quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Prefeito de Jucás (CE) cumpre agenda em Fortaleza e garante mais benefícios para a cidade

O prefeito Luna Neto (PDT) do município de Jucás (CE) continua trabalhando muito para melhorar a infraestrutura de sua cidade. 

Na última segunda-feira (28), Luna Neto se reuniu em Fortaleza, no Palácio da Abolição, com o deputado federal Antônio Balhamann, onde na oportunidade discutiu com o mesmo sobre a liberação de recursos para o pagamento de mais uma medição da estrada asfáltica que liga a sede urbana do município a vila Mel. 

Outro assunto debatido entre o prefeito Luna e o deputado Balhamann foi em relação a projetos que gerem renda e empregos em Jucás (CE). Como não podia ser diferente, o parlamentar federal prometeu envidar os esforços necessários para atender a demanda do prefeito e do povo deste município.

SELU UNICEF: Dr. Vilmar fecha a administração com chave de ouro:

O prefeito Dr. Vilmar (PDT) entrou em contato com o blog para informar que o município de Acopiara está entre os que conquistaram o Selo Unicef Município Aprovado Edição 2013-2016. 

De acordo com o prefeito, no Ceará, dos 184 municípios, apenas 82 serão reconhecidos. A data da solenidade para a entrega do Selo ainda não foi divulgada. 

A conquista do Selo Unicef Município Aprovado veio a partir do desenvolvimento de uma série de ações da Prefeitura que possibilitou melhorias na vida de crianças e adolescentes desde a adesão à iniciativa. 

Cada município, dentre eles, Acopiara, deveria pontuar nos três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social, além da realização de dois fóruns comunitários e do comitê intersetorial municipal, formado por membros das secretarias de Saúde, Educação e Ação Social. "Tudo isso foi alcançado com muito trabalho e resposabilidade", disse Dr. Vilmar. 

Ainda segundo o prefeito, as ações desenvolvidas por sua administração foram voltadas para a melhoria dos indicadores sociais como índice de natalidade, gravidez na adolescência, mortalidade infantil e abandono escolar, os quais apresentavam índices insatisfatórios no primeiro estudo realizado a partir da adesão do município ao Selo. 

Em Acopiara, os trabalhos foram coordenados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura e a Comissão Municipal Pró-Selo. A coordenadora geral foi a professora Luiza Aurélia, ex-secretária da Educação.

Procuradores ameaçam deixar Lava Jato se pacote anticorrupção entrar em vigor

Os procuradores da força-tarefa da Lava Jato ameaçaram hoje (30) deixar os trabalhos da operação se a proposta que prevê responsabilização de juízes e de membros do Ministério Público por crimes de abuso de autoridade entrar em vigor. 

A proposta, aprovada na madrugada de hoje (30) pelos deputados federais, integra o Projeto de Lei (PL) 4.850/16, que trata das medidas de combate à corrupção. “A proposta é renunciar coletivamente, se essa proposta vier a ser sancionada pelo presidente da República”, disse o procurador Carlos Lima em entrevista coletiva na tarde de hoje (30), em Curitiba. Para o grupo, o projeto aprovado pelos deputados é uma espécie de “Lei da Intimidação”, no lugar de medidas anticorrupção. 

“Os procuradores da força-tarefa da Lava Jato vêm a público manifestar repúdio ao ataque feito pela Câmara dos Deputados contra investigações e a independência de promotores, procuradores e juízes. A Câmara sinalizou o começo do fim da Lava Jato”, diz a nota divulgada pelo grupo. 

De acordo com a proposta aprovada pelos deputados federais, integrantes do Ministério Público poderão responder por crime de responsabilidade se instaurarem um procedimento “sem indícios mínimos da prática de algum delito” e manifestarem opinião em meios de comunicação sobre processos em andamento. A mesma regra valerá para magistrados. A pena é de reclusão de seis meses a dois anos e multa. Qualquer cidadão poderá representar contra magistrados.

Essa proposta foi aprovada por meio de uma emenda do deputado Weverton Rocha (PDT-MA), que foi incluída, durante a votação, no relatório do deputado Onxy Lorenzoni (DEM-RS_. 

O projeto de lei teve iniciativa popular e foi entregue no Congresso Nacional com mais de 2 milhões de assinaturas de apoio e previa dez medidas apresentadas pelo Ministério Público. Na avaliação dos procuradores, da forma como foi aprovado pelos deputados, depois de diversas alterações, o projeto é uma ferramenta que protege a corrupção.

