sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Campanha para atualização de caderneta de vacinação infantil começa neste sábado

 A primeira campanha de atualização da caderneta de vacinação infantil inicia neste sábado (18). Os pais terão uma semana para atualizar os cartões de vacina das crianças com até cinco anos.

No Ceará, devem ser avaliados e atualizados esquemas vacinais de 656.647 crianças. Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico infantil, incluindo a pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VOP), lançadas este ano.

Dia D

Para o Dia D da campanha, neste sábado, além dos 2.113 postos fixos da vacinação em todo o Estado, haverá 497 postos volantes. A multivacinação é a estratégia adotada pelo Ministério da Saúde a fim de ampliar a cobertura vacinal e reduzir o risco de transmissão de doenças.

A campanha também vai identificar as crianças de seis meses a cinco anos de idade com deficiência de vitamina A e distribuir o suplemento vitamínico para esse grupo. A vitamina A reduz infecções e contribui para a diminuição da mortalidade infantil.

Ministério Público poderá investigar Secretaria de Ação Social em Acopiara

O Ministério Público está de olho nos recursos que a Prefeitura Municipal de Acopiara recebe dos governos Federal e Estadual através da Secretaria de Ação Social para custear a compra de enxovais para gestantes carentes.
 
O blog foi informado que durante este ano não  foi comprado nenhum enxoval e os que foram distribuídos tratavam-se apenas de sobras do ano passado.
 
Como se não bastasse o blog recebeu denúncia dando conta que nos 03 CRAS existentes no município as equipes trabalham desfalcadas.
 
No CRAS da vila Esperança, por exemplo, falta 01 assistente social. Já no CRAS da vila Nova faltam 01 assistente social e 01 psicólogo, enquanto no CRAS do bairro Moreira  também faltam 01 assistente social e 01 psicólogo para completarem as equipes conforme determina a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único da Assistência Social.
 
Segundo o blog apurou, na avaliação enviada ao MDS, a Secretaria de Ação Social de Acopiara afirma ter carros exclusivos para todos os CRAS, notícia que não foi confirmada através do trabalho investigativo realizado pelo site. E mais: Os profissionais precisam se revezar em apenas dois veículos atrasando assim as visitas as famílias beneficiarias do Bolsa Família e pessoas com deficiência beneficiarias do BPC.
 
O Ministério Público será estimulado a realizar uma fiscalização para acompanhar as denúncias.

Estudante é encontrado enforcado en árvore

Na manhã de ontem, 16 de agosto, o corpo do estudante identificado por André dos Santos Martins, de 23 anos, que residia a rua I, casa 350, bairro João 23 em Parnaíba, foi encontrado pendurado pelo pescoço numa árvore, como vítima de suicídio, na localidade Jardim, distante 2,5km das margens da Lagoa do Portinho, em local de difícil acesso, que deu bastante trabalho para a remoção, através de uma embarcação feita por equipes dos bombeiros e do IML, além de funcionários de uma funerária.

O estudante estava desaparecido desde a segunda-feira, sendo que na manhã de hoje o corpo foi encontrado pendurado numa árvore por moradores das imediações em estado avançado de decomposição e putrefação.
 

 

Homens assaltam casa lotérica na cidade de Tianguá, no Ceará

Dois homens armados com pistolas assaltaram na manhã desta quinta-feira (16) uma casa lotérica, no município de Tianguá, a 318 km de Fortaleza. Ação foi rápida e os bandidos levaram do R$ 11.900,00 do estabelecimento, segundo a polícia. A dupla fugiu a pé.

Nenhum cliente ou funcionário ficou ferido. De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI) até 17 horas desta quinta os suspeitos não haviam sido identificados. A polícia faz buscas na região.

Preso bandido que explodiu banco em Milhã-CE

Uma operação sigilosa que envolveu as coordenadorias de Inteligência (Coin) e de Operações Policiais (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), além da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), resultou, na madrugada de ontem, na prisão do homem apontado como chefe de uma quadrilha responsável por três ataques a bancos do Ceará.

Marcos Antônio da Silva, 28, o ´Marcos Noé´, estava sendo caçado desde o último dia 2, quando seu bando atacou e explodiu os caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil de Milhã (301Km de Fortaleza). Ele foi preso em seu apartamento, num condomínio localizado na Rua Ipê, bairro Monte Castelo.

Interrogado pelos agentes da Inteligência, o bandido revelou o local onde havia escondido um fuzil calibre 5.56, de fabricação norte-americana. A arma estava sob escombros de uma construção, à margem do Rio Ceará.

Confronto de polícia e mineiros na África do Sul mata 36


Pelo menos 36 pessoas morreram na quinta-feira depois que a polícia da África do Sul abriu fogo contra mineiros em greve na mina de platina Marikana, no noroeste da África do Sul, afirmou nesta sexta-feira (17) o secretário-geral do influente sindicato de mineiros NUM.

"O número que temos de ontem (quinta-feira) é de 36 mortos", disse o líder sindical Frans Baleni a uma rádio local.

O comissário de polícia Riah Phiyega disse que a polícia atirou para se defender. Ele afirmou que há 34 mortos, 78 feridos e 259 presos.

Pouco antes, o ministro da Polícia, Nathi Mthethwa, havia admitido que havia "mais de 30 mortos" e muitos feridos.

Mthethwa disse à "Talk Radio 702" que também há muitos feridos na mina, a 100 quilômetros de Johanesburgo, onde os agentes abriram fogo contra mineiros armados com machetes e paus.

O número de mortos não é definitivo e pode aumentar, segundo a imprensa local.