terça-feira, 15 de abril de 2014

Espetáculo “Pétalas” reencena Paixão de Cristo com traços do folclore cearense em Acopiara


Uma releitura ousada da peça Paixão de Cristo se apresenta hoje, terça-feira (15), na Praça da Matriz de Acopiara a partir das 19h. O espetáculo “Pétalas”, desenvolvido pelo grupo Pavilhão da Magnólia mostrará elementos do folclore popular, humor e crítica social.

“Pétalas” é apresentado nos moldes de teatro de rua, aberto e gratuito, e contará com canções, folguedos, danças e muitas cores.

De acordo com Diego Mesquita, ator que interpreta Jesus e diretor do espetáculo, “Pétalas” busca trazer a realidade contemporânea para o público, abordando temas como a política local, a violência contra a mulher, a desigualdade social e o consumismo. Segundo ele, a dramaturgia construída não tem ligação com religião. A cruz é simbolizada com uma rosa e o que eles pretendem transmitir é o amor.

“Não caracterizamos os personagens. Jesus não tem o cabelão, não temos as vestes específicas da obra tradicional. O que fará o público perceber quem é qual personagens, são os atos de amor que serão feitos ao longo de toda a apresentação”, disse Diego.

A obra reencena à versão original com a direção de Diego Mesquita, direção musical de Marcos Venícius e produção executiva de Jota Junior Santos. No elenco, estão Denise Costa, Diego Mesquita, Eliel Carvalho, Gal Saldanha, Igor Cândido Nelson Albuquerque e Silvianne Lima.

Para terminar o serviço, homens entram em hospital e matam paciente a bala na Bahia


Dois homens armados conseguiram entrar no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) em Feira de Santana-BA, após pularem o muro dos fundos da unidade, percorreram por quase todo o hospital em busca do alvo e, após achá-lo no leito114- sala105, entraram e atiraram contra ele várias vezes. 

O fato aconteceu na noite de sábado (12) na presença da mãe da vítima que chegou a ser ameaçada pelos assassinos. José Fabrício Lima dos Santos, 32 anos, foi internado horas antes após sofrer uma tentativa de homicídio no bairro Nova Esperança. Atingido por um tiro na perna, José conseguiu fugir pedindo carona em uma cachoça até o bairro Sobradinho, onde encontrou socorro no Posto da Polícia Militar em frente ao Colégio Assis Chateaubriand e levado ao HGCA. 

Horas depois, quando se recuperava da cirurgia que removeu a bala, José foi surpreendido pelos mesmos homens que tentaram lhe matar anteriormente, durando o crime, uma acompanhante de outro paciente, Maria da Anunciação de Jesus saiu ferida com um tiro de raspão na orelha. Com os estampidos dos disparos, houve corre-corre dentro do hospital e muitos pacientes e acompanhantes ficaram assustados e tiveram que receber atendimento médico. Na unidade haviam dois policiais de plantão, mas no momento do crime estavam no posto da PM que fica na entrada da emergência. 

A vítima morava na rua 7 de setembro,bairro Jardim Acácia.

Dilma, Campos e Aécio têm dia de campanha e acirram disputa

De olho na disputa eleitoral que se aproxima, os três principais pré-candidatos ao comando do Palácio do Planalto tiveram um verdadeiro dia de campanha ontem. Em Brasília, a ex-ministra e ex-senadora Marina Silva (PSB) confirmou que será vice na chapa do ex-governador Eduardo Campos (PSB). Em Pernambuco, a presidente Dilma Rousseff defendeu como nunca a Petrobras das recentes denúncias que recaem contra a estatal. Já na Bahia, o senador Aécio Neves (PSDB) afirmou que a adesão do PMDB do estado à sua candidatura vai inspirar novas dissidências em outros Estados.

Durante oficialização de sua pré-candidatura como vice na chapa de Campos, Marina destacou que irá caminhar “ao lado” dele pelo país e que muita gente estava torcendo contra a união. “Aqueles que apostavam que a aliança não ia dar certo e a cada dia, a cada semana a gente ouvia algo que seria o tiro de misericórdia, a bala de prata na nossa aliança. Graças a Deus e à confiança que estamos criando entre nós, nós estamos aqui hoje para anunciar as nossas pré-candidaturas. Você, a presidente da República Federativa do Brasil, se Deus quiser, e eu, a sua vice”, discursou Marina.

Ela lembrou as dificuldades na tentativa da criação da Rede, cujo registro foi negado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o argumento de que as assinaturas foram insuficientes, e que o caminho de se aliar ao PSB “estava o tempo todo na nossa frente”.

‘Preciso de ajuda’, diz mãe de bebê de 8 meses que pesa 18 quilos


Aos 8 meses de vida o bebê Arthur Gomes da Silva já pesa 18 quilos e chama atenção por onde passa. A mãe, Ana Paula Gomes da Silva, começou a perceber que o filho estava engordando muito quando ele ainda tinha quatro meses e já pesava 10 quilos. “Os médicos diziam que não era normal ele engordar tanto, mas nunca descobriram o que fazia meu filho engordar. Eu preciso de ajuda para saber o que meu filho tem”, disse. A família mora em uma casa humilde no loteamento Santa Cecília, na zona Norte de Natal.

