sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Garotinho diz que vai entregar o “resto da quadrilha” e será morto em Bangu

Dois vídeos e um áudio que circulam nas redes sociais mostram o desespero da família do ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PR) com a transferência dele de um hospital para o complexo penitenciário de Bangu. O ex-governador, que estava internado no Hospital Souza Aguiar, foi transferido por determinação do juiz Glaucenir Silva de Oliveira, o mesmo que determinou sua prisão. 

No áudio, distribuído em grupos de WhatsApp, Garotinho diz que teme ser morto no presídio e que vai se reunir com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na próxima quarta-feira para “entregar o resto da quadrilha”, sem especificar à qual se refere. Ele resiste ao ser informado por agentes federais que será transferido naquele instante para Bangu.

“Levar é o cacete. Eu não vou. Isaías do Borel (líder de uma facção criminosa), tem um monte de preso lá que foi tudo eu que botei na cadeia. Estão doidos para me levar para lá para me matar. Sabe que quarta-feira eu tenho reunião com dr. (Rodrigo) Janot para entregar o resto da quadrilha. Isso tudo foi armado. Eu não vou”, esbravejou. “O senhor vai. Porque o senhor está preso com decisão judicial. Nós vamos cumprir a ordem judicial”, retrucou o policial. “Me matar é uma decisão sua”, replicou Garotinho. 

Os vídeos registram dois momentos. O primeiro se dá quando os policiais chegam ao quarto onde Garotinho estava internado. A deputada Clarissa Garotinho (PR-RJ) e sua mãe, Rosinha Garotinha (PR), atual prefeita de Campos (RJ) e ex-governadora, imploram aos agentes policiais que não levem o ex-governador devido à sua situação médica. “Meu pai não é bandido”, repetiu várias vezes Clarissa, aos prantos. Após resistir e travar o diálogo acima com os agentes federais, Garotinho foi retirado à força da cama. 

Veja o vídeo gravado no quarto onde Garotinho estava internado:

Filho tenta matar pai a golpes de foice no interior do Ceará

O destacamento policial da cidade de Reriutaba conduziu na noite de ontem (17), para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Sobral, um filho desnaturado que praticou uma tentativa de homicídio contra o próprio pai. 

O indivíduo em uma fúria descomunal atacou o seu pai adotivo com uma foice. Segundo informações repassadas pela polícia é que a vítima se encontra em estado grave na Santa Casa de Sobral. 

O filho meliante foi identificado como Francisco Marciano Sousa Santos, o mesmo foi ouvido pelo delegado plantonista que por sua vez tomou as devidas providencias.

Paolla Oliveira relembra cena do bumbum que viralizou a internet

Convidada (e campeã!) do Adnight, programa de Marcelo Adnet, a atriz Paolla Oliveira relembrou uma das suas cenas de maior sucesso na televisão: o strip tease em ´Felizes para Sempre?´, em que tirava a roupa devagar e deixava o bumbum à mostra, exibindo suas belas curvas. 

Adnet, então, quis saber a opinião do pai de Paolla sobre as imagens. "Meu pai já passou por poucas e boas, agora ele fala: ´É isso aí, que maravilha´. Já não liga mais, não tem mais ciúmes. Só fala: ´Podia ter avisado´. Meus irmãos também falam: ´Quando tiver uma coisa assim, avisa a gente para não receber ligação de amigos e ter que responder umas coisas", conta, rindo, segundo o GShow. 

A cena da personagem Danny Bond, exibida na Globo em janeiro de 2015, acabou causando a maior comoção na internet e foi um dos assuntos mais comentados no Twitter.

Polícia raspa cabeça Sérgio Cabral, ao dar entrada em Bangu

Preso na última quinta (17), o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, teve a cabeça raspada ao chegar ao presídio Bangu 8, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio. 

Cabral também trocou a camisa social que vestia quando foi detido, em sua casa no Leblon, pelo uniforme penitenciário. 

Cabral divide cela com outros cinco presos. 

A unidade em que está preso é reservada para detentos com ensino superior. Cabral é jornalista. Nesta sexta (18), ele tomou um café da manhã de pão com manteiga. 

No almoço e no jantar, o cardápio é composto por: arroz ou macarrão, feijão, farinha, carne branca ou vermelha (carne, peixe, frango), legumes, salada, sobremesa e refresco. 

Já o lanche é um guaraná e pão com manteiga ou bolo. Cabral é suspeito de chefiar um grupo que desviou mais de R$ 200 milhões em obras do governo estadual.

Professores da UFC entram em greve em protesto à PEC 55

Em assembleia geral extraórdinária realizada no Campus do Pici, nesta sexta-feira (18), professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) deflagraram greve por tempo determinado. Com 211 votos "sim" e 190 "não", os docentes garantiram a paralisação até o próximo dia 13 de dezembro, quando a PEC 55/241 será votada em segundo turno no Senado Federal. 

O texto da Proposta de Emenda Constitucional, estopim do movimento grevista, quer congelar os investimentos do País, inclusive na área da educação, pelos próximos 20 exercícios fiscais. 

