terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Escola Alfredo Nunes de Melo em Acopiara está entre as 10 melhores do Ceará


Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) divulgou, na manhã desta terça-feira, as dez escolas públicas do Ceará que obtiveram as melhores médias no ano de 2011, comparando com dados de 2009.

Nos três primeiros colocados, figuram escolas de Fortaleza. Em primeiro lugar, ficou o Colégio da Policia Militar do Ceará, com média geral de 579.7. Logo depois, vem o Colégio Militar do Corpo de Bombeiro, com média 567.7. Em terceiro, aparece o Colégio Estadual Justiniano de Serpa, com 530.2.

O primeiro colégio fora da Capital vem de Horizonte, Região Metropolitana de Fortaleza. Trata-se da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Maria Dolores Alcântara e Silva, com 529.3, que figura em 4º.

EEEPs

As EEEPs são maioria entre as dez melhores colocadas, ocupando da 4ª a 10ª colocação na classificação, localizadas em Fortaleza e municípios do Interior como Itapagé, Russas e Acopiara.

2009

Em relação a 2009, as três primeiras posições continuam com as mesmas escolas. O que mudou foi entre os dois primeiros colocados, que trocaram as posições. Em 2009, a primeira posição era do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará.

Ranking

No ranking regional, foram consideradas 428 escolas públicas do Ceará e a posição foi medida de acordo com a nota média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011.

O Ministério da Educação por meio do Inep organiza e implementa tais exames, disponibilizando dados sobre a avaliação dos estudantes da rede pública de todo o Brasil.

Tabelas de 2011 e 2009, com posição, escola, média geral e cidade, nesta ordem:

2011

1º Colégio da Policia Militar do Ceará - 579.7 - Fortaleza
2º Colégio Militar do Corpo de Bombeiro - 567.7 - Fortaleza
3º Colégio Estadual Justiniano de Serpa - 530.2 - Fortaleza
4º EEEP Maria Dolores Alcântara e Silva - 529.3 - Horizonte
5º EEEP Adriano Nobre - 526.2 - Itapagé
6º EEEP Prof. Walquer Cavalcante Maia - 516.8 - Russas
7º EEEP Alfredo Nunes de Melo - 513.4 - Acopiara
8º EEEP Juarez Távora - 506.8 - Fortaleza
9º EEEP Prof. Onélio Porto - 503.6 - Fortaleza
10º EEEP Mario Alencar - 502.6 - Fortaleza

Montador de móveis da Zenir morre em acidente de trânsito em Juazeiro do Norte

Após cinco mortes violentas no trânsito durante o final de semana na região do Cariri, mais uma pessoa morreu nesta segunda-feira em Juazeiro do Norte. Trata-se do montador de móveis da Loja Zenir, Cícero Assesa Marinho, de 36 anos, que era apelidado por Doía. Por volta das 15 horas de ontem, ele pilotava sua motoneta Shineray de cor vermelha quando foi abalroado por uma caminhonete Hyundai de cor branca.

O acidente aconteceu na Rua José Bernardo da Silva, imediações do Motel Cuxixo (Bairro Antonio Vieira) em Juazeiro e a vítima ainda foi socorrida pelo GSU do Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional do Cariri, onde morreu momentos depois. Doía residia na Rua Construtor José Sabino, 299 (Bairro Triângulo) e o sepultamento acontecerá logo mais às 17 horas no Cemitério de Crato. Segundo a polícia, a camionete causadora do acidente é licenciada em nome da Micro Empresa Justo Injetados Ltda.

Prefeito de Acopiara, Dr. Vilmar cobra celeridade da Cagece para buscar solução para resolver possível colapso no abastecimento de água no município

O prefeito de Acopiara, Dr. Vilmar está reunido neste momento na sede regional da Cagece em Acopiara com o gerente da Unidade de Negócio, Marcelo Gutierres Wuerzius para discutir com ele medidas urgentes e cabíveis para um possível colapso no abastecimento de água no Município. 

