quarta-feira, 18 de junho de 2014

Primeira parcela do 13º para funcionalismo do Estado é pago nesta segunda-feira

O Governo do Estado iniciou nesta segunda-feira (16) o pagamento  da antecipação da primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos civis, militares, ativos, aposentados e pensionistas. O valor corresponde a 50% da folha de pagamento, sem os descontos como Previdência e Imposto de Renda. A quitação do 13º salário ocorrerá em dezembro, com o pagamento do restante da folha.

No total, recebem a primeira parcela 136 mil servidores, incluindo ativos, aposentados e pensionistas dos servidores dos 66 órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo e outros Poderes. Com a medida, o governador Cid Gomes mantém a política de antecipar a primeira parcela do 13º salário. No ano passado, o depósito foi efetuado na conta de todos os servidores no dia 18 de junho.

Adolescente faz sucesso no YouTube ao ‘pegar carona’ em tubarão-baleia nos EUA


Um adolescente destemido está fazendo um baita sucesso na internet. Há cinco dias, ele publicou um vídeo no YouTube, no qual aparece pulando em cima de um tubarão-baleia no Golfo do México, e “pegando uma carona” com o animal. As imagens já têm mais de 280 mil visualizações.

Chris Kreis, de 19 anos, estava pescando em um barco quando avistou o tubarão-baleia. Encorajado por amigos, ele pulou na água.

- Ele era enorme, do tamanho do barco - contou o adolescente da cidade de Fort Myers, na Flórida, Estados Unidos, em entrevista à emissora de TV NBC 2. - Quando eu o segurei, ele começou a se mover, ele sentiu, e realmente não me queria lá, então o deixei ir - contou o adolescente.

Veja o vídeo:




"VINTE E CINCO": Morre o último cangaceiro do bando de Lampião, aos 97 anos em Maceió

Foi velado em uma das capelas do Cemitério Parque das Flores, no bairro do Farol, em Maceió, o corpo do último componente do bando de Virgulino Ferreira da Silva, o "Lampião", na manhã desta segunda-feira (16). Ele morreu neste domingo depois de ter complicações respiratórias em casa, no bairro do Salvador Lyra, região localizada na parte alta de Maceió.

José Alves de Matos era conhecido entre os companheiros como "25". Ele tinha 97 anos e estava na companhia dos netos quando sentiu falta de ar e foi socorrido imediatamente até um hospital particular da cidade, mas não resistiu e morreu.

O neto de José Alves, Clayton Matos, disse que foi criado como filho por ´25´, e que a morte deixou toda a família abalada. "Meu avô fez parte da história do país e foi um grande pai para todos nós", lamentou Clayton. Ele deixa seis filhos e 16 netos.


No ano passado, um colega da ´volante´, conhecido como "Candeeiro" também faleceu. Ainda segundo Clayton, ´25´ e Candeeiro eram muito chegados. "Meu avô vivia de memórias e merece ser homenageado por participar da história do Cangaço", concluiu o neto.

O cangaceiro compôs o grupo liderado por Lampião que atuou entre os anos de 1922 e 1938, quando a volante foi capturada e a maioria de seus componentes degolada. Eles costumavam invadir várias cidades do interior nordestino, praticar saques e enfrentar a polícia local. Conhecidos por sua valentia, até hoje os fatos geram polêmica. Enquanto alguns consideram Virgulino herói, para outros ele foi um vilão sanguinário.

Após conversa com Dilma, Cid mantém mistério sobre candidato

O Governador Cid Gomes voltou a Fortaleza após audiência no Palácio do Planalto, mas nada transmitiu aos aliados sobre a conversa com a presidente Dilma Rousseff em relação à definição do candidato do PROS à sucessão estadual. Os dirigentes dos 23 partidos reunidos, na noite dessa segunda-feira, no Hotel Marina Park, nada ouviram de Cid sobre qual nome o PROS lançará ao Governo Estadual.

Cid, que ao lado de dirigentes do PROS foi à audiência no Palácio do Planalto, revelou que convidou a presidente Dilma para a Convenção Nacional do PROS e, também, para uma visita ao Ceará até o dia 5 de julho – prazo limite para inauguração de obras pelos Chefes de Executivo que estão no poder, mas serão candidatos às eleições de 2014.

Após uma audiência em Brasília, os bastidores políticos do Ceará eram marcados pela onda de especulações sobre o teor da conversa de Cid e Dilma Rousseff. Cid, porém, se mantém no silêncio e o certo, mesmo, é que teria apresentado quatro nomes do PROS como opções à sucessão estadual –Leônidas Cristino, Izolda Cela, José Albuquerque e Domingos Filho.