Mototaxista é morto a bala no centro de Mombaça

Um mototaxista que ainda não teve o seu nome revelado foi executado a bala por elementos não identificados, no centro de Mombaça (CE).
O crime foi registrado há poucos instantes. Em instantes mais infoemações!

Homem é assassinado com tiros em Irapuan Pinheiro

Um homem identificado como Apolinário tombou sem vida na tarde de hoje, no município de Deputado Irapuan Pinheiro (CE), após ser alvejado com disparos de arma de fogo. 

O homem estava numa motocicleta quando foi morto. A polícia está no local. A autoria e motivo do crime ainda são desconhecidos. 

Aguarde mais informações!

Prazo para pagar 13º termina nesta quarta-feira

Termina nesta quarta-feira (30) o prazo para que as empresas paguem aos seus funcionários o adiantamento da primeira parcela do 13º salário. 

Já a segunda parte do benefício deve ser paga até o dia 20 de dezembro. Em ano de crise e com a maioria dos consumidores pretendendo usar o valor para pagar dívidas, os especialistas recomendam cautela.

Lei eleva rodeio e vaquejada à condição de patrimônio cultural do Brasil

O presidente Michel Temer sancionou a Lei 13.364/2016, que eleva o rodeio e a vaquejada - e suas respectivas expressões artístico-culturais - à condição de manifestação cultural nacional e de patrimônio cultural imaterial.

 De acordo com o texto, consideram-se patrimônio cultural imaterial do Brasil o rodeio, a vaquejada e expressões decorrentes, como: "montarias; provas de laço; apartação; bulldog; provas de rédeas; provas dos Três Tambores, Team Penning e Work Penning; paleteadas; e outras provas típicas, tais como Queima do Alho e concurso do berrante, bem como apresentações folclóricas e de músicas de raiz". 

A nova lei está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 30.

Confronto entre bandidos e Polícia Militar termina com três mortos na cidade de Sobral

Uma operação da Polícia Militar, realizada no começo da noite de ontem (29), terminou com três pessoas mortas a tiros. O conflito ocorreu na periferia da cidade de Sobral, na Região Norte do Estado (a 224Km de Fortaleza). Segundo as autoridades, os homens mortos eram bandidos suspeitos de envolvimento na morte de um PM, crime ocorrido há duas semanas. 

O tiroteio envolvendo três patrulhas do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e os criminosos aconteceu nas ruas do bairro Alto Novo. Conforme o comandante do 3º BPM, tenente-coronel PM Francisco de Assis Azevedo, os policiais estavam à procura dos bandidos que haviam assassinado o sargento PM George Sousa e Silva, no último dia 15. 

O militar estava trabalhando na Guarda da Casa do Albergado de Sobral, uma unidade do Sistema Penitenciário do Estado que realiza o pernoite dos detentos que cumprem regime semi-aberto. Um conflito entre alguns dos presos e os militares foi o bastante para que a morte do sargento fosse planejada. Baleado ao menos três vezes, ele morreu horas depois no hospital da cidade. 

Tiroteio 

Na noite de ontem, finalmente, as autoridades descobriram onde os assassinos estariam escondidos e iniciaram uma operação para prendê-los. No entanto, os PMs foram recebidos a tiros. “Houve revide e, infelizmente, três morreram. Nosso objetivo era prendê-los”, reafirmou o tenente-coronel Assis Azevedo. 

Os nomes dos três homens mortos no tiroteio com a Polícia não foram, ainda, confirmados pelas autoridades. Sabe-se apenas que um deles Kelson Batista dos Santos e outro conhecido por Derson. O terceiro não teve o nome ou apelido revelado. Os corpos foram encaminhados ainda na noite de ontem ao Núcleo da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), em Sobral. 

Duas armas de fogo – um revólver e uma pistola – foram encontradas em poder dos suspeitos e acabaram recolhidas pelos peritos para exames. Os policiais que se envolveram no tiroteio prestaram declarações na Delegacia Regional de Polícia Civil de Sobral e foram liberados em seguida, retornando ao policiamento ostensivo da cidade.

Preço da gasolina e etanol baixam na cidade de Iguatu

Os preços do litro da gasolina e etenol reduziram em alguns postos de Iguatu, nesta terça-feira (29).Postos apresentaram preços mais atrativos, que variam de R$ 3,89 o litro da gasolina e R$ 3,19 o litro do etanol. 

Nos últimos meses a Petrobras anunciou a redução de valores dos combustíveis em refinarias, no entanto, houve demora na queda dos preços dos combustíveis em Iguatu. Contudo, a baixa foi necessária para acompanhar o mercado e não perder clientes.

A queda do valor foi comemorada por motoristas. Segundo alguns representantes de postos a possibilidade de uma nova diminuição no valor dos combustíveis este ano, é muito remota, mas não está totalmente descartada.