O prefeito está acompanhado dos secretários de Infraestrutura, Emídio Calixto Neto, de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, José Moreira de Andrade e do engenheiro Presley Gonzaga Viana. 
A comitiva avalia e planeja em regime de urgência  ações voltadas para o abastecimento de água em toda Acopiara.

Além da Adutora do Trussu, uma adutora emergencial também está sendo cogitada.

O prefeito está exigindo da Cagece celeridade na solução do problema. Ele disse ainda que reunirá os esforços necessários para normalizar o abastecimento no município.

Padre mantinha relações sexuais com menor e depois celebrava missas


Foram seis anos de uma relação de abusos que a jovem, hoje com 19 anos, quer esquecer. Com o padre Emilson Soares Corrêa, indiciado por estupro de vulnerável, a vítima resolveu falar sobre seu drama que começou aos 13 anos.

- Eu sentia nojo. Ele nunca deveria ter feito isso comigo. O pior é que ele mantinha relações sexuais comigo e depois celebrava missa, dava hóstia na boca dos outros - conta a jovem.

As relações começaram quando Emilson era pároco da igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no Cubango, em Niterói. Depois, quando ela se mudou para a casa da mãe, em São Gonçalo, o padre também foi transferido para uma paróquia próxima, a Nossa Senhora do Amparo, no bairro Antonina.


Era na casa paroquial das duas igrejas que o padre abusava dela, sua afilhada de batismo. Para convencê-la a ficar com ele, o padre oferecia presentes:

- Logo depois do meu batizado, quando eu tinha 13 anos, ele começou os abusos. Passava a mão no meu corpo, me oferecia vários presentes, tomávamos banhos juntos... O ato sexual começou quando eu tinha uns 15,16 anos. Ele dizia que ia me dar uma moto, depois um carro, arrumou a minha casa...

Emilson Soares Corrêa foi indiciado pelo estupro da irmã da jovem que decidiu desabafar. A menina, hoje com 10 anos, foi abusada quando tinha 7 anos.

Bento XVI será 'Sua Santidade, Papa Emérito' após renúncia, diz Vaticano


O Papa Bento XVI vai manter o nome e o título honorífico de "Sua Santidade" após renunciar e vai ser chamado de "Papa Emérito" ou "Pontífice Romano Emérito", disse o Vaticano nesta terça-feira (26).

O anel papal vai ser destruído, de acordo com a tradição do Vaticano, segundo o porta-voz.

Bento XVI passará a trajar a "batina branca papal clássica", sem mantelete, segundo o padre Federico Lombardi. Ele também não deve mais usar sapatos vermelhos.

O Papa alemão vai renunciar em 28 de fevereiro, por conta de sua frágil saúde. O anúncio, surpreendente, foi feito em 11 de fevereiro.

Joseph Ratzinger será o primeiro pontífice a renunciar em mais de seis séculos, o que cria situações praticamente inéditas para a Igreja Católica Apostólica Romana.

Por conta da raridade da ocasião, as autoridades do Vaticano mantêm muitas discussões sobre como será a coexistência de "dois Papas" na Santa Sé, após o conclave que, a partir de data ainda não definida em março, vai escolher o sucessor de Bento XVI.

Jovem mata e enterra o irmão em cova rasa


Policiais da Delegacia Regional de Aracati (148Km de Fortaleza) prenderam, por volta do meio-dia de ontem, um homem identificado como Coral Falquet Cláudio, acusado de degolar o irmão e enterrá-lo em uma cova rasa no quintal de casa, em Canoa Quebrada.

Segundo o delegado regional de Aracati, Tassio Facó, o acusado foi encontrado ainda em Canoa Quebrada e encaminhado à delegacia onde permanece preso. A vítima, Raio Falquet Cláudio, 25, foi degolado e enterrado pelo próprio irmão durante uma discussão banal, na Vila dos Estevão, onde os irmãos moravam.

Raio era esquizofrênico e respondia por tentativa de homicídio, roubo e porte ilegal de armas. O crime ocorreu às 4 horas. Os irmãos são filhos de uma suíça e de um nativo da região, e ambos usuários de drogas.

