quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

IPVA 2013 cai em média 9,41% no CE e pode ser parcelado em 4 vezes

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Ceará vai ter redução média de  9,41% no próximo ano em relação ao valor pago em 2012, de acordo com o secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Filho. As alíquotas do imposto continuam as mesmas e variam de 1% a 2,5%, conforme o modelo do veículo.

O IPVA poderá ser pago em até quatro parcelas, desde que cada parcela não seja inferior a R$ 50. A parcela única vence em 31 de janeiro, com desconto de 5%. Para o contribuinte que preferir efetuar o pagamento em mais de uma parcela, o primeiro vencimento, sem desconto, é no dia 8 de fevereiro e, as demais, no dia 8 dos meses seguintes.

A secretaria enviará os boletos a partir do dia 15 de janeiro, mas em 7 de janeiro já será possível imprimir pela internet no site da Sefaz. Segundo o secretário, a partir de 2014, o boleto será emitido apenas pela internet. "60% dos contribuintes cearenses não utilizam mais o boleto", justifica o secretário.

O Ceará é único do estado do país onde o IPVA pode ser pago com cartão de crédito, de acordo com Mauro Filho. Quem optar por essa forma de pagamento, serão aceitas todas as bandeiras ligadas ao Banco do Brasil e ao Bradesco.

Parcela                                  Vencimento
Parcela única                                     31 de janeiro
1ª parcela                                      8 de fevereiro
2ª parcela                                      8 de março
3ª parcela                                      8 de abril
4ª parcela                                      8 de maio  

Em 2013, 54.084 veículos estão isentos do imposto. O número aumentou em relação ao ano passado. Em 2012, de acordo com os dados da Sefaz, 49.167 veículos estavam isentos.

ACOPIARA: Triste realidade

Os moradores de Acopiara não tem realmente o que que comemorar nesse final de ano, como se não bastasse a falta de pagamento do 13º salário dos servidores municipais, a população tem que conviver com muito lixo e animais soltos nas ruas.

Nossa reportagem flagrou na tarde de hoje(26), vários jumentos pastando no lixo que fica em uma das principais avenidadas da cidade, os animais ficam soltos sem nenhum tipo de proteção que possa controlá-los, espalhando lixos e aumentando a possibilidade de acidente a qualquer momento.

O mais preocupante é que o prefeito municipal não toma nenhuma providência e isso já vem acontecendo a mais de quatro anos em Acopiara, época que a  cidade passou a conviver com desmando e falta de respeito com os munícipes.  

Como a Prefeitura de Acopiara não toma qualquer medida para coibir o problema, animais continuam “passeando” pelas vias públicas da cidade, e pondo em risco a vida de pedestres e condutores de veículos automotivos. A quantidade de animais soltos nas ruas tem chamado a atenção dos moradores.

“A cidade parece que está abandonada. É animal por toda a parte, um descaso geral e uma falta de respeito com a comunidade. 

O pior é que estamos no final do ano e os acopiarenses e visitantes que estão em nossa cidade levam de Acopiara a pior imagem possível.

Triste realidade.

Militares apreendem pedra de Crack com marca do PCC em Iguatu


No início da tarde desta quarta-feira,26, aPolícia Civil através do Sargento Lopes e da Inspetora Patrícia e com o apoio de militares do Ronda do Quarteirão conseguiram prender uma dupla com duas pedras de crack.

A prisão aconteceu nas proximidades da estação ferroviária de Iguatu por volta das 12h50min. segundo informações dos militares os dois acusados transitavam próximos a rodoviária quando perceberam que estavam seguidos por militares civis, rapidamente uma perseguição teve início nas ruas da cidade. Um equipe do Ronda do Quarteirão foi acionada e conseguiram prender o Erandir Delfino Gomes e um menor que ainda não foi identificado, ambos afirmam que são de Orós e lá receberam a droga que seria entregue a uma pessoa no CRI.

Destaque para a identificação da sigla do PCC , grupo criminoso do Primeiro Comando da Capital que foi encontrado em uma das pedras de crack.

