sábado, 14 de março de 2015

Dilma vai se encontrar com Obama durante Cúpula das Américas

A presidenta Dilma Rousseff conversou por telefone com o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na manhã desta sexta-feira (13/03). Segundo comunicado da Casa Branca, eles falaram sobre os esforços comuns para avançar o diálogo e a cooperação entre os dois países, em temas como segurança, energia, comércio e cooperação global.

De acordo com informações do governo estadunidense, Biden reafirmou a importância estratégica das relações bilaterais e enfatizou o compromisso do presidente Barack Obama, de trabalhar com Dilma para avançar nos interesses cada vez mais comuns, como dois parceiros hemisféricos e globais.

De acordo com o Palácio do Planalto, a presidenta e Obama vão se encontrar na Cidade do Panamá, à margem da Cúpula das Américas, marcada para os dias 10 e 11 de abril. No ano passado, durante a Cúpula do G20, na Austrália, ambos se encontraram também em uma audiência bilateral privada.

Em 2013, Dilma cancelou a visita de Estado que faria aos Estados Unidos após virem à tona denúncias de espionagem envolvendo dados pessoais de autoridades brasileiras, inclusive dela própria, por parte da Agência de Segurança Nacional norte-americana. Após o ocorrido, os dois mandatários já se manifestaram, nas conversas que tiveram, concordando com a necessidade de preparar a visita.

Perseguição cinematográfica termina em morte em Milhã


Perseguição de veículos, troca de tiros, atropelamentos, colisão e mortes, cenas que não ficam a dever a nenhum thriller policial aconteceram na noite de sexta-feira na cidade de Milhã (229 km de Fortaleza). Tudo aconteceu devido uma briga entre dois homens, que protagonizaram as cenas cinematográficas. Os autores da façanha são o empresário Miguel Bezerra Filho, conhecido pelo apelido “Sukita” e o comerciante Gledson Luís da Silva, conhecido como “Gueguê”.

Sukita estava em sua Mitsubishi Pajero, quando Gueguê, que estava no banco de passageiro de um Fiat Línea começou a perseguí-lo. A perseguição continuou pela avenida a Dr. Wilson Pinheiro no Centro da cidade, quando o Fiat Línea colidiu com a traseira do Mitsubishi Pajero provocando o abalroamento deste último com um poste.

Mesmo assim a perseguição não parou. Houve troca de tiros entre os dois homens e duas mulheres acabaram atropeladas pelo Fiat Línea, mas não correm risco de morte. “Sukita” foi baleado e levado ao Hospital Municipal, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito. Já e “Gueguê” foi encontrado sem vida dentro do Fiat Línea. O veículo foi encontrado à margem da BR-226, zona rural de Milhã. Dentro dele foram encontradas duas pistolas, uma delas calibre 380 e a outro 9mm, ainda dois carregadores e duas munições intactas. O motorista do veiculo não foi encontrado.

Fortaleza tem dia de ataques a ônibus e quatro veículos são incendiados


Quatro ônibus foram destruídos na Grande Fortaleza na tarde desta sexta-feira (13). O quarto caso ocorreu por volta das 21h desta sexta, no Bairro Cambeba. Segundo a Polícia Militar, os ataques ocorrem em represália à prisão Francinei Nobre da Silva, preso na manhã desta sexta por ter ordenado outros incêndios a ônibus, no início desta semana. Não houve feridos em nenhum dos casos.

Segundo a Polícia, dois homens utilizaram combustível e incendiaram o veículo. Os bombeiros chegaram ao local e apagaram o fogo antes que o ônibus fosse destruído por completo.

O segundo ônibus foi incendiado na periferia de Fortaleza na tarde sexta-feira (13) no Bairro Modunbim. Cerca de duas horas antes, um ônibus havia sido incendiado no Bairro Canindezinho.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os criminosos atuaram de forma semelhante em todos os casos. “Duas pessoas pediram que os passageiros deixassem o veículo e atearam fogo. Ninguém saiu ferido”, drelatou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Ricardo Rodrigues.

