segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Jovem é lesionado no pescoço com gargalo de garrafa em Acopiara

Após se envolver em uma briga no Clube Social de Acopiara, um jovem de 20 anos foi lesionado no pescoço com um gargalo de garrafa.

A vítima, Romário Silva Sousa, foi conduzida por amigos ao hospital Municipal Julia Barreto, onde a administração daquela unidade de saúde contatou a polícia.

O autor do crime ainda não foi identificado. A vítima permanece sob atenção médica e seu estado é estável. Policais realizam buscam a fim de identificar o agressor.

Baiano que nasceu com a cabeça virada para trás dá palestras motivacionais


A anormalidade está nos olhos dos outros. Isso é uma convicção para Claudio Vieira de Oliveira, de 37 anos, que tem vasta experiência no assunto. O baiano de Monte Santo nasceu com uma anomalia física que quase arruinou sua vida, mas garante nunca ter sofrido preconceito ou discriminação. Um problema nas juntas, chamado artrogripose congênita, deixou seus braços e pernas deformados e sua cabeça virada para trás desde o nascimento, em 1976. Hoje, sua história de vida é a base para dar palestras motivacionais - em outubro, ele irá para os Estados Unidos contá-la em três cidades.

Seu primeiro desafio foi nascer. A cidade no interior do Bahia não tinha hospital e sua mãe não havia feito ultrassonografias durante a gravidez.

— Antes de eu nascer, ninguém sabia que eu ia ficar assim dessa forma. Eu nasci de parto normal, não foi num hospital, porque aqui não tinha. Foi com um médico, só que dentro de casa. Foi muito difícil — conta Claudio.

Sua anomalia impressionou os moradores de Monte Santo. Os médicos chegaram a aconselhar sua mãe, Maria José, a deixar de alimentá-lo para que morresse. Ela, contudo, conseguiu dar cabo de criar os seis filhos, sempre tratando Claudio da mesma forma que os demais.


Claudio foi alfabetizado em casa, com uma professora particular. Maria José temia que ele não conseguisse se adaptar ao ambiente escolar. A iniciativa de começar a escrever pegando o lápis com a boca foi dele.

Claudio tenta tornar sua rotina o mais normal possível, mas costuma esbarrar nas dificuldades de acessibilidade. O baiano se deslocar para curtas distâncias de joelhos ou com um sapato especial, que vai da extremidade do joelho à ponta do pé. Para ir mais longe, ele precisa ser carregado por alguém.


Vídeo mostra avião pegando fogo após cair em bairro de Curitiba


A leitora Vanessa Cotrim flagrou o momento em que o avião que caiu em Curitiba, na tarde de sábado (30), pegou fogo. A aeronave modelo Cessna 177 tinha acabado de decolar do Aeroporto do Bacacheri e atingiu uma residência. Das quatro pessoas que estavam no avião, três morreram.

O quarto ocupante está internado em estado grave na UTI do Hospital do Trabalhador desde sábado. Vanessa estava passando de carro pelo local com uma amiga e relatou que viu o momento da queda e que tentou ajudar no incêndio. "Foi tudo muito rápido. Quando vi, as chamas já tinham tomado conta do avião. Muita gente correu para ajudar com extintores de carros, água, mas o fogo só foi controlado com a chegada dos bombeiros", disse. "Foi uma cena muito triste", acrescentou a leitora.

Os corpos do piloto Cleber Luciano Gomes, e de Silvio Roberto Romanelli, que ocupava a posição de copiloto, foram sepultados na tarde de domingo em Rolândia e Londrina, no norte do estado. O ocupante Mounir Saleh Brahim morreu na noite de domingo e será velado e sepultado no final da tarde desta segunda-feira (1º) no Cemitério Municipal de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.

O monomotor era de Londrina. O proprietário disse que a aeronave já havia realizado duas viagens no mesmo dia e que tinha passado por manutenção há pouco mais de 20 dias.

