quarta-feira, 17 de junho de 2015

Motorista é baleado no CE em briga de trânsito após bater em carro-forte


O motorista de uma van do transporte alternativo foi baleado durante uma briga de trânsito na tarde desta terça-feira (16) em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo a Polícia Militar, o crime ocorreu após uma colisão entre um carro-forte e a van na Avenida Mendel Steinbruch, próximo a rotatória das Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa).

Ainda de acordo com a PM, após a batida, o motorista do carro-forte desceu do veículo armado para discutir com o condutor da van e deu um tiro no pé dele.

Após ter atirado, o suspeito entrou carro-forte e ficou sem sair de lá até a chegada dos policiais militares.

A PM informou que o segurança particular foi autuado e levado para o 29º Distrito Policial (DP), no Bairro Pajuçara. O motorista baleado foi socorrido e encaminhado para um hospital da região. Os passageiros da van não sofreram ferimentos.

Aprovada perda de mandato em caso de infidelidade partidária

A Câmara aprovou, na noite dessa terça-feira (16/06), texto que determina a imediata perda de mandato em caso de infidelidade partidária, diminui o número de assinaturas necessárias para apresentação de projetos de iniciativa popular e que exige a impressão dos votos registrados em urnas eletrônicas, diminuindo as chances de fraude. Já a cota para eleição de mulheres foi rejeitada pelos deputados.

Todas essas propostas foram propostas em um único texto, apresentado pelo líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), para agilizar a votação e permitir que a revisão da política de desoneração da folha de pagamento seja apreciada nesta quarta-feira (17).

Aprovada com 433 votos a favor, sete contra e duas abstenções, o texto determina que o político que se desligar do partido pelo qual foi eleito perderá o mandato, exceto em casos de “grave discriminação pessoal, mudança substancial ou desvio reiterado do programa praticado pela agremiação”.

Também ficam livres da perda de mandato aqueles que deixarem a legenda por causa de criação, fusão ou incorporação do partido. Atualmente, as regras de fidelidade partidária não estão na Constituição.

Outra mudança aprovada foi a impressão do registro de cada votação feita em urna eletrônica. Pelo texto, o voto será impresso automaticamente e depositado em local previamente lacrado sem contato manual do eleitor.

O texto também permite que projetos de iniciativa popular poderão ser apreciados pela Câmara se subscritos por um mínimo de 500 mil eleitores, distribuídos em ao menos cinco Estados com adesão mínima de 0,1% dos eleitores em cada Unidade da Federação. Hoje, são necessárias assinaturas de 1% dos eleitores, algo em torno de 1,5 milhão de pessoas. A adesão atual é de 0,3% em cada Estado.

Câmara rejeita cota para mulheres no Parlamento

Ao mesmo tempo que aprovou a perda de mandato por infidelidade partidária, a Câmara rejeitou uma emenda que visava criar uma cota para as mulheres no Legislativo federal, dos Estados e dos municípios. Eram necessários 308 votos para aprovar a proposta, mas houve 293 apoiamentos. Cento e um deputados votaram não e houve o expressivo número de 53 abstenções.

Embora tenham ocorrido diversas declarações em Plenário em favor da reserva de um número mínimo de vagas para as mulheres, o projeto não prosperou por um impasse quanto ao modelo eleitoral que seria aplicado para preencher as cotas.

A emenda em análise previa que seriam separadas 10% das cadeiras nas próximas eleições para candidatas do sexo feminino, proporção que aumentaria nos dois pleitos subsequentes para 12% e, por fim, 15%. Sempre que a proporção não fosse atingida em um determinado Estado, as vagas seriam preenchidas pelo sistema majoritário – pelo qual seriam eleitas as deputadas mais votadas.

Os opositores dessa solução, muitos dos quais favoráveis à ideia de cota para mulheres, argumentaram que isso criaria uma realidade na qual coexistiriam modelos eleitorais distintos, com duas classes de deputados.

“Sou a favor de uma política afirmativa em relação à mulher. Dez por cento é pouco. No entanto, o caminho construído, o texto oferecido, não resiste a uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no Supremo (Tribunal Federal)”, afirmou o deputado Marcus Pestana (PSDB-MG). “Não é razoável porque cria dois tipos de deputado, um eleito pelo voto proporcional e outro pelo majoritário. É inconstitucional”, completou o deputado Alessandro Molon (PT-RJ).

A bancada feminina tentou articular durante toda esta terça-feira a aprovação da proposta. As deputadas argumentaram que, apesar de a representatividade das mulheres na Câmara hoje estar muito próxima dos 10%, há bancadas estaduais que não contam com parlamentares mulheres. “O Brasil ainda tem seis Estados sem representação feminina. É preciso garantir que o País tenha de verdade representação feminina”, declarou a deputada Soraya Santos (PMDB-RJ).

Todas as propostas ainda precisam ser votadas em segundo turno, o que deve acontecer no início de julho. Depois, a reforma política segue para o Senado.