TCM intensifica inspeção em prefeituras acusadas de desmonte


Francisco Aguiar, residente do TCM

Pelo menos 20 ex-prefeitos cearenses que deixaram seus cargos no último mês de dezembro poderão ser responsabilizados por irregularidades em suas gestões. Ontem, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) deu início à inspeção especial em prefeituras do interior que estão sob acusação de desmonte. Até sexta-feira, técnicos do TCM fiscalizarão os municípios de Capistrano, Cariús, Cedro e Chorozinho. 

As inspeções especiais vão prosseguir até o dia 29 de março, segundo o presidente do Tribunal, Francisco Aguiar. De acordo com ele, os 20 municípios foram alvo “das mais variadas” denúncias e, por isso, equipes se deslocarão às cidades para verificar em qual situação se encontram os Executivos municipais.

“São denúncias de dilapidação do patrimônio público como carros que estavam rodando até setembro ou outubro e agora apareceram sem pneus, sem motor. Além disso, obras que aparecem em documentos com 70% de execução e que, na prática, não passaram dos 20%”, explica Aguiar.

As denúncias, que partiram de gestores que assumiram os postos no início do ano, do Ministério Público e de cidadãos, foram recebidas pelo TCM por meio de uma comissão especial formada por técnicos da Corte.

Caso o Tribunal verifique alguma irregularidade nessas cidades, informa Aguiar, o TCM abrirá tomada de contas especial nesses municípios. “Aí os gestores vão poder ter amplo direito de defesa e, em seguida, aqueles que são passíveis de processo serão encaminhados ao Ministério Público, que tomará as medidas cabíveis”, aponta o presidente.

No processo de Tomada de Contas Especial, os gestores precisam prestar esclarecimentos sobre as irregularidades verificadas ou ressarcir à administração pública dos eventuais prejuízos causados. O Ministério Público poderá entrar com ações de improbidade administrativa ou até pedir a prisão de ex-gestores.

Depois das inspeções especiais, o TCM vai começar a fazer, em abril, as inspeções ordinárias do Tribunal que, anualmente, vem fiscalizando nos 184 municípios cearenses.

VERGONHA: Ex-prefeitos negociaram dívidas com INSS para inviabilizar sucessores


O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), conselheiro Francisco Aguiar, revelou, nesta terça-feira (26), em entrevista ao Jornal Alerta Geral, que ex-prefeitos negociaram, às vésperas do encerramento do mandato, dívidas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que provocaram a retenção das três parcelas do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) no mês de janeiro.

Francisco Aguiar não revelou os nomes das cidades que fizeram esse tipo de negociação e afirmou que a fiscalização que começa a partir desta terça-feira (26) mostrará um quadro real das irregularidades cometidas pelos ex-prefeitos. Os contratos de renegociação das dívidas com o INSS, segundo o presidente do TCM, foram assinados depois do dia 20 de dezembro.

Balão de ar quente com turistas estrangeiros cai no sul do Egito



Um balão de ar quente com 21 pessoas a bordo, entre eles turistas franceses, britânicos, japoneses, de Hong Kong e um egípcio, caiu na cidade de Luxor, a cerca de 700 quilômetros do Cairo, no Egito, segundo a imprensa estatal egípcia.

O balão sofreu um incêndio no aeróstato seguido de uma explosão, a 300 metros de altura, informou a imprensa estatal.

Segundo as agências, o acidente matou 19 passageiros, todos turistas estrangeiros.


Alguns teriam morrido ao pular do balão, outros, durante o incêndio seguido de explosão.

Duas pessoas, sendo um turista e o condutor do balão, sobreviveram e foram hospitalizados.

De acordo com a imprensa estatal, o balão caiu sobre um canavial na zona de Hagar Dabaya, no oeste de Luxor.

MISTÉRIO: Homem é encontrado carbonizado por cima de um cava e a moto em cima dele no Pernambuco


Na manhã do último domingo (24) um corpo de um homem mais conhecido por (Cigano), foi encontrado nas mediações do Povoado Caraibeiros, em uma Estrada Vicinal que liga o povoado a cidade de Inajá, no agreste pernambucano, com seu corpo em cima de um cavalo morto e a sua Moto Yamaha de cor prata em cima do seu corpo.