Veja o vídeo

Helicóptero que caiu no PR estava irregular e superlotado, diz Anac


O helicóptero que caiu em Candói, na região central do Paraná, no domingo (31), estava voando em situação irregular, conforme aponta o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 

A Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) estavam vencidos, ambos há mais de um ano.  Além disso, a capacidade do helicóptero era para três passageiros mais o piloto – no momento do acidente, seis estavam a bordo. O piloto foi o único ocupante que não ficou ferido, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Um vídeo, divulgado nesta segunda-feira (1º), mostra o momento da queda da aeronave. As imagens foram cedidas pelo leitor Bruno Marcondes.

As vítimas foram levadas ao hospital e liberadas no mesmo dia, entre elas, duas crianças, de sete e oito anos. O acidente aconteceu a 100 metros da Festa Nacional do Charque, organizada pela prefeitura da cidade. O evento começou na quarta-feira (27) e terminou no domingo. No dia do acidente, os bombeiros informaram que a aeronave caiu de uma altura de aproximadamente 15 metros, que sofreu uma pane no motor e encostou em uma rede de alta tensão antes de cair.

Veja o vídeo

Homem mata três crianças em escola na China e se suicida

Um homem armado com uma faca matou três crianças e depois se suicidou em uma escola na China nesta segunda-feira (1º), o primeiro dia de aulas depois das férias de verão, diz a mídia estatal. Um professor e outras cinco crianças ficaram feridos.

O suspeito era pai de uma aluna da escola, e atacou as crianças porque a escola não deixou sua filha se inscrever para o próximo ano porque ela não teria terminado a lição das férias, diz a CCTV em seu microblog.

O homem entrou na escola, na cidade de Shiyan, dizendo que tinha que fazer a inscrição da sua filha, segundo a investigação policial que está sendo feita.

Depois do ataque, o homem se matou ao se jogar do prédio da escola.

Crimes violentos são raros na China comparado com outros países, mas nos últimos anos houve uma série de ataques a escolas e crianças.

Uma autoridade do governo em Shiyan se recusou a comentar o ataque.

Polícia registra 37 acidentes nas estradas e cinco mortes no Ceará

As Polícias Rodoviárias Federal (PRF-CE) e Estadual do Ceará (PRE-CE) registraram 37 acidentes nas rodovias entre 7h de sábado (30) e 7h desta segunda-feira (1º). Ao todo, 29 pessoas ficaram feridas e cinco morreram em decorrência dos acidentes.

O caso mais grave foi sábado, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida em um acidente na BR-222.

Um ônibus bateu de frente em um veículo, que teve a parte da frente destruída. Os ocupantes do automóvel ficaram presas às ferragens, e foi preciso chamar uma equipe do  Corpo de Bombeiros para o resgate.

O motorista morreu na hora e o passageiro ficou ferido e foi levado ao hospital. Em Morada Nova, na Região do Jaguaribe cinco pessoas ficaram feridas em um acidente na noite de domingo. Eles foram socorridos para o hospital da cidade.

MST mantém invasão a fazenda de Eunício


Trabalhadores sem terra continuam, desde a madrugada desse domingo (31/08), ocupando a Fazenda Santa Mônica, de propriedade de senador e candidato da Coligação de Ceará de Todos ao Governo do Estado, Eunício Oliveira (PMDB). A fazenda, localizada entre as cidades de Alexânia e Corumbá, em Goiás, tem 20 mil hectares e, segundo o MST, é improdutiva. O administrador da propriedade, Ricardo Augusto, contestou, porém, a informação do MST e, de acordo com o Jornal Correio Braziliense, edição desta segunda-feira (01/09), a área é produtiva.

Um dos argumentos das lideranças do MST, para justificar a luta em defesa da reforma agrária e a invasão da Fazenda Santa Mônica, é que a ocupação visa alertar a sociedade para o fato de que ‘’a maior parte dos deputados e senadores da atual legislatura representa os interesses dos grandes produtores rurais, em detrimento dos produtores familiares e trabalhadores do campo’’.

A assessoria de Eunício Oliveira confirmou que a fazenda ocupada pertence ao parlamentar. Em nota, a equipe garante que a propriedade é produtiva, opera há mais de 25 anos em uma região livre de conflitos agrários e cumprem todas as normas da legislação tributária, trabalhista e ambiental, razão pela qual o grupo classifica a ação do MST como “um ato surpreendente”.

