segunda-feira, 1 de setembro de 2014

MST mantém invasão a fazenda de Eunício


Trabalhadores sem terra continuam, desde a madrugada desse domingo (31/08), ocupando a Fazenda Santa Mônica, de propriedade de senador e candidato da Coligação de Ceará de Todos ao Governo do Estado, Eunício Oliveira (PMDB). A fazenda, localizada entre as cidades de Alexânia e Corumbá, em Goiás, tem 20 mil hectares e, segundo o MST, é improdutiva. O administrador da propriedade, Ricardo Augusto, contestou, porém, a informação do MST e, de acordo com o Jornal Correio Braziliense, edição desta segunda-feira (01/09), a área é produtiva.

Um dos argumentos das lideranças do MST, para justificar a luta em defesa da reforma agrária e a invasão da Fazenda Santa Mônica, é que a ocupação visa alertar a sociedade para o fato de que ‘’a maior parte dos deputados e senadores da atual legislatura representa os interesses dos grandes produtores rurais, em detrimento dos produtores familiares e trabalhadores do campo’’.

A assessoria de Eunício Oliveira confirmou que a fazenda ocupada pertence ao parlamentar. Em nota, a equipe garante que a propriedade é produtiva, opera há mais de 25 anos em uma região livre de conflitos agrários e cumprem todas as normas da legislação tributária, trabalhista e ambiental, razão pela qual o grupo classifica a ação do MST como “um ato surpreendente”.

De acordo com texto da Agência Brasil, ‘’na declaração de bens que entregou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o senador informou ser dono de uma fazenda chamada Santa Mônica, em Alexânia, além de vários imóveis rurais no interior de Goiás’’. Eunício Oliveira declarou, ainda, ao TSE um patrimônio de R$ 99 milhões em bens, o maior dentre os 169 candidatos a governador nos 26 estados e no Distrito Federal.

Dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra revelaram, em nota, que a ação da madrugada desse domingo é a maior feita em Goiás nos últimos dez anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário