terça-feira, 25 de agosto de 2015

Tentativas de “golpe do pescador” em caixas eletrônicos de Iguatu


Duas tentativas de “golpe do pescador” foram registradas em caixas eletrônicos da Caixa Econômica de Iguatu no último final de semana. Segundo informações da Polícia Civil e militar, o caso aconteceu no domingo, 23, um casal por volta das 17h50min. acionou a composição  do FTA motos, os populares que estavam em um carro informaram que havia um envelope de dinheiro preso num caixa eletrônico na Caixa Econômica Federal. 

De pronto os militares foram até o referido banco e constataram a veracidade dos fatos. Os policiais conseguiram  retirar o envelope com a quantia de R$ 350,00. Através do número de telefone que estava nele entraram em contato com o dono do envelope que foi orientado a ir para a Delegacia Regional de Iguatu para realização dos procedimentos.  

No mesmo instante, o dono do envelope comunicou que já havia feito um BO, pois ao perceber que o depósito não havia sido efetuado no sábado, 22, suspeitou de algum golpe.  O fato foi confirmado pela polícia civil que através de inspetores estiveram na agência e retiraram dois equipamentos conhecidos por “pescador”. Tudo foi registrado na Delegacia Regional de Iguatu onde o caso está sendo investigado.

Homem confessa ter matado mulher e bebê em casa no Ceará, diz polícia


O homem suspeito de matar a mulher e a filha de oito meses em Paracuru, no litoral oeste do Ceará, confessou o crime na tarde desta segunda-feira (24). Segundo a Polícia Civil, o suspeito de 37 anos, não deu muitos detalhes, mas revelou que costumava brigar com frequência com a mulher e que atirou nela e no bebê no quarto de uma casa de veraneio na cidade de Paracuru. 

A confissão foi feita à delegada Socorro Portela, da Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), na própria residência onde ocorreu o duplo homicídio, para onde ele foi conduzido nesta tarde para um procedimento de perícia da Polícia Civil. "Ele chorou e disse que estava arrependido. Falou que teve uma discussão banal com a mulher antes de dormir e que atirou nela depois que se deitou. Ele disse que não lembra o motivo da briga", afirmou a delegada.

Na casa, foram encontrados na manhã de domingo (23), os corpos de Adriana Moura de Pessoa Carvalho Moraes, de 39 anos, e do bebê de oito meses Jade Pessoa de Carvalho, mortas com tiros na cabeça e nas costas, respectivamente. Os corpos das vítimas foram veladas em uma funerária no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza e sepultados no cemitério Parque da Paz na manhã desta segunda-feira.

O crime

De acordo com a PM, o assassinato ocorreu por volta 2h da manhã. A mulher e a filha dormiam em um quarto da casa que fica no Bairro Campo de Aviação, quando foram assassinadas. A mãe foi atingida na cabeça, e a bebê, nas costas. Duas famílas, a das vítimas e a do irmão do suspeito, passavam o fim de semana na casa onde ocorreram os crimes.

Após discussão em bar, vereador é assassinado a tiros no interior do CE

O vereador José Targino dos Santos de 52 anos, conhecido como “Faceta”, da cidade de Barreira, no Macico de Baturité, foi assassinado na noite desta segunda-feira (24). De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), o vereador do Partido Democrático Trabalhista (PDT) estava em um bar, quando se envolveu em uma discussão com um homem.

Segundo a polícia, testemunhas afirmam que a discussão era sobre política e o vereador  foi atingido com um tiro no peito. Ele não resistiu ao ferimento e morreu ainda no local.

A Polícia Militar já identificou o suspeito e faz buscas no local para prender o autor do crime. José Targino dos Santos era casado e além de vereador trabalhava como agricultor.

TSE volta a julgar amanhã ação que pede impugnação de mandato de Dilma

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) volta a julgar nesta terça-feira, 25, uma das quatro ações na Corte que pedem a cassação do mandato da presidente Dilma Rousseff e de seu vice, Michel Temer. Protocolada em janeiro pela Coligação Muda Brasil, cujo candidato era o senador Aécio Neves (PSDB-MG), a ação foi retomada há cerca de dez dias e suspensa na sequência após um pedido de vista do ministro Luiz Fux.

Nesta terça-feira, os ministros voltam a discutir se um dos processos de investigação da campanha eleitoral da petista deve prosseguir na Corte. Inicialmente, o caso foi arquivado pela ministra Maria Thereza de Assis Moura. Para ela, a ação de impugnação de mandato proposta pelos tucanos se baseava em “ilações” e acusações “genéricas”. No último dia 13, contudo, os ministros Gilmar Mendes e João Otávio de Noronha votaram a favor da continuidade do processo.

O PSDB acusa a chapa Dilma-Temer de usar estruturas públicas para promover a campanha, aponta abuso de poder econômico ao listar gastos acima do limite previsto e afirma que propinas oriundas do esquema de corrupção na Petrobras podem ter sido misturadas às doações oficiais. No voto pela abertura da investigação, o ministro Gilmar Mendes afirmou que é preciso esclarecer se houve lavagem de dinheiro de propina no esquema da Petrobras por meio de doação eleitoral.

Amanhã, os ministros podem discutir a possibilidade de reunir as quatro ações que, no limite, podem gerar a cassação de mandato da presidente em uma só. A hipótese já foi inicialmente debatida pelo plenário do TSE antes do pedido de vista do ministro Luiz Fux. Além das quatro ações, a Corte Eleitoral analisa ainda a prestação de contas de campanha da presidente Dilma. Na última sexta-feira, 21, o ministro Gilmar Mendes, relator da prestação de contas da petista, pediu a abertura de investigação de suposta prática de atos ilícitos. Em despacho encaminhado à Procuradoria-Geral da República e à Polícia Federal, Mendes indica “potencial relevância criminal” na campanha petista.

Fim da novela: Aposentados vão receber adiantamento do 13º salário de uma só vez


Depois de muitas idas e vindas, o Palácio do Planalto bateu o martelo e informou na noite desta segunda-feira (24/08) que o adiantamento de 50% do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS será pago integralmente na folha de setembro, que é creditada nas contas a partir do dia 24 de setembro.

A medida representa um recuo em relação ao que propunha o Ministério da Fazenda. A área econômica queria diluir o pagamento dos aposentados por causa das dificuldades do governo para arrecadar. A ideia do ministro Joaquim Levy era pagar o adiantamento em duas vezes: 25% na folha de setembro e 25% na folha de outubro.

O adiamento do pagamento para os aposentados foi muito criticado e deixou o governo ainda mais fragilizado num momento de crise política. Diante disso, a presidente Dilma Rousseff decidiu pagar a parcela de 50% de uma só vez.

Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, “o adiantamento de 50% do 13º salário dos benefícios de aposentados e pensionistas da Previdência Social (gratificação natalina) será pago integralmente na folha de setembro (creditada a partir do dia 24/09). Os outros 50% da gratificação natalina serão pagos na folha de novembro, conforme a rotina tradicional”.