De acordo com texto da Agência Brasil, ‘’na declaração de bens que entregou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o senador informou ser dono de uma fazenda chamada Santa Mônica, em Alexânia, além de vários imóveis rurais no interior de Goiás’’. Eunício Oliveira declarou, ainda, ao TSE um patrimônio de R$ 99 milhões em bens, o maior dentre os 169 candidatos a governador nos 26 estados e no Distrito Federal.

Dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra revelaram, em nota, que a ação da madrugada desse domingo é a maior feita em Goiás nos últimos dez anos.

Helicóptero que levava cinco pessoas cai em Candói no Paraná e deixa 5 feridos


Cinco pessoas ficaram feridas após uma queda de um helicóptero na tarde do último domingo (31) em Candói, na região central do Paraná. Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave fazia um voo panorâmico na região e caiu de uma altura de aproximadamente 15 metros. 

Ao todo, seis pessoas estavam na aeronave. Apenas o piloto não se feriu. "As primeiras informações é de que o helicóptero sofreu uma pane no motor e de que encostou em uma rede de alta tensão antes de encostar no chão". As vítimas foram levadas para o Hospital Santa Clara e já foram liberadas. O acidente aconteceu a 100 metros da Festa Nacional do Charque.

Policial militar morre após ser atingida por 17 tiros de metralhadora


A policial militar Izabelle Pereira morreu esta tarde após ser atingida por 17 tiros de uma metralhadora que estava destravada dentro de uma viatura em Maceió. A soldado de 25 anos estava de plantão e, segundo informações, os disparos teriam sido acidentes. A morte dela, no entanto, encontra-se envolta de mistério.

Izabelle ainda foi submetida a cirurgias e estava sendo preparada para ser transferida a UTI, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu antes disso acontecer. A Polícia Militar de Maceió informou que os colegas de trabalho dela relataram que a arma disparou acidentalmente durante uma curva brusca.

"Não se sabe o que realmente aconteceu, o IC [Instituto de Criminalística] já recolheu o veículo e a arma para que seja feita a perícia e descobrir porque a arma disparou mesmo estando travada", disse o major Jota Cláudio ao G1.

O major comentou, ainda, que o tipo de arma que matou a soldado mesmo destravada só dispara dois tiros, enquanto no caso da soldado disparou 30. "Os companheiros da soldado serão ouvidos e o caso deve ser investigado para saber se realmente foi acidental ou se a guarnição foi vítima de emboscada", disse o major.

Servente de pedreiro é morto a facadas após briga em Quixelô-CE


Por volta das 23h do ultimo sábado(30), o servente de pedreiro José Manoel Filho, de 38 anos, foi morto com dois golpes de faca após uma briga com outros dois homens na Cohab Nova, em Quixelô.

De acordo com informações de uma mulher identificada como amanta da vítima, ele entrou em luta corporal com o também ajudante de pedreiro Bruno Dantas Leonardo Gomes, 21 anos, e o serralheiro Luciano Francisco de Araújo, 32 anos, quando um dos dois puxou uma faca e desferiu-lhe dois golpes.

José Manoel sofreu perfurações no abdômen e no braço. Edeoclécia Sabino Rodrigues foi identificada pela polícia como sua amante. Ela não soube precisar qual dos dois homens tinha praticado o homicídio.

A vítima ainda foi socorrida com vida ao Hospital Regional de Iguatu, mas veio a óbito. Luciano foi conduzido à Delegacia de Quixelô e, por conseguinte, a Iguatu, enquanto o outro comparsa está desaparecido.

Tem início nesta segunda-feira II Semana Cívica de Acopiara


Tem início na manhã dessa segunda-feira, dia 1º de setembro, a II Semana Cívica em Acopiara. A programação que se estende até o próximo dia 7 marca a Independência do Brasil e os 93 anos do Município de Acopiara, em 2014. 

A partir das 8 da manhã, no Paço da Prefeitura Municipal, será homenageada a professora Maria Adersi Nogueira Peixoto.