Durante a reunião com os partidos aliados, na noite dessa segunda-feira, Cid Gomes confirmou a adesão do PV à coligação governista. Os dirigentes da sigla estavam conversando com o PMDB que tem como candidato ao Governo o senador Eunício Oliveira. Com o PV, são 23 partidos na coligação. O 24o partido – o PRB, está, também, a caminho da aliança comandada pelo Governador Cid Gomes.

Propaganda partidária será proibida a partir de julho

A partir do dia 1° de julho de 2014, não será permitida a veiculação de propaganda partidária gratuita e de nenhum tipo de propaganda política paga no rádio e na televisão.

A norma, prevista no Calendário Eleitoral e na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97), proíbe ainda que as emissoras de rádio e televisão transmitam, em sua programação normal e nos noticiários, imagens de realização de pesquisa ou qualquer tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou que haja manipulação de dados.

A partir dessa data, as emissoras também não poderão dar tratamento privilegiado a candidato, partido político ou coligação, bem como veicular ou divulgar filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica a candidato ou partido político, mesmo que dissimuladamente – exceto em programas jornalísticos ou debates políticos.

A lei veda ainda a divulgação de nome de programa que se refira a candidato escolhido em convenção, ainda quando preexistente, inclusive se coincidente com o nome de candidato ou com a variação nominal por ele adotada.

Homem de 36 anos é morto a pedradas e adolescente confessa o crime em Iguatu


Por volta das 3h40min desta quarta-feira (18) uma composição da Polícia Militar foi deslocada até a Avenida Dr. José Holanda Montenegro por meio de solicitação via 190. Ao chegar ao local, os policiais depararam-se com um homem de 36 anos que tinha sido morto a pedradas na cabeça.

A vítima, Ronildo da Silva Barros residia na Ra José Custódio da Costa, 343, Vila Centenário em Iguatu. Ele chegou a ser socorrido ao Hospital Regional daquele município pelo carro resgate do Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e veio a falecer.

Familiares informaram aos policiais que atenderam à ocorrência de que Ronildo Barros estava na companhia de três amigos. A partir dessa e de outras informações os soldados passaram a diligenciar em busca do autor do crime. 

No entanto, por volta das 6h30 apreenderam um adolescente de iniciais D. N. que confessou ter matado Ronildo sem, contudo, revelar o que o motivou a praticar o homicídio.

TRE cassa prefeito e vice de Araripe, Ceará

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará decidiu, ontem, pela cassação do prefeito do município de Araripe, José Humberto Germano Correia, e do vice, Guilherme Lopes de Alencar. Ainda cabe, no entanto, recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com o resultado do julgamento, o TRE do Ceará deverá realizar eleições suplementares, já que o prefeito cassado, obteve mais de 50% dos votos válidos nas eleição municipal. 

De acordo com o processo, eles teriam autorizado contratações de agentes temporários e realizado nomeações de cargos comissionados no ano de 2011 e no primeiro semestre de 2012 com o propósito de angariar votos.

Menino de 7 anos é ferido por bala perdida do lado de fora do Fifa Fan Fest em Fortaleza


Uma suposta tentativa de assalto, do lado de fora da arena do Fifa Fan Fest de Fortaleza, terminou com uma criança de 7 anos ferida por bala perdida no pescoço. O incidente ocorreu no fim da noite desta terça-feira, no local conhecido como Aterro da Praia de Iracema.

Algumas testemunhas chegaram a afirmar que teria ocorrido ali uma tentativa de sequestro-relâmpago, o que não foi confirmado pela polícia. O menino foi rapidamente socorrido por uma ambulância do Samu, mas não há, até agora, informações sobre seu estado de saúde. Uma pessoa teria sido detida.

Copa tem Espanha com 'obrigação' de vencer e Croácia x Camarões


É com "obrigação" de ganhar do Chile que a atual campeã do mundo, a Espanha, entra em campo no Maracanã às 16h desta quarta-feira (16). Como os espanhóis tomaram goleada da Holanda no primeiro jogo, um empate agora dificultaria tudo. E a derrota significa praticamente a desclassificação – a menos que, no outro jogo do grupo, dê zebra e a Austrália vença a Holanda. Este outro confronto está marcado para as 13h no Beira-Rio.

A partida que fecha o dia interessa diretamente aos brasileiros, já que envolve os próximos dois adversários da Seleção. Camarões e Croácia, os dois derrotados na primeira rodada da chave, se enfrentam na Arena Amazônia, às 19h.