quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Pacientes com Aids no CE entram em cadastro do Governo Federal


Os pacientes com o vírus transmissor do Aids no Ceará, a exemplo de outros estados brasileiros, passarão a fazer parte de um cadastro do Governo Federal para melhor acompanhamento do controle e evolução da doença.

A medida faz parte de ações do Ministério da Saúde para conhecer o perfil dos portadores do HIV e definir políticas públicas que tentem diminuir o contágio pelo vírus. O ministério diz não ter prazo para a inclusão do HIV no sistema de vigilância epidemiológica

O cadastro abrangerá pacientes no Ceará e demais estados brasileiros, como revela, nesta quarta-feira (26), a jornalista Mônica Bergamo, do Jornal Folha de São Paulo. Segundo ela, o Ministério da Saúde cadastrará todos os brasileiros diagnosticados com HIV.

Com esse cadastro, médicos e laboratórios que fizerem exames de detecção do vírus serão obrigados a repassar os dados do paciente, em caso de resultado positivo. As informações só são notificadas atualmente no caso de o paciente soropositivo desenvolver Aids.

Uma das estudiosas das ações nessa área, a epidemiologista Maria Amélia Veras, da Santa Casa de São Paulo, garantiu que as informações serão sigilosas. Maria Amélia integrou o grupo que desenhou com o Ministério da Saúde os caminhos para o cadastro dos portadores do HIV pelo Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário