terça-feira, 27 de agosto de 2013

Prefeitura de Mauriti recebe recomendação para exonerar 51 cargos temporários

“O Ministério Público do Estado do Ceará, através da promotora de Justiça Juliana Mota, enviou uma recomendação para que a Prefeitura de Mauriti exonere todos os 51 cargos temporários, contratados pelo processo seletivo instaurado no edital 01/2013.

De acordo com certame, foram selecionados profissionais de diversas áreas de atuação, dentre elas motorista, recepcionista, vigilante, atendente de farmácia e cozinheira. O MP entende que o município de Mauriti não justificou qual a situação pontual que determinou a nomeação de servidores não efetivos para o referido cargo e que a contratação irregular de servidores públicos configura ato de improbidade administrativa.

Com isso, o prefeito Francisco Evanildo Simão da Silva deve encaminhar à Promotoria de Justiça, no prazo de 10 dias úteis, os atos de exoneração assinados e publicados dos 51 cargos temporários. Neste mesmo prazo, o MP requer também a relação nominal de todos os servidores públicos municipais contratados temporariamente, divididos por secretaria ou órgão a que estão vinculados e apresentando o cargo que exercem; a remuneração que recebem; a carga horária que obedecem; a data inicial e final do contrato e se foram submetidos a processo seletivo temporário, acompanhados de contrato firmado.

Vale ressaltar que o não cumprimento da recomendação acarretará a adoção das medidas judiciais adequadas e cabíveis.”

50% dos aposentados rurais de Pedra Branca estão endividados


Em Pedra Branca pessoas com 65 anos e que são aposentadas ocupam a lista dos mais endividados da cidade. Cerca de cinco mil aposentados rurais possuem dívidas em bancos oficiais.

O município, localizado no Sertão Central cearense, tem 42 mil habitantes sendo que deste total 10 mil são aposentados.

De acordo com o correspondente daquela comarca, Gilvan Cavalcante, a oferta de crédito é grande, pois o inativo não precisa ter o nome limpo no SPC ou Serasa. Isso acontece devido os bancos terem a certeza de que o débito será descontado na folha de pagamento.

A situação compromete os salários dos aposentados, pois 30% de seus benefícios são direcionados para debitar as dívidas.

Motociclista tem pescoço cortado por linha com cerol e morre na PB


Uma motociclista morreu na tarde desta segunda-feira (26) ao ser atingida por uma linha de pipa enquanto trafegava na BR-230, no município de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa. Segundo a Polícia Miliar, o barbante estava tratado com cerol, que é uma cobertura de cola com pó de vidro usada para cortar a linha de outras pipas.

Quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou ao local a vítima já estava morta. A motocicleta que ela pilotava não estava equipada com a antena de segurança, que poderia impedir que a condutora fosse atingida.

O socorrista João Lopes, do Samu, explicou que ao analisar o corpo da mulher, encontrou a linha com cerol enrolada no pescoço dela. "Ela estava se locomovendo com a moto e quando passou por aqui, por cima da ponte de Bayeux, foi atingida pela linha", finalizou.

Ex-presidiário é assassinado a tiros no município de Senador Pompeu

O ex-presidiário Francisco Alexandre Barros dos Santos, 31 anos, acusado de um homicídio, foi assassinado à bala no início da noite desta segunda-feira, 26, no município de Senador Pompeu, no Centro do Estado. Segundo o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) do 9º Batalhão Policial Militar (BPM) o crime ocorreu por volta das 18h30, a altura do Km 12 da BR-226, na periferia da cidade.

Ainda de acordo com o Copom, a vítima transitava em sua motocicleta quando foi abordada por dois homens noutra moto, os quais efetuaram vários disparos de arma de fogo. A vítima foi atingida no ombro esquerdo, braço esquerdo, ombro direito, coxa direita e nas costas. Morreu no local.

Esse foi o segundo assassinato de condenados da Justiça no Sertão Central nos últimos dias. No sábado, 24, Luiz Hernandes Ventura Alves, 41 anos, foi assassinado em Quixadá. Ele também respondia por crime de homicídio. Conforme a Polícia, embora condenado e tendo passado alguns anos presos, acabou sendo executado. Um irmão da vítima assassinada por ele está sendo apontado como autor da execução do ex-presidiário.

Médicos estrangeiros são hostilizados durante protesto em Fortaleza

Sob gritos de “escravos” e “incompetentes”, um grupo de 96 médicos estrangeiros inscritos no programa Mais Médicos, do Governo Federal, foi hostilizado, na noite de ontem, durante um protesto organizado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec) em frente à Escola de Saúde Pública, no bairro Meireles. Os profissionais estrangeiros - entre eles, 79 cubanos - participavam de uma solenidade de acolhimento organizada pelo Ministério da Saúde (MS).

Isso é uma palhaçada. Como se aprende medicina, português e legislação do SUS (Sistema Único de Saúde) em três semanas?”, comentou o presidente do Simec, José Maria Pontes. Segundo o médico, o protesto não era contra a vinda de médicos estrangeiros, mas a favor da aplicação do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida). “Como eles vão exercer a medicina sem comprovante da prática médica?”, indagou.

O protesto, que teve início por volta das 18 horas, levou a equipe de segurança da Escola Pública de Saúde a trancar as portas do prédio, impedindo o acesso dos manifestantes. Os médicos estrangeiros e representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) permaneceram por cerca de meia hora encurralados dentro do local. Viaturas da Polícia Militar (PM), incluindo equipes do Batalhão de Choque, acompanharam a saída dos profissionais.

Mulher é encontrada morta com velas na boca e levanta suspeita de crime praticado em ritual de magia


A polícia suspeita que uma mulher tenha sido morta em um ritual de magia em uma das avenidas mais movimentadas da região da Pampulha, em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (26). O corpo da vítima foi encontrado debaixo de um viaduto, no bairro São Luiz, perto da barragem da Lagoa da Pampulha, com um saco plástico e pedaços de vela dentro da boca. Segundo os militares que atenderam o chamado, o corpo estava seminu e tinha perfurações na barriga. 

O crânio havia sido esmagado por um bloco de concreto, que foi deixado ao lado. Desabrigados que moram debaixo do viaduto devem ser chamados para prestar depoimento para ajudar a polícia a esclarecer o caso. Peritos atestaram que a morte teria ocorrido há pelo menos oito horas. A mulher, que aparentava ter 25 anos, estava sem documentos e não foi identificada no local. Os policiais levaram o corpo para o IML (Instituto Médico Legal)