Em um dos casos ocorridos em fevereiro deste ano, um bilhete havia sido deixado no local do crime. Na carta, os criminosos exigiam melhoras no atendimentos aos presos em presídios da Grande Fortaleza.

Duas pessoas morreram com casos suspeitos de dengue essa semana

Duas pessoas morreram com suspeitas de dengue nas cidades de Maracanaú e Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Com esses óbitos, o número de mortes possivelmente provocado pela doença já chega a cinco casos em todo o Estado. Destes, somente um foi confirmado e ocorreu na cidade de Barbalha, na Região do Cariri. Os outros quatro casos - dois de Fortaleza e os que ocorreram essa semana – permanecem sob investigação.

O titular da Secretaria da Saúde de Aquiraz, Willames Freire, afirma que a cidade executa uma série de providências, há mais de 10 dias, para que os números de casos de dengue não cresçam. “Estamos intensificando a coleta de lixo e a visita, feita por agentes de saúde, às casas no município. Estamos com cinco agentes do município e 50 do Estado”, informa. Segundo ele, é necessário haver uma união entre todas as instâncias da Saúde, do Estado e da cidade, para tranquilizar a população. “O papel das pessoas, nesse momento, é fundamental para combater o mosquito”, afirma.

Cid recebe alta e vem se tratar em Fortaleza

Após quase três dias de internação, o ministro da Educação Cid Gomes (Pros) recebeu alta nesta sexta-feira, 13, do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Cid continuará o tratamento em Fortaleza.

Segundo o diagnosticado divulgado pelo hospital, Cid estava  com sinusite, traqueobronquite aguda e pneumopatia. Com a internação a ida de Cid a Câmara, para atender uma convocação da Casa foi adiada. Uma declaração do ministro de que na Câmara existiam 300 a 400 achacadores, foi duramente criticada pelos deputados, que irritados convocaram o cearense para que ele apontasse os achacadores.

Além de ter que se explicar na Câmara, Cid deverá receber uma  interpelação judicial de autoria do deputado Raul Jungmann (PPS) e aprovada pelo STF. Uma comissão de deputados chegou a ser criada na Câmara para verificar a veracidade da enfermidade súbita do ministro, mas foi impedida de entrar no Hospital. O ministro agora deverá ir à Câmara na próxima quarta-feira, 18.

Dilma tem 19 pedidos de impeachment protocolados na Câmara

A presidente Dilma Rousseff já contabiliza 19 pedidos de impeachment protocolados contra ela na Câmara dos Deputados. O último foi dado entrada no último dia 12 pelo deputado Jair Bolsonaro (PP­RJ). Dilma tem mais pedidos em seus quatro anos e três meses à frente do Palácio do Planalto que Fernando Henrique Cardoso nos oito anos que esteve no Poder. FHC tinha contra ele 17 pedidos. Já Luiz Inácio Lula da Silva, chegou a ter 34 solicitações nos seus dois mandatos. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Os pedidos contra Lula e FHC nem chegaram a ser apreciados, pois foram arquivados pela presidência da Câmara. Já dos processos contra Dilma, 17 foram arquivados e dois estão sendo analisados pelo setor jurídico da Câmara.

Outro desafeto de Dilma o deputado Paulinho da Força (SD­SP) promete dar entrada no 20º pedido, para tanto, o seu partido, o Solidariedade recolhe 100 mil assinaturas para que o pedido seja feito através de iniciativa popular.

Operação "Sexta-feira 13" prende 16 suspeitos de crimes em Juazeiro do Norte


Uma operação em conjunto da Polícia Militar (PM) com a Polícia Civil (PC) denominada “Sexta-feira 13″ resultou na prisão de 16 pessoas e apreensão de 15 armas de fogo, além de munições, drogas e material utilizado para o preparo de maconha. 