Apesar de o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc) ter o prazo de 72h para comunicar a reitoria da UFC, a greve teve início imediato. 

O estatuto da Adufc prevê a greve por tempo determinado. Diferente do movimento com período indeterminado, a decisão não depende de um plebiscito para se concretizar. Os professores formam o terceiro grupo da Universidade a parar as atividades. 

No último dia 3 de novembro, os estudantes declararam paralisação após assembleia que reuniu cerca de 2000 discentes, na Concha Acústica da Federal. Os servidores técnico-administrativos da instituição de ensino também se encontram em greve. 

A decisão ocorre após o plebiscito dos dias 31 de outubro e 1° de novembro, que disse não à greve por tempo inderteminado nas Universidades Federais do Ceará (UFC, UFCA e Unilab). Na ocasião, 913 votaram contra o movimento e 666 a favor. Um dos motivos que pode ter impulsionado a negativa dos professores é a decisão do STF que permite que servidores públicos em greve possam ter salários cortados.

Ossada humana é encontrada as margens de açude na cidade de Orós

Na manhã desta quinta-feira, a Polícia Militar tomou conhecimento através de populares, que na Vila Palestina, na cidade de Orós, as margens do açude novo encontrava-se uma ossada humana. 

Ao chegarem ao local indicado os policiais constataram o fato, em seguida foi acionado o IML, onde recolheu a ossada para realização da pericia sendo comunicado a Policia Civil para realização das medidas cabíveis. 

A polícia já começou um trabalho de investigação na tentativa de identificar quem seria essa pessoa.

Manifestação em Acopiara deve reunir milhares de trabalhadores contra medidas do governo Temer

A Comissão Pastoral da Terra de Acopiara em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, associações comunitárias e demais entidades realiza na próxima terça-feira, dia 22, uma manifestação popular na cidade de Acopiara objetivando dizer NÃO as PECs 241 e 55 que trata sobre reforma da previdência e direitos dos trabalhadores. 

A concentração será na praça do Sindicato e em seguida caminhada pela rua Marechal Deodoro com encerramento previsto para às 11h30min na praça do INSS, onde possivelmente haverá o fechamento da Estrada do Algodão, CE-060. 

 A manifestação será pacífica e foi levada ao conhecimento do Ministério Público, Prefeitura de Acopiara, Câmara Municipal de Vereadores, Delegacia de Polícia, Comando da Polícia Militar, STtrans, Guarda Municipal e Secretaria da Saúde.

Polícia Militar pode iniciar greve a partir do dia 2 de dezembro

Uma assembleia-geral que está sendo convocada para o próximo dia 2 pode ser o ponto inicial para uma paralisação da Polícia Militar do Ceará. Indignados com o tratamento que vêm recebendo do governo, os policiais militares deverão cruzar os braços por tempo indeterminado. Além da violência que já deixou 24 PMs mortos neste ano, a categoria está sem reajuste salarial desde o ano passado, e a promessa do governador Camilo Santana (PT) de implantar a “Média do Nordeste” não foi cumprida.  
E para inflamar mais ainda os ânimos da classe, o secretário demissionário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Delci Teixeira, afirmou em entrevista publicada nesta sexta-feira que, “não estão caçando policiais”, numa tentativa de aplacar os impactos da matança de agentes policiais no Estado. 

Em menos de 11 meses de 2016, foram mortos no Ceará 24 policiais militares, dois policiais civis, dois agentes penitenciários, um delegado da Polícia Civil e um policial rodoviário federal aposentado, a maioria absoluta em assaltos ou tentativa de assaltos.

Açude Orós está liberando água mesmo após protestos

Mesmo com a recente manifestação de moradores e produtores de Orós e região, contra o esvaziamento do reservatório, que passou a liberar 16 metros cúbicos por segundo para atender a demanda do baixo Jaguaribe e Região Metropolitana de Fortaleza, a válvula continua aberta 24 horas.  
As águas do Orós chegam ao Castanhão pelo Rio Jaguaribe. O nível do açude cai quatro centímetros a cada 24 horas. A liberação representa o volume de cinco carros pipa a cada dois segundos. A redução das águas preocupa a região do Orós. Novo protesto deverá ocorrer até o final deste mês, que pode resultar no fechamento da válvula dispersora. 

Os moradores disseram que a válvula aberta hoje representa um espetáculo de tristeza. As informações são do repórter e correspondente do site Miséria no Centro-Sul, Richard Lopes. 

Um abaixo assinado será encaminhado ao governador Camilo Santana nos próximos dias. O Orós acumulava até poucos dias 17,9% de sua capacidade e até o final do ano, segundo estimativa do portal hidrológico da Cogerh, deve chegar a 10%.

Mais uma agência bancária é alvo de bandidos no inetrior do Ceará

Bandidos tentaram assaltar a agência do Banco do Brasil deste Município no Sertão Central. Os criminosos atearam fogo na parte interna do prédio para conseguir ter acesso a alguns compartimentos e o local ficou repleto de fumaça, dificultando a ação. De acordo com a Polícia, os bandidos fugiram sem conseguir levar nada. O fogo foi rapidamente controlado. 

