sexta-feira, 15 de maio de 2015

Provas do Enem serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, divulgou nesta quinta-feira, 14, as regras para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. As provas do Enem 2015 serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro, com taxa de inscrição de R$ 63.

O edital do exame será publicado na próxima segunda-feira, 18. O período de inscrição vai do dia 25/5 ao dia 5/6. O participante que for isento da taxa de inscrição e não comparecer ao exame não receberá isenção na próxima edição da prova. “Uma pessoa não pode ter isenção graças a recursos da sociedade e jogar isso fora. Há uma responsabilidade moral que é preciso assumir”, disse Janine Ribeiro.

O ministro da Educação também garantiu que a edição de 2015 continuará considerando o nome social, para travestis e transexuais. “Será considerado errado se qualquer monitor chamar essas pessoas pelo nome que está no documento”, disse Janine Ribeiro. O candidato também terá direito a usar o banheiro relativo ao nome social.

Segundo o ministro, o cartão de confirmação do Enem 2015 não será enviado via Correios – deverá ser baixado na página do exame. A prova será aplicada em 1.714 municípios, em quase 19 mil locais. São esperados mais de 9 milhões de candidatos.

Vice-prefeito de Maracanaú é afastado pela Justiça

Nova sentença judicial, dessa vez na esfera Cívil, foi deferida contra o vice-prefeito de Maracanaú, Carlos Eduardo Bandeira de Mello. A juíza da 3ª Vara Cível de Maracanaú, Carla Suziany Alves de Moura, deferiu liminar, no último dia 4, requerida pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), determinando o imediato afastamento do vice-prefeito até a conclusão da instrução da Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa. Em abril de 2014, o juiz da 1ª Vara Criminal de Maracanaú já havia determinado o bloqueio de bens e o afastamento de Carlos Eduardo Bandeira de Mello, entre outros acusados de envolvimento no esquema de fraude em licitação, corrupção e formação de quadrilha contra a Administração Pública de Maracanaú.

Além do vice-prefeito, são acusados de improbidade administrativa Adna Cordeiro Câmara, Adrinaldo Oliveira Almeida, Alisson Dehon Cordeiro Câmara, Antônio Cléber Uchoa Cunha, Débora Lopes de Araújo Bezerra de Menezes, Edson Pereira de Sousa, Edvirges Honório de Medeiros, Egídio Cordeiro de Abreu Filho, Elaine Cristina da Costa Mota, Flávio Rodrigues Lira, Flávio Santana Cunha, Francisco Eduardo Nascimento dos Santos, Jairo Fontenele Marques Filho, José Carlos Guilherme, José Flávio Uchoa Cunha, Marcos Barboza da Silva, Valter César Almeida Barbosa e a empresa Cacique Construções e Serviços ambientais LTDA.

Na decisão liminar, a juíza proibiu todos, pessoas físicas, de exercerem funções públicas relacionadas a licitações e contratos no Município; suspendeu os contratos administrativos firmados com a empresa Cacique Construções e Serviços ambientais, proibindo qualquer pagamento àquela empresa; e decretou a indisponibilidade dos bens móveis e imóveis de todos os promovidos, até o valor de R$ 4.709.344,92.

Governador visita HGF e recebe Comissão de Saúde da Assembleia


O governador Camilo Santana recebeu nesta quinta-feira (14/05), no Palácio da Abolição, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Ceará, para discutir ações voltadas à rede estadual. Por mais de três horas, os parlamentares, da base aliada e oposição, ouviram e apresentaram propostas para melhorar o atendimento nos hospitais do Estado.

De acordo com o governador, uma série de esforços estão sendo realizados para garantir os investimentos necessários para a área. “Importante unir todas as forças para melhorarmos a questão da saúde no nosso estado. Sabemos que esse problema não é só no Ceará e nem somente na rede pública. Mas é importante dizer que há um esforço do Governo para solucionar essa situação”, informou.

Já o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado Zezinho Albuquerque, falou que Camilo Santana está empenhado, deste o início da gestão, trabalhando em conjunto com a Casa. “O governador Camilo Santana tem trabalhado em parceria com a Assembleia Legislativa nas decisões envolvendo o Estado. Isso já vem acontecendo desde o início de sua gestão. Agora é trabalhar no comitê que será criado para melhorar essa situação na saúde pública do Estado”, disse.

Visita ao HGF

Antes da reunião com os deputados, O governador Camilo Santana visitou o Hospital Geral de Fortaleza. O objetivo foi acompanhar in loco a realidade da maior unidade de saúde pública com emergência portas abertas do Estado. “Fiz questão de vir aqui, conversar com as pessoas e ver de perto as principais necessidades do hospital”, citou ele, que foi ao HGF acompanhado do secretário da Saúde, Henrique Javi.

Camilo entrou na unidade hospitalar pela porta da Emergência. O gestor do executivo estadual caminhou pelos serviços de acolhimento, consultórios, medicação, salas de observação e estabilização. O governador conversou ainda com pacientes, acompanhantes e visitantes. Ele esteve também no Setor de Farmácia, local que mantém a Central de Abastecimento de Materiais. O diretor geral do HGF, Romero Esmeraldo, informou que hoje (14/05) chegou mais um carregamento de insumos para garantir o abastecimento da unidade.

Além dos setores de Farmácia e Emergência, Camilo Santana conheceu a nova subestação de energia do HGF. Os novos geradores, implantados no ano passado, dobraram a capacidade elétrica da unidade, passando de 1.500 KVA para 3.000 KVA, e garantem a segurança do paciente.