Criança de 3 anos é jogada de 4º andar pelo próprio irmão

Um adolescente de 14 anos foi apreendido logo após jogar a irmã, de 3 anos, pela janela do apartamento onde a família mora, no conjunto Fumacê, em Realengo, na zona oeste do Rio, na noite da última terça-feira (25).
Segundo a PM, o adolescente apresentava sinais de transtorno mental. Logo após se irritar com a criança e atirá-la do quarto andar, ele também se jogou e fugiu.
Policiais foram acionados e conseguiram apreender o garoto. Os irmãos foram socorridos por bombeiros e foram levados para o Hospital Albert Schweitzer, em Realengo.
O adolescente deverá responder por fato análogo ao crime de tentativa de homicídio, já que é menor de idade. O caso foi registrado na Delegacia de Bangu.

Festa da posse: Vilmar Folia, dia 1º, vai trazer à Acopiara banda Patrulha a mesma que o Governo do Estado contratou para a festa de Réveillon em Fortaleza


A solenidade de posse do prefeito eleito e agora diplomado, Dr. Vilmar (PSB) será dia dia 1º de janeiro, a partir das 17h40min, na quadra de esportes Antonio Celso Silva Castro, no Liceu. Segundo informações da comissão que está cuidando do evento, a transmissão de cargo será no paço da Prefeitura Municipal de Acopiara, às 18h40min.

Após receber as chaves da Prefeitura toda a população de Acopiara será convidada a participar do primeiro Vilmar Folia, uma espécie de carnaval fora de época. O evento será a partir das 20h40min saindo do Arco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para o Pólo de Lazer.

Um trio elétrico vai puxar a folia com a participação da Banda Patrulha a mesma que o Governo do Estado contratou para fazer o Réveillon de Fortaleza.

O novo prefeito de Acopiara, Dr. Vilmar espera contar com a participação de toda população neste momento que marca definitivamente um novo tempo na Terra do Lavrador.

No dia 04 de janeiro será realizada uma missa em Ação de Graças em prol do prefeito Dr. Vilmar, do vice Dr. Rogério e dos vereadores eleitos. Neste mesmo dia será dada posse aos novos secretários municipais.

Atores de Salve Jorge pedem para deixar a novela, segundo jornal


A novela "Salve Jorge" pode sofrer algumas baixas nos próximos capítulos.

O elenco, formado por grandes estrelas, teria deixado alguns atores com participação tímida na trama.
O fato teria feito com que alguns astros pedissem para deixar a novela.

Polêmicas a parte, na madrugada desta quarta-feira (26), Glória Perez usou sua página no Twitter para comemorar o sucesso de Salve Jorge.

A autora da trama das nove contou aos seguidores que o tema da novela, tráfico de pessoas, já está ajudando muitas famílias.

“Termino o ano muito feliz com Salve Jorge, e recompensada porque a novela já mostrou sua força: os traficados começam a encontrar suas famílias”, escreveu.

Pacientes com Aids no CE entram em cadastro do Governo Federal


Os pacientes com o vírus transmissor do Aids no Ceará, a exemplo de outros estados brasileiros, passarão a fazer parte de um cadastro do Governo Federal para melhor acompanhamento do controle e evolução da doença.

A medida faz parte de ações do Ministério da Saúde para conhecer o perfil dos portadores do HIV e definir políticas públicas que tentem diminuir o contágio pelo vírus. O ministério diz não ter prazo para a inclusão do HIV no sistema de vigilância epidemiológica

O cadastro abrangerá pacientes no Ceará e demais estados brasileiros, como revela, nesta quarta-feira (26), a jornalista Mônica Bergamo, do Jornal Folha de São Paulo. Segundo ela, o Ministério da Saúde cadastrará todos os brasileiros diagnosticados com HIV.

Com esse cadastro, médicos e laboratórios que fizerem exames de detecção do vírus serão obrigados a repassar os dados do paciente, em caso de resultado positivo. As informações só são notificadas atualmente no caso de o paciente soropositivo desenvolver Aids.

Uma das estudiosas das ações nessa área, a epidemiologista Maria Amélia Veras, da Santa Casa de São Paulo, garantiu que as informações serão sigilosas. Maria Amélia integrou o grupo que desenhou com o Ministério da Saúde os caminhos para o cadastro dos portadores do HIV pelo Ministério da Saúde.