Câmara aprova pacote anticorrupção com punição a juízes

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem, por 450 votos a 1 e 3 abstenções, o substitutivo da comissão especial ao projeto de lei com medidas contra a corrupção (PL 4850/16). De autoria do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), o texto aprovado prevê a tipificação do crime eleitoral de caixa dois, a criminalização do eleitor pela venda do voto e a transformação de corrupção que envolve valores superiores a 10 mil salários mínimos em crime hediondo. 

Estão previstos ainda no texto o escalonamento de penas de acordo com os valores desviados; a possibilidade de pessoas denunciarem crimes e serem recompensadas por isso; a criminalização do enriquecimento ilícito de funcionários públicos, e regras para facilitar o confisco de bens de criminosos. 

Acelerar 

Na madrugada, foi aprovada, por 313 votos a 132 e 5 abstenções, a emenda do deputado Weverton Rocha (PDT-MA) prevendo casos de responsabilização de juízes e de membros do Ministério Público por crimes de abuso de autoridade. Pela emenda, poderão ser julgados por esses crimes os promotores e magistrados que atuem com motivação político-partidária na sua jurisdição. O atraso deliberado comprovado, por parte destes profissionais, também poderá ser punido.

Em apenas cinco anos, mulher mata envenenados, marido, dois filhos e o sogro no Ceará

Quatro mortes em cinco anos, no mesmo núcleo familiar, sem causas aparentes, levantaram suspeitas na pacata comunidade do Mundo Novo, zona rural de Aratuba, a cerca de 110 km de distância da Capital. O estranhamento foi levado à promotoria de Justiça da Comarca do Município, que iniciou a investigação do caso e suspeitou da culpa de uma mulher pelos falecimentos de dois filhos, do marido e do sogro. Ela foi detida por força de um mandado de prisão temporária na última quinta-feira (24), em Canindé. 

As mortes aconteceram entre os anos de 2009 e 2014. Entretanto, apenas a última vítima, uma menina de apenas 2 anos de idade, teve o corpo periciado na Perícia Forense do Ceará (Pefoce), que apontou envenenamento por rodenticida (produto ilegal conhecido popularmente como 'chumbinho') como a causa do falecimento. "Nada indica que a menina tenha sido envenenada de forma acidental", avaliou a promotora responsável pela investigação inicial do caso, Camila Frota Furlan. 

De acordo com Camila Furlan, uma pessoa procurou a promotoria de Justiça, neste ano, levantando a possibilidade dos óbitos na família em questão não terem sido por causas naturais. "Quatro pessoas vindo a óbito dentro de cinco anos, sendo que elas estavam saudáveis, é realmente muito estranho", concordou a representante do Ministério Público do Ceará (MPCE). 

Diante do inusitado, a promotoria iniciou a investigação do caso. A mulher, que negou a autoria das mortes, e familiares e vizinhos foram ouvidos durante a investigação. De acordo com promotora, os depoimentos indicaram que as vítimas anteriores à menina apresentaram sintomas semelhantes à ela pouco antes de morrerem e que as fatalidades surpreenderam a população do Distrito de Mundo Novo. 

Os corpos do sogro, do outro filho, que na época também tinha dois anos, e do marido da mulher presa, que morreram nessa sequência, não foram periciados, sendo encaminhados diretamente ao Sistema de Verificação de Óbito (SVO). 

Ainda conforme a representante do MPCE, a menina morta em 2014 já havia sofrido um envenenamento no ano de 2013, precisando ser transferida de Aratuba para o Hospital Albert Sabin, especialista no cuidado de crianças, em Fortaleza. 

Inquérito 

Com as provas colhidas, a promotoria de justiça solicitou à Polícia Civil a abertura de um inquérito para investigar a suspeita pelas quatro mortes. A Delegacia Municipal de Guaramiranga, responsável pelo município onde aconteceu o caso, realizou oitivas e chegou à conclusão que a mulher deveria ser presa temporariamente até o término da investigação. O mandado de prisão teve o parecer positivo do MPCE e foi acatado pelo juiz da Comarca de Aratuba. 

Na última quinta-feira (24), policiais militares cumpriram a ordem da Justiça e realizaram a detenção da suspeita no município de Canindé, onde ela estava morando. A prisão para onde a mulher foi levada não foi informada. Em nota emitida pela assessoria de comunicação, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirmou que a mulher foi capturada por existir suspeitas de que ela seja a autora dos quatro delitos, com indícios de que as pessoas tenham sido assassinadas com veneno. Ela não tinha antecedentes criminais.