A operação, realizada em Juazeiro do Norte durante esta sexta-feira (13), foi concentrada no Bairro Santa Terezinha, onde ocorreram 34 homicídios desde 2010.

Um dos presos, um paulista, é suspeito de integrar uma quadrilha que agia em São Paulo, mas fugiu para o Ceará em 2014. Os presos foram levados para delegacias das cidades de Juazeiro do Norte e Crato.

Jovem é perseguido e morto à bala dentro de escola nessa Sexta-feira 13 em Iguatu


Após ser perseguido por uma dupla numa moto Yamaha Lander, 250cc, de cor azul, Mairton Paes de Souza, 18,, vulgo “Gordinho” foi morto dentro da Escola Alba Araújo na Vila Neuma.

O homicídio aconteceu nesta sexta-feira,13, por volta das 17h, Mairton disse que iria beber um copo de água, esta é uma prática comum na escola já que existe uma política praticada em parceria com a comunidade, quando em seguida dois homens chegaram e ao entrar na unidade de ensino executaram o jovem com vários tiros.

Os dois saíram tomando rumo ignorado, a nossa reportagem entrevistou uma testemunha que confirmou a identificação dos possíveis autores e que foi repassada a informação para a PM, segundo o mesmo, seriam pessoas ligadas ao Bairro da Chapadinha.

Uma equipe do SAMU esteve no local e acionou o rabecão que conduziu o corpo do jovem para o IML.

Lewis Hamilton é pole, e Felipe Massa larga em terceiro no GP da Austrália


A temporada 2015 da Fórmula 1 começou da mesma forma como terminou no ano passado. Com um domínio absoluto das Mercedes. E na briga particular entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg pela pole no GP da Austrália, na madrugada deste sábado, em Melbourne, o piloto inglês levou vantagem. Sem ser ameaçado pelo companheiro de equipe, o atual campeão cravou 1m26s327, sendo +0.594s mais rápido do que o rival alemão. É a quarta vez que Lewis Hamilton larga na frente em Albert Park (outros anos foram 2008, 2012 e 2014). Mas o inglês venceu apenas em 2008.

O treino foi bom para os brasileiros. Felipe Massa garantiu o terceiro lugar no grid após uma disputa acirrada com os pilotos da Ferrari. Vettel foi o quarto e Raikkonen, o quinto. Bottas terminou em sexto. E Felipe Nasr, mesmo com as limitações da Sauber, por muito pouco não conseguiu avançar para o Q3. O brasileiro, estreante na Fórmula 1, ficou em 11º lugar.

A largada da corrida do domingo está marcada para as 2h (horário de Brasília), também com transmissão ao vivo da TV Globo e Tempo Real do GloboEsporte.com. Mas a transmissão da TV Globo começa antes, às 1h30, com Galvão Bueno e convidados. 

Confira o resultado do treino classificatório do GP da Austrália:

1: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – 1min26s327
2: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1min26s921
3: Felipe Massa (BRA/Williams) – 1min27s718
4: Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) – 1min27s757
5: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) – 1min27s790
6: Valtteri Bottas (FIN/Williams) – 1min28s087
7: Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) – 1min28s329
8: Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso) – 1min28s510
9: Romain Grosjean (FRA/Lotus) – 1min28s560
10: Pastor Maldonado (VEN/Lotus) – 1min29s480
11: Felipe Nasr (BRA/Sauber) – 1min28s800
12: Max Verstappen (HOL/Toro Rosso) – 1min28s868
13: Daniil Kvyat (RUS/Red Bull) – 1min29s070
14: Nico Hulkenberg (ALE/Force India) – 1min29s208
15: Sergio Pérez (MEX/Force India) - 1min29s209
16: Marcus Ericsson (SUE/Sauber) – 1min31s376
17: Jenson Button (ING/McLaren) – 1min31s422
18: Kevin Magnussen (DIN/McLaren) – 1min32s037