Garota sofre choque elétrico enquanto cantava em igreja e morre

Uma criança de 12 anos morreu após sofrer um choque elétrico em uma igreja evangélica na noite desta terça-feira, 25, em Tarrafas, a 458km de Fortaleza. Segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI), a garota cantava durante uma cerimônia quando foi atingida pela descarga elétrica.

Ainda de acordo com o CPI, ela foi socorrida para o hospital municipal, mas não resistiu. Testemunhas relataram à polícia que o choque veio do microfone que a garota segurava. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) regional.

Agricultor morre carbonizado após atear fogo no corpo da mulher

Um agricultor de 56 anos assassinou a mulher e acabou morrendo quando ateava fogo no corpo dela nesta terça-feira, 25, em Viçosa do Ceará, a 446km de Fortaleza. Segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI), José Raimundo Neto de Souza, lesionou Ana Lívia Gomes da Silva com vários golpes de faca.

Ainda de acordo com o CPI, um incêndio atingiu a casa em que eles moravam quando o agricultor ateou fogo no corpo da mulher. Ele teve o corpo totalmente carbonizado e foi levado para o hospital de Tianguá, município vizinho, mas não resistiu.

Homem causa incêndio após acender cigarro e morre em Catarina

Um homem morreu vítima de queimaduras após acender um cigarro e causar um incêndio nesta terça-feira, 25, em Catarina, a 398km de Fortaleza. Segundo a Polícia Miliar, o agricultor Francisco Pedrosa de Oliveira, 56 anos, estava ingerindo bebidas alcoólicas quando acendeu um cigarro e incendiou “vários panos e uma caixa de papelão”.

Ainda de acordo com a PM, a vítima tentou correr, mas foi atingida pelo fogo e teve várias partes do corpo queimadas. O agricultor não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Estradas Cearenses: Balanço aponta 13 mortes no feriadão


Vinte e dois acidentes foram registrados nas estradas cearenses nas últimas 24 horas, deixando um saldo de uma pessoa morta e outras 12 feridas. No balanço geral das autoridades, entre a noite de sexta-feira e as 19 horas de ontem, foram registrados 79 acidentes nas estradas que cortam o Ceará, totalizando 13 mortos e 57 pessoas feridas.

Ainda no feriadão, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) realizou diversas blitze nas CEs em conjunto com equipes de fiscais do Detran. Mais de uma centena de veículos já haviam sido apreendidos até a manhã da última segunda-feira.

Os policiais também estão utilizando bafômetros e radares, além de cães farejadores de drogas e armas de fogo.

Prefeito eleito de Juazeiro pode perder o mandato


O prefeito eleito de Juazeiro do Norte Raimundo Macedo (PMDB), mas conhecido como Raimundão, gerou grande polêmica com os vereadores eleitos durante programa de rádio na cidade.

Raimundão em sua declaração na rádio disse que o papel dos vereadores é acompanhar tudo o que acontece no Município, cumprir o papel constitucional e fiscalizar bem o dinheiro público.

A resposta de Raimundão seria uma réplica às articulações, pois os blocos discordam sempre e não chegam a nenhum acordo. O democrata poderá perder seu mandato na mesa Diretora, pois 10 dos 21 vereadores a votar em 1º de janeiro já estão se juntando para formar blocos de oposição e o vereador Gledson Bezerra (PTB) está prestes a abandonar o apoio ao candidato de Raimundão.

As dificuldades para o prefeito eleito começaram a aparecer depois as eleições de 7 de outubro. Em entrevista informou que os vereadores “não tem o direito de criar empecilho, dificuldade para chantagear ou extorquir o prefeito para aprovar alguns projetos”.

As divergências deram início depois que pronunciou o nome de seu irmão, Preto Macedo para presidir a Mesa Diretora, onde houve discórdia entre os vereadores. O nome atual, Gledson Bezerra, também não emplacou e aí está o empate.

O atual presidente Zé de Amélia, que queria dar continuidade ao cargo, foi recusado por Raimundão e seus aliados.

A oposição já conta com 10 nomes, entretanto não foi definido quem dará início a chapa. Entre os nomes estariam João Borges, Adauto Araújo e Cláudio Luz.

A base de Macedo se encontra com dificuldades de crescer, pois alguns rejeitam a candidatura de Gledson Bezerra. Devido a circunstancias atual, Raimundão não terá tempo suficiente para reverter esses problemas e tentar eleger uma Mesa Diretora próxima dele politicamente.