Reforma política: voto dos eleitores será impresso

O plenário da Câmara dos Deputados concluiu mais uma etapa de votação de projetos que mudam o sistema político brasileiro com a aprovação da impressão do voto de cada brasileiro e uma regra que retira poder do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Hoje, os eleitores ficam na dúvida se o seu desejo na hora de votar foi mesmo alcançado. Com a impressão do voto, essa dúvida acaba.

Partiu do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) a proposta de impressão do voto. Caso entre em vigor, a medida levará à necessidade de impressão de cerca de 220 milhões de comprovantes, levando-se em conta o comparecimento nas eleições de 2014 e os dois turnos de votação.

O texto prevê que, assegurado o sigilo, o voto impresso será depositado de forma automática em uma urna lacrada após a confirmação do eleitor de que o papel corresponde às suas escolhas na urna eletrônica.

A impressão do voto era cobrada por eleitores e, também, por dirigentes partidários. Os defensores dessa medida argumentam que a impressão do voto é necessária para dar mais segurança a eventual conferência do resultado das eleições. O Tribunal Superior Eleitoral afirma que o sistema de votação por meio das urnas eletrônicas é 100% seguro, mas essa confiabilidade é frequentemente questionada por políticos e nas redes sociais.

Após a reeleição de Dilma Rousseff, o PSDB conseguiu autorização do TSE para realização de uma auditoria, ainda não concluída, no resultado das urnas: a ação tucana foi motivada pela estreita diferença de Dilma em relação a Aécio Neves (PSDB) – 51,6% dos votos válidos contra 48,4%.

Bolsonaro, ao defender a impressão do voto, disse que  somente com o voto impresso pode-se “retirar, democraticamente, o PT do poder em 2018″. Quanto à medida que restringe o raio de ação do TSE, o projeto prevê uma “quarentena” de um ano e meio para que resoluções editadas pelo tribunal tenham efeito prático. Há no mundo político uma antiga reclamação de que o tribunal muda regras em cima das eleições mediante novas interpretações da lei.

Em Sobral PRF prende mulher em ônibus com mala lotada de maconha


Por volta das 10h30min da manhã desta terça-feira (16), agentes da Polícia Rodoviária Federal de Sobral abordaram um ônibus da empresa Itapemirim, que faz a linha Belém do Pará/Fortaleza. Na ocasião foi realizada uma vistoria no compartimento inferior de bagagens, sendo localizada uma mala de cor preta com etiqueta de identificação do volume 970640 contendo uma substância vegetal de cor esverdeada com aspecto semelhante á Canabis Sativa Lineu, popularmente conhecida como maconha.

A droga foi encontrada acondicionada em embalagens plásticas á vácuo, e envolta em fitas adesivas plásticas de cor marrom. A etiqueta pertencia á passageira Alexandra Pinto dos Santos, natural de Manaus – AM, com a qual foi encontrado o bilhete com a passagem 496961 e a outra via da etiqueta de bagagem do mesmo número, correspondendo ao comprovante da passageira.

Questionada sobre o conteúdo da mala, Alexandra afirmou que recebeu a mala na rodoviária de Belém – PA, e que deveria levá-la até Fortaleza, onde receberia uma ligação e deveria informar suas características pessoais e vestimentas para fazer a entrega do produto. Diante dos fatos foi dada voz de prisão à acusada, que foi conduzida para a Delegacia de Polícia de Sobral e autuada em flagrante pelo delegado, Dr. Márcio Luís, no Art. 33.

Mega-Sena pode pagar 3 milhões nesta quarta-feira


O sorteio do concurso 1.714 da Mega-Sena, que será realizado nesta quarta-feira (17), poderá pagar o prêmio de R$ 3 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), na cidade de Osasco (SP).

De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá aproximadamente R$ 18 mil por mês em rendimentos. Caso prefira, poderá adquirir uma frota de 100 carros populares.

Leão que escapou de zoológico mata pessoa na capital da Geórgia

U
m dos leões que escapou de um zoológico na Geórgia após uma chuva torrencial destruir o zoológico da capital do país no domingo (14) matou um homem nesta quarta-feira (17) no centro da cidade, disse um porta-voz do Ministério do Interior. Ao menos 12 pessoas morreram após as inundações de domingo (14).

“Um leão do zoo de Tbilisi matou um homem perto da praça dos heróis. As forças especiais foram mandadas para conter o animal”, disse


Além de leões, lobos, tigres, um hipopótamo, um urso e uma pantera negra escaparam do zoológico. Grupos de caçadores apoiados por helicóptero passaram o dia percorrendo Tbilisi à procura das feras.
Entre os mortos estão três funcionários do zoológico morreram, um deles uma mulher que estava tentando salvar leões e tigres. Várias semanas atrás, ela perdeu o braço quando um tigre a atacou, de acordo com a imprensa local.