Ana Paula conta que o bebê não come muito e até os seis meses só mamava no peito. “Hoje ele já come fruta, papinha, mas não come muito não”. Arthur é tão grande que a família compra roupas tamanho ’3 anos’ para ele.

Segundo Ana Paula, o bebê nunca fez um exame de sangue porque ninguém conseguia pegar a veia do menino. Ana Paula tenta agora conseguir uma consulta com um nutricionista ou um endocrinologista para acompanhar o crescimento do bebê e descobrir o que faz a criança engordar tanto. “Eu quero descobrir o que ele tem porque ele vai crescer e isso pode prejudicar a saúde dele”, disse a mãe.

Jovem é executado com um tiro no coração no centro da cidade em Missão Velha


Um homicídio foi registrado por volta das 10 horas desta segunda-feira bem no centro de Missão Velha. O jovem Francisco Reginaldo da Silva, de 29 anos, passava pela Rua Padre Félix quando foi surpreendido com um único disparo e tombou morto ali mesmo. Ele era apelidado por “Panelinha” e morava no bairro Casimiro Farias na periferia de Missão Velha.

Segundo testemunhas, o autor do disparo de espingarda calibre 12 se aproximou a pé e, em seguida, fugiu numa bicicleta após a execução sumária com um tiro praticamente à queima roupa no coração. A vítima se encontrava na calçada e ainda tentou correr, mas deu algo em torno de três passos caindo no meio da rua. Policiais militares e o Delegado de Missão Velha, Tenório de Brito, estiveram no local do crime levantando informações preliminares.

MPF denuncia prefeito de Farias Brito por desvio de verbas da Funasa

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional da República da 5.ª Região, denunciou José Vandevelder Freitas Francelino, prefeito do município de Farias Brito, no Ceará, por desvio de recursos públicos federais. Também foram denunciados os engenheiros Luiz Humberto Leal, Mauro Sérgio Ferreira Façanha e José Roberto de Queiroga Gomes.

Em janeiro de 2008, o município firmou um convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio do então prefeito, José Maria Gomes Pereira, e recebeu um repasse de 200 mil reais, destinados à construção de um sistema de abastecimento de água, mediante contrapartida municipal de R$ 6.189,00.

Em agosto do mesmo ano a prefeitura realizou uma licitação do tipo tomada de preços e a empresa vencedora, CCE Caraíbas Construções e Empreendimentos Ltda., foi contratada para realizar o serviço, no valor total de R$ 205.401,95. O contrato e seu primeiro aditivo foram firmados por José Maria, mas outros cinco aditivos foram assinados por José Vandevelder - prefeito desde 2009 -, em cuja gestão as obras foram iniciadas.

Em 2011, a Controladoria-Geral da União (CGU) realizou uma inspeção no município e apontou diversas irregularidades na execução do convênio. Segundo o relatório de fiscalização, foram efetuados pagamentos indevidos por serviços não realizados e materiais não entregues. De acordo com os auditores da CGU, foi construído um poço profundo, quando havia sido contratada a construção de poço tubular; foi utilizada mangueira flexível no lugar do tubo de PVC que estava previsto; e o equipamento de tratamento de água não foi instalado, embora tenha sido pago. 

Procurador do TJD acha improvável Vasco conseguir anulação da final


O Vasco promete brigar na Justiça para impugnar a decisão do Campeonato Carioca, onde foi prejudicado com um gol irregular (veja no vídeo ao lado) no empate por 1 a 1 com o Flamengo e perdeu o título estadual. Mas as batalhas judiciais têm tudo para não serem simples. Procurador do TJD/RJ, André Valentim ainda não se aprofundou no caso, mas adiantou que considera improvável a anulação da final com base no argumento utilizado pelo advogado cruz-maltino Marcello Macedo, de que houve dolo causado pela arbitragem.

Na última segunda-feira, Macedo alegou que o fato de a súmula da partida ter atribuído o gol adversário ao jogador errado (Nixon em vez de Márcio Araújo) é uma tentativa de transformar o erro de direito em erro de fato. Mas Valentim explica que a acusação não é possível sem prova e comparou a atitude atual à intenção da diretoria cruz-maltina de buscar a impugnação da derrota por 5 a 1 para o Atlético-PR no ano passado, que culminou no rebaixamento do Vasco para a Série B do Campeonato Brasileiro, por conta da briga generalizada entre as torcidas no estádio.

Valentim lembrou que o caminho a ser seguido pelo Vasco deve passar pelo TJD/RJ. Em caso de insucesso, recorrer ao Pleno do TJD/RJ. No caso de nova derrota, se quiser, pode ir ao STJD.