Dr. Vilmar (PSB) anuncia seu secretariado sexta-feira, dia 28

O prefeito eleito de Acopiara, Dr. Vilmar (PSB) informou ao blog que o anúncio oficial de seu secretariado será feito nesta sexta-feira, dia 28, a partir de meio-dia, em cadeia de rádios. 
Na oportunidade o novo prefeito vai conceder uma entrevista coletiva à imprensa no palco do Centro Social ao lado da Igreja Matriz. 
Existe uma expectativa muito grande em relação aos nomes que serão anunciados e que vão compor a nova administração a partir de janeiro. De acordo com Dr. Vilmar qualquer nome que for anunciado antes de sexta-feira não passa de especulação. 

Filho de vereador de Parambú é morto a tiros em churrascaria


Um homem de 28 anos foi morto a tiros na cidade de Parambu, a 400 km de Fortaleza, em uma churrascaria, na noite da véspera de Natal. De acordo com a polícia, o homem é filho de um vereador da cidade.

Segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI), eram por volta de 19h30 da última segunda-feira (24) quando um homem encapuzado chegou à churrascaria em uma motocicleta e efetuou disparos contra Wilson Tadei Menezes Siqueira. O alvo levou dois tiros, um na nuca e outro na coxa, e morreu de imediato. Outros dois homens que estavam com Wilson, dentre eles um policial civil de Pernambuco, também foram baleados mas puderam ser socorridos.

A polícia informou que a vítima era filho do vereador Ageu Siqueira Tenório (PSB). Após o crime, o indivíduo acusado do homicídio evadiu-se e continua foragido até o momento.

Corpo de adolescente morto em queda é resgatado de cânion no RS

Após uma operação complexa e que durou mais de duas horas, o corpo do adolescente de 16 anos encontrado morto dentro de um cânion em São José dos Ausentes, na Serra Rio Grande do Sul, foi retirado do local no final da tarde desta terça-feira (25). O jovem que estava desaparecido desde a tarde de domingo (23) foi encontrado morto por volta das 15h.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Vacaria, o corpo do jovem foi avistado em uma fenda no cânion por montanhistas que auxiliavam no resgate, junto com familiares e bombeiros de Vacaria e Caxias do Sul. Uma equipe desceu o paredão até onde estava o jovem, enquanto outra permaneceu na borda para fazer o içamento por meio de cordas e cabos.  


O local do acidente fica próximo de onde o jovem foi visto pela última vez, no início da tarde de domingo (23). Segundo o relato do pai do jovem aos bombeiros, o garoto saiu para caminhar após o almoço, enquanto ele e um amigo foram descansar no acampamento. Como o jovem demorou a voltar, eles iniciaram as buscas sozinhos e, depois, pediram socorro. O grupo, que é praticante de montanhismo, estava acampado no local desde sexta-feira (21).

As causas do acidente ainda não estão esclarecidas, mas a hipótese mais provável, segundo os bombeiros, é de que ele tenha escorregado em alguma pedra solta na borda do cânion e caído de uma altura de mais de 100 metros. Outra possibilidade é o garoto ter caído após se perder na neblina, que seria forte quando ele desapareceu.

Corpo de Dona Canô é velado no Memorial Caetano Veloso


O corpo de Dona Canô foi levado no final da tarde desta terça (25) até o Memorial Caetano Veloso, na Praça da Purificação, onde os moradores poderão se despedir da matricarca da família Veloso. Familiares, amigos e populares seguiram o cortejo, marcado por muita emoção e aplausos. Maria Bethânia e Caetano, filhos ilustres de Dona Canô, foram ao memorial se despedir da mãe, morta aos 105 anos.

O sepultamento está marcado para as 10h de quarta-feira (26), no cemitério de Santo Amaro. Antes, a família vai realizar uma missa de corpo presente na Matriz da Purificação.

Mãe Carmen, do Terreiro do Gantois, em Salvador, esteve na casa da matriarca, na tarde desta terça. Ela deixou o local por volta das 18h, amparada por Clara, filha mais velha de Dona Canô, e por Paula Lavigne, ex-mulher de Caetano.