A ação foi comunicada à Polícia por volta das 5h30 desta sexta-feira (18) pelo gerente da agência. De acordo com o sargento Félix, do destacamento da Polícia Militar de Madalena, os assaltantes cerraram as grades de proteção da parte dos fundos da agência para conseguir entrar. “A principal suspeita é que os assaltantes sejam da própria cidade e sem equipamento para conseguir abrir cofres e quebrar armários e portas, eles teriam ateado fogo no local”, disse o sargento. 

O prédio ficou tomado por fumaça, o que teria prejudicado a ação dos bandidos. O Corpo de Bombeiros foi acionado mas o fogo era de pequenas proporçoes e foi controlado com água e extintores que havia no prédio, antes da chegada da equipe. Segundo a Polícia, apenas documentos de arquivos foram queimados. Caixas eletrônicos, o cofre e o local onde os seguranças guardam as armas, não foram deteriorados. Os bandidos fugiram sem levar nada. 

Não se sabe quantos participaram da ação. Câmeras de monitoramento interno e externo da agência foram quebradas e o circuito de alarme foi desligado. A Polícia vai investigar o caso. O atendimento na agência está suspenso nesta sexta.

Mulher é presa tentando entrar com maconha na vagina em cadeia de Crateús

Uma mulher identificada como Francisca Gerlene Sousa Araújo, de 31 anos, foi presa por policiais civis na última quarta-feira (16), com 140 gramas de maconha escondidas em suas partes íntimas. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), a suspeita tentava entrar com o material na Cadeia Pública de Crateús. 

Ainda segundo a SSPDS, a prisão aconteceu após um trabalho de apuração feito pelos policiais civis da cidade, sobre o tráfico de drogas na região. Após a prisão, os agentes seguiram para a residência de Francisca, no bairro Cidade 2000, onde apreenderam mais 199 gramas da droga. 

Francisca foi encaminhada para a Delegacia local, onde foi autuada por tráfico de drogas, com base no artigo 33 da Lei nº 11.343. Ainda segundo o delegado, existem suspeitas de que ela atue em organização criminosa e que seria responsável por levar entorpecentes para serem comercializadas dentro da cadeia por seu companheiro, que está preso na unidade prisional. 

As investigações prosseguem no sentido de apurar o envolvimento de outros suspeitos no crime.

Garota de 13 anos é apreendida por participar de morte de delegado no CE

Uma jovem de 13 anos foi apreendida nesta quinta-feira (17) suspeita de envolvimento no assalto que resultou na morte do delegado da Polícia Civil do Ceará, Audizío Ferreira, na última terça-feira (15). 

Conforme a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a adolescente foi convidada pelo outro suspeito preso na quarta-feira (16) para acompanhá-lo no assalto. Ela foi localizada na comunidade Babilônia, no Bairro Barroso, onde reside com a mãe. Ainda segundo a Polícia, após ser ouvida, ela será encaminhada para a Delegacia da Criança e do Adolescente. 

Câmeras de segurança instaladas na Rua Noruega, onde ocorreu o crime, registraram o momento do homicídio e devem auxiliar na investigação da polícia. 

Conforme a SSPDS, o delegado estava de folga, retornando da igreja acompanhado do filho e da nora. Nas imagens, é possível ver o momento em que as vítimas são abordadas por um casal de criminosos em uma motocicleta. 

O delegado e o filho dele reagem e derrubam os suspeitos da moto. A mulher segura o filho da vítima. O delegado percebe e tenta ajudar, mas é surpreendido pelo outro criminoso, que dispara e atinge o agente no rosto, que já cai morto.

Palmeiras empata com o Atlético-MG e pode ser campeão no domingo

Uma equipe campeã dá provas de merecimento do título nos grandes jogos. Os confrontos difíceis entram na memória dos torcedores como momentos marcantes da trajetória do grupo que alcança o topo do campeonato. 

Nesta quinta-feira (17), o Palmeiras enfrentou o Atlético-MG, quarto colocado do Brasileiro, nos domínios do adversário, empatou por 1 a 1 e se aproximou da conquista do título nacional. 

A matemática virou companheira constante do palmeirense. Na próxima rodada, no domingo (23), caso o time paulista vença o Botafogo no Allianz Parque, poderá soltar o grito de "é campeão" entalado na garganta há 22 anos em caso de derrota do Santos e de derrota ou empate do Flamengo. Pode-se dizer, portanto, que será a primeira decisão do time alviverde no ano.

Inep deve divulgar locais de prova da segunda aplicação do Enem na terça-feira

Os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 3 e 4 de dezembro saberão os locais de prova na semana que vem, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A intenção é que a informação sobre os locais seja divulgada na próxima terça-feira (22). 

Os 271.033 candidatos que tiveram a prova adiada poderão consultar os novos locais na internet, na página do Participante e também no aplicativo do Enem, nas plataformas Android, iOS e Windows Phone.