a moradora Maria Antônia.

Quando assumiu o cargo em 2005, o ex-prefeito Francisco das Chagas Lima disse que viu a necessidade de aumentar a circulação de dinheiro na cidade. Após consultar os moradores, a prefeitura constatou que a maioria das mercadorias consumidas eram compradas e produzidas fora da região, já que não havia bancos no município.

Vandalismo e protestos exigem reforço policial em Baturité

O clima é de insegurança, vandalismo e protestos em Baturité, após a Justiça determinar a volta do prefeito Bosco Cigano (PROS) ao cargo. Bosco havia sido afastado pela Câmara Municipal, mas o juiz Sérgio Girão, da Comarca de Baturité, o colocou de volta no poder.

As manifestações na madrugada desta segunda-feira (24/02), terminaram com um carro da Secretaria Municipal de Saúde incendiado.


Na última segunda-feira (17), a Câmara decidiu pelo afastamento de Bosco por 120 dias, após uma série de protestos e reclamações de salários atrasados dos servidores. Novos protestos estão marcados para esta segunda.

Depois de quatro anos de gravidez mulher dá à luz a uma pedra


Depois de quatro anos de “gestação” uma mulher de 25 anos, moradora do vilarejo de Unguwar Jalo em Gana, deu à luz uma pedra. 

"Eu estava grávida havia quatro anos. Em junho do ano passado eu comecei a sentir as dores do parto. Fiquei assim por três dias até que dei à luz uma pedra", disse a mulher ao jornal The Nation.

De acordo com Sunday Lengmang, diretor do Yola Specialist Hospital, o caso da paciente tem explicação médica, "pedra e outros objetos sólidos podem se formar no corpo humano, em diferentes casos. Pedras podem se formar na vesícula biliar, na bexiga e outras partes do trato urinário", declarou o médico ao jornal.

O médico acrescentou que isso acontece geralmente com pessoas que diminuem a ingestão de água para combater a incontinência urinária.

Torcedor do Santos é espancado até a morte após o clássico



O clássico do último domingo entre São Paulo e Santos teve saldo bastante negativo fora de campo. Um torcedor santista de 15 anos foi espancado por outros do São Paulo até a morte durante a madrugada.

Márcio Barreto de Toledo saía de uma sede da Torcida Jovem do Santos quando foi surpreendido por um grupo de torcedores do Tricolor que estavam em dois carros. De acordo com relatos de testemunhas, a vítima vestia uma camisa da organizada quando os suspeitos, em dois carros, o abordaram.

Ainda de acordo com os relatos, Toledo foi ferido com socos, pontapés e pauladas antes de os agressores fugirem. Ele foi, então, encaminhado a um pronto-socorro local ainda desacordado, mas não resistiu e morreu horas depois.

Eunício radicaliza e manda recado de rompimento com Cid

O senador Eunício Oliveira (PMDB), em sua mais dura declaração sobre as Eleições de 2014, disse, em  entrevista ao Jornal Diário do Nordeste edição deste domingo (23/02), que será candidato ao Governo do Estado contra todos. O parlamentar fez referência as dificuldades que encontram para se viabilizar como alternativa do governador Cid Gomes (PROS), a sucessão estadual.

O líder peemedebista tem dado sinais de insatisfação com a postura adotada pelo ex-ministro e atual secretário de Saúde do Ceará, Ciro Gomes (PROS), que afirmado que o candidato ao governo do estado sairá do Partido Republicano da Ordem Social.

Outro foco de insatisfação de Eunício é com o deputado federal José Nobre Guimarães (PT), que durante encontro com um prefeito da região norte do Ceará, disse que o PT estará coligado com PROS. As palavras de Guimarães fortalecem os discursos dos aliados de Cid e confirmam o cenário de exclusão de Eunício da aliança governista.

Eunício ao reafirmar a convicção que estará na sucessão de Cid rejeitou, em menos de 20 dias, dois convites da presidente Dilma Rousseff (PT), para ocupar o Ministério da Integração. Aliados de Cid Gomes ainda não se pronunciaram sobre a declaração do senador peemedebista.

Crediarista, natural de Acopiara, é assassinado na Bahia


Filho natural de Acopiara, identificado como Léo Fernandes, 25 anos anos, tombou sem vida na noite de sábado no bairro Piripiri, em Salvador, na Bahia após ser alvejado com disparos de arma de fogo e perfurações a faca no pescoço. 

A família não sabe explicar o que motivou o assassinato. Léo trabalhava como crediarista na capital baiana. O corpo deve ser conduzido para o município de Acopiara onde será sepultado.

Mulher e criança morrem em colisões de motos em Lavras da Mangabeira-CE


Uma mulher de 35 anos e uma criança de apenas 11 morreram em consequência de colisões de motocicletas na noite deste sábado em rodovias estadual e federal que cortam o município de Lavras da Mangabeira. Por volta das 23h30min, na BR-230 perto da ponte que liga o centro de Lavras ao Bairro Além Rio, morreu Adriana Mirtes Gonçalves Lima, de 35, que residia na Rua José Gonçalves, 142 (Bairro Cruzeiro), naquele município.

Outras duas vítimas foram socorridas para o Hospital São Vicente Férrer no caso os estudantes do Distrito de Amaniutuba Jair Rodrigues Gomes da Silva, de 16, residente no Sitio Alazão, e Francisco Anderson Taveira Vituriano, de 18 anos, que mora na Rua Raul Barbosa. Anderson pilotava a moto Honda CG 125 Fan de cor preta na direção do centro quando bateu na lateral de outra moto que viajava no mesmo sentido e, também, iria fazer o contorno. Adriana se acompanhava de